Pokémon Blast

Cartas na Mesa: brincando com a sorte na expansão Conflito Primitivo

Será que conseguimos montar um deck com uma única booster box da expansão Conflito Primitivo de Pokémon? Vamos descobrir!

E aí pessoal! Bem-vindos a outro Cartas na Mesa, nossa coluna exclusiva para falar das Estampas Ilustradas de Pokémon. Agora que conseguimos fazer dois baralhos usam apenas booster boxes das duas últimas expansões, o desafio está lançado para repetir o feito com Conflito Primitivo. Será que vai dar certo de novo? Vamos descobrir em mais este Brincando Com a Sorte!

As regras do jogo

Antes de mais nada, vamos a algumas regras quanto a estruturação do baralho:
  • Todas as cartas devem ser de uma única booster box;
  • A quantidade de cópias da carta no deck deve respeitar o número da booster box;
  • Energias básicas são ilimitadas, não entrando na contagem.
Assim sendo, vamos para as cartas que adquiri em uma única caixa de pacotes:

3x Weedle | 4x Kakuna | 2x Beedrill | 2x Tangela | 2x Tangrowth
2x Treecko | 1x Grovyle | 1x Sceptile (PC-08) | 1x Sceptile (PC-09)
2x Lotad | 2x Lombre | 1x Ludicolo (PC-12) | 2x Surskit
3x Shroomish | 2x Breloom | 3x Volbeat | 1x Illumise | 2x Vulpix
1x Ninetales | 2x Slugma | 2x Magcargo (PC-23) | 1x Magcargo (PC-24)
2x Torchic (PC-25) | 2x Torchic (PC-26) | 3x Combusken | 2x Blaziken
3x Horsea | 2x Staryu | 3x Mudkip | 3x Marshtomp | 1x Swampert (PC-35)
1x Swampert (PC-36) | 1x Ludicolo (PC-37) | 2x Barboach
2x Whiscash (PC-40) | 1x Whiscash (PC-41) | 3x Corphish | 3x Feebas
3x Spheal | 2x Sealeo | 2x Walrein | 3x Clamperl | 2x Huntail
1x Gorebyss (PC-51) | 1x Gorebyss (PC-52) | 1x Manaphy | 1x Chinchou
1x Lanturn | 3x Electrike (PC-59) | 1x Manectric | 3x Tynamo
2x Eelektross | 2x Nidoran | 2x Nidorina | 3x Nidoqueen (PC-68)
2x Nidoqueen (PC-69) | 4x Tentacool (PC-70) | 2x Tentacool (PC-71)
2x Tentacruel | 1x Starmie | 3x Rhyhorn | 2x Rhydon
2x Rhyperior (PC-76) | 2x Rhyperior (PC-77) | 3x Meditite
2x Solrock | 1x Groudon | 2x Hippopotas | 1x Hippowdon | 1x Drilbur
1x Crawdaunt | 1x Excadrill (PC-97) | 2x Honedge | 2x Doublade
1x Aegislash | 2x Mr. Mime | 1x Vibrava | 1x Flygon | 3x Zigzagoon
2x Linoone | 1x Spinda | 2x Bibarel | 1x Bouffalant
1x Ás na Manga de Archie | 3x Bola Mergulho | 1x Escape Rope
1x Elo Espiritual de Kyogre | 2x Observações do Professor Birch
2x Doce Raro | 2x Mares Agitados | 1x Laboratório Silencioso
1x Companheiros de Equipe | 3x Weakness Policy | 2x Shield Energy
1x Kyogre-EX | 1x Primal Kyogre-EX

Montando o deck

Com essas cartas à disposição, optei por fazer um baralho exclusivamente composto por aquáticos, sem nenhum incolor, diferente do que fizemos nos últimos dois decks. No final das contas, ele ficou assim:

Pokémon (24 cartas):
1x Primal Kyogre-EX
1x Kyogre-EX
4x Mudkip
3x Marshtomp
1x Swampert
1x Ancient Swampert
3x Clamperl
2x Huntail
1x Manaphy
3x Spheal
2x Sealeo
2x Walrein

Itens (15 cartas):
1x Elo Espiritual de Kyogre
1x Ás na Manga de Archie
3x Bola Mergulho
2x Observações do Professor Birch
2x Doce Raro
2x Mares Agitados
1x Companheiros de Equipe
3x Weakness Policy

