Blast from the Past

Descubra seu passado em uma ilha misteriosa no clássico Trace Memory (DS)

Em 2004 o mundo presenciou o lançamento de um dos mais bem sucedidos consoles de todos os tempos, o Nintendo DS. Contudo, nos dias de h... (por Unknown em 09/06/2013, via Nintendo Blast)


Em 2004 o mundo presenciou o lançamento de um dos mais bem sucedidos consoles de todos os tempos, o Nintendo DS. Contudo, nos dias de hoje, poucos se lembram que o console teve um início muito complicado, já que não contava com muito apoio das desenvolvedoras e o conceito de duas telas da Nintendo era visto com estranheza pelo público, que ainda não compreendia toda a genialidade por trás daquela tela de toque. A primeira leva de jogos para o console incluía bons títulos, como Super Mario 64 DS e Feel the Magic XY/XX, mas nenhum utilizava a segunda tela do portátil tão bem como Trace Memory. Inicialmente chamado de Another Code, o jogo consistia em um adventure point’n click com uma narrativa imersiva e profunda, personagens carismáticos e quebra-cabeças simples, mas inteligentes.

Em busca da verdade

Em Trace Memory você assumia o papel de Ashley Robbins, uma adolescente que há mais de dez anos perdeu seus pais sob circunstâncias desconhecidas. Acreditando no que lhe foi contado, a garota seguia sua vida normalmente até receber um pacote enviado por seu pai, contendo um estranho dispositivo – que muito lembra um DS – e um convite para descobrir a verdade em Blood Edward Island, uma ilha desolada com uma mansão abandonada.

Mal sabe Ashley as revelações que a esperam em Blood Edward Island
Curiosa com o que poderia descobrir sobre seus pais e, principalmente, com a esperança de encontrar seu pai ainda vivo, Ashley parte para a ilha em busca da verdade. Assim que chega ao misterioso lugar, não demora muito para que a garota conheça D, um fantasma que não se lembra de seu próprio passado e que acha que aquela ilha pode lhe dar todas as respostas. Apesar de um pouco assustada com a situação, Ashley decide ajudar D enquanto investiga o paradeiro de seus pais.

Investigando a mansão

Trace Memory passa um grande senso de progresso durante a jornada. Ashley e D devem buscar pistas que os levem à verdade, mas isso não é uma tarefa fácil: a ilha é cheia de segredos muito bem guardados, de forma que os dois devem resolver uma série de enigmas que os levarão sempre a novas pistas fundamentais para completar o quebra-cabeça principal. O passado dos dois personagens tem uma forte ligação com aquele lugar e os objetos lá presentes, de forma que ao progredirem com suas investigações, Ashley e D começam a se lembrar de momentos nebulosos de suas vidas, o que aguça ainda mais a curiosidade dos jogadores sobre o que realmente aconteceu naquela ilha.          


Durante toda a aventura você controla Ashley. Na tela superior do console, é exibida a visão em primeira pessoa da personagem, enquanto na tela de baixo temos uma visão por cima dos cenários, o que facilita o deslocamento e dá uma noção melhor dos amplos cômodos da mansão. Falando em cômodos, é possível explorar cada canto do lugar e interagir com boa parte dos objetos. Ao encontramos algum elemento chave que demanda uma investigação mais profunda, inicia-se um puzzle. Geralmente, as funcionalidades únicas do console, como a tela de toque e o microfone, são usadas ao extremo nesses momentos. A maioria dos quebra-cabeças são muito simples, mas bastante inteligentes, o que, como resultado, nunca causa frustração ao jogador e ainda dá um grande senso de conquista e progresso. O jogo é dividido em capítulos e cada um termina com alguma revelação que o deixará desesperado para prosseguir na história e descobrir a verdade. Infelizmente a aventura não dura mais que cinco horas e deixa um gostinho de “quero mais” quando termina.

Clima nostálgico

Trace Memory conta com gráficos muito bonitos, que misturam estilos 2D e 3D. Os cenários são bem desenhados e estruturados e possuem diversos detalhes simples que, por si só, aumentam a imersão. O jogo não possui vozes e os personagens dialogam por caixas de texto. Mesmo assim, o roteiro é muito bem escrito e os personagens, carismáticos, de forma que você se importará muito em vê-los bem enquanto os ajuda a investigar todo o mistério que cerca aquele lugar. Para completar,a trilha sonora é excelente! Imersiva, nostálgica e com um clima inigualável, as músicas que embalam a jornada transmitem de forma ímpar o clima de mistério e melancolia da aventura.  

  

Lembranças inesquecíveis


Trace Memory foi um jogo relativamente bem avaliado. As únicas reclamações da época eram quanto a sua baixa dificuldade e tempo de jornada. Mesmo assim é inegável que o jogo é uma excelente pedida para aqueles que admiram uma boa história combinada a uma jogabilidade excelente. Com uma indústria cada vez mais dominada pela mesmice, é bom recordar de jogos que, mesmo não isentos de alguns defeitos, tentavam trazer experiências singulares aos jogadores. E é por essas e outras que o Nintendo DS acabou dando tão certo.

Revisão: Samuel Coelho
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google