Stage Select

Stage Select: The World That Never Was (Kingdom Hearts)

Recentemente, Kingdom Hearts Re: coded foi lançado no Ocidente, tornando ainda mais complexas a trama da série e a estrutura do Universo de... (por Paula Travancas em 20/02/2011, via Nintendo Blast)

Recentemente, Kingdom Hearts Re: coded foi lançado no Ocidente, tornando ainda mais complexas a trama da série e a estrutura do Universo de Kingdom Hearts como o conhecemos, com a adição dos Data Worlds. Enquanto aguardamos mais notícias sobre Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, vamos tentar compilar um pouco do que já sabemos sobre a constituição do KHverso. Para isso, desta vez o Stage Select traz para você um pouco mais sobre The World That Never Was, quartel general da Organization XIII.

Metafísica de Kingdom Hearts


Roxas em frente ao Memory's SkyscraperVamos admitir, apesar de muitos pensarem que os jogos da franquia Kingdom Hearts serem essencialmente infantis (e na superfície o são), não é nada fácil entender a natureza dos diversos mundos e a relação entre Heartless, Nobodies, Keyblades, Princesas de Coração, Luz e Escuridão... Não que seja realmente obrigatório saber tudo isso para apreciar uma boa jogatina, mas a experiência se torna mais interessante se buscarmos um nível mais profundo de compreensão. É esse tipo de atitude que, em grande medida, diferencia jogadores de fãs e eleva um game ao status de obra de arte (que comece a controvérsia!).

Divagações à parte, segue uma breve descrição da composição física (ou seria metafísica?) do Universo de Kingdom Hearts. Há o Realm of Light (Reino da Luz), que concentra a maior parte dos mundos visitados durante os jogos; o Realm of Darkness (Reino da Escuridão), do qual não se sabe muito, fora o fato de que é habitado por inúmeros Heartless; e o Realm of In-Between (In-Between é algo que está entre duas coisas, que fica no meio), separando os outros dois. Dentre os mundos que ficam no Realm of In-Between está The World That Never Was (O Mundo Que Nunca Existiu). Este é o mundo que fica mais próximo do Reino da Escuridão, dentre todos os mundos de In-Between. Outros mundos que lá existem são Yen Sid’s Tower, Castle Oblivion e Twilight Town, este último posicionado exatamente à mesma distância em relação ao Realm of Light e ao Realm of Darkness.

The World That Never WasMas o que é The World That Never Was? Assim como no primeiro Kingdom Hearts nos é apresentado o End of The World, que é uma espécie de Heartless dos mundos, TWTNW é o Nobody dos mundos. Nenhum lugar seria mais apropriado, portanto, para sediar a Organization XIII, a elite dos Nobodies. A aparência do lugar é de racionalidade e artificialidade, características dessa forma de existência. Este mundo é composto por Dark City, que vemos pela primeira vez no final secreto de Kingdom Hearts e flutuando acima da cidade, The Castle That Never Was, que é onde os Nobodies da Organization XIII de fato habitam. Podemos ver flutuando no céu uma grande lua amarela em formato de coração. Este misterioso corpo celeste é Kingdom Hearts em si, algo muito poderoso e cuja natureza ainda não é completamente compreendida, mas que é composto de inúmeros corações de homens (nesse caso, já que o Kingdom Hearts visto em Birth by Sleep é azul e foi confirmado por Tetsuya Nomura como sendo composto de corações de mundos). Esses corações foram coletados pela Organization XIII, já que os Nobodies são formas de existência que não possuem coração. Xemnas, líder da Organização, acredita que se um número suficiente de corações for recolhido e armazenado em Kingdom Hearts, ele e seus companheiros poderão ser pessoas completas novamente. O único jeito de extrair corações é utilizando uma Keyblade, de outro modo os Heartless destruídos apenas reaparecem mais tarde.

