Perfil

Perfil: Wrinkly Kong (Donkey Kong)

Em homenagem às mães, vamos falar da Wrinkly Kong, uma senhora gorila de coração bondoso, muito sábia e que está sempre disposta a ajudar o ... (por Joice Koga em 12/05/2012, via Nintendo Blast)

Wrinkly_nblast_5Em homenagem às mães, vamos falar da Wrinkly Kong, uma senhora gorila de coração bondoso, muito sábia e que está sempre disposta a ajudar o próximo. Talvez seja esse dom que a fez diretora do Kong Kollege em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, onde teve sua primeira aparição em 1995. A Sra. Kong já tentou ensinar matemática para os Kremlings, claro que, sem sucesso. O sobrenome Kong lhe soa familiar? Não é de se estranhar, já que essa senhora é mãe do gorila mais famoso dos games, o Donkey Kong, além de ser esposa de Cranky Kong e avó do Donkey Kong Jr. Família famosa essa, hein!?

Entre os jogos Donkey Kong Country 3 e Donkey Kong 64, Wrinkly infelizmente perdeu a vida, provavelmente devido aos acontecimentos no período entre esses jogos. Uma morte injusta para uma senhora de coração tão generoso, por isso retornou a este mundo, só que desta vez, em versão fantasma.

Sra. Kong: Espírito bondoso e generoso

Em todas as participações da Sra. Wrinkly, ela ajuda, contribuindo com informações e dicas valiosas aos jogadores, fora a opção de “salvar o jogo” que ela oferece aos Kong. A gentil gorila faz questão de cumprir com seu papel, até mesmo depois de falecida. Isso sim que podemos chamar de espírito bondoso, ou nem tanto, pois ela pede pagamento por algumas informações.


Educadora, mãe, esposa e avó Kong

Wrinkly_nblast_2Já sabemos que a Sra. Kong pratica boas ações por onde passa, vamos acompanhar sua peregrinação nos jogos. Durante em vida, sua primeira aparição foi em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest para o SNES, onde, além de educadora do Kong Kollege, deu ao Diddy e a Dixie a opção de salvar, em uma parte do colégio, as dicas e os truques que aprendiam durante as aventuras.

Seu lado maternal cativou tanto os fãs da série que retornou no jogo Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! - ainda para o SNES. Nesse jogo, Wrinkly morava em Wrinkly's Save Cave,um local cheio de Banana Birds (aves que parecem bananas). Em sua nova residência, ela era vista dormindo, dançando e jogando Nintendo 64. A Sra. Kong aparece novamente para salvar os jogos e a pele de Diddy e Dixie, porém ela resolveu ser um pouco menos generosa, já que dessa vez, ela não queria fornecer dicas, coincidência ou não, ela faleceu neste mesmo jogo. Mas não precisa ficar triste, ela retornou à série, só que agora em seu novo estilo de vida e aparência.

Depois da vida

Em Donkey Kong 64, a falecida gorila retorna em nova forma e agora reside nos Wrinkly Doors do jogo, exceto no mundo Hideout Helm. Com seu poder sobrenatural, ela surge após uma música fantasmagórica, para dar informações aos Kong que aparecem em sua porta. O único problema é que com esse poder, essas dicas às vezes são dadas pela metade ou são de constituições duvidosas.

Assombrado Game Boy, Game Boy Advance e DS

wrinkly_nblast_3 A nossa querida Wrinkly está presente no Game Boy também. Em Donkey Kong Land II, ela continua dando aquela força para os Kong, mas ela não quer saber de distribuir gratuitamente seus conselhos. De qualquer modo, ela continua agradando aos jogadores e cumprindo bem os seus deveres, pois aparece novamente em Donkey Kong Land III, nessa mesma função, só que sem as “Banana Birds”.

