Enquanto Isso: Xbox LIVE nacional tem data de lançamento anunciada

em 12/10/2010

Com os dizeres “O Xbox LIVE será lançado no Brasil dia 10 de Novembro e todos estão convidados!”, a Microsoft dá um importante passo para... (por Jones Oliveira em 12/10/2010, via Nintendo Blast)

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Com os dizeres “O Xbox LIVE será lançado no Brasil dia 10 de Novembro e todos estão convidados!”, a Microsoft dá um importante passo para a inclusão dos gamers caixistas às jogatinas online. O anúncio, aguardado desde a E3 desse ano, também vem cheio de perguntas e respostas aos usuários que já desfrutam da rede em uma região diferente.

Savataregundo o site oficial, será possível migrar as contas sem nenhum percalço – seu perfil será mantido, bem como o Gamerscore, Conquistas, Balanço de Pontos e o tempo de assinatura restante já pago anteriormente na outra região. Todo o conteúdo baixado anteriormente, avatar e itens também serão mantidos, mas vídeos e complementos não poderão ser baixados novamente e a migração é irreversível.

O anúncio confirma os esforços do braço nacional da empresa norte-americana. Desde 2006, ano do lançamento oficial do console em território nacional, a Microsoft Brasil vem buscando popularizá-lo e conquistar sua fatia no mercado, dominado pelo “mercado negro”. Adotando estratégias cautelosas e com planos para médio e longo prazo, a Microsoft vem colhendo seus frutos desde então – os kits nacionais, o valor dos consoles e alguns jogos traduzidos para o português. Só para ilustrar, em entrevista recente ao Gizmodo Brasil, Guilherme Camargo – gerente de marketin do Xbox Brasil – afirmou que, atualmente, o mercado oficial da Microsoft é de 10% e que quando chegaram não era nem de 1%.

Para os que já estão acostumados com a LIVE norte-americana, pode parecer que a nacional não passe de uma versão jurássica dela. No FAQ a Microsoft diz que “para o lançamento, focamos primeiro em fornecer os principais serviços de jogos e comunidades”, o que evidencia a preocupação de ofrecer o essencial – e o que acredito que importe de verdade –, a jogatina. É certa que a aterrissagem do serviço é tardia, mas isso não tira os méritos da empresa.

De tudo isso, nos resta um desejo – que por aqui a LIVE conquiste a maturidade que a consagrou mundo a fora – e duas perguntas: num país como o nosso, será que alguém vai se interessar em distribuir conteúdo nela? E, afinal de contas, quanto custará a assinatura?

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