Rascunhos esquecidos? Confira onde foram parar as primeiras demonstrações técnicas do Wii U

O anúncio do Wii U, na E3 2011, não trouxe nenhuma imagem de um novo Metroid, muito menos uma demonstração jogável do próximo Zelda. Embo... (por Rafael Neves em 08/05/2013, via Nintendo Blast)


O anúncio do Wii U, na E3 2011, não trouxe nenhuma imagem de um novo Metroid, muito menos uma demonstração jogável do próximo Zelda. Embora tenha ficado órfão de grandes estrelas da Nintendo, a primeira apresentação do sucessor do Wii ao público teve, sim, algo para ser testado pelos visitantes da E3. Estamos falando das demonstrações técnicas do console, através de pequenas demos (algumas nem mesmo jogáveis) que mostraram as capacidades gráficas do hardware, a interação com o GamePad (que nem esse nome tinha na época) e outras artimanhas do Wii U. Com o lançamento oficial do console, para onde foram parar essas demonstrações? Teriam sido elas ideias esquecidas ou rascunhos de grandes games? Vamos conferir!

New Super Mario Bros. Mii

Esse é fácil descobrir onde foi parar, não? O Wii U pôde ficar sem Samus, Pikachu e Kirby em seu anúncio, mas não livre de um game do bigodudo. A estreia de Mario no sucessor do Wii se deu com New Super Mario Bros. U, como todos sabemos, mas vocês também devem se lembrar que na E3 2011 nós ouvimos falar de um tal de New Super Mario Bros. Mii. Bom, esse foi um título provisório do que viria a ser a definitiva versão de Wii U da série New Super Mario Bros. A demonstração técnica tinha como objetivo mostrar uma clássica aventura de Mario em HD, e podemos ver que muitas texturas e até elementos das fases foram conservadas na versão final. Além disso, como o próprio nome já diz, a novidade aqui era jogar com os Miis ao invés dos irmãos Mario e os Toads. Essa opção está, sim, disponível na versão final, mas não foi divulgada como o grande diferencial da versão de Wii U, e não pode ser aplicada a qualquer momento do game.

It's-a me, Mii

Chase Mii

Ok, esse também está bem na cara. Chase Mii foi uma divertida demonstração do que a Nintendo viria a chamar, na E3 2012, de "jogabilidade assimétrica". Trata-se de um pega-pega virtual, no qual até cinco jogadores podiam brincar. Quatro deles controlavam Miis fantasiados de Toads usando os Wiimotes, enquanto o quinto seria um Mii fantasiado de Mario, que tinha o luxo de usar o GamePad. Com o controle tablet na mão, o Mii do Mario precisava fugir dos Toads, usando o mini-mapa disponível apenas na tela do controle para não ser pego pelos outros jogadores. Vocês já devem ter sacado que Chase Mii acabou virando o mini-game Mario Chase, da coletânea Nintendo Land (Wii U).

Haja controles!

Battle Mii

Outro que migrou para o Nintendo Land, Battle Mii foi a demonstração técnica do Wii que deu origem ao mini-game Metroid Blast. Aqui temos mais um multiplayer assimétrico, mas apenas para três jogadores. Dois deles usavam Wiimotes + Nunchuks para controlar Miis com a armadura de Samus na TV, enquanto o jogador com o GamePad pilotava a nave da caçadora de recompensas na telinha do controle. O objetivo da dupla de Samus era derrubar a nave antes que ela lhes aniquilasse, um típico game de batalha. Diferentemente de Chase Mii, Battle Mii mudou bastante ao passar para o Nintendo Land. Começando pelo número de jogadores, que na versão final pode abranger até cinco competidores, e chegando até a ambientação, que ficou muito mais "metroidástica".
Ainda não é o Metroid Prime HD que a gente deseja,
mas já é alguma coisa

