“A Nintendo pode ser melhor sem mim” diz Miyamoto em nova entrevista polêmica

Depois das polêmicas e sinceras declarações publicadas pela Wired , quando deu a entender que estava se afastando de algumas de suas funções... (por Gustavo Assumpção em 09/12/2011, via Nintendo Blast)

111209024854-nintendo-shigeru-miyamoto-story-topDepois das polêmicas e sinceras declarações publicadas pela Wired, quando deu a entender que estava se afastando de algumas de suas funções dentro da Nintendo, Shigeru Miyamoto voltou a falar sobre o seu futuro, dessa vez ao The Wall Street Journal. Miyamoto mais uma vez abriu o coração e disse: "Gostaria de admitir que (a Nintendo) talvez seja melhor sem mim, quero dizer que uma abordagem diferente e talentos diferentes podem surgir..."

Ao que parece, o desenvolvimento dos grandes títulos se centralizou muito na figura de Miyamoto nos últimos tempos, o que pode ser prejudicial no futuro. "Nós temos que construir a estrutura e organização para que eles possam fazer sem mim”, disse Miyamoto, praticamente justificando a ideia de se distanciar para dar um novo folego aos jovens talentos.

Por fim, Miyamoto brincou com a interpretação errada da Wired. "Eu não deveria me debruçar sobre isso, porque senão o artigo pode realmente dizer 'Mr. Miyamoto está pensando em se aposentar ', porque esse não é o caso. "


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ele tá certo. Se for tudo na responsabilidade dele quando ele não puder mais quem ficará em seu lugar?? Ele tem q ir treinando novas pessoas. Grande Miyamoto!

    ResponderExcluir
  2. Ele só ta dizendo que não quer trabalhar em algo muito grande,vamos deixar o velho descansar kkk.Por mim ele trabalharia até morrer.

    ResponderExcluir
  3. quem sabe sem ele a nintendo nunca mais coloque uma abelha ridicula pra correr no mario kart xD

    ResponderExcluir
  4. olha , por mim , vcs babam mto. para ele , ele só colocou um encanador e um cosplayer de rei arthur nos videogames , acabou sendo brilhante , mas ele precisa de um herdeiro , já esta nos 40 do 2 tempo , ele já está sabendo que em breve morre ou se aposenta , então se conformem , é dificil , mas fazer o que?!

    ResponderExcluir
  5. Miyamoto foi uma chave para o sucesso da Nintendo, deve se sentir q o ele ja fez o trabalho dele, po Nintendo deixar ele relaxar

    ResponderExcluir
  6. Tem muita gente que interpreta de modo errado o que o miyamoto disse na entrevista..... se vc ver a materia realmente no link da wall street journal fala

    "Miyamoto tem sido comparado a co-fundador da Apple Steve Jobs, que morreu em outubro, após uma longa batalha contra o câncer. Tanto carisma dos homens e aparentemente interminável seqüência de idéias hit levaram muitos analistas e investidores que se preocupar se suas respectivas empresas podem sobreviver sem eles.

    Miyamoto disse que a Nintendo está bem ciente disso, e criou estruturas organização e uma cultura que acha que será capaz de infundir o seu tipo de projetos pensativo, mas divertido em seus produtos por muito tempo depois ele se foi. Porém, observou ele, ele é muito saudável e não está planejando se aposentar tão cedo.

    "Nós temos que construir a estrutura para que a organização para que ele possa fazê-lo sem mim", disse ele. "Gostaria também de admitir que talvez seja melhor sem mim, quero dizer que uma abordagem diferente e talentos diferentes podem surgir, embora eu não deveria me debruçar sobre isso porque, em seguida, o artigo pode realmente dizer 'Mr. Miyamoto está pensando em se aposentar ', porque esse não é o caso. "

    Miyamoto disse que ele gostaria de dedicar mais tempo nas idéias pequenas que, segundo ele, poderia florescer em jogos maiores como o tempo passa.

    Ou seja ele esta preparando a empressa para que no futuro quando ele for se aposentar ou se acontecer algo com ele, que a nintendo tenha pessoas de grande competência para levar a empressa adiante.. como mostra na noticia ele mesmo fala que nao pretende se aposentar tão cedo. E que diante desse tempo a Nintendo ficou muito presa a suas ideias e os demais produtores tambem! o que ele quer ver é pessoas desenvolvendo jogos sem ter que ficar preso as ideias dele.. por isso que ele fala que " Gostaria também de admitir que talvez seja melhor sem mim" pois assim os novos desenvolvedores da nintendo poderiam mostrar mais de suas criatividades sem ter que ficar preso no conceito de jogo que miyamoto define. ele quer ver ideias diferentes vindo de pessoas diferentes e nao ideias ligado de alguma forma nas ideias do Miyamoto.
    até entao com o proprio miyamoto disse ele quer trabalhar no Proximo Zelda Pessoalmente, e sera feito em menos tempo que o zelda SS. Se vcs lembram daquele Iwata Asks (acho que assim que se fala) O Iwata tava cobrando que zelda seja feito em menos tempo! e os projetos que miyamoto quer trabalhar que ele fala que sao projetos menores ele disse que demorariam pelos menos 3 anos... basta juntar uma coisa com outra... ou seja. Miyamoto deixou o seu cargo de chefe de desenvolvimento para voltar ao seu posto de desenvolvedor... ele quer trabalhar com os mais jovens para passar sua experiencia, assim ele ira criar alguns aprendizes mostrando como a nintendo tem que fazer e cuidar de suas franquias.... ele sabe que a nintendo precisa de novas franquias... acredito que veremos muito dele ainda ao longo dos anos... ele nao esta partindo... simplesmente esta dando a lição de mestre para a nova geração de desenvolvedores... assim no futuro quando for se aposentar ele vai estar certo que deixou a Nintendo em Boas mãos.

    ResponderExcluir
  7. Até quando não é algo relacionado a games ele faz bem. Ele é inteligente e sabe que a nintendo não vai poder contar com ele pra sempre, por isso precisa treinar os mais novos agora pra que sejam grandes designers como ele no futuro.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente Miyamoto e suas franquias que levam a nintendo nas costas.

    O que seria da nintendo sem Mario, Zelda, e varias exclusividades dela?
    Elas que levam o console da nintendo nas costas desde da Era do N64.
    Sendo pouquissimos os jogos bons de outras empresas que se destacam sem ser o da os da nintendo.

    Melhor a nintendo parar de depender so de Mario, Zelda, pokemon e suas outras franquias.

    ResponderExcluir
  9. O Miyamoto já fez a sua parte com o melhor jogo de todos os tempos, e no ritmo que está indo este não será ultrapassado:

    The Legend of Zelda Ocarina of Time

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google