Perfil

Conheça Toad, o eterno “escudeiro” da Princesa Peach

Saiba mais sobre as origens do personagem Toad, quase sempre presente nos jogos da franquia Mario e suas principais aparições ao longo dos anos.

Dentre os vários personagens da franquia Mario, um em especial, quase sempre presente nos jogos, merece ser destacado: trata-se de Toad, fiel assistente da Princesa Peach. Ele também auxilia Mario e Luigi, atua como porta-voz de problemas no Castelo de Peach e às vezes até mesmo protagoniza aventuras pelo Reino do Cogumelo. Vamos conhecer mais um pouco sobre este icônico personagem!

O Toad, não um Toad

Se você já acompanhava os videogames quando Super Mario Bros. (NES) foi lançado, deve lembrar dos Toads que anunciavam que você ainda não havia chegado ao castelo real do Bowser onde estava a Princesa Peach, que havia sido sequestrada (não reclame, na época isso ainda era novidade).
Se você jogou o SMB original, certamente viu esta tela algumas vezes.
Nunca foi confirmado que algum daqueles Toads, na verdade, fosse o personagem a quem nos referimos nesta matéria, e sim outros seres da mesma espécie. Este motivo se repete em diversos jogos da franquia, fazendo com que não seja sempre possível definir se o Toad realmente esteve presente; logo, temos que nos basear em especulações de suas aparições ao desenrolar dos games.
Possível aparição de Toad (e Toadette) no começo de Super Mario Galaxy.

Pequeno, mas habilidoso

O nosso Toad fez sua primeira aparição confirmada na versão americana de Super Mario Bros. 2 (NES). Neste jogo, Toad, Mario, Luigi e a Princesa Toadstool (Peach) fazem um piquenique e acabam descobrindo o misterioso mundo de Subcon. A mecânica do jogo é extremamente diferente de seu antecessor; cada protagonista tem diferentes atributos. Toad é o mais rápido e forte, mas seu salto é o menor dentre os personagens.

Captain Toad: Treasure Tracker (Wii U) não tem Toad como protagonista, e sim Captain Toad, personagem introduzido em Super Mario Galaxy (Wii). Mesmo assim, temos várias referências ao potencial de Toad no clássico Super Mario Bros. 2, como o uso de vegetais como principal arma para enfrentar os inimigos devido à incapacidade de Captain Toad de pular.
Gotta go fast!
Outra grande aparição mais recente de Toad como protagonista foi em Super Mario 3D World (Wii U). Neste jogo, Toad é azul, provavelmente por ter seu design baseado em sua primeira aparição, embora seja confirmado que o fato dele ser azul no jogo é devido à pouca potência gráfica do NES. Este jogo confirma as habilidades de Toad do clássico Super Mario Bros. 2 — sua grande rapidez mas baixa performance como saltador.

O mais solícito assistente

Em Super Mario 64 (N64), Toad é o primeiro personagem que vemos ao adentrar o Castelo de Peach. Ele explica o problema (imagina só, a Princesa foi sequestrada mais uma vez!) e fala da necessidade de se coletar Power Stars para derrotar Bowser. No remake do jogo, Super Mario 64 DS (DS), Toad age diferentemente para cada personagem que interagir com ele.
M-M-M-M-M-M-M-Mario! Help! 
Super Paper Mario (Wii) conta com uma breve participação de Toad, mas mostra sua prontidão em buscar ajuda para o Reino do Cogumelo. Ele quebra a tranquilidade do dia de Mario e Luigi ao anunciar que o Castelo da Princesa Peach foi invadido e que ela foi novamente sequestrada (embora, desta vez, não tenha sido Bowser o vilão por trás do crime).

Quando não está resolvendo uma grande tarefa ou auxiliando na jornada de Mario e Luigi, Toad também está disponível em diversos spin-offs, como em todos os títulos da série Mario Kart — encaixando-se na categoria de peso leve, alguns Mario Party e diversos jogos de esporte da franquia Mario. Mesmo tendo às vezes pequenas participações, é um dos personagens recorrentes mais importantes do universo Mario, e é raro não ter nenhuma aparição sua, por mais breve que seja, em algum jogo.

E quanto a você, caro leitor? Alguma aparição de Toad marcou suas jogatinas?
 Revisão: Luigi Santana
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google