Localidades


Áreas de Dark City:
  • Alley to Between (Beco para o Meio) – é o caminho pelo qual Sora, Pateta, Donald e Mickey chegam a The World That Never Was.
  • Fragment Crossing (Passagem do Fragmento) – é composta de várias ruas sinuosas, sinais de neon em prédios vazios e uma usina elétrica.
  • Memory’s Skyscraper (Arranha-céu da Memória) – é um enorme prédio perto do Castle That Never Was que possui várias telas enormes que mostram imagens das memórias daqueles que estão por perto.
  • Brink of Despair (Beira do Desespero) – O castelo flutua logo acima dessa área. Sora e companhia chegam lá em cima através de um caminho aberto pela Keyblade.
Áreas mais importantes de Castle That Never Was:
  • Nothing's Call (Chamado do Nada) – é o primeiro nível do castelo e a única entrada possível para aqueles que não são membros da Organization XIII (estes utilizam portais conhecidos como Dark Corridors).
  • Soundless Prison (Prisão Silenciosa) – é onde Kairi e Pluto ficam presos, reféns da Organization.
  • Crooked Ascension (Ascensão Distorcida) – é um gigante elevador que sobe e desce, enquanto parece estar parado.
  • Hall of Empty Melodies (Salão das Memórias Vazias) – um amplo salão onde muitos dos eventos importantes para a trama de Kingdom Hearts II ocorrem, como o reencontro de Sora com Kairi e Riku.
  • Proof of Existence (Prova da Existência) – essa sala possui painéis representando todos os membros da Organization, menos Xemnas e Xion, indicando sua arma, título e ranking. Os painéis relativos aos membros que já morreram aparecem vermelhos e danificados, enquanto os painéis daqueles que ainda vivem estão azuis e intactos.
  • Altar of Naught (Altar da Nulidade) – uma alta torre que fica acima do resto do castelo, onde Xemnas costumava ir para “conversar” com o Kingdom Hearts.
  • Where Nothing Gathers (Onde o Nada se Reúne) – uma sala redonda com altas cadeiras, onde acontecem as reuniões da Organization XIII. Só é acessível através de Dark Corridors.
  • Grey Area (Área Cinzenta) – é o lugar no qual Roxas aparece após suas missões, em Kingdom Hearts 358/2 Days e também onde os membros da Organization recebem de Saïx suas próximas instruções.
ALERTA DE SPOILER! Caso não tenha jogado Kingdom Hearts II ou Kingdom Hearts 358/2 Days e não queira estragar algumas supresas, pare de ler por aqui!

Onde Ninguém pode viver


Xion em seu quarto, em KH 358/2 Days The World That Never Was aparece primeiro, dentro da cronologia da série, em Kingdom Hearts 358/2 Days. Nesse jogo, podemos ver a Organization XIII usando o Castle That Never Was como base para suas operações: é lá que eles se reúnem para tomar decisões e é também o lugar para onde voltam depois de realizar suas missões: cada membro tem seu próprio quarto. É nesse ambiente que se desenrola a história dos amigos Roxas, Axel e Xion, até que, quase um ano após seu nascimento como Nobody e sua união à Organization, as inúmeras traições e divergências de interesses fazem com que Roxas fuja do castelo. Depois de lutar com Riku em Dark City, Roxas é levado por DiZ (o verdadeiro Ansem, The Wise) e pelo próprio Riku, que sofreu efeitos colaterais na batalha, para a simulação de Twilight Town.

Sora, Pateta e Donald chegando ao Hall of Empty Memories, em Kingdom Hearts II Aí começa a história de Kingdom Hearts II. Roxas só volta a TWTNW no final do jogo, já na sua forma original de Sora. Com a ajuda de Axel, que trai a Organization XIII, Sora e seus amigos conseguem chegar ao castelo para resgatar Kairi e derrotar os poucos membros remanescentes da Organization, evitando que eles completem Kingdom Hearts. Ansem, The Wise, sacrifica sua vida nesse processo, fazendo com que Riku volte à sua forma original. Depois que Xemnas, líder da Organization, é derrotado e seu Kingdom Hearts se fecha, tanto o castelo como a Dark City começam a desmoronar. Sora e companhia conseguem ir embora de The World That Never Was. Não se sabe o que aconteceu com esse mundo depois disso.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse mundo é legal, mas sempre que chego nele em KH2 meu primo pega o pS2 de volta

    ResponderExcluir
  2. "...a experiência se torna mais interessante se buscarmos um nível mais profundo de compreensão. É esse tipo de atitude que, em grande medida, diferencia jogadores de fãs e eleva um game ao status de obra de arte (que comece a controvérsia!)" -> falou e disse!!!

    Você é a única pessoa que eu "conheço" que ainda dá o devido valor pra série... outro dia fiquei até triste depois de ler um review do Re:Coded e alguns comentários, num site (acho que) dos EUA.

    Enfim, gostei muito do texto; parabéns!! ;D

    ResponderExcluir
  3. O melhor mundo para upar na minha opinião xD
    Amo The World That Never Was, até pq tem o Riku *-*
    Tb gostei de mais desse texto!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, eu tinha lido que Kingdom Hearts é o coração de TUDO, incluindo os mundos. Seu texto fala como se existisse várias Kingdom Hearts diferentes. Tetsuya Nomura por um acaso pensou REALMENTE nisso? Não quero duvidar das ideias dele, mas só existia UMA Kingdom Hearts, e o modo como tudo está explicado faz parecer existir duas ou três.
    Essa Kingdom Hearts não é verdadeira, é uma "artifical" criada por Xemnas com a ajuda de Roxas e Sora, os motivos já estão explicados acima.

