Especial: Faça sua festa com Mario Party

Desde 1999 quando a Nintendo mostrou que um game de tabuleiro podia ser interessante, Mario Party se tornou um sucesso absoluto de vendas... (por Gustavo Assumpção em 04/05/2009, via Nintendo Blast)

logo

Desde 1999 quando a Nintendo mostrou que um game de tabuleiro podia ser interessante, Mario Party se tornou um sucesso absoluto de vendas. Foram três games para o Nintendo 64 e nada menos que quatro para o GameCube, além de um pro Wii, um pro DS e outro pro GameBoy Advance. São esses games que vamos relembrar. Caia na festa, agora!

Mario Party: A fórmula do sucesso

Em 1998, a Mario PartyNintendo praticamente criou um gênero a parte com o lançamento de Mario Party. Primeiro ao colocar os personagens de suas próprias franquias em um game totalmente novo. Segundo ao desenvolver uma fórmula baseada no conceito dos tabuleiros que funcionasse e ao mesmo tempo fosse bem divertida.

O esquema foi tão bem criado que rendeu nesses mais de 10 anos inúmeros clones. O gameplay 4consiste em um dado, diversos tabuleiros e uma boa quantidade de  minigames. O game sempre é jogado com quatro participantes – mesmo que sejam controlados pela CPU. Após todos rolarem o dado, são disputados minigames de acordo com as casas em que cada um parou: 3X1, 2X2 ou cada um por si.

O  esquema funciona muito bem e é extremamente divertido, principalmente com mais quatro jogadores. Tecnicamente, esse primeiro Mario Party não é lá essas coisas. Os tabuleiros são simples, os minigames meio bobos e há pouca variedade. Mas como são os primeiros passos da série, dá pra dar um desconto.

Mario Party 2: A evolução rumo a perfeição

Mario Party 2 (U)Se em 1998 Mario Party conseguiu se tornar um dos melhores games do Nintendo 64, em 1999 Mario Party 2 evoluiu a importância da série de uma forma espetacular. Isso graças a um investimento maior no balanceamento das disputas e dos detalhes. 

Entre os detalhes que tiveram um  salto considerável está a riqueza dos 5tabuleiros, agora maiores e mais cheios de rotas alternativas, no visual dos personagens, que agora se vestem de acordo com o tema de casa localidade e por fim com o aspecto técnico da coisa já que visual e som ganharam um up considerável. É um dos games mais divertidos para se jogar em grupo no N64.

Mario Party 3: Com história é mais gostoso

SMarioparty3e o segundo game evoluiu o primeiro em muitas formas, o mesmo pode ser dito do terceiro. Esse é o game mais completo da franquia no console da Nintendo. A adição de novos itens, personagens e de um inédito modo história, bem planejado e divertido.

Tecnicamente o visual ganhou uma boa melhorada com animações mais fluentes e tabuleiros mais 5suntuosos. Agora são 70 minig ames inéditos, alguns muito interessantes e divetidos. A criação do esquema de partners no modo história e de uma gama maior de intens torna o jogo menos cansativo e mais interativo. No geral, essa terceira versão é a mais completa de todas no N64, embora ainda esteja longe da perfeição.

Mario Party 4: Com visual melhor, é... pior?!

Mario Party 4Depois de uma inspirada mas incompreendida seqüência, a série Mario Party ganhou sua quarta versão em meio a muita expectativa. Afinal não era sempre que tínhamos a estréia num console novo. Isso significava principalmente um visual melhor que o seu predecessor. E isso realmente aconteceu.

Agora a animação era mais fluente, os personagens mais bem construídos poligonalmente, há mais efeitos gráficos e tal. Mas a grande inovação do game era em sua jogabilidade. Com uma quantidade maior de botões no GameCube, o gameplay se tornou  mais complicado, mas também mais acessível. Não existem ousadias e 4nem inovação em seus modos de jogo, oferecendo mais do mesmo. Não que isso tenha sido totalmente ruim.

O game divertia bastante, principalmente quando jogado com mais três amigos. Eram oito personagens jogáveis (Peach, Daisy, Mario, Luigi, Wario, Donkey Kong, Yoshi e Waluigi) e mais de 70 minigames diferentes. Mario Party 4 é um bom game. Não é obrigatório em sua coleção, não te surpreende, não inova, não é tecnicamente perfeito, mas mesmo assim diverte. Diversão não é tudo, mas é fundamental.

Mario Party 5: Mais do mesmo refinado

Mario Party 5Pouco menos de dois anos depois do lançamento da quarta versão a série ganhava mais uma continuação. Dessa vez, os minigames eram bem mais inspirados. Havia também um modo Story bastante completo e o número de personagens havia aumentado para 10. A centralização dos tabuleiros era no mundo dos sonhos, o que era uma tentativa de dar um aspecto de novidade a franquia.

