Pokémon Blast

Skate em Pokémon? Isso já existia desde Johto!

As versões Red & Green mal haviam sido lançadas no oriente quando a Game Freak anunciou "Pokémon 2: Gold & Silver". Al... (por Unknown em 27/08/2013, via Nintendo Blast)

As versões Red & Green mal haviam sido lançadas no oriente quando a Game Freak anunciou "Pokémon 2: Gold & Silver". Além do nome, muitas coisas mudaram desde seu anúncio no primeiro semestre de 1997 até seu lançamento no fim de 1999. Como estudamos semanas atrás sobre as raízes dos jogos Red & Green, hoje falaremos um pouco sobre as informações de "Pokémon 2" antes de seu lançamento. E claro, vamos nos divertir com esse conteúdo que, assim como nos primeiros jogos, ainda continua no código.


Um jogo que nunca existiu


Primeiro, vamos com este site. Ele é uma "apresentação" de Pokémon 2 e foi arquivado em 5 de junho de 1997. Para quem não entende japonês, posso adiantar que ele fala sobre como todos os Pokémon terão sexo, sobre como será possível fazer ovos e sobre as pré-evoluções. Fala também sobre a compatibilidade entre as versões e o avanço tecnológico dos novos jogos em comparação com Red & Green. Entretanto, o primeiro ponto é o que mais chama atenção. Em uma tradução mais simples:

Um novo meio de transporte, surge, o skate! - O protagonista já usou uma bicicleta como meio de transporte em sua jornada e agora em adição à bicicleta que já conhecemos, surge um novo meio de transporte, o skate. No segundo título de Pokémon, caso você utilize o skate, poderá andar em locais incomuns. 

Antes que a policia da internet apareça julgando não ser uma tradução ao pé da letra, devo citar que é uma tradução livre apenas para passar a mensagem.

Certo, então sabemos que a primeira chamada de Pokémon 2 era... o skate. Na imagem da revista a seguir, encontramos um antigo registro da menção ao skate. O canto superior esquerdo fala sobre o skate, mas nada do que já não lemos naquele site. Aquela imagem, aquele lugar... Eu não me recordo de encontrar um lugar assim no jogo, então podemos supor ser a loja onde pegamos o skate? Talvez. As outras citações da revista são sobre Pokémon antigos recebendo pré-evoluções, evoluções e falando sobre o sistema de dia e noite. Nada que seja importante para o nosso tema de hoje. Uma revista ocidental chegou a publicar a informação sobre o skate (mesmo conteúdo, apenas falando que teria skate), mas eu não consegui uma boa resolução para apresentar a vocês hoje.

 Na próxima imagem, temos uma ilustração! E não, o protagonista de Pokémon 2 não foi projetado dessa maneira (na verdade, ele foi bem semelhante ao resultado final desde o começo), essa ilustração foi criada pela própria equipe da revista, e infelizmente não traz nenhuma informação além de "teremos skate em Pokémon 2". Imaginem o hype. É como se hoje todos vocês ficassem  felizes por sentar em um bode ou um banco, mas ainda não saberem como, e apenas achar incrível. Eu, particularmente, prefiro montar em um Arcanine.

 Mais informações desse skate foram dadas em revistas como CoroCoro e no evento da própria Nintendo no Japão, a Nintendo Spaceworld 97. O que mais foi citado é que seria possível pular obstáculos com o skate, nada relevante. Mas então, onde está o nosso skate, Game Freak? É o que nos resta perguntar, pois depois disso, nada mais foi citado sobre o nosso transporte radical.

Quebrando as regras, ou não


Os jogos são feitos de regras. É comum um jogo ter regras. No caso de Pokémon e outros jogos eletrônicos, essas regras são ditadas pelo código. É ele quem diz aonde você pode andar, com qual objeto você pode interagir. Mas essas regras podem ser quebradas. Trabalhando com o código (GameShark, por exemplo), é possível quebrar essas regras e ter acesso, ou interagir, onde o código naturalmente não permite.

Com essa pequena imagem é possível ver o personagem no skate, mas não é algo que podemos perceber tão fácil, não é mesmo? Não é possível perceber uma diferença muito relevante na animação, como o pé do personagem parece deslizar. Sabemos que em Gold & Silver há cinco padrões de movimento: normal, skate, bicicleta, surf e waterfall. Essas movimentações estão também no código do jogo e posso garantir pra vocês que a diferença do andar comum para o andar de skate é apenas a velocidade (a mesma da bicicleta, aparentemente), já que ele não ganhou um sprite como a bicicleta, surf e waterfall. Diferente da bicicleta, quando você indica uma direção, você segue nela até colidir com algo. Batalhas contra treinadores e Pokémon selvagens também podem te parar. Nesse aspecto de andar sem parar, funciona semelhante quando estamos deslizando no gelo de cavernas (ou ginásios!) do jogo.

Teruki, Snorlax e Pikachu


Assim como MissingNo tem a função de cobrir os "espaços vazios" que seriam de monstrinhos no jogo, Teru-sama tem essa mesma função como item. Certo, vamos com calma! Existe um MissingNo dos itens, é isso. Seu nome japonês é Kabichuu (カビチュウ). Uma mistura dos nomes em japonês de Snorlax (Kabigon) e da família Pikachu, Raichu e Pichu. O nome desse item em inglês é Teru-sama, em referência a pessoa responsável pela parte de programação do jogo (versão ocidental), e até o seu valor (19660) é uma referência ao ano de nascimento.

Mas o que Teru-sama tem a ver com o skate? Como o skate não foi terminado no código do jogo, ele está lá com o nome de Teru-sama (ou Kabichuu, nas versões orientais). Dentre os outros Teru-sama, temos uma versão incompleta do Town Map, uma PokéFlute que acorda Pokémon fora de batalhas (lembrando que em Gold & Silver usamos o rádio para acordar o Snorlax) e outros itens muito interessantes. Aliás, até GS Ball está nesse meio. Para quem tem os recursos para fazer o teste, pode acessar o skate por meio de GameShark com o código 010282D6 ou pesquisar sobre os Teru-sama e ativá-los (recomendo!).


Curiosidade da semana

O nome original de Snorlax é Kabigon, e isso muitas pessoas já sabem. O que muitos desconhecem é que esse nome foi dado não apenas pela combinação de palavras relacionadas ao sono, mas também por causa do apelido de Kouji Nishino, que trabalha com a Pokémon co. e Game Freak desde os primórdios como game designer. Snorlax foi baseado em sua aparência física. Em Pokémon Black 2 & White 2, é possível enfrentar Nishino em Castelia City! Na primeira vez, ele utiliza uma Clefairy em nível 18, mas depois que você vencer a Liga Pokémon, ele utiliza cinco Pokémon em nível 76 (todos bem redondinhos, aliás) e seu último e mais poderoso monstrinho, em nível 78, é um Snorlax! Antes de batalhar, ele diz "Eu sou Snorlax. Não, não! Eu sou o designer! Eu não quero me intrometer, mas o Leftovers é um item importante, não é? É muito útil na batalha. Você quer lutar e testá-lo?"



Revisão: Jaime Ninice
Capa: Daniel Machado




Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google