    E eu me pergunto se você colocou o aviso de Spoiler e percebeu que já tinha colocado bastante Spoiler mais acima. Esse é até perdoável, mas quem sou eu para julgar.

    Eu sou fã da série, e fico satisfeito que não estejam desmerecendo-a. Mas alguns pequenos detalhes me parecem bem vagos comparados ao que eu experienciei e li...

    ResponderExcluir
  5. Algumas pessoas tem uma coisa chamada "Vida" Ness_64. Aí falta tempo pra ficar fazendo uma análise tão profunda quanto a sua.

    ResponderExcluir
  6. Veja bem, Ness, a informação em questão teve como fonte de pesquisa a tradução para o inglês do Director's Secret Report XIII. Esse Report se trata de uma entrevista com 13 perguntas, onde quem responde é o próprio Tetsuya Nomura.

    Tal entrevista está disponível apenas no "companion booklet" Another Report, que veio com a edição limitada de Kingdom Hearts II Final Mix+ (um combo pack que saiu no Japão, com as versões Final Mix de KHII e KH Re: Chain of Memories).

    A primeira pergunta do Report é como segue:
    "Until now in the Kingdom Hearts (hereafter KH) Series, there have been 2 types of "Kingdom Hearts" referring to the Heart of Worlds and the Heart of Men, could you explain the mechanics of this?"

    Então sim, o Nomura pensou nisso tudo, então eu não inventei, no máximo, interpretei o melhor que pude.

    ResponderExcluir
  7. Owned.
    Imagino como deve ser chato você pesquisar o tanto que a Paula pesquisou para ler um comentário contrariando o que está escrito com argumentos que não passam de "chutes", sendo que como a autora escreveu acima, as informações do texto vieram do próprio Nomura.

    Como sempre, ótimo texto, Paula. Continue escrevendo assim, o texto tá tão bom que fica legal até para quem não é fã como eu!

    ResponderExcluir
  8. Paula, todos os reviews que vc escreve, tudo que vc escreve eh perfeito, linguagem simples! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. "Owned.
    Imagino como deve ser chato você pesquisar o tanto que a Paula pesquisou para ler um comentário contrariando o que está escrito com argumentos que não passam de "chutes", sendo que como a autora escreveu acima, as informações do texto vieram do próprio Nomura."

    Se entendeu meu comentário como ignorância, eu infelizmente não posso fazer nada. Eu só disse sobre o que eu tinha sido informado, nada disso foram meros "chutes" como você está julgando.
    Aliás, essa informação de que Kingdom Hearts seria o coração de TUDO que eu falei, veio de uma edição mais antiga da Nintendo World, em que eles explicavam o básico da história por trás da série.
    Com isso é fácil chegar à conclusão de que só deveria existir UMA Kingdom Hearts.

    Joguei o I, o Chain of Memories e o II em questão de jogos, e tenho bastante informação sobre esses jogos. Só porque eu sou fã da série não quer dizer que eu tenha que saber tudo dela, em meu último comentário eu só mostrei o que eu experienciei e li quanto a informação. Se fui informado com fontes vagas, a culpa não é minha.

    Paula, eu não falei em momento algum que você inventou isso, muito menos desmereci seu texto. Aliás, pelo contrário - uma pergunta pro pessoal que me respondeu: Por um acaso chegaram a ler o último parágrafo, ou só procuraram onde poderiam me apedrejar?

    Quanto ao anônimo que me respondeu, eu tenho vida, diferente do que você pensa. Eu só sou um tipo de pessoa que gosta de falar TUDO o que pensa sobre os assuntos, com as pessoas gostando ou não. Não faça pré-julgamentos de pessoas que você não conhece.

    ResponderExcluir
  10. Para aqueles que não querem correr o risco de ler Spoilers, prefiram não ler meu comentário.

    @Ness_64
    "Joguei o I, o Chain of Memories e o II em questão de jogos, e tenho bastante informação sobre esses jogos."
    E ela citou o Kingdom Hearts azul de Birth by Sleep, para PSP. Joguei BbS e confirmo que há sim o KH azul. Não que minha confirmação vá valer de alguma coisa pra você, mas enfim.