Do ponto de vista técnico, um salto considerável havia se dado desde o último game. Isso ficava bastante evidente no visual, principalmente nos efeitos gráficos mais competentes. Por outro lado, a trilha sonora era a pior até então, combinando músicas que pouco 5tinham a ver com a temática do game. Eram muito toscas pra falar a verdade. Mesmo assim, no aspecto geral, a quinta versão era melhor que a quarta. Principalmente pelo modo Story e pela quantidade maior de minigames e personagens.

Pensando pelo lado gamer, Mario Party 5 é um game muito melhor que a quarta versão. É muito bem feito, visualmente correto e com o melhor modo Story da série. Claro que ele diverte, mas não é lá essas coisas…

Mario Party 6: Fala que eu te escuto... Ou não!

Mario Party 6Depois de um bom quinto capitulo da série, a sexta versão chegou em 2004 com uma grande inovação: era o primeiro game do GameCube a fazer uso de um microfone. O que isso acrescentaria para o game era um mistério até que o game saiu em novembro daquele ano. Depois do lançamento e da primeira jogada, ficou claro que o novo instrumento não trouxe nada de muito grandioso ou inovador.

A jogabilidade dos minigames ainda é a mesma e eles também ainda são os mesmos... Pequenas alterações gráficas não alcançaram o efeito desejado: as texturas estão mais pobres e os modelos poligonais mais 3simples. A trilha sonora continuou sem inspiração (mas as vozes são ótimas). O uso  do microfone é pouco e falho algumas vezes. Mas duas coisas merecem destaque: o bom modo Single Player (Story) e os tabuleiros bem interessantes. Mas sinceramente a série dava sinais de desgaste grave já. Não se mexeu em nenhum dos esquemas dos controles e das opções. A sensação era de estar jogando a terceira versão pela terceira vez.

As vendas foram mais uma vez boas, mas nada que apague a falta de brilho dessa sexta versão. Fica claro que ela foi feita apenas para encher os bolsos da Nintendo e também da Hudson. Em grupo continua divertindo, mas por muito menos tempo do que das outras vezes. A sensação é de que a fórmula esgotou, infelizmente.

Mario Party 7: Agora chega, né?

Se com a sexta versão a sensação era de que já estava de bom tamanho, essa sétima causava uma estranha irritabilidade no joga114 dor, talvez vítima da repetitividade ferrenha do game. Sei lá o porque, mas o game não divertiu mais. Apesar do visual ser o melhor da série até então e das animações estarem num nível excelente, a sensação é de que já chega de continuações.

Essa sétima versão era mais longa e complexa, com um uso mais incisivo do microfone e uma jogabilidade até mais apurada. Mas sei lá, o game é tão mais do mesmo que fica difícil não desligar o console nos primeiros minutos. Além da falta de inovação o game exagera demais nas opções de customização. O multiplayer dessa vez com oito jogadores segura um pouco, mas não tira a sensação de que poderi a ter sido melhor se 2tivesse inovado e ousado mais.

Resumindo: é um game sem nada de novo e que não vale a pena. Compre a quinta versão que você será mais feliz. No GameCube, a serie Mario Party viveu seu céu e seu inferno. Ao todo forma mais de 7 milhões de unidades vendidas (somando todas as versões). Mas ao mesmo tempo em que divertia, a série se desgastava, ponto que vai atingir o ápice em Mario Party 8 do Wii.

Mario Party Advance: A versão Mini da série

20boxartSe os games para console são extremamente complexos e teoricamente completos, o mesmo não pode ser dita dessa versão simplificada e diferenciada da série. Não que simplicidade seja algo sempre ruim, mas nesse caso foi.

São 60 minigames diferentes em um esquema um pouco mais focado no jogo single-player. O grande destaque fica por conta dos itens que podem ser comprados diretamente do Dr. E. G2 add, que não só concedem jogadas extras nos tabuleiros mas também outras funcionalidades.

O game não é ruim, só é um pouco menos divertido que o normal… Isso só se complica se levarmos em consideração a apresentação mais modesta e o visual pobre, aliado a uma jogabilidade muito focada na sorte. Não é um dos melhores momentos da série.

Mario Party DS: Pequeno notável

mario_party_ds_boxart Se o primeiro game portátil da série carecia de inspiração, esse aqui pode ser considerado bem melhor. Primeiro porque graças a capacidade do DS, ele parece mesmo uma versão miniaturizada dos games da série nos consoles.

O grande destaque é o visual e apresentação do game, muito bem trabalhadas. O modo story e a grande quantidade de coisas para serem feitas também merece elogios.

