Pokémon Blast

Pokémon Blast: Garotas que jogam Pokémon

Desde o final da segunda geração dos jogos da franquia Pokémon, com Pokémon Crystal, é possível responder a pergunta que nos segue até ho... (por Unknown em 20/03/2013, via Nintendo Blast)

Desde o final da segunda geração dos jogos da franquia Pokémon, com Pokémon Crystal, é possível responder a pergunta que nos segue até hoje no início de cada jornada: "Are you a boy or a girl?" O que aparentemente não faz diferença alguma entre muitos treinadores Pokémon. No entanto, para uma parcela dos jogadores, as treinadoras Pokémon, que essa pergunta pode tornar tudo mais confortável e agradável. E hoje é sobre elas que falaremos!

A realidade não é tão feliz quanto o jogo


Semanas atrás tivemos o “Dia Internacional da Mulher" e assim como nos anos anteriores, essa data poderia ser renomeada como "Dia do mimimi Masculino", devido ao enorme número de piadas machistas dentro e fora de redes sociais. Promoções de panelas e outros artigos domésticos estavam envolvidos nessas piadas pela mídia. É um fato, que, em razão de nossa cultura machista (não apenas no Brasil), as mulheres sempre foram vistas como aquelas que vivem no fogão, que vão casar para fazer comida para o marido, que vão lavar roupa e outras tarefas domésticas. Logo, entramos no tema da divisão entre os sexos: como um menino e uma menina devem ser e o que podem fazer. Nisso temos as distinções em objetos azuis e rosas, carrinho ou boneca, e nesse ponto, videogame ainda é considerado “coisa de menino”.

Mas será isso mesmo? Quando se encontra "videogame" e "menina" na mesma frase, o que vem na mente de uma pessoa influenciada por nossa cultura machista são coisas como Pupe, Nintendogs, Neopets, ou no pior dos casos, uma garota seminua segurando um joystick. Quem aprecia jogos de diversos gêneros, saindo dos casuais PES/FIFA, Need for Speed ou Street Fighter, sabe que há (principalmente no cenário de MMOs) muitas garotas que gostam de videogame. E jogam a sério. O triste é um rapaz sentir-se inferior por perder para uma garota em qualquer jogatina, mesmo que ela tenha praticado tanto quanto ele ou adquirido mais experiência. Então, vai um segredo para eles: experiência de jogo não é limitada por ser homem ou mulher. Incrível esse segredo, não?

Misty, você é muito fraca!


Na adaptação animada da franquia Pokémon, Misty é o cérebro da equipe. É ela quem evita que Ash, o loser de Pallet, faça muitas besteiras durante a série. Infelizmente, ela não consegue evitar todos os problemas! Ainda assim, Misty é a representação pífia de uma treinadora Pokémon. Tendo em mente que o anime usa como base os jogos, que tal avaliarmos algumas personagens femininas deles? Após tantas gerações, finalmente tivemos uma Champion mulher em Diamond, Pearl e Platinum: Cynthia usa um time misto, assim como a maioria dos Champions, destacando seu Garchomp, que de longe, não é um Pokémon fraco, mesmo usado em torneios oficiais. Cynthia é uma das poucas garotas de Pokémon que aparece em mais de um jogo. Na verdade, ela está em todos os jogos da franquia desde sua primeira aparição. Cynthia estuda a mitologia Pokémon e os monstrinhos lendários e, em muitos casos, tendo contato ou alguma experiência com eles. É o tipo de situação que muitos antigos estudiosos nunca vivenciaram, como os pesquisadores de outras regiões (Elm, Birch, Rowan).

E falando nesse grupo, temos Juniper. A professora Juniper é uma jovem que apesar de muitos não saberem, também filha de um pesquisador Pokémon. Entretanto, o próprio pai admite que Juniper, muito cedo, superou-o em seu conhecimento sobre o universo Pokémon. O que poderia ser um insulto para aqueles rapazes que se sentem inferiores por perder para uma garota. Dentro do contexto de Black & White e Black 2 & White 2, Juniper tem uma participação muito maior nas aventuras que outros professores em versões anteriores. Ainda em Unova, temos Iris. Iris é outro tabu da franquia, pois um fato que incomodava alguns treinadores de fora do Japão é a falta de personagens negros nos jogos, e quando aparecem, eles não representam papeis importantes. Isso foi explicado em Unova, baseada em New York, já que dentro do contexto sociocultural é possível encontrar muitas pessoas de descendência africana na cidade, o que seria mais incomum no Japão (que serviu de inspiração para as outras regiões). Indo mais além, Iris não era apenas negra como também uma mulher! E para a surpresa de muitos tornou-se uma Champion de Black 2 & White 2, em outras palavras, a melhor treinadora Pokémon na região de Unova.

