Mario Bits

Laços de família: a estranha relação entre Bowser, Bowser Jr, os Koopalings e a Princesa Peach

Você conhece a história: encanador se apaixona pela princesa, lagarto gigante sequestra a princesa, encanador derrota o lagarto gigante. É... (por Thomas Schulze em 11/11/2013, via Nintendo Blast)

Você conhece a história: encanador se apaixona pela princesa, lagarto gigante sequestra a princesa, encanador derrota o lagarto gigante. É a trama mais clássica dos videogames, algo tão simples quanto genial e uma fórmula que fez jogadores de todo o mundo se apaixonarem pelos videogames da Nintendo.

Mas e se não estivermos vendo o quadro completo? E se na verdade a princesa quisesse ser raptada e o encanador estivesse destroçando o que poderia ser um lar muito feliz? O Mario Bits de hoje trará muitas intrigas e graves revelações, então “para para para” tudo que você estiver fazendo e leia o Mario Bits mais polêmico de todos os tempos!
"Esta família é muito unida e também muito ouriçada"

Bowser Jr. joga tudo no ventilador

Todo jogador de Super Mario sabe que a nossa querida Peach foi… como podemos dizer isso delicadamente? Bom, ela foi um tanto... “sequestrada demais”, quase como se estivesse intencionalmente facilitando o seu próprio rapto.

Estranhamente, ao longo dessas escapadas algumas crianças começaram a aparecer pelo castelo de Bowser e em pouco tempo a fofoca começou a circular pelo Reino do Cogumelo. Por que a princesa ficava mais tempo no castelo de Bowser que em seu próprio castelo? Seria Mario o maior “friendzoner“ dos videogames, um simples ombro amigo platonicamente apaixonado pela princesa que queria mesmo era ficar com Bowser? Existiriam forças maiores impedindo a verdade de vir à tona?

Após muitos anos de suspeitas silenciosas, os rumores mais maldosos se tornaram públicos em Super Mario Sunshine. Coincidência ou não, esse foi o primeiro e único jogo da série a contar com diálogos, e depois que Bowser Jr. veio a público com uma verdade bem inconveniente, a lei do silêncio voltou a imperar no Reino do Cogumelo.

Mas o que o pobre lagartinho poderia ter dito de tão grave a ponto de nunca mais terem gravado diálogos na série Super Mario? Confira seu chocante depoimento:

Agora sim tudo faz sentido! Todas as escapadas, raptos e crianças aparecendo por aí de repente se encaixaram em apenas duas palavras: “Mama Peach”. Enquanto parte do povo defendia cegamente sua Princesa regente, outra parcela exigia testes de DNA e respostas. Entre muitas informações contraditórias e meias verdades, tivemos que mergulhar fundo no universo de Super Mario para encontrar a verdade.

As coisas se complicam

Até o lançamento de Super Mario Sunshine, mesmo sem um pronunciamento oficial, era fácil afirmar que os sete Koopalings são filhos de Bowser. Afinal, quando os Koopalings surgiram no clássico Super Mario Bros. 3, todos presumimos que os pestinha eram filhos do Rei Bowser, e a Nintendo não se preocupou nem um pouco em desmentir esse raciocínio.

Pelo contrário: produtos derivados como a série animada e os quadrinhos do encanador mostravam os Koopalings habitando o mesmo teto que Bowser e recebendo o tratamento de filhos, se comportando como tal e batalhando pela atenção e carinho do rei dos Koopas. E não podemos nos esquecer da caixa americana de Yoshi’s Safari, que os chamava de “filhos de Bowser”, eliminando qualquer traço de dúvida que poderíamos ter. Mas conforme os anos passaram os Koopalings acabaram perdendo espaço, e o que parecia certo acabou se tornando questionável.


A Big N trabalhava no inovador Nintendo 64 e, no processo de transição para o universo 3D, muitos personagens acabaram perdendo o espaço. Até mesmo o pobre Luigi ficou de fora de Super Mario 64. O problema é que, diferente do “Mario verde”, os Koopalings não tinham séries como Mario Kart para nos lembrar de sua existência e mantê-los relevantes. Assim, levou nove longos anos até que os personagens recebessem uma nova oportunidade de atuar como vilões, o que só ocorreu em New Super Mario Bros. Wii.

"E juntos dominaremos a
galáxia como pai e filho"
Até aí, nada demais. O problema é que nesse meio tempo, para surpresa geral dos jogadores, Super Mario Sunshine revelou que Bowser tinha um novo filho. Pior ainda, canonicamente Bowser Jr. sequer podia ser considerado um Koopaling, o que o distanciava de seus “irmãos mais velhos”, o que o tornava filho único do rei dos Koopas.

Tal novidade mexeu profundamente com a árvore genealógica de Bowser, o que podia ser facilmente notado no manual de Super Mario Advance 4, que já chamava os sete Koopalings de subalternos de Bowser, e não mais de filhos. No Japão e na Europa o mesmo tratamento foi utilizado no material promocional de New Super Mario Bros. 2, afastando qualquer possibilidade dos Koopalings serem parentes de Bowser Jr..

No fim do dia, todos trabalham juntos para
infernizar os irmãos Mario...

Inocentando Peach

Depois de tudo isso, já não há mais dúvidas de que Bowser Jr. é o primeiro e único filho de Bowser, mas como as pessoas amam teorias da conspiração, o debate sobre a verdadeira relação entre Bowser, Peach, Bowser Jr. e os Koopalings ainda alimenta muitos fóruns de discussão mundo afora.

Na vã esperança de resolver a questão, Shigeru Miyamoto, em uma entrevista à Game Informer, afirmou que “em nossa história atual os sete Koopalings não são filhos do Bowser. O único filho do Bowser é Bowser Jr., e não sabemos quem é sua mãe”.

Ou então podemos apenas lembrar
que Bowser já foi cinza e
pararmos de ligar para a
continuidade e a lógica
É muito bom termos uma resposta oficial em mãos, mas o problema é que ela gera mais perguntas ainda. Se os Koopalings não são filhos de Bowser, de onde eles vieram? Bowser seria na verdade uma criatura bondosa que resolveu adotar sete lagartinhos e tratá-los como se fossem seus próprios filhos? Quem é a mãe de todas essas criaturas (se é que há uma mãe)? Teriam todos nascido de algum feitiço de Kamek, ou será que a Princesa Peach usou as moedas do Reino do Cogumelo para subornar a imprensa e limpar seu nome? Acho que essa é uma pergunta que nem a nossa coluna Blast Files conseguiria responder… O que você acha? Qual a verdade nessa história toda?


Revisão: José Carlos Alves
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Foi só eu que percebi que a segunda imagem mostra 3 koopalings não existentes?

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim... E só relembrando que os koopalings não são realmente filhos de Bowser... Isso já foi explicado pela própria Nintendo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google