Pokémon Blast

Competitivo 101: Quando chegam os reforços; os Pokémon de suporte no combate!

Aprenda sobre o funcionamento de Clerics, Supporters e Spinners e quando utilizá-los no cenário competitivo de Pokémon!

E cá estamos em mais uma aula do Competitivo 101, que vem ensinando, semanalmente, sobre como entrar no mundo competitivo de Pokémon. Como vão vocês, meus alunos? Têm conseguido aplicar com sucesso os ensinamentos das aulas anteriores? Já conseguem criar seus Sweepers, Tanks, Leads, Walls e afins? Espero que sim, pois agora só faltam quatro papéis importantes a serem abordados, e três deles falaremos hoje. É hora de entender que nenhum trabalho pode resultar em êxito quando se age sozinho, e que às vezes os seus atacantes vão precisar de reforços.

Equipe de resgate

Como vocês já devem saber, a regra básica de uma batalha Pokémon nos diz que devemos reduzir o HP dos oponentes a zero, e assim nocauteá-los. Consequentemente, é fácil deduzir que o objetivo do seu time deve ser não somente extinguir o HP adversário, mas também evitar que ele reduza o seu. Como os Sweepers não costumam ter formas consistentes de recuperação, diferente dos Pokémon Walls e de alguns Tanks, não há muito o que ser feito quando eles recebem ataques, e rapidamente a sua equipe ofensiva vai acabar perdendo seus artilheiros. Tendo em vista isso, nasceram duas funções extras que os Pokémon podem ter: a de recuperar o dano causado e a de reduzir o dano que ainda está por vir.

Para recuperar sua equipe de danos já causados, existem os Clerics, Pokémon especialistas em regeneração e cura. Estes Pokémon não costumam ser capazes de causar muito dano por si só, mas seu charme está em golpes que atingem a sua própria equipe, de modo a nulificar danos e status negativos. Golpes como Wish, Heal Bell e Aromatherapy são essenciais em um Cleric, pois maximizam a durabilidade de seus atacantes.
Mantendo a chama acesa: os golpes que os Clerics costumam usar são conhecidos por serem alguns dos poucos que podem afetar seus Pokémon que não estão em campo. Heal Bell e Aromatherapy curam todos os Pokémon do time que estejam com status negativos, e Wish é um movimento de recuperação em dois turnos: no primeiro, o "desejo" é feito, e no segundo, ele é realizado, recuperando o HP do alvo em 50% do equivalente ao HP do usuário. Logo, se você usar Wish com uma Chansey e, logo em seguida, trocar para um Scizor, o Scizor irá recuperar o equivalente a 50% do HP da Chansey!
Agora, se o seu objetivo é estender a permanência de seus atacantes sem usar recuperação, você pode recorrer a um Supporter. Estes Pokémon têm a capacidade de usar movimentos que melhoram a resistência de seus parceiros, assim como têm acesso a muitos ataques que causam status negativos em seus oponentes. Desta maneira, os Supporters fazem todo o possível para que o ataque de sua ofensiva seja implacável e sem resistências.
Levantem os campos de força: dois dos golpes mais usados pelos Supporters são Reflect e Light Screen, ambos pela sua plena capacidade de reduzir o dano recebido dos oponentes pela metade. Enquanto Reflect corta em 50% a eficácia de golpes físicos usados pelo adversário, Light Screen faz o mesmo com golpes especiais. Ambas as barreiras duram por cinco turnos em campo, a não ser que o usuário esteja segurando o item Light Clay, que estende a duração para oito turnos. Contudo, Vale ressaltar que o golpe Brick Break consegue quebrar estas barreiras, e que Defog também as remove de campo!
Pela falta de potencial ofensivo, Supporters costumam recair para uma classe de Pokémon que aplicam dano indireto, então podem carregar Toxic em seu arsenal. Thunder Wave é viável também, para reduzir a periculosidade dos oponentes, e, caso tenha acesso, com o golpe Will-o-Wisp você pode acabar com o avanço de um atacante físico. Embora não sejam muito populares por esta função, Supporters são excelentes usuários de golpes de alteração espacial, como Trick Room e Gravity, que deixam seus parceiros com mais espaço para realizar movimentos ofensivos.

Mas claro, alguns
Supporters podem ser
rápidos, como Espeon.
Tanto os Clerics como os Supporters costumam ter seus EVs focados em HP e em suas defesas. Os pontos de atributo são distribuídos de acordo com os base stats do Pokémon, de modo a otimizar a defesa geral ou a se focar em um determinado tipo de ofensiva, física ou especial. De qualquer maneira, ambos precisam ser capazes de aguentar pancadas para poder ajudar seus companheiros. Ah, e vale lembrar que é recomendado que os membros destas classes tenham um único movimento ofensivo, para evitar que eles não sejam inutilizados pelo movimento Taunt!