Saindo do jogo


Tudo isso não se limita à fantasia. Como o orgulho machista ainda impede que alguns acreditem na presença das mulheres no mundo dos videogames, talvez devido ao trauma de ter namorado um rapaz “disfarçado” de menina em algum World of Warcraft por aí, hoje trazemos algumas garotas para compartilhar suas aventuras através de Kanto, Johto e outras regiões, ou até mesmo na Liga Pokémon do Brasil.



Julia Grando tem 18 anos e cursa Engenharia da Computação na Universidade Federal de Santa Maria. Já foi redatora do site Myutsu, liderando a equipe de games, e também moderadora da comunidade temática dos monstrinhos, a "Pokémon Brasil", na época áurea do Orkut. Ela tem Lapras como seu Pokémon favorito e quando consegue uma pausa na jornada Pokémon, investe em franquias como Monster Hunter e Harvest Moon.


Qual a primeira versão que jogou e quando? Como foi seu primeiro contato com a série?
Conheci o jogo quando eu tinha uns cinco anos, através de um amigo. Ele tinha um Game Boy Color com Pokémon Yellow e eu jogava um pouco e assistia ele jogar. Tempos depois comprei meu GBC (usado) com uma Red (usada) hahah

Lapras é bem incomum como favorito de alguém. Por qual razão esse é o seu preferido? De quais Pokémon gosta além dele?
Não sei... talvez porque Lapras pareça elegante, é um Pokémon realmente bonito e também acho interessante a habilidade de falar com as pessoas e a personalidade dócil. Fora que é um poké muito útil, pode carregar pessoas! hahah E além disso, Ice é meu tipo preferido. Gosto bastante de Suicune, Glaceon, Froslass, Cherrim, Rotom, Lilligant, Hydreigon, Carracosta... e mais um monte, mas acho que esses são os mais queridos por mim.

É uma surpresa que apenas Glaceon, de todas as evoluções de Eevee, entre nessa lista. Recentemente foi revelada uma nova evolução para Eevee, Sylveon, mas seu tipo ainda é desconhecido. Levando em consideração o cenário competitivo atual, qual tipo você pensa que seria melhor para Sylveon? E quais tipos de habilidades e golpes ele poderia ter?
Esse Pokémon é um mistério... competitivamente seria uma grande mudança se ele tiver algum tipo novo como Light ou Saint, que alguns acreditam, mas eu acho que ele será Normal com restrição de evolução apenas ao sexo feminino. Sendo assim, acho que ele terá uma habilidade nova, mas das existentes eu apostaria em Cute Charm e Normalize, sendo a segunda restrita a apenas uma família evolutiva (Skitty/Delcatty), seria interessante ser mais usada. Os golpes também, imagino ele com aquela variedade standard que os Pokémon do tipo Normal tem via TM.

E você já se aventurou pelos spin-offs da franquia? Qual mais gostou?
Sim, relacionado a Pokémon eu só não jogo se for impossível mesmo hahah. A série spin-off mais querida é Mystery Dungeon, mas gostei bastante do Pokémon Conquest, pois mistura os monstrinhos com TRPG que é um gênero que gosto muito.

Ana Carolina tem 17 anos seu Pokémon favorito é a pequena raposa de seis caudas, Vulpix, apesar de recentemente ter se apaixonado pelo recém-divulgado Sylveon.


Qual é o seu tipo favorito? E qual o mais odiado? Por quê?
Hm, tipo favorito eu acho que não tenho nenhum, em especial. Mas gosto de jogar com os insetos. Meu irmão foi minha influência, já que ele fazia monotype de bug. E adoro usar dragões, claro - because of the reasons. Um tipo que eu não gosto muito é planta. Tendem a ser lerdos demais e não consigo fazer estratégia.

No caso de Pikachu não ser o mascote da franquia, em sua opinião, qual outro Pokémon teria carisma suficiente para substituir o ratinho elétrico?
Na opinião do público, eu acho que é bem claro que seria Charizard. É o sonho de consumo de todo menino de 10 anos de idade.

