Perfil

Você acha que tem pavio curto? Então venha conhecer mais sobre o esquentadinho Bob-Omb (Mario)

Desde a invenção da pólvora, as bombas e, especialmente, as explosões provocadas por elas habitam não só os arsenais bélicos, mas també... (por Ok em 27/09/2013, via Nintendo Blast)


Desde a invenção da pólvora, as bombas e, especialmente, as explosões provocadas por elas habitam não só os arsenais bélicos, mas também o folclore e imaginário de todos. Você com certeza já fingiu que estava jogando uma bomba imaginária em algum amigo seu, não é mesmo? Bem, a bomba da qual falaremos no Perfil de hoje é um inimigo muito carismático e esquentado, que teve sua estreia em Super Mario Bros. 2 e vem aparecendo nos games do bigodudo desde então.

Apenas um brinquedo de corda?

Tão inofensivo...
Os Bob-Ombs possuem a aparência de uma pequena bombinha com olhos, pés e uma manivela nas costas, como se fosse um brinquedo de corda. Engana-se quem não percebe o potencial destrutivo da criaturinha. Embora seja um ser tão vivo quanto qualquer outro, o objetivo de um Bob-Omb é apenas um: se autodestruir, e levar consigo quantos encanadores conseguir.

Pode parecer a história de um homem-bomba contratado pelo terrorismo, mas a verdade é essa. Apesar disso, nem todas as criaturas desaparecem após explodir, como é o caso dos Bob-Ombs encontrados nos RPGs de Mario, especialmente os aliados do italiano, fazendo com que teorias pipoquem, como a que diz que nem todas as bombinhas são, de fato, seres vivos, mas sim réplicas mecânicas criadas por Bowser.
Super Mario Bros. 2 ou 3?
Dissemos que a primeira aparição de Bob-Omb nos games do encanador bigodudo foi em Super Mario Bros. 2. No entanto, a bomba que aparece neste game é um pouco diferente, sendo o único exemplar de toda a franquia a possuir braços, salvo os modelos especiais, como o Big Bob-Omb. Além disso, o nome japonês deste Bob-Omb é "Bobs", diferente do utilizado para os demais, "Bomhei". Apenas um erro de tradução ou um inimigo completamente diferente?
A criatura já teve uma série de aparências diversificadas, sendo a mais notável a de Super Mario Sunshine, no qual a bomba possui uma espécie de visor digital no lugar dos olhos, que muda para uma contagem regressiva quando está prestes a explodir. Neste mesmo jogo, a manivela do Bob-Omb aparece no topo de sua cabeça, ao invés das costas, e em alguns games a criatura nem ao menos tem a manivela.
Manivela do lado
Também houve uma aparição da carismática bombinha no filme de 1993, Super Mario Bros. Porém, ela foi caracterizada diferentemente de qualquer game em que tenha participado: sua manivela aparecia do lado do corpo. Na ocasião, o Rei Cogumelo, transmutado em uma forma de fungo, oferece um Bob-Omb a Mario e Luigi. Mais tarde, enquanto encarava o Rei Koopa, Mario saca do bolso o que ele pensava ser apenas um brinquedo, causando pânico e histeria por parte da população. Finalmente dando conta do poder que tinha nas mãos, o encanador dá corda na bomba e a coloca no chão. O Bob-Omb cai em um buraco, mas continua sua trajetória pela cidade até chegar exatamente embaixo de Koopa, quando finalmente explode.
Na maioria dos games, no entanto, o Bob-Omb aparece no formato explicitado no segundo parágrafo deste artigo, oscilando apenas nas suas cores, que tendem a variar entre o preto e o azul, mas também passeia pelo vermelho e o roxo, e até o rosa, no caso de Bombette. E, por falar em variações, o inimigo conta com sua própria versão celeste, o Para-Bomb, que nada mais é do que um Bob-Omb que cai do céu, amortecido por um paraquedas.

Como faz?

Embora o funcionamento dos Bob-Ombs possa variar de acordo com o game, na maioria ele simplesmente perambula de um lado para o outro esperando que um dos protagonistas pule sobre sua cabeça. Quando isso acontece, ele estagna no local onde está e, depois de alguns momentos, explode. Em alguns games, como Super Mario World, ele estagna e explode depois de um tempo, mesmo se não for acertado por um golpe.

Além disso, a pequena bombinha merece um destaque por ser um dos inimigos mais versáteis da história dos games de Mario, podendo ser utilizado como item em vários jogos. É o caso, por exemplo, da série Mario Kart, aparecendo como itens jogáveis que causam uma tremenda explosão. 

Na série Super Smash Bros., também, o Bob-Omb é um dos itens mais perigosos, tendo poder para jogar um lutador para fora da plataforma em um instante. Na franquia de luta, eles aparecem aleatoriamente, como qualquer outro item, e ficam parados, sentados no lugar, podendo ser agarrados pelos lutadores e jogados, explodindo no contato com qualquer obstáculo. Se isso não acontecer, depois de um tempo eles começam a andar de um lado para o outro, até que explodem. Se levarem um golpe, explodem da mesma forma.
Férias Frustradas em Hyrule
Saindo do Reino do Cogumelo, os Bob-Ombs também já fizeram aparições especiais em uma outra franquia da Nintendo: The Legend of Zelda. Eles aparecem em alguns jogos, tais como Link's Awakening e The Minish Cap, onde começam a andar depois de serem acertados por um golpe de espada do alfacinho. Se Link os atacar pela segunda vez, eles param de andar e explodem. Viu só, Pedra? Não é só você que sofre!
De certa forma, Bob-Omb pode ser considerado como o inimigo que nasceu para explodir. Ele faz ainda aparições em outros games, como a série Mario Party, especialmente em mini-games, onde ele simplesmente explode. Você já perdeu as contas de quantas vezes o verbo "explodir" foi inserido neste texto? Nós também, leitor. Então vamos parar por aqui, antes que seus comentários também... explodam.

Jogos em que participou

Quase todos da série principal de Mario, a partir de Super Mario Bros. 2, e na maioria dos spin-offs, como Mario Kart e Mario Party, além, é claro, dos RPGs da franquia.

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google