Pokémon Blast

Contagem regressiva para Kalos - Parte 5: Fairy-type confirmed! A chegada de um novo tipo!

Sylveon . Se este nome fosse pronunciado no primeiro semestre deste ano, provavelmente provocaria uma colossal discussão sobre especulaçõe... (por Fellipe Camarossi em 20/09/2013, via Nintendo Blast)

Sylveon. Se este nome fosse pronunciado no primeiro semestre deste ano, provavelmente provocaria uma colossal discussão sobre especulações de seus poderes, sua inspiração e, principalmente, sobre o seu tipo. Diversas teorias afirmavam que ele podia ser do tipo Bug (“Inseto”) ou Flying (“Voador”), mas, no fim das contas, a verdade era algo que todos ao redor da rede já imaginavam, porém não queriam aceitar: um novo tipo estava chegando.  Nesta quinta etapa da nossa contagem regressiva, vamos falar sobre o novo tipo Fairy (“Fada”), suas inspirações e o que podemos analisar tendo como base nossa experiência passada com a série Pokémon. Puxem seus assentos, se acomodem e vamos embarcar em mais uma viagem nostálgica!

Os primeiros novatos

Um dos primeiros
Dark-type's, Sneasel
Sabe, existe um motivo para não termos novos tipos de monstrinhos em todas a gerações, e isso deve-se ao equilíbrio dos tipos ser algo de difícil aquisição. Como devem saber, a última vez que tivemos a introdução de novos tipos foi em Gold/Silver/Crystal (GBC), e isso aconteceu há 14 anos! Ambos os tipos chegaram apenas para trazer equilíbrio ao jogo, e muitos pensaram que seria a última atualização dos tipos em Pokémon. Esta foi a chegada dos tipos Dark (“Noturno” no ocidente e “Malévolo” no oriente) e Steel (“Aço” literalmente, mas deve ser interpretado como “Metálico”).

Entretanto, não pense que a chegada dos dois novatos foi de imediato um equilíbrio nos tipos do jogo, pois sua distribuição foi muito precária. Enquanto o tipo Dark tinha apenas seis novos membros no lançamento da versão Crystal, Steel recebeu apenas quatro novos Pokémon, enquanto outros dois sofreram com a continuidade retroativa, ou seja, monstrinhos antigos que foram adaptados com o novo tipo (no caso, estamos falando de Magnemite e Magneton). O fato de haverem poucas opções para os novos tipos decerto foi um choque para o metajogo, mas ainda assim os tipos serviram ao seu propósito.

Apenas quatro status, onde
 os Psíquicos reinavam.
Quem jogou a primeira geração, Pokémon Red/Blue/Green (GB), sabe que o tipo Psychic (“Psíquico”) era algo simplesmente absurdo, era de longe o tipo mais forte do jogo inteiro. Seja por só ter uma fraqueza, por só ser resistido pelo próprio tipo ou porque não havia divisão entre Ataque Especial e Defesa Especial – sendo ambos classificados pelo status “Especial” –, este era de longe o tipo mais ameaçador e mais utilizado em qualquer tipo de confronto. Por este motivo que a chegada de Dark e Steel se mostrou necessária; enquanto um tipo resiste aos poderes psíquicos, o outro é completamente imune a estes, e tinham fraquezas a outros tipos até então mais subestimados, como Fighting (“Lutador”) e Bug (“Inseto”). O equilíbrio foi alcançado, ao menos até então.
Bisharp
Dark/Steel

Com o passar dos anos foram adicionados mais e mais monstrinhos dos dois tipos e houve um balanço não somente competitivo como também numérico entre as criaturinhas. Contudo, com mais e mais lançamentos e novas estratégias, uma nova dominância semelhante à dos Psychic’s começou a se instaurar: a do tipo Dragon (“Dragão”). Com cada vez mais dragões poderosos no metajogo e sendo descaradamente classificado como o tipo mais forte do jogo, mostrou-se necessária a adição de mais um tipo para trazer de volta o equilíbrio para o mundo Pokémon. O resultado vocês já sabem.

A magia das fadas

Durante a E3 de 2013, num Nintendo Direct especial, diversos detalhes foram dados sobre as novidades de Pokémon X/Y (3DS), dentre eles as primeiras informações sobre o Fairy-type. O novato no grupo não teve muitas especificações sobre suas capacidades espalhadas logo de cara, mas os desenvolvedores deixaram claro que seus golpes seriam super eficazes contra o Dragon-type e que eles chegariam para diminuir um pouco seu uso e superioridade em relação aos outros tipos.

Dendenne é do tipo Electric/Fairy, e é difícil imagina-lo enfrentando um dragão de frente.
A justificativa para o tipo aparentemente frágil ter vantagem contra os imponentes dragões deve-se à natureza de seu poderes: a magia. Enquanto temos tipos diferenciados para os elementos, capacidades físicas e até poderes mentais, sempre houve a lacuna sobre determinados Pokémons retirarem suas capacidades de outras fontes, genericamente atribuídos como Psychic ou Normal-type. Bem, com Fairy sendo o “tipo da magia”, cá temos a classificação que faltava, e considerando que diversas mitologias classificam os dragões como fracos contra magias, já dá pra imaginar como a história acaba. Felizes para sempre.

Como um novo tipo, era de se esperar que sua chegada fosse como ocorreu com Dark e Steel, poucos a princípio e mais adições no futuro, mas por enquanto não está sendo assim. Na nova geração já temos confirmados seis Pokémon deste tipo, mais quatro reclassificados dos continentes anteriores, e com isso já somam-se 10 monstrinhos. Comparados aos seus irmãos da segunda geração, Fairy começou com uma bela vantagem numérica, mas isso tem um motivo: existem muitos mais Pokémon para serem reclassificados como fadas do que haviam para os outros dois. Acham que não? Vejam a seguinte imagem com os monstrinhos pertencentes a classificação “Fairy” para cruzamento:

Desconsiderando aqueles que já possuem dois tipos (e dificilmente terão um dos seus trocados, embora seja possível nas combinações “Normal/???” onde o primeiro pode ser mudado), restam mais de vinte criaturinhas – e isso que estamos contando apenas esse grupo como potenciais fadas! Decerto teremos muitos desta classificação na próxima geração, mas será que eles realmente serão capazes de bater de frente com os poderosos dragões? Muitos estão descrentes.

Eu não estou tão certo.

A queda dos dragões

Meu dragão favorito
tem fraqueza quádrupla
contra Fairy.
Sabem, é normal crer que os Fairy-types não serão páreo para os imponentes dragões, considerando seus poderosos status, mas a coisa mudou de figura ao revelarem a relação de Fairy com outros tipos: seus ataques são super eficazes contra Dragon, Dark e Fighting, mas não muito eficazes contra Fire (“Fogo”), Poison (“Venenoso”) e Steel. De maneira similar, as fadas recebem menos dano de ataques do tipo Fighting, Dark e Bug, enquanto recebem dano elevado de Poison e Steel. Para fechar o pacote, Fairy é o sexto tipo a receber total imunidade a ataques de um determinado tipo. Conseguem adivinhar qual é? Isso mesmo: Dragon.

Talvez essa parte não faça muito sentido para quem não joga competitivamente, mas uma das táticas mais utilizadas com Dragon-types no metajogo é o uso de Choice Itens (que aumentam o poder ofensivo ou a velocidade em troca de escolher um único ataque para ser usado) para aumentar a força já aterradora dos dragões. Agora, se o dragão oponente for identificado como usuário de Choice e está preso em um golpe do mesmo tipo, é possível colocar um Fairy-type em campo sem medo de ser atingido, ainda dando um turno gratuito para atacar ou se preparar para o oponente enquanto este recua o seu próprio Pokémon. A perda de ritmo em uma batalha pode ser crucial, e o tipo de coisa antes mais encarado pelos Ground-types (“Terrestres”) ao encarar oponentes Flying ou com a ability Levitate (que os torna imunes a ataques Ground) agora é um problema para qualquer dragão à solta.

Quem diria, um Marill (Water/Fairy)
detonando um Haxorus (Dragon).
Mas se vocês pensam que os Fairy-types chegaram apenas para ferrar com nossos reptilianos favoritos, podem ir se acalmando. Como o objetivo das fadas é tentar equilibrar mais o jogo, elas dão oportunidade para dois tipos até então pouco usados ofensivamente de entrarem no jogo: Steel e Poison. O último em especial possui poucos representantes realmente populares no meio competitivo, mas agora haverá uma brecha para que ambos entrem no jogo. Além disso, ainda não sabemos quais monstrinhos vão chegar agora na sexta geração, quem sabe não teremos novos Steel e Poison-types vindo por aí? Talvez até mesmo um lendário, como supus na parte anterior? Bem, mais três semanas, e aí descobrimos!

E fiquem com Geomancy, o ataque assinatura do primeiro lendário Fairy-type, Xerneas!
A introdução de Fairy-type foi realmente uma surpresa para toda a legião de fãs que acompanham a série Pokémon, e como todo grande choque, teve repercussão boa e ruim. E vocês leitores, o que acham desta adição? Foi uma boa ou preferiam como estava antes? O que esperam do cenário competitivo agora? Comentem!
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Realmente esses tipo Fairy farão uma grande diferença no jogo principalmente aquela nova tabela de vantagens..... vish 3 gifs vou passar a eternidade aqui O.o

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google