Em Unova tivemos a oportunidade de viver uma história bem diferente das gerações anteriores, apesar dos clichês já enraizados como os oito ginásios. Com a chegada de "Pokémon X" e "Pokémon Y" no fim do ano, o que você acredita que poderia melhor nos jogos da franquia principal?
Devo dizer que tenho uma grande resistência a quarta e, principalmente, a quinta geração. Não é aquele nostalgismo barato de "AAAH MAS A PRIMEIRA ERA A MELHOR!1 CHARIZARD BLASTOISE S2", até porque cai nas graças de alguns pokés novos, como o Purrloin, mas alguma coisa me incomoda em todo o resto. Porém, essa geração novíssima, a sexta, tem uma pegada bem interessante. Gostei imediatamente dos iniciais (e espero que o Sr. Fennekin não seja Fighting, por favor), e também da nova Eeveelution. Acho que os pokémons vão retomar um pouco daquele ar mais antigo, isso será bom. Mas o melhor mesmo parece o sistema de lutas em 3D. É bem interessante o novo visual - só espero, claro, que dê para desativar essa opção em lutas mais rápidas.

Fennekin é o mais popular desses iniciantes. Não é difícil encontrá-los em fanarts pela Internet. Aliás, Pokémon é bem forte não só nos jogos, mas em outras mídias e produtos, como o trading card game, o anime e as séries de mangá baseadas nos monstrinhos. Além dos jogos, o que você gosta ou costuma acompanhar de Pokémon? E qual outra ramificação de Pokémon você tem desejo de conhecer?
Deixa ver... Eu tenho bastante vontade de ler o mangá. Ele parece bem adulto e maduro. Ah, o anime todo mundo já acompanhou quando era pequeno, não? Hoje em dia eu não vejo mais. Só de vez em quando passando pela Cartoon Network - por tempo o suficiente para perceber que o Ash continua um péssimo treinador! Nunca joguei TCG e nenhum outro jogo de cartas famoso, nem figurinhas, nem nada. Costumava gastar todo meu dinheiro com lápis para desenho quando eu era menor.



Camila Rodrigues tem 18 anos e é popular nas redes sociais por sempre participar de comunidades relacionadas a games, especificamente da Nintendo. Seu Pokémon favorito é Gardevoir e ela ficou eufórica quando encontrou o primeiro shiny semanas atrás, depois de anos se aventurando pelo mundo Pokémon. E muitos até hoje não encontraram um desses, não é mesmo?

Que Pokémon escolheu primeiro durante os games e por quê?
Eu sempre escolho os iniciais pela aparência, então a sequência foi Chikorita > Mudkip > Chimchar > Snivy. E da primeira só joguei o Yellow, daí não tive muita escolha. XD

Qual foi sua experiência mais difícil nos jogos da franquia?
A batalha com a Cynthia na E4! Fiquei um tempo treinando e ainda assim achei ela difícil; se era porque eu ainda estava começando a jogar/aprender como funciona Pokémon ou não eu não sei, mas apanhei muito dela.

O que você gosta de fazer nos jogos além do enredo principal?
Acho que tudo o que ele oferece além das batalhas, especialmente na 4ª geração, que foi quando eu conheci e joguei na Battle Frontier, Pokéathlon e até ficar colocando acessórios e tirando foto dos pokémons.

Como foi encontrar seu primeiro Pokémon Shiny?
UAHSUAHS Lindo, eu era muito frustrada, pois jogo Pokémon há cinco anos e NUNCA tinha encontrado algum. Um belo dia, quando eu estava só querendo passar depressa pelo lugar, apareceu mais um bicho (eu nem olhei pra tela na hora que a batalha ia começar porque eu já estava cansada deles aparecendo e eu sem repelente) e quando fui ver o Pokémon que apareceu era o meu primeiro Shiny! Foi um Grimer, acho que o nome do lugar era Castelia Sewers.

A humanidade já evoluiu o bastante para descartar preconceitos como "videogame é coisa de menino". Apesar de produtos, como o recente Kinder Ovo separado por gêneros, ainda existirem, é o nosso comportamento que pode mudar isso. Então, é hora de respeitar as treinadoras, principalmente aquelas que já foram membros do Elite Four nacional ou líderes de ginásio, enquanto há treinadores com preconceito bobo que nunca venceram uma partida multiplayer entre amigos.

Revisão: Bruna Lima



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Machismo estúpido. Entretanto, isso é uma questão de milênios de cultura machista, e não que mudará miraculosamente de uma hora para a outra, mas é bom saber que, aos poucos, ela muda.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google