    "Só porque eu sou fã da série não quer dizer que eu tenha que saber tudo dela, em meu último comentário eu só mostrei o que eu experienciei e li quanto a informação. Se fui informado com fontes vagas, a culpa não é minha."
    Concordo com você quando diz que não é porque se é fã que se é obrigado a saber tudo, mas discordo quando você vem questionar a integridade do texto de alguém sem ao menos ter conhecimento suficiente. Se basear em um texto de uma NW antiga e em conhecimento de apenas 3 jogos da série para dizer que a informação dada é vaga é no mínimo descabido. E olha que no texto ela diz que o KH azul aparece em Birth by Sleep (que você aparentemente não jogou).

    "Aliás, pelo contrário - uma pergunta pro pessoal que me respondeu: Por um acaso chegaram a ler o último parágrafo, ou só procuraram onde poderiam me apedrejar?"
    Sim, eu li. No seu último comentário você disse que algumas informações do texto parecem vagas se comparados ao que você já leu/experienciou. Mas você mesmo disse que o texto no qual baseou seu comentário veio de uma NW antiga e que você jogou apenas 3 jogos da série. Não faz o menor sentido dizer o que você disse se o fato comentado ocorreu em um jogo que você nem ao menos jogou.

    "Eu só sou um tipo de pessoa que gosta de falar TUDO o que pensa sobre os assuntos, com as pessoas gostando ou não."
    Respeito seu jeito de ser, mas se é pra questionar alguma coisa pelo menos questione tendo conhecimento suficiente sobre o assunto. O problema é você comentar que na sua NW antiga e em KH 1, KH CoM e KH 2 não citam nada disso, sendo que isso acontece em KH BbS. E sobre a declaração do Nomura, se acha que ele não falou nada disso é só dar uma pesquisada no Google.

    O texto tá bem completo e resumido ao mesmo tempo. Não faria o menor sentido ela só citar os nomes dos lugares ou expressões usadas no jogo sem dar nenhuma explicação, assim como não faria sentido contar tudo nos mínimos detalhes. Kingdom Hearts é uma série com uma trama complexa demais, uma coisa puxa outra e no final das contas tudo é muito bem interligado. A idéia aqui era falar sobre o World That Never Was e não explicar toda a série nos mínimos detalhes. O que ela fez foi tentar explicar de forma resumida uma história complexa tanto para leitores conhecedores de KH quanto para aqueles que nunca jogaram (mas que nada impede que possam vir a jogar alguma hora).

    ResponderExcluir
  11. @Rodrigo Estevam

    Só pra explicar algumas coisas, a NW é da época que 358/2 Days ainda estava para sair, ou já tinha saído. É óbvio que nessa época provavelmente não existia ainda o Birth by Sleep, e por isso até então era correto afirmar que só existe UMA Kingdom Hearts.

    "Until now in the Kingdom Hearts (hereafter KH) Series, there have been 2 types of "Kingdom Hearts" referring to the Heart of Worlds and the Heart of Men, could you explain the mechanics of this?"
    Eu dei uma pesquisada na Kingdom Hearts Wiki. A segunda Kingdom Hearts, feita do coração dos homens ("Hearts of Men"), é a artificial criada por Xemnas que falei. Se acham que esse foi o chute, pensem de novo.

    Quanto a tudo isso, já disse que estou satisfeito por não estarem desmerecendo a série, mas estou certo de que só estão fazendo isso porque irá sair um futuro KH para o 3DS (como já devem saber). Em relação ao texto, eu não tenho muito o que falar, está bom, mas não perfeito (aliás, isso de texto perfeito quase não existe hoje em dia).

    ResponderExcluir
  12. @Ness_64
    Só era correto afirmar aquilo até o lançamento do KH BbS. Se ela citou um acontecimento desse jogo e você não jogou, o mínimo que você devia fazer antes de concluir que não existem dois Kingdom Hearts até o momento seria pesquisar. Independente de ser ou não artificial, já apareceram sim dois KH diferentes na série e a citação no seu último comentário só comprova isso.

    Em relação a "textos perfeitos" concordo plenamente. E sobre o texto dela, posso garantir que foi feito por uma grande fã da franquia e que não foi escrito simplesmente por causa do futuro lançamento de um jogo da série para o 3DS. Ela escreveu por gostar de toda a mitologia da série.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Paulinha, o texto ficou ótimo.
    E eu como fã da série e vasculhador da wikia oficial posso confirmar que está tudo certo no texto.

    ResponderExcluir
  14. Alguem já percebeu o paradoxo em dizer que heartless ("sem coração") são formados pelo coração das pessoas, e nobody ("ninguem", mas que tbm pode ser entendido como "sem corpo") serem gerados pelo que resta da pessoa apos seu coração ser transformado em heartless.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google