Blast Battle

Blast Battle: Reino do Cogumelo vs. Reino de Hyrule

Dentre os diversos universos criados nos jogos da Nintendo, dois reinos muito parecidos se destacam. Estou falando do Reino do Cogumelo e d... (por Jardeson Barbosa em 30/08/2012, via Nintendo Blast)

Dentre os diversos universos criados nos jogos da Nintendo, dois reinos muito parecidos se destacam. Estou falando do Reino do Cogumelo e do Reino de Hyrule, duas terras governadas por princesas que mantém relações amistosas (lembra-se dos quadros da turma do Mario no castelo de Hyrule em Ocarina of Time?). Mas se, de uma hora para outra, um reino declarasse guerra ao outro? E se a guerra fosse pacífica, apenas para decidir qual dos dois é o melhor? Eles certamente pediriam a ajuda do Nintendo Blast, que decidiria isso na mais justa das batalhas: o Blast Battle. E essa guerra está aqui! Preparados para mais uma épica batalha? É melhor que estejam.

Os cartões-postais

Hyrule é um reino vasto, cercado de ambientes diversos, onde podemos encontrar montanhas, lagos, desertos, florestas, vilarejos e cidades grandes. A Hyrule Castle Town, por exemplo, é uma parada obrigatória. Com uma linda fonte de águas cristalinas ao centro, essa cidade é o principal ponto de encontro dos casais de Hyrule. A Death Mountain (Montanha da Morte) pode até ter esse nome aterrorizante, mas é outro belo ponto turístico do local. Com uma visão privilegiada, o monte fica ao redor do castelo e já foi a casa dos Gorons, uma raça muito amigável. Por falar em castelo, o Castelo de Hyrule é uma das mais belas construções do universo dos videogames. Em todas as eras, o castelo manteve sua arquitetura medieval e os vitrais, que contam a história do povo hyruliano e são as mais puras expressões artísticas de Hyrule. Ainda temos o belíssimo Lago Hylia, lar dos Zoras, que serve, também, como fonte aquática para todo o reino e é cercado por algumas construções bem características. E claro, não podemos nos esquecer da linda (e misteriosa) Lost Woods (Floresta Perdida), do belo Campo de Hyrule e da amigável Vila Kakariko.

O Reino do Cogumelo é outro local lindo por natureza. O principal destaque do local é a explosão de cores que está presente em quase todos os lugares. Tudo é muito colorido, do Castelo da Princesa Peach aos esgotos que ficam abaixo dele. Os esgotos, por sinal, são bem limpos, e, apesar da presença indesejada de koopas e outros seres, eles são um dos pontos chaves do Reino do Cogumelo, já que o sistema de canos também serve como transporte entre uma cidade e outra. O Reino do Cogumelo é formado por uma pequena quantidade de cidades e vilarejos. A capital do reino é a Toad Town, o pacato lar dos toads, servos leais da família real. Como toda capital que se preze, Toad Town é cercada de jardins e árvores, que servem de abrigo para beija-flores e borboletas e dividem espaço com as casas e outras construções. A maior cidade do reino se chama Mushroom City, um local famoso por abrigar os torneios de kart organizados pela princesa e seus amigos. A maior construção é, sem dúvidas, o Castelo da Princesa Peach. Com uma bela torre e um vitral contendo o rosto da soberana, ele já foi o lar de diversas aventuras e é um dos pontos mais badalados do reino, servindo como locação para as grandes festas organizadas pela princesa. O Reino do Cogumelo ainda abriga cenários muito variados, como ruínas em desertos (Dry Dry Ruins), florestas (Dimble Wood), montanhas (Mole Mountains) e diversas planícies.

De fato, ambos os reinos possuem áreas bem agradáveis, logo, seria injusto afirmar que algum deles está em vantagem. Por esta razão, nós iniciamos o Blast Battle de hoje com um empate!

Reino do Cogumelo 1 x 1 Hyrule

Os habitantes

Hyrule é um reino que se orgulha de ser o lar de diversas raças. A maioria dos cidadãos de Hyrule é da raça Hylian, que se concentram, principalmente, em Hyrule Castle Town. Em geral, os hylians são seres bem pacíficos, que, em muito, lembram os Humanos, diferenciando-se destes, apenas, pelas orelhas pontudas. Muito parecidos com os humanos do mundo real, os seres humanos de Hyrule costumam viver em vilarejos do reino e só apareceram nos últimos séculos. Outra raça bem comum em Hyrule é a raça dos Gorons, seres brutamontes que vivem, geralmente, nas montanhas. Nas águas de Hyrule vivem os Zoras, raça que convive em harmonia com os outros seres aquáticos e com a natureza. E existem também os Sheikahs, os Gerudo e algumas outras raças menores, como os Minish, as Fadas e até certas pedras fofoqueiras. Todas as espécies e raças de Hyrule vivem em harmonia e respeitam o espaço umas das outras.

368px-PM_KooperAssim como em Hyrule, o Reino do Cogumelo também é lar de alguns humanos, como a própria Princesa Peach. Além disso, existem também os Miis, uma variação da espécie humana que apareceu nos últimos anos. Eles são vistos, geralmente, nas tradicionais competições esportivas do reino e representam uma pequena fração da população local. Outra espécie muito comum é a dos Koopas Troopas, que vivem arrumando confusões por onde passam (Bowser e seus capangas, por exemplo). Os poucos koopas que não são aliados de Bowser vivem em cidades e vilas próprias, longe da Toad Town. Junto dos koopas é comum encontrarmos os Goombas, outra espécie muito comum, que se divide entre cidadãos bonzinhos e outros nem tão bonzinhos assim. Nas casas mal-assombradas estão os Boos. Com um gosto refinado e atitudes, até certo ponto, infantis, eles costumam assombrar os moradores da vizinhança e variam muito de tamanho. Ainda temos os Shy Guys, que são conhecidos pelo ótimo senso de organização e vergonha acima da média e os Yoshis, moradores que vieram da Ilha dos Yoshis e encontraram um lar no Reino do Cogumelo. O reino ainda abriga diversas outras espécies, que, quase sempre, trabalham para o terrível Bowser e não se misturam com os Toads, a espécie dominante.

Se retirarmos os monstros da jogada, perceberemos que Hyrule possui um leque bem mais vasto de habitantes, que dividem tarefas e vivem em conjunto, respeitando as individualidades. Já no Reino do Cogumelo, apenas os Toads aparentam estar em sintonia. As demais espécies se dividem entre as inexpressivas (humanos, yoshis e miis, por exemplo, que estão em minoria) e servos do Bowser, que não costumam se misturar com as outras espécies e que vivem em um tipo de anarquia. Por esse motivo, Hyrule leva o segundo ponto de hoje, já ele que demonstra ser um lugar bem mais igualitário e bem distribuído demograficamente.

Reino do Cogumelo 1 x 2 Hyrule

Qual dos dois é o mais divertido?

Hyrule é um reino bem mais dedicado ao trabalho do que ao lazer. Apesar disso, é comum encontramos, em vilas e cidades, algumas atividades bem interessantes. Quem procura por lazer em Hyrule pode se divertir nos diversos jogos espalhados pela Cidade do Castelo, como jogos de arco e flecha e jogos de azar, além de bares de leite, festas noturnas e clubes de pesca. Cada raça tem a sua particularidade em relação às atividades preferidas (e à disponibilidade delas). Os Gorons, por exemplo, se divertem apenas rolando por aí. Não existe nenhum grande centro dedicado ao bem estar e ao lazer no Reino de Hyrule.

O Reino do Cogumelo, por outro lado, encontrou nos esportes o lazer preferido. A atividade esportiva é tão comum entre os cidadãos de lá, que muitos deles dedicam suas vidas inteiras a essa prática saudável. Quase todos os esportes têm vez no Reino do Cogumelo e eles geralmente são apoiados pelo próprio governo, contando com a ilustre presença da princesa Peach. Existem diversas pistas de kart espalhadas por várias cidades, além de diversas quadras de tênis e, até mesmo, campos de futebol. E essa prática já gerou bons frutos para o reino, que já participou de duas Olimpíadas. Mas nem só de esportes vive o Reino do Cogumelo. Os habitantes mais preguiçosos ainda podem se divertir nos diversos shoppings, que contam com várias atividades, incluindo fliperamas, brinquedos e, claro, lojas. E por lá ainda existe a grandiosa Mario Toy Company, que fabrica os famosos Mini Mario, Mini Donkey Kong e Mini Pauline e mantém alguns parques temáticos.

A prática de esportes é muito importante, não é? E por esse detalhe, o Reino do Cogumelo leva seu segundo ponto e empata a disputa. Por mais que as atividades de Hyrule possam ser muito divertidas, nada supera uma corrida de kart com os amigos.

Reino do Cogumelo 2 x 2 Hyrule

E houve um empate! Mas como um empate não é o suficiente para encerrar essa briga, iremos para uma categoria final, que decidirá isso de uma vez por todas.

Os governos

Hyrule não seria nada se o governo não soubesse como tomar as rédeas da situação. O governo de Hyrule é monárquico (algo que já está implícito) e todo o reino está sob o comando do rei de Hyrule. Apesar disso, todas as cidades e vilas dessa monarquia são autossuficientes, contado com um líder local, assim como ocorre em um governo democrático. Ainda temos a princesa Zelda, soberana muito querida entre os moradores, que está sempre pronta para ajudá-los. Além disso, a segurança das principais cidades e pontos importantes do reino é feita por uma guarda armada, formada por diversos homens, que está (quase) sempre pronta para proteger a população e a família real. A moeda corrente de Hyrule é o Rupee – certas pedras preciosas com preços que podem variar de acordo com a cor. Os rupees são encontrados em vários locais, inclusive na grama, porém, é preciso vários deles para se comprar alguma coisa. Hyrule é ou não é um local perfeito para se viver?

O Reino do Cogumelo também é uma monarquia, só que, diferente de Hyrule, ele é regido por uma princesa, a princesa Peach. Não se sabe ao certo o que aconteceu com o rei, pai dela, mas, atualmente, é ela quem comanda tudo (pelo menos até se casar). Peach conta com a ajuda de seu mordomo, Toadsworth, e de vários outros toads, e sempre mantém o local bem colorido e amigável. No entanto, a segurança do Reino do Cogumelo não se equipara à segurança de Hyrule. Não há um exército armado para situações de emergência (apenas alguns toads covardes) e quase tudo fica por conta do Mario. A moeda do Reino do Cogumelo é o Coin – um tipo de moedinha de ouro, geralmente encontradas em diversos locais, como blocos de tijolos. Assim como o Rupee, são necessários vários coins para se comprar algo decente no Reino do Cogumelo. Infelizmente, esse reino sofre com um problema gravíssimo: a princesa passa a maior parte do tempo trancafiada no castelo do Bowser, e, graças a isso, o reino costuma viver de pernas para o ar.

Definitivamente o governo de Hyrule é bem mais eficiente. A menos que você prefira viver em um local onde a governante passa metade do tempo praticando esportes e a outