Pokémon Blast

Mewtwo e os conflitos entre criação e criador: o Pokémon mais poderoso é criado

Mewtwo é um dos Pokémon mais populares dentre os monstrinhos de bolso, junto de Charizard e Pikachu. Apesar de não estar na capa de um jo... (por Unknown em 25/04/2013, via Nintendo Blast)

Mewtwo é um dos Pokémon mais populares dentre os monstrinhos de bolso, junto de Charizard e Pikachu. Apesar de não estar na capa de um jogo como outros guardiões, ele fez sua fama quase como um "chefe final" por ser o Pokémon de nível mais elevado em seu jogo de origem (e estando acima até mesmo dos Pokémon do Elite Four), ser o último Pokémon da Pokédex e ser o astro do primeiro longa metragem dos monstrinhos de bolsos quinze anos atrás. Não é novidade que seja querido pelos treinadores. Hoje conheceremos um pouco mais sobre esse Pokémon.

Quebrando paradigmas

Desde a obra de Asimov, "Eu, Robô", há mais de 50 anos, encontramos o duelo entre o criador e sua criação. Quando você cria algo, você quer fazer o melhor. E, tratando-se de uma outra forma de vida, vida inteligente, podemos ter um problema no ponto em que aquela vida passa a classificar a si própria como mais inteligente que seu criador. Mais próximos de nossa realidade, temos os filhos que julgam saber mais que os pais e já estar prontos para a vida. A partir do ponto da criação, é evidente que o ser criado é inferior ao seu criador em conhecimento, mas essa criação tendo a capacidade de aprender e evoluir, ela também é apta a subjugar seu criador. Não que a criação saiba tudo que seu criador sabe, mas saber o que julga ser importante dentro de seus valores morais e éticos.
O ser humano rege o planeta Terra exercendo domínio sob todos os animais. Seu intelecto é a chave para esse cenário. E esse intelecto é o que diferencia as sociedades humanas de outros animais. Logo, qualquer outro (que não seja humano) torna-se nosso escravo. A palavra robot vem de outra semelhante, de origem checa, robota, que significa "trabalho forçado". A ideia de criar um robô sempre esteve em filmes e livros de ficção cientifica, e a obra de Asimov trouxe uma versão mais triste desse sonho, em que o robô, munido de capacidades humanas, poderia se voltar contra o criador. Isso é o que acontece com Mewtwo ao perceber que podia mais que seu dono e, em razão disso, não via sentido na submissão.

O último registro da Pokédex?

Mewtwo é filho de Mew, de acordo com os diários do Dr. Fuji em Cinnabar, mas é identificado como uma experiência genética pela Pokédex. Nessa linha, na adaptação animada, Mewtwo é um clone de Mew, o que encaixa muito bem na história e torna tudo muito mais simples. Em ambos os casos, temos Mewtwo como vindo de Mew e, curiosamente, ele é catalogado antes do próprio Mew na Pokédex. Isso se dá ao fato de Mew ser um Pokémon de evento e ser obtido apenas em condições especiais. É possível pegar o diploma de mestre Pokémon nas primeiras versões dos jogos mesmo sem obter Mew, apenas com os outros 150 monstrinhos.


Mewtwo não herdou as principais características de Mew. Diferente dele, além da fisionomia distinta, Mewtwo não possui habilidade de se transformar em qualquer outro Pokémon. E apesar de Mewtwo aprender golpes para dano de todos os tipos (exceto dragão), Mew pode aprender quase todos os golpes sem restrição alguma. Mas nada disso torna Mewtwo inferior à Mew em nada! Seu respeito entre os treinadores é tanto que ele pode andar com uma colher gigante como arma, como acontece nas histórias do mangá Pokémon Adventures, e ninguém questionará. Não ter ombros largos ou ter apenas três dedos, nada disso é motivo para inferiorizar aquele que já adquiriu o respeito dos fãs.

Redenção

Mewtwo é conhecido como o Pokémon mais poderoso já existente. Em questão de atributos, ele realmente não deixa a desejar, com aproximadamente 400 pontos de speed e um valor elevado em outros atributos que garantem a ele, junto de Lugia, os maiores valores de atributos dentre os Pokémon do tipo psíquico. Durante nossas aventuras em Kanto, tomamos ciência de um poderoso Pokémon que está selado em uma caverna em Cerulean. Não exatamente selado, pois aparentemente ele se escondeu e não tem interesse em sair de lá tão cedo. Até porque, se ele tivesse algum interesse em sair, não seria aquele gordinho na entrada que iria impedir isso. O calabouço no qual reside Mewtwo é, de longe, o melhor do jogo. Muitos dos monstrinhos encontrados lá estão no mesmo nível ou superior aos monstrinhos usados pelos membros do Elite Four, tornando um ótimo lugar para elevar o nível de seus companheiros. 
Na adaptação animada da franquia, Mewtwo faz sua primeira aparição logo na primeira abertura, apesar de ter participação apenas no primeiro filme. Nos episódios, ele aparece em duas ocasiões ainda na primeira temporada: Em uma, destruindo o local onde estava preso e voando em direção ao infinito e além. Em outra, uma das melhores partes da primeira temporada, em que Gary Oak é dizimado por Mewtwo e o sádico Giovanni. Aliás, se me permitem: Mewtwo é muito mais intimidador vestindo aquela armadura e sinto falta dela como item nos jogos amplificando seus poderes.

Durante o filme, Mewtwo organiza um torneio convidando os melhores treinadores do mundo e por engano (ninguém me convencerá de que foi intencional) Ash é envolvido nisso. E lá está Ash, com metade de seus monstrinhos em primeiro estágio, achando que pode se meter em briga de gente grande. Mewtwo não apenas sequestra e hipnotiza uma Joy (algo que Brock nunca conseguirá), como organiza o local onde conduz experiências de clonagem (aqui temos a criação superando o criador) e busca por Mew para suprir sua necessidade de mostrar ao seu ego que ele é o mais forte. No fim, temos Mewtwo entendendo "a vida" (em diversos sentidos) melhor e mudando seus planos, por fim apagando a memória de todos os envolvidos no incidente.
Lembro até hoje de minha emoção, jovem Sheen, ao enfrentar Mewtwo no Pokémon Stadium de Nintendo 64. Mesmo que atualmente existam tantos Pokémon com valores de atributos próximos aos de Mewtwo e com mais destaque na história que ele, nenhum conseguiu cativar os corações de tantos fãs quanto o nosso "Poké-Chuck Norris". Eu não gosto de edições especiais de videogames e o máximo que tenho são meus Game Boy Color de Pokémon, mas admito que nos dias atuais compraria um 3DS XL edição Mewtwo, caso existisse.

Revisão: Mateus Pampolha
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Os Pokémon mais poderosos são: Sableye e Spiritomb. Não tem fraquezas. Mewtwo é legal acho que por ter sido o primeiro e marcou a infância de muita gente, só isso.

    ResponderExcluir
  2. nao ter fraquezas nao significa q sao os mais poderosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc está aqui Italo Shaberle, ensinando esses noobs...rsrs Mas se fosse eleger um poke mais poderoso eu votaria no Latios, tem lugar pra ele em qualquer time q se preze.

      Excluir
  3. GENWUNNER!! Hahaha liga não, hoje o Mega Mewtwo é, com assustadores 780 de stats base, o pokémon mais forte que existe!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google