Item Box

Item Box: Knife (Resident Evil)

Os zumbis nunca estiveram tão na moda. Filmes, séries, quadrinhos e, claro, jogos inteiros dedicados a esses seres fétidos estão no auge da ... (por Jardeson Barbosa em 25/06/2012, via Nintendo Blast)

A "Knife" de "Resident Evil 5"Os zumbis nunca estiveram tão na moda. Filmes, séries, quadrinhos e, claro, jogos inteiros dedicados a esses seres fétidos estão no auge da popularidade. Bem, sabemos que um apocalipse zumbi – como os descritos nessas mídias – é pouco provável, no entanto, se isso ocorresse, qual seria a melhor arma para lidar com os mortos-vivos? Aí vai um conselho: nenhuma arma funciona melhor contra eles do que uma bela e afiada faca. Duvida? Pois a galera de Resident Evil já provou que essa afirmação é verdadeira. Fique sabendo que os heróis da série da Capcom só estão aí pra contar história por causa dessa companheira inseparável… Será mesmo? Descobriremos isso no Item Box de hoje.

It’s dangerous to go alone. Take the Knife!

Uma pergunta estúpida para Claire, em "Resident Evil Code: Veronica X (GC)"Nenhuma arma de Resident Evil representa tão bem a série quanto a Knife – ou faca, em bom português – uma arma discreta, ágil (dependendo do jogo) e muito perigosa. Apesar de ser sempre utilizada a curta distância, o que muitas vezes pode ser fatal para quem a manuseia, o fato de não gastar balas e de ser silenciosa pesa bastante na hora da escolha entre a faca e as armas de fogo da série.

A Knife é um elemento presente desde o primeiro Resident Evil e é, também, a primeira arma disponível na maioria dos games da série. Mesmo assim ela é sempre considerada o “plano B”, usada, pela maioria das pessoas, apenas se a munição acabar. E não é difícil entender o porquê disso, derrotar um único zumbi utilizando a faca é uma tarefa muito difícil, imagine então derrotar uma horda deles.

Cada jogo da série possui uma faca diferente em formato, mas semelhante nas características. Os nomes também variam de acordo com o jogo. Os games mais antigos a nomeiam de Survival Knife – já que ela é, literalmente, um utensílio de sobrevivência –, já em alguns games modernos ela se chama apenas Knife ou Combat Knife.

Apesar de Resident Evil não ter compromisso com a realidade, a Knife não possui nenhum tipo de efeito especial, se resumindo a ser apenas uma lâmina de aço inoxidável. E, sendo apenas uma lâmina, ela é uma das poucas armas que, nos jogos recentes, não recebe upgrade.

Com quantas facas se mata um zumbi?

Os fãs de Resident Evil esperneiam o quanto podem, mas a Capcom não hesita em mudar drasticamente a série a cada novo lançamento. A nossa querida Knife não poderia ficar de fora dessas mudanças. E não foi só o nome que mudou, a faca também evoluiu em outros aspectos e, dependendo do console, ela também é manuseada de uma forma diferente.

Em Resident Evil 2 (N64/GC) e Resident Evil 3 (GC), a faca está na forma mais primária de todas. O dano causado nos zumbis é mínimo e o ângulo do corte é apenas um.

Zumbis e Knife pixelizados em "Resident Evil Gaiden (GBC)"Resident Evil Gaiden (GBC) se destaca por ser o primeiro jogo em que a faca teve um papel “importante”. Neste jogo ela é mais efetiva contra os zumbis, graças à visão em “primeira pessoa” dos combates. Apesar disso, é necessária uma precisão cirúrgica para que um ataque utilizando a Knife seja bem sucedido e ela continua não sendo recomendada para a maioria dos jogadores.

Em Resident Evil Code: Veronica X (GC) a faca se torna um pouco mais ágil e se chama Combat Knife. Neste jogo passou a ser possível esfaquear os inimigos em outros ângulos, como acima do rosto ou ao nível do joelho. Mesmo assim, graças ao controle travado do personagem, ela se manteve uma arma pouco eficiente.

Chris Redifield e sua Survival Knife no remake de "Resident Evil" para GameCubeEm Resident Evil Remake (GC) e Resident Evil Zero (GC), a faca se diferencia por oferecer um modelo de corte diferente para cada personagem. Os personagens masculinos passam a manuseá-la horizontalmente (e consequentemente com maior dano) e as personagens femininas o fazem verticalmente.

Com a mudança na jogabilidade da série a faca ganhou mais utilidade. Em Resident Evil 4 (GC/Wii), ela passa a ser utilizada para quebrar objetos, finalizar combos, rebater projéteis e ainda é a única arma capaz de tirar Leon (e Ada) de certas situações, como quando ele é agarrado por algum inimigo maior. Desta vez a faca causa danos maiores nos inimigos e é foco, inclusive, de lutas contra certos chefes.

Leon e Krauser em uma briga de facas em "Resident Evil 4"Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles foram lançados para Nintendo Wii e se aproveitam muito bem do Wii Remote no manuseio da Knife. Nestes jogos, a faca é um item que está quase sempre junto dos personagens. Sendo necessário apenas apertar um botão e chacoalhar o Wii Remote, ela também serve para afastar as hordas de zumbis.

Em Resident Evil: The Mercenaries 3D (3DS), apenas Krauser e Jill podem utilizar a Knife, o que é uma péssima ideia. Resident Evil: Revelations (3DS) também possui uma faca, a Combat Knife, que, em uso, lembra bastante a Knife de Resident Evil 4.

A faca também foi um dos grandes destaques da versão para Nintendo DS de Resident Evil. Podendo ser manuseada pela tela sensível ao toque com a Stylus, ela se tornou mais útil nessa versão do jogo, já que a visão é alternada para primeira pessoa e, diferente de Resident Evil Gaiden, os cortes podem ser feitos bem mais facilmente.

Knife e visão em primeira pessoa, em "Deadly Silence (DS)"

Jill e sua fiel companheira, em "The Mercenaries 3D (3DS)"

 

 

 

 

 

 

Estando ausente em apenas dois jogos, a Knife ainda terá muitos outros momentos na série Resident Evil, já estando confirmada em Resident Evil 6. Se ela ganhará mais utilidade ou se continuará servindo (na maior parte do tempo) de enfeite, só o tempo dirá.

Já viu que sobreviver ao apocalipse zumbi com apenas uma faca não vai ser uma tarefa fácil, não é? O item mais marcante de Resident Evil é, também, o mais inútil, mas tem gente por aí finalizando os jogos utilizando apenas a faca, será que você seria capaz?

Revisão: Lucas Oliveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google