Muitos consideram este jogo como sendo o melhor da série. Não vamos entrar nesse mérito. Mas, o que não deixa dúvidas, é que se trata de um excelente jogo. Essa primeira fase tem gráficos muito bonitos e bem feitos, incluindo detalhes do cenário, como as nuvens e o mar que têm uma marcante diferença quanto à profundidade: se mais próximos, mais nítidos e sua movimentação também aumenta; se mais distantes, a movimentação diminui e fica com menos detalhes, da mesma forma que acontece fora das telas.Pirate Panic é a primeira fase de Donkey Kong Country 2 (SNES) e também é a primeira fase do Gangplank Galleon, que como o nome sugere acontece num navio. Para os que terminaram o primeiro Donkey Kong Country, vai ser fácil notar que esse é o mesmo navio da fase final. De fato, os acontecimentos desse novo jogo ocorrem logo após Donkey Kong e Diddy Kong derrotarem o terrível Kaptain K. Rool, em Donkey Kong Country (SNES).

“Eu sequestrei aquele Donkey Kong tolo pesadão e você nunca o verá novamente.
Har-har-har-har!”
Kaptain K. Rool
Dessa forma, Diddy Kong e Dixie Kong deverão resgatar o herói peludo. Além deles, nessa primeira fase, poderemos contar com a ajuda do poderoso Rinoceronte Rambi. A sua caixa está sendo protegida por dois Klomps, e que não oferecem muita resistência para os jogadores.
A fase Pirate Panic também está em Donkey Kong Land 2, para Game Boy. Elas são parecidas, mas não são iguais. Na verdade, esse jogo é uma espécie de sequência de DKC2. Após Donkey Kong ser resgatado, ele é sequestrado novamente, e mais uma vez a dupla Diddy e Dixie tem que resgatá-lo.
Na versão para Game Boy Advance são introduzidas as penas douradas, que não aparecem na versão para Super Nintendo, pois existe um minigame chamado Expresso Racing, que só existe para o portátil. São 40 penas ao total. Após serem coletadas, é necessário levá-las ao Cranky Kong para aumentar os atributos do Expresso II (avestruz que aparece em DKC1): Strength, Speed, Flight e Boot. Cada atributo pode ser aumentado 10 vezes. Então, para que ele fique com potência máxima para competir na Expresso Racing, todas as penas devem ser encontradas.
Fases bônus
- Find the token!: pode ser encontrada ao cair em uma grande rachadura do barco e seguir à direita. Como o próprio nome e imagem já indicam, deve ser encontrada uma Kremkoin (moeda com cara de crocodilo). O que é bem simples, diga-se de passagem.
- Destroy them all!: o Rambi é fundamental para poder alcançar essa segunda fase bônus, que não está nada escondida, tem até uma seta feita de bananas apontando para a entrada. A porta precisa de uma corrida do Rambi para poder ser arrebentada. Lá dentro a fase começa, e também não oferece maiores dificuldades. O objetivo é detonar todos os inimigos que lá estão, para então aparecer uma Kremkoin ao final.



Inimigos



No final de Pirate Panic é possível encontrar um alvo, que servirá como trampolim para subir um dos prêmios. Estes podem ser um dos seguintes: Banana bunch; Banana Coin; ou Red balloon (se tiver sorte).


Essa fase do navio deve estar nas mentes da maioria dos jogadores, até por ser uma sequência direta do final de DKC para o início de DKC2. Não tenho dúvida que os leitores também tem boas lembranças dela. Compartilhem conosco nos comentários.