Pokémon Blast

Se você é um treinador Pokémon, você pode entender a utilidade do 2DS

Semanas atrás, tirando algumas duvidas sobre o lançamento de Pokémon X & Y, falamos brevemente da escolha entre o 3DS comum e o 3DS XL... (por Unknown em 08/10/2013, via Nintendo Blast)

Semanas atrás, tirando algumas duvidas sobre o lançamento de Pokémon X & Y, falamos brevemente da escolha entre o 3DS comum e o 3DS XL. Tivemos algumas sugestões e dicas não apenas na matéria, mas também nos comentários com auxilio dos leitores. E muitos sentiram falta do recém-divulgado 2DS, o filho polêmico da família 3DS. E hoje é sobre ele e sua utilidade para quem quer jogar Pokémon X & Y que falaremos.


É um portátil 3D, só que sem o 3D!


Recentemente, quando o polêmico 2DS foi anunciado, o maior paradoxo que os consumidores viram foi um portátil 3D ter como principal característica... não ter o 3D. Falando assim, chega a parecer uma brincadeira, uma piada, tanto que algumas pessoas duvidaram do anuncio oficial. A confusão maior se encontra nas lojas, onde vendedores leigos apresentam o Wii U como um novo modelo do Wii, e o 2DS como um novo portátil. Esses aí devem estar esperando jogos de 2DS até hoje.

Se você costuma ler o Nintendo Blast, provavelmente não passou nem perto de entender isso errado: o 2DS é um novo modelo do 3DS, mas sem o 3D. Por mais absurdo que isso possa soar. Sabemos que o 2DS é mais barato que o 3DS até mesmo aqui no Brasil. Se em uma conversão direta o preço por aqui seria algo perto de R$300, podemos chutar por volta de R$500 encontrando normalmente em lojas. E mesmo estando bem acima do preço norte-americano, ainda é mais em conta que a maioria dos 3DS no mercado nacional. Mas não é sobre como é o portátil que falaremos aqui hoje.

Um pouco mais que Pokémon Stadium

Pokémon Stadium lançado há pouco mais de dez anos para Nintendo 64, iniciou a ansiedade entre os treinadores sobre a possibilidade de ver seus Pokémon no ambiente 3D. Tivemos uma tentativa mais ousada com Pokémon Colosseum no GameCube, no qual você podia até mesmo começar uma aventura com seu Pokémon inicial. Agora, com Pokémon X & Y, aquele ambiente 3D de Stadium chegou aos portáteis. Claro que a tecnologia de hoje é muito superior aos recursos da época do Nintendo 64, e esse jogo tem uma aventura muito mais proveitosa do que nossa experiência no GameCube. Então, por qual razão colocaríamos ele em um portátil sem 3D?

O visual tridimensional de Pokémon Stadium e outros jogos de Pokémon para consoles de mesa, está presente em X/Y. Como o jogo ainda não foi lançado, temos acesso apenas a fotos e vídeos, e apesar de vocês não verem o 3D, já podem gostar da ambientação. Mas esse pode ser exatamente o jogo. Sim, a mesma coisa que vemos em vídeos e imagens, sem o efeito 3D. O efeito 3D em Pokémon X & Y se resume ao momento de batalha. Fora de batalhas, é apenas um jogo em um ambiente tridimensional, mas sem o efeito 3D.

Além do efeito 3D existir apenas durante os momentos de batalha, ainda há uma queda nos quadros por segundo (frame rate). Em Donkey Kong Country Returns no Wii, temos o jogo em 60 frames per second. Enquanto na versão do 3DS, isso cai pela metade, justamente para aplicar o efeito 3D. Ainda é um bom jogo, pois o frame rate é estável. Em Pokémon X/Y, li reclamações sobre esse frame rate caindo para um digíto, voltando para uma boa taxa, caindo de novo.

Eu sei que vocês podem fazer melhor, Game Freak

Particularmente, eu me incomodo um pouco com a franquia Pokémon não usar o potencial de seu portátil. Em Pokémon Diamond & Pearl, os primeiros jogos lançados para Nintendo DS, o uso do touchscreen é praticamente inexistente. E vocês podem falar "Ah, mas nós usamos para selecionar os ataques" - pelo menos isso! Mas em HeartGold & SoulSilver nós podemos viver uma experiência que seria vivida apenas no portátil de duas telas da Big N. Um detalhe simples, como os Running Shoes na tela inferior, não foi mais visto na franquia (tal como a possibilidade de andar com Pokémon fora da Pokéball, mas isso é outro assunto). O limite, pra mim, foi Black & White. O que tenho a dizer de mal do jogo? Nada. Exatamente, o jogo é incrível. Se o Nintendo DS tinha potencial para criar um jogo com sprites animados durante todo o combate, por qual motivo Diamond & Pearl são parados? E ao menos colocar sprites animados em Diamond & Pearl não me parece algo difícil, pois Crystal no Game Boy Color teve isso (e eu não entendi por que Ruby & Sapphire não tiveram).

Luigi's Mansion: Dark Moon, lançado no começo do ano, usava muito bem o efeito 3D. Super Mario Land 3D eu nem preciso falar. The Legend of Zelda sempre busca usar ao máximo o potencial daquela geração. Pokémon, assim como os exemplos citados, é uma franquia de peso da Nintendo. Por qual razão eu não vejo isso nos jogos Pokémon? Um Diamond & Pearl usando touchscreen como HeartGold & SoulSilver e com sprites animados como Black & White. Um Pokémon X & Y usando o efeito 3D como Luigi's Mansion e outros jogos da Nintendo? Talvez "Pokémon Z" (ou qual nome receber) seja todo em 3D e esse seja o destaque dele. O que é uma grande piada: um jogo se gabar por realmente usar o 3D em um portátil que tem isso como principal função. Deveria ser o básico.
O Nintendo 2DS será lançado oficialmente no dia 12 de outubro, o mesmo dia no qual os novos jogos da franquia Pokémon serão lançados. Como já disse, Pokémon X & Y tem 3D apenas durante os momentos de batalha, e não melhora tanto a experiência. Se você tem um DS e comprará o 3DS apenas para jogar Pokémon, comprar o 2DS não parece uma má ideia. Ele é mais barato e abre mão daquela função que Pokémon não faz tanto uso, infelizmente.

Ask Me-owth

Boa noite. Ou bom dia. Ou boa tarde, dependendo de quando vocês estão lendo isso. O que vocês têm feito? Jogando muito Animal Crossing? Minha vila deve estar morrendo, tenho entrado lá eventualmente. A maioria do meu tempo com jogos tem se direcionado ao League of Legends, pois sei que não existirá vida depois desse fim de semana com o lançamento de Pokémon X & Y. Aliás, vocês sabem que a Gaming do Brasil está organizando um evento de lançamento dos novos jogos? Vamos lá, a entrada é franca, e vocês ainda podem participar de torneios de Pokémon no DS (Black, White, Black 2, White 2) e Trading Card Game.

Hoje é dia de responder perguntas! Como prometido, faremos isso todo começo de mês. Então, hoje teremos o feedback da matéria sobre o Flareon e dúvidas sobre X/Y. E se você não teve sua pergunta abordada aqui, devo dizer que eu busco "?" pelos comentários para encontrar perguntas. Se sua pergunta não tem interrogação, provavelmente não é uma pergunta, não é mesmo? Vamos lá.

Sylveon está chegando, mas e o Flareon? Como fica, Game Freak?

Muitos aqui falaram sobre como o Flareon pode ser usado dessa maneira ou daquela maneira. Mas ei, usar Toxic Orb para “combar” com Guts e então usar Facade? Gente, isso não tem STAB, não é... como posso dizer? Um recurso exclusivo do Flareon. Muitos Pokémon são capazes de realizar isso, e até com melhor desempenho, como Ursaring que aprende Swords Dance e tem STAB no Facade. Por essa razão, nem considerei esse tipo de estratégia. Mas fico muito feliz por ver que vocês amam o Flareon. E não entendam mal: eu também. Talvez não tanto quanto o Rafael de Andrade citado na matéria, mas eu realmente gostaria que ele fosse melhor aproveitado em Kalos.

Renan Valadão: Peraí, como vc escolheu evoluir eu Eevee para Vaporeon porque gosta de azul se as versões Red/Blue são monocromáticas? haha

Sheen: Que menino sagaz, você. Mas bem, você tem quantos anos mesmo? Talvez 15, ou 19. Não sei se você é tão novo, mas deve ter idade suficiente para ter jogado esses jogos no Game Boy Color ou até mesmo pode ter usado emulador. E em ambos os casos deve ter visto que Vaporeon é azulado. Isso é apenas confirmando a resposta óbvia que nosso caro leitor Erik Schroeder deu. E as versões Red/Blue não são monocromáticas: se fossem, não teriam cores no Game Boy Color. O primeiro Game Boy que não tinha capacidade de reproduzir com precisão essas cores, mesmo que elas estivessem ali, programadas, mas o Game Boy Color podia ler e reproduzir perfeitamente as cores (mesmo que Red/Blue tenha uma paleta de cores muito simples e com pouca variação). Espero ter sanado sua dúvida.

Marcelino Castiglioni: Sheen, explica pra gente a questão dos níveis do status poison? E qual é o melhor local para saber o quanto, em números e porcentagens, as abilities e ataques com efeitos secundários afetam um pokémon? Por exemplo, ao que posso recorrer para saber quantos por cento a abilitie overgrow aumenta de um ataque planta?

Sheen: Hm. Castiglioni, logo vamos começar matérias sobre o cenário competitivo de Pokémon e essas questões serão abordadas. Estamos apenas esperando o lançamento de Pokémon X & Y e conhecer as novas mecânicas, pois se abordarmos algo assim agora, pode ser que fique datado daqui um mês. Por exemplo, o sistema de resistências e fraquezas dos Pokémon foi completamente reformulado para adição do fairy-type. As abilities, por sua vez, também receberam algumas modificações (como aconteceu quando Black & White foram lançadas). Então, vamos esperar até o mês que vem? Terá guia com todas as abilities (atualizadas) e tutoriais sobre a mecânica de Pokémon lá do básico: até quem nunca jogou Pokémon entenderá como batalhar até a parte mais complexa.

Eduardo Inoue: Eevee em japones nao seria "Iibui" (イーブイ) ? Basicamente, a maneira de se pronunciar Eevee. Lembrando que o "bu", como era comum no idioma japones, foi usado para imitar o som da letra "V". De uns anos pra ca isso mudou (na Lingua Japonesa, mas nao em Pokemon): ja usam o "U" com "tenten" (dois tracinhos acima da letra) seguido de um "I" pequeno, ou seja "ヴィ". Se resolvessem modernizar o nome do Eevee no Japao, seria entao イーヴィー. :D

Sheen: Ei, ei, ei! Você está extremamente correto! Temos uma errata aqui. Eu coloquei uma forma de escrever ao modo ocidental, mas pro oriental pronunciar o nome do Eevee, eles realmente não têm esse fonema. Olha que grande vacilo meu, não? Mereço uma punição, você pode escolher, desde que não envolva sexo!

Dúvidas sobre Pokémon X & Y? O Nintendo Blast ajuda!

Por que não falei sobre o 2DS? É sério, ele também é uma opção, e uma das melhores, como pudemos ver hoje. Eu estava esperando ele ser lançado para poder falar melhor sobre ele, mas acredito que já temos informações suficientes.

José Franco: Faltou tirar as dúvidas do Pokémon Bank... Ele não vai aceitar pokémon hackeado, certo? E se eu sem querer pegar um poké hackeado pelo GTS? Todo o meu save do Black/White/B2/W2 será perdido e nem os pokés que eu peguei honestamente poderão ser transferidos? E quanto aos que serão bloqueados? Não-legitimos porém legais, serão aceitos, tal qual são aceitos em campeonatos? Fica a dúvida!

Sheen: Uou, temos muitas duvidas aqui. Sobre Pokémon hackeado, creio que apenas ele será afetado. É como funciona nos jogos Pokémon do console de mesa (Pokémon Stadium, Colosseum, Battle Revolution). Se você tem um Pokémon ilegal, ele é barrado, mas basta removê-lo de seu time ou jogo e você poderá jogar. Ele deve avisar qual é o Pokémon que está com problema. Sobre os "não-legítimos, porém legais", eu não sei como funcionará. A Nintendo deu a entender que também serão bloqueados tendo como base sua origem (como um código gerado quando ele é capturado no jogo, esse valor é oculto), mas não sei se podemos confiar tanto nisso. E se vale a informação, recentemente eles divulgaram que poderemos transferir um limite de 3000 Pokémon. Se você tem menos que isso e não usa modificadores de jogo, duvido que tenha problemas com o Pokémon Bank.