Energias (21 cartas):
21x Water Energy

Logo de cara fica claro que o objetivo é colocar em campo Kyogre-EX e evoluí-lo para Primal Kyogre-EX, o grande monstro que irá devorar baralhos inteiros. Seu ataque bate 150 no Ativo do inimigo e mais 30 em cada Pokémon no banco, rapidamente acumulando dano em todo o exército do seu adversário. O efeito colateral do golpe de migrar duas energias ligadas a ele para outro Pokémon no banco pode intimidar a princípio, dando a impressão de que essa explosão é um Titanic e um iceberg ao mesmo tempo, mas não tema: sua Ancient Trait, α Crescimento, lhe permite ligar duas energias aquáticas nele por turno. Aí seu golpe lhe permite passar adiante essa carga extra, o que virá muito à calhar.

Walrein é um Pokémon de Estágio 2 difícil de colocar em ação, mas que compensa. Seu segundo ataque foi feito para bater em Pokémon lutadores, pulando o dano de 70 para 140, e nem levando em consideração fraqueza e resistência. É ótimo para bater naquele EX fraco contra água. Huntail, a evolução de Clamperl, tem um ataque muito curioso: custando apenas uma energia, o golpe acerta o inimigo com 20 vezes o número de energias em todos os seus Pokémon. A pegada é que você terá muitas energias em jogo, e se o Primal Kyogre-EX já não provou isso, as evoluções e Mudkip o farão.

Temos dois tipos de Swampert nesse baralho. O primeiro é bom para finalizar inimigo enfraquecidos no banco, batendo 60 neles, e o segundo é uma pancada pura e simples de 120 pontos. Contudo, o verdadeiro astro é Ancient Swampert, com a Ancient Trait igual a de Primal Kyogre-EX. Como se não bastasse poder ser carregado em dobro (ou receber energias do titã primordial), seu ataque depende do número de energias aquáticas nele ligadas, começando com 40 e aumentando em 30 por unidade. Acha pouco? Sua habilidade permite buscar uma carta qualquer do baralho e colocá-la em seu topo. É. Talvez esse seja o verdadeiro astro do deck.

O Elo Espiritual de Kyogre garante que sua fera primitiva irá começar a bater sem ter de perder o turno, então é a ferramenta ideal para o lendário. Já os outros Pokémon podem aproveitar a companhia de Weakness Policy, ferramenta que deixa a carta equipada sem nenhuma fraqueza - e convenhamos, isso sempre é útil. O Ás na Manga de Archie é o seu melhor amigo na situação de risco, pois seu efeito permite resgatar um Pokémon aquático da pilha de descarte, colocá-lo no banco e puxar 5 cartas, mas isso só pode ser feito se ela for a última na sua mão. Como diz o nome, é realmente um ás na manga!

Para garantir que os Pokémon de Estágio 2 cheguem ao campo com rapidez, o Doce Raro faz o papel de acelerar a evolução. Falando em acelerar, as Observações do Professor Birch te fazem trocar as cartas da sua mão, caso a coisa esteja feia. Embaralhe ela e jogue uma moeda; com cara, 7 novos cards, e com coroa, apenas 4. Companheiros de Equipe também ajuda a ter logo as cartas mais importantes na mão, já que seu efeito busca duas cartas quaisquer do baralho. O problema é que só pode ser ativada quando um de seus Pokémon for nocauteado, e é sempre uma situação ruim.

A Bola Mergulho vem muito bem à calhar porque ela busca exclusivamente Pokémon aquáticos, e nosso baralho inteiro é composto deles. Por fim, os Mares Agitados tem como efeito permitir a ambos os jogadores curarem seus Pokémon aquáticos e elétricos em 30 pontos, o que pode te dar uma vantagem. Sem energias especiais, as 21 aquáticas terão como função alimentar os principais atacantes, Ancient Swampert, Swampert e Primal Kyogre-EX, que exigem muitas para agir. Parece que deu tudo certo no final!
Isso conclui o nosso Brincando Com a Sorte da expansão Conflito Primitivo. Será que teremos a mesma chance em um futuro booster box? Vamos descobrir na próxima edição!
Capa: Ana Carolina Rocha
Fellipe Camarossi é graduando em Ciências Contábeis e amante de uma boa discussão sobre videogames. Além de escrever para o Nintendo Blast, também é redator nas revistas Nintendo World e EGW. Para elogios e críticas, pode encontrá-lo no Facebook ou Twitter.

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