Quanto a Nature, vale a pena você priorizar as defensivas e que reduzam um stat ofensivo não usado pelo seu Pokémon, como é o caso da Bold/Calm e da Impish/Careful (recomendadas para atacantes especiais e físicos, respectivamente). Caso esteja usando um Supporter com Trick Room, você pode optar por Natures que aumentem as defesas em troca de Speed, como Relaxed e Sassy, assim garantindo a lentidão necessária para ser o mais rápido quando Trick Room estiver ativa!

Mas, claro, esse não é todo o suporte que o seu time pode precisar. Ainda que esses dois tipos sejam plenamente capazes de dar um reforço grande para times tanto ofensivos como defensivos, nada pode impedir o dano indireto que o oponente pode causar por Entry Hazards, e nada pode impedir que ele abuse das mesmas chances para acionar suas próprias medidas defensivas. Mas é aí que entram os últimos membros da equipe de reforços.

Limpando a arena

Embora possuam um nome não muito apropriado, visando as mudanças que ocorreram nesta geração, terei de chamar esses últimos Pokémon de Spinners, pela falta de um nome melhor. Pessoalmente, eu adoraria chamá-los de “DeSpinners”, ou de “FogSpinners”, da mesma forma que foi elaborado o nome “Phazers”, mas, no fim, o nome não importa muito. O que importa mesmo é o que estes Pokémon podem fazer pelo seu time.

Os Spinners têm a capacidade de limpar a sua arena de Entry Hazards através do movimento Rapid Spin. Quando este golpe for utilizado, não importa se o oponente colocou três camadas de Spikes, duas de Toxic Spikes, Sticky Web e Stealth Rock, todas elas são removidas da arena instantaneamente. Este ataque ainda é capaz de livrar o usuário do efeito de Leech Seed e do efeito de golpes que causam dano residual e prendem o Pokémon no campo (como Infestation e Magma Storm).

O motivo pelo qual eu digo que o nome é inapropriado deve-se ao fato de que o movimento Defog recebeu um aumento de potência nessa geração. Enquanto antes ele apenas retirava o efeito de névoa (presente apenas na aventura dos jogos da quarta geração) e reduzia a evasiva do adversário em um estágio, agora o movimento é capaz de, também, retirar todos os Entry Hazards da arena − seus e do oponente −, além de ainda remover Reflect e Light Screen de possíveis Supporters do inimigo.

Dito isso, fica a questão: é preciso mesmo ter um Spinner? Para começar, é importante pensar no metagame que você irá jogar. Se a disputa for em Singles 6x6, é muito recomendado carregar um destes. Se for em Doubles, Triples ou Rotation, dificilmente você vai achar um oponente que use Entry Hazards. Mas, nestes casos, um Defoger pode (ênfase em “pode”) ser útil para nulificar Reflect e Light Screen, na ausência de Brick Break. O mesmo vale para Singles em 3x3, pois não compensa ficar trocando Pokémon neste cenário.

Agora, se você vai para o Singles 6x6, então está na hora de considerar usar um Spinner ou um Defoger, a não ser que a sua equipe não veja problemas com os Entry Hazards mais comuns (em geral, Stealth Rock e Sticky Web). Para saber se a sua equipe teria ou não problemas, basta verificar seus tipos e velocidades; se seus Pokémon não precisam de velocidade para atacar antes ou se simplesmente atacam depois, ou, até mesmo, se eles são imunes ao efeito (como no caso de Flying-types e Levitates), Sticky Web não é um problema. Se os tipos deles resistem ao Rock-type, e você não usa Focus Sash ou Sturdy, Stealth Rock não será uma ameaça.
Nunca caia em um só golpe: um dos principais usos para Stealth Rock não é voltado para causar danos sérios no oponente (embora isso seja bom), mas sim para evitar que o oponente possa acionar o item Focus Sash ou a habilidade Sturdy. O efeito de ambos impede que o usuário seja derrubado com um só golpe se o seu HP estiver cheio, o fazendo resistir com 1 de HP. O ponto principal disto? É preciso estar com o HP cheio. Por isso Stealth Rock é usado, pois ele afeta mesmo Pokémon que voam ou levitam, assim “quebrando” suas Sashes e Sturdies!
Com isso chegamos à questão final: quando usar Rapid Spin ou Defog? Embora existam muitas diferenças entre os dois, a principal delas, e mais decisiva, é que Rapid Spin só nulifica os Entry Hazards que o inimigo usou, enquanto Defog nulifica os de ambos. Neste caso, o que vai decidir tudo é se você gosta de recorrer a este recurso ou não. Se você usa seus próprios Entry Hazards, opte por Rapid Spin, se não usa, Defog pode ser mais viável.

Scizor é capaz de usar Defog!
É difícil falar sobre os EVs ou sobre a Nature destes Pokémon, pois, basicamente, eles podem ser de qualquer outra função do jogo. Por exemplo, Mandibuzz aprende Defog, mas ela é uma Wall, portanto, vai seguir a estrutura das Walls. Donphan aprende Rapid Spin, mas vai seguir a estrutura dos Tanks. Logo, isso é algo muito pessoal. E o que define se o seu Pokémon entra ou não nessa categoria é justamente se ele usa ou não o ataque característico dela.