Jonathan Alis: tenho duvidas sobre as mega evolucoes. só pode uma por time? quando posso ativar? se retorno o pokemon mega evoluido, e volto ele a campo ele volta megaevoluido? o item que faz eles megaevoluirem é de se segurar? ao mega evoluir um poke eu gasto o turno, ou ele ainda pode atacar no mesmo turno que megaevoluiu? vlw

Sheen: Sim, até onde fomos informados, há uma restrição de uma por equipe. Poderemos ativá-las durante nosso turno de ataque, a opção está no menu de ataque (e não gasta o turno de ataque). Sobre retornar o Pokémon, e quando voltar para arena ele continuar mega, isso não foi confirmado, mas arrisco dizer que não, Alis. A Mega Evolution funciona como um "efeito", uma transformação temporária (chuto dizer que dure uns cinco turnos). Assim sendo, acredito que quando você retornar o seu Pokémon, ele volta ao normal. Sim, o item que faz eles evoluírem, a Mega Stone, é exclusiva para cada Pokémon e alguns deles têm mais de uma opção. E como disse antes, não gasta turno de atacar se evoluir, isso foi confirmado na demo pouco tempo atrás.

Raphael Augusto: Eu tenho uma dúvida: será que o inicial de Kanto vai estar disponível desde o início? Porque se a resposta for sim, já começaremos o jogo com três iniciais: algum de Kalos, algum de Kanto e o Torchic do evento...

Sheen: Pelo que sabemos até agora, Augusto, os iniciais de Kanto são obtidos pouco depois do primeiro ginásio, mas seus Pokémon devem estar por volta do nível 15, então não é muita diferença.

Gabriel Carvalho: Tem como comprar a meia noite na e-shop??

Sheen: Certamente, Gabriel. É assim que deve funcionar.

Pepe Silveira: Tenho uma duvida sobre o sistema anti shet com bank. Já fiz trocas com o pokemons com 3ds nos eventos que envolvia jogos e animes mas, tem pessoas que já usava um flash card para trocar pokemons nos originais. Ai o pokemon sem ser de outra cor, não tem um tipo de ataque que não esta dentro da lista pra quele tipo e sem alterações em pontos de ataque, defesa, sp ataque etc, porem, foi tirado de um flesh cart. pode ser banido pelo bank quando for transporta para nova geração?

Sheen: Talvez, Pepe. A Nintendo quer dizer que "sim", mas nós, honestamente, conhecendo o que conhecemos da Nintendo, dá pra imaginar que não será assim. Em minha opinião (veja bem, minha opinião), Pokémon que não têm atributos fora do comum ou golpes impossíveis, não teriam problema em passar. Há quem chore por "mas é hackeado, não vale, eu passei horas chocando ovos", mas isso é basicamente choro (minha opinião). Eu passo horas chocando ovos, pego bons IVs, participo de torneios, jogo contra caras que usam Pokémon "feitos" e venço. E sem muita dificuldade. Não significa que eu seja incrível, o super-treinador, não é isso. É que habilidade e experiência de jogo não podem ser feitas no Flash Card. Então, se você joga mesmo Pokémon, sua chance de vencer treinadores assim é muito alta.

Bem, vamos ficar por aqui. Semana que vem teremos respostas sobre a matéria dos ginásios de Johto e os vários finais de Pokémon. Smell ya later!

Curiosidade da semana

Nos jogos Pokémon é possível encontrar muitas referências à cultura pop e memes. Muitas dessas referências passam despercebidas por quem não conhece a piada, mas elas estão lá. Desde nomes de treinadores e seus Pokémon utilizados, até reação de NPCs. Essas piadinhas muitas vezes são sugeridas por Nob Ogasawara, que já traduziu muitos dos títulos da franquia. Ogasawara é membro do fórum Something Awful, onde usa o username Douglas Dinsdale. Foi ele quem deu o nome ocidental para  Hoppip, Skiploom e Jumpluff, além de sugerir "Phantomb" para Spiritomb. Bem, essa última sugestão dele não deu certo.


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google