Shield Pose

Opa, agora chegamos a um mais difícil de adivinhar onde foi parar. Shield Pose era um divertido mini-game rítmico, no qual o jogador, com o GamePad, precisava defender-se de flechas atiradas por um navio pirata. A questão é: como saber quando e de que lado virão os projéteis? A chave é sentir o ritmo do jogo, e ir guiando-se pela música para virar o GamePad na direção e momento exatos. Simples e divertido, Shield Pose foi parar nas malucas atividades de Game & Wario, game que ancora no Wii U dia 23 de junho, com o nome Pirate. Interessante notar que, mesmo Shield Pose não tendo mudado muito em sua versão final, essa demonstração não estava disponível na demo de Game & Wario da E3 2012. Mas, além do novo game de Wario, podemos ver elementos de Shield Pose também em Octopus Dance, também do Nintendo Land, embora nesse mini-game inspirado em Game & Watch usemos os analógicos no lugar dos giroscópios de Game & Wario.

Shield Pose sempre foi do tipo maluco de coisa
que só podia vir de um jogo à lá WarioWare

The Legend of Zelda

Mas talvez o que mais tenha chamado atenção para o Wii U na E3 2011 tenha sido aquele trailer de um Zelda pra lá de realista e em altíssima resolução. Ficou impossível não imaginar um game da série naquele estilo gráfico, mesmo que fosse apenas um remake de Twilight Princess (Wii/GC). No entanto, a Nintendo deixou claro que aquela demonstração não representa necessariamente a aparência do próximo Zelda, tratava-se apenas de um exemplo do poder gráfico do Wii U. Coincidentemente, o mesmo aconteceu há muito tempo com um trailer super realista de um novo Zelda para GameCube, que acabou dando à luz ao super cartunesco Wind Waker. Ironicamente, depois dessa demonstração realista de Zelda na E3 2011, o primeiro Zelda em HD a que tivemos notícia foi justamente... Wind Waker HD. A Big N falou que parte do que conseguiram fazer com a demonstração de 2011 ajudou a idealizar o remake das aventuras de Link pelo Great Sea, mas não esqueçamos que a Nintendo também anunciou um “novo (e inovador) Zelda”, cujas imagens ainda não foram reveladas. Quem sabe não é esse novo Zelda que a demonstração técnica inspiraria.

Com um pouco de sorte, um dia
estaremos todos jogando essa belezura

O que ainda não vimos?

Já sabemos do destino que as demonstrações do Wii U tiveram com bastante clareza (menos a do Zelda), mas há, sim, algumas coisas vistas na E3 2011 que não viram a luz do dia. A primeira delas é, na verdade, um game cancelado: Ghost Recon Online, da Ubisoft. O game seria um FPS com foco no multiplayer gratuito no PC e com uma versão para Wii U que tirava proveito do GamePad, mas acabou na lixeira do console. Dentre as demonstrações do Wii U, também não tivemos notícia do paradeiro de Measure Up.

Muitos não fazem ideia do que seja, mas trata-se de um aplicativo que media a precisão com a stylus de duas pessoas, desafiando-as a desenhar formas geométricas com o máximo de cuidado. Talvez Measure Up seja apenas uma demonstração daqueles aplicativos para entretenimento casual, jogáveis apenas pelo GamePad, como mostrado no primeiro trailer do Wii U. Também podemos considerar sua ferramenta de desenho de retas como elemento presente em Yoshi's Fruit Cart, do Nintendo Land, conforme lembrado pro nosso leitor Weslley Alcobaça. Seria bom se a Nintendo lançasse esse tipo de mini-game exclusivo do GamePad pelo eShop (por um preço irrisório  é claro), mas, por enquanto, Measure Up foi apenas uma experiência vivida pelos jornalistas da E3 2011. Falando nesse tipo de software, também não sabemos que fim levou aquele exemplo de um Resta 1 jogado apenas pelo controle tablet.

Os leitores Deivid William Sousa e Michel Felipe também lembraram da ferramenta de desenho pelo GamePad, que foi demonstrada com um excelente desenho de Link. Embora o Miiverse não tenha opção de cores, é o tipo de utensílio que poderia ter inspirado as diversas obras de arte que vemos na rede social do Wii U. Misa Afe trouxe ainda a lembrança de um exemplo de Wii Sports expandido pela segunda tela do GamePad, software que, até agora, não viu a luz do dia.

Revisão: Samuel Coelho
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google