O uso da tela de toque também foi 4bem acima das expectativas. Alguns minigames são muito divertidos e surpreendem o jogador em cada momento. Mas, muitos poderão se queixar que estruturalmente é o mesmo Mario Party de sempre apenas com suporte portátil. E isso não deixa de ser uma verdade…

Mario Party 8 e a necessidade de um recomeço

20090115170809!Mario_Party_8Quando a Nintendo anunciou a oitava versão da série, confesso que fiquei bem animado. Um Mario Party que usasse o sensor de movimentos do Wii poderia ser um achado. Mas não foi bem isso que aconteceu.

Sem qualquer inspiração, Mario Party 8 fracassou completamente. A premissa de um game mais focado na sorte, com os temíveis doces, torna a disputa chata e em a lguns momentos desesperadora.

Além de faltar diversão, ainda sobram elementos reciclados de outras versões. Isso sem contar os tabuleiros chatos e sem qualquer inovação. A sorte 1continua  influenciando no esquema muito mais que a habilidade, só que dessa vez de forma exagerada.

Como se não bastasse, o visual ainda é fraco na comparação com outros games do console e a jornada parece a todo momento pobre e sem inspiração.

Essa oitava versão mostra bem que a série precisa de um recomeço. De possuir novas características, de se expandir. Talvez com uma possível nona versão a Nintendo perceba que a série é grande demais para ser tão sub aproveitada. Resta torcer para que o futuro de Mario Party seja tão brilhante como foi o começo.


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Um mario party no estilo do smash com varios outros personagems seria bem legal

    ResponderExcluir
  2. Podem achar que os jogos não tem nada a ver um com o outro, até é verdade, mas acho que WarioWare está roubando o lugar de Mario Party ultimamente.

    Vejamos, de todos os Mario Partys que joguei (não joguei o 5, Advance, DS e o 8), o que mais gostei foi o 2, logo depois vem o 6 (isso que você leu mesmo, 6). Eu senti fortemente o desgaste no Mario Party 6, mesmo gostando dele, mas quando joguei o 7, já achava que tinha passado da hora de um reboot na série.

    Taí minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, eu nunca tive muita paciência para os jogos Mario Party, com exceção ao do DS que joguei e até gostei um pouco, mas não curto a fórmula "conte-com-a-sorte" que senti ao jogar o segundo episódio (e primeiro que pus as mãos), ou seja, decepção à primeira vista, desisti de tentar denovo.

    ResponderExcluir
  4. o melhor msm foi o Mario Party 2 :D

    ResponderExcluir
  5. Eu jogava bastante o mario party 2 com os meus amigos e era bem divertido, porem de tempos para ca a franquia vem perdendo um pouco a criatividade que tinha antes nos mini jogos...

    ResponderExcluir
  6. Os primeiros jogos eram muito legais. Mos acho que depois dos três primeiros, o único que me animou um pouco foi o de Ds.

    ResponderExcluir
  7. Foi sim, o DS usou bem as funções como aquele mini jogo que avançava por apagar as velas pelo microfone assoprando.

    ResponderExcluir
  8. O único da série que eu tenho é o Mario Party 1. :D

    ResponderExcluir
  9. O mario party 8 deixou muito a desejar

    ResponderExcluir
  10. pow o de nintendo ds foi o melhor que ja joguei por em quanto jogo no emulador(NOSGBA) e achei super divertido mais ja enjoou por que nao da pra liberar mais nada quando nos zeramos ja zerei com todos na verdade

    ResponderExcluir
  11. pra mim o melhor foi o mario party 8 por causa do controle eu comprei meu wii ja faz 1 semana e tenho mario party 8 e achei super bacana

    ResponderExcluir
  12. Comprar o Mario Party 5?Nunca,o jogo não foi pra mim muito bom,pois você não pode escolher as orbs,se você jogar em um espaço e cair você perde alguma coisa(mesmo sendo jogado por você),e ele não boards legais,sério,são todos chatos.Prefiro o 6,é inovador,com boards mais bacanas,mais minigames,com um pânico de Clock Castle,e aquele dos barcos que é em uma ilha,e muito mais.Eu não compro um jogo por ser inovador,e sim por ser divertido,que não é o caso do Mario Party 5 e,sim do Mario Party 6 e 7(o 7 foi bom,mas tirou o Koopa Kid da série,que não foi uma boa escolha,colocaram em seu lugar o Dry Bones,que não é muito legal,não mesmo).

    ResponderExcluir
  13. Como que é o 2 é o melhor? A versão mais pobre da série ¬¬

    Os do GameCube matam esse jogo ridiculo XD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google