Com isto, concluímos a parte de reforços que o seu time pode precisar. Com uma boa entrada em campo, uma ofensiva equilibrada, uma boa resistência e com o reforço adequado, seu time tem tudo para encarar qualquer tipo de situação. Agora, só falta estar pronto para o que os oponentes forem usar. Mas isso é assunto para outra aula…

E isso sim é um giro rápido.

Ask Me-owth

E vamos para mais uma sessão de perguntas! Primeiramente, eu gostaria de dizer ao Alessandro Guarita que sim, estou sempre atento ao feedback de vocês, mesmo que eu não tenha lhe citado no Ask Me-owth anterior (justamente por não ser uma pergunta), sempre leio todos os comentários, e agradeço pelas críticas e elogios! Eu também gostaria de ressaltar que neste domingo (23/02) vocês poderão testar um pouco do que aprenderam no StreetBlast Battle, com a parceria da LOPLiga Organizada Pokémon. Além disso, estarei presente no evento de São Paulo, caso queiram tirar dúvidas pessoalmente, ou apenas queiram jogar uma partida de treino. Estarei com um time experimental, e todo treino é bem vindo!

Agora, vamos para as perguntas.
eu falo um monte aqui deve até ser chato, mas tenho uma duvida impertinente, por que os normal-flying types são tão frágeis? pidgeot, swellow, noctowl, braviary, eles oferecem pouco uso ao meu ver embora goste muito dos 4 :p
— Marco Oliveira
Então, Marco, por mais que as aulas sobre tipos, do Professor Sheen, provavelmente respondessem essa pergunta eventualmente, eu não poderia deixar uma dúvida não respondida. A resposta para a fragilidade destes Pokémon está em uma combinação de tipos que não agrega resistências um para o outro, e sim fraquezas. Enquanto imunidade ao tipo Ghost pode ser bem útil, perder a resistência para Fighting é muito desagradável para um Flying.

Todavia, isso não impede você de usar esses quatro. Pidgeot pode ter stats muito equilibrados, mas, justamente por isso, ele é um bom usuário de Choice Band − ainda mais com acesso a golpes como Pursuit e U-Turn. Swellow pode alcançar níveis altíssimos de Attack, graças à sua habilidade Guts, o que combina bem com Facade (e com STAB!). Noctowl é mais orientado defensivamente, o que dá a ele a chance de atuar como Defogger ou como Supporter. Braviary, em especial, é um monstro ofensivo, que só tem seu potencial reduzido por sua velocidade, mas que é compensado com um ganho em resistência geral. Com um Choice Scarf, e sabendo a hora certa de colocar ele em campo para tirar proveito de suas habilidades, você fará dele um atacante assustador!
seria que poderia disponibilizar sugestóes de formações ofensivas e defensivas e hibridas, pois queria saber qual tipo de pokemon(função nesse caso como swepper tank e etc) e melhor combinado para defesa ataque e hibrido, li todos os competitivos 101, mas ainda fiquei confuso e esse tuto me ajudou mto no meu planejamento.
— Joelton Junior
Eu não posso dar muitos detalhes, para não estragar a surpresa, mas posso afirmar que isso já está no planejamento de aulas, Joelton! Peço apenas um pouco mais de paciência e em breve falaremos mais sobre planos de jogo e estruturas básicas de um time!
Só uma dúvida existe algum Pokémon tipo normal Trapper?Ou pelo menos algum que quebre o galho?
— Murilo Santana
Existe sim, Murilo! Normal-types costumam conseguir entrar tranquilamente na frente de alguns Ghost-types. Basta saber a hora certa de colocá-los em campo, ainda mais se o seu Normal tiver uma razoável resistência no lado especial. Nisso, o instinto do oponente pode ser de trocar, mas ele será pego de surpresa pelo poderoso Pursuit, com poder dobrado, graças à tentativa de fuga. Quem pode fazer isso? Snorlax e - pasme - Slaking. Ambos possuem stats ofensivos muito bons e uma resistência geral excelente para se aproveitar das tentativas de fuga dos seus oponentes. É só saber quando puxar o gatilho!


Bem, isso conclui outra aula do nosso Competitivo 101. Agora expliquei praticamente todas as funções gerais que seus Pokémon podem exercer, até algumas híbridas entre si. Com isto, fica faltando agora a parte mais complexa das aulas, que trata justamente da forma como devemos atuar no campo de batalha e sobre como colocar isso tudo que já foi falado em prática. Mas não se preocupem! Estarei ao lado de vocês até o final, explicando detalhadamente tudo o que estiver ao meu alcance. Até lá, fiquem ligados e até a próxima semana!
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google