Ainda como fantasminha camarada, ela aparece em DK: King of Swing, com a missão de ensinar Donkey a escalar e depois, junto com seu vivo marido, Cranky, mostrar ao seu filho como lutar. Esse jogo é a estreia da Mamãe Kong como personagem jogável, mas para isso, é preciso adquirir todos os Crystal Coconuts no modo Jungle Jam. Falando de sua habilidade, ela pula muito bem (talvez por ser uma gorila), por outro lado, seu ataque é muito ruim, mas como todo mundo, ela tem o direito de ter os pontos fracos também.

wrinkly_nblast_4 Devido o grande sucesso da série, ainda foram relançados dois dos jogos do SNES para GBA: em Donkey Kong Country 2, a professora Wrinkly dá a seguinte lição de casa para Dixie e Diddy: encher o scrapbook com imagens e para cada página completa, ela recompensa com uma DK Coin; e a tarefa de sala de aula é: corrigir três problemas matemáticos que estão no quadro negro. Já em Donkey Kong Country 3, a gorila tem a obrigação de cuidar das Banana Birds e isso ela faz com muita garra. Enfim, bem semelhante aos jogos originais para SNES.

A estreia da mamãe Wrinkly, no jogo DK Jungle Climber para DS, foi uma breve aparição dela com Cranky e os outros Kong, passando as férias no Sun Sun Island. Podemos vê-la em uma vida boa e mesmo sendo uma fantasma, ironicamente ou não, ela está de baixo do guarda sol.

Senhora Donkey no Wii

Wrinkly_nblast A Sra. Wrinkly aparece no Wii, pelo jogo, Donkey Kong Barrel Blast como personagem jogável, dessa vez, ela possui poderes de: velocidade, agilidade, impulso e, como todos os outros, ela tem o poder Wild Moves (golpes especiais), no entanto só pode ser desbloqueada na competição chamada: Candy's Challenge. Seja em vida ou após a morte, há algumas rixas, no caso da Sra. Fantasma é o Kopter, um Kremlings de Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! e Donkey Kong Land III. Afinal, a vida não é fácil para ninguém, nem mesmo para os que já passaram desta para melhor.

No Super Smash Bros. Brawl, a falecida gorila aparece nos itens de coleção: Trophies e Stickers, esse segundo item só pode ser usado por Donkey Kong ou Diddy Kong, e sua função é dar resistência contra os ataques dos adversários.

Personagem secundária?

kongs_nblast Devemos agradecer à Sra. Wrinkly por ter dado à luz um de nossos personagens favoritos da Nintendo. Claro que não podemos nos esquecer de agradecer ao Sr. Cranky por ser o pai do Donkey e, principalmente, ao Shigeru Miyamoto.

Estando presente nos principais jogos da série, tanto para videogames, como para portáteis, ela teve um curto período em vida, o que não deixou de ser importante. Entretanto, sua participação foi maior após a partida desta para melhor, transformando-se até em personagem jogável e, como se não bastasse, ainda ganhou poderes e pontinhas em alguns jogos, só para registrar sua participação. É aí que notamos seu reconhecimento.

Onde encontrá-la?

  • Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest - (SNES)
  • Donkey Kong Land 2 - (Game Boy)
  • Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! - (SNES)
  • Donkey Kong Land III - (Game Boy)
  • Donkey Kong 64 - (Nintendo 64)
  • Donkey Kong Country 2 - (Game Boy Advance)
  • DK: King of Swing - (Game Boy Advance)
  • Donkey Kong Country 3 - (Game Boy Advance)
  • DK Jungle Climber - (Nintendo DS)
  • Donkey Kong Barrel Blast - (Wii)
  • Super Smash Bros. Brawl - (Wii)

Wrinkly Kong é uma mãe que sempre estará lá pelos Kong, mesmo que não seja fisicamente, ela estará guardando sua família. Às vezes, ela nos cobra e em muitas delas nem damos tanto valor as suas palavras, mas sem ela, estaríamos enrascados pra valer. Pensou em alguém?

Revisão: Catarine Aurora


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google