[Atualizado] Seria esta a linha do tempo oficial de The Legend of Zelda?

  Vocês se lembram do livro sobre a história de Hyrule que a Nintendo lançará em breve no Japão, como parte das comemorações de 25 anos... (por Bruno Grisci em 22/12/2011, via Nintendo Blast)

 

link_evo

Vocês se lembram do livro sobre a história de Hyrule que a Nintendo lançará em breve no Japão, como parte das comemorações de 25 anos da série Zelda? Uma das seções que mais chamou atenção foi a que supostamente revelaria a linha do tempo oficial da série. A Nintendo sempre afirmou possuir um arquivo, muito bem guardado, onde estava descrita a ordem cronológica em que os jogos ocorrem, mas a empresa sempre tratou esta questão como um segredo a nunca ser revelado, pelo menos até agora.

Um jogador coreano que já possui uma cópia desse novíssimo livro publicou no site ruliweb uma transcrição da linha temporal em coreano. Isto, claro, deixa margens para erros de tradução (do japonês para o coreano, do coreano para o inglês), de interpretação das informações do livro, além de, claro, poder ser alguém apenas inventando a história para se divertir com a reação dos fãs. Mas até agora, tudo indica que a história é verdade, e, até que a Nintendo surja para desmentir tudo, a linha do tempo oficial de The Legend of Zelda é…

 linha do tempo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grande parte das relações entre os jogos já haviam sido deduzidas pelos fãs, tais como a sequência Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks. Outros jogos já se sabiam ser continuações diretas, como The Legend of Zelda e Zelda II: The Adventure of Link, e Ocarina of Time e Majora’s Mask. Por fim, a Nintendo já havia revelado que Skyward Sword é o primeiro game na ordem cronológica.

A revelação mais interessante é divisão das linhas do tempo. Já se imaginava que após Ocarina of Time, o tempo sofria uma ruptura e a história seguia por dois caminhos distintos, mas agora sabemos que acontece uma divisão tripla. Quando o Herói do Tempo falha em OoT, temos a primeira sequência, que passa por A Link to the Past até Zelda II. Quando o Herói vence e volta a ser criança, temos como continuação Majora’s Mask, Twilight Princess e Four Swords Adventures. Por fim, quando o Herói vence e permanece adulto, temos a linha do tempo com Hyrule alagada, começando por Wind Waker.

Os dois jogos da série Oracles aparecem juntos, sem distinção de qual ocorre primeiro. Outro ponto de destaque é Four Swords Adventures ocorrer após os eventos de Twilight Princess, e não junto com The Minish Cap e Four Swords, como era pensado.

O que acharam? Esta linha do tempo encaixa no que vocês imaginavam para a ordem da série?


Atualização: Segundo informações do site New Nintendo, o tradutor e membro da comunidade Zelda há muito tempo, GlitterBerri, confirmou esta linha do tempo como sendo a oficial, presente no novo livro Hyrule Historia.

hh

Também temos agora a explicação para os “Contos Clássicos”, a linha que vai de A Link to the Past até The Adventure of Link. Quando Link morre em Ocarina of Time, Ganon consegue a Triforce inteira. Os Sete Sábios (The Seven Sages) selam Ganon e a Triforce como última alternativa, mas vilões que ambicionavam possuir a Triforce entram em Sacred Realm, que se transforma no Dark World e é preenchido com poder maligno. Os Sete Sábios tentam, então, selar o próprio Sacred Realm, mas acabam lutando contra monstros. Esta é a Guerra do Aprisionamento (Imprisoning War) de A Link to the Past.

Aparentemente, o objetivo é que a história de pessoas disputando o Sacred Realm e os selos finais sobre ele aconteçam após a derrota de Link nessa linha alternativa. Assim, alguns elementos da Guerra do Aprisionamento já estão cumpridos em Ocarina of time, e também explica porque a Triforce está completa em A Link to the Past.

Então, revisando, temos a saga iniciando com os chamados “Contos Antigos”: Skyward Sword, The Minish Cap, Four Swords e Ocarina of Time, nesta ordem. Em Ocarina of Time, há uma divisão tripla do tempo.

Quando Link é derrotado, temos os “Contos Clássicos”: A Link to the Past, Oracle of Ages, Oracle of Seasons, Link’s Awakening, The Legend of Zelda e The Adventure of Link. Quando Link volta do futuro em Ocarina of Time e conta para Zelda o que irá acontecer, ela manda-o embora e ocorrem os “Contos Infantis”: Majora’s Mask, Twilight Princess e Four Swords Adventures. Por fim, quando não existe mais um herói no futuro de OoT, já que Link foi enviado de volta, acontecem os “Contos Adultos”: The Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks.

De agora em diante, a não ser que a Nintendo resolva alterar esta linha do tempo ou negar tudo, é essa a ordem cronológica dos fatos em Hyrule.

Bruno Grisci é graduando em Ciência da Computação na UFRGS. Gosta de discutir qualquer assunto, incluindo videogames, tópico que o fascina desde sempre. Suas reflexões podem ser lidas no Blast desde 2011, onde é redator e diretor de pautas. Encontre-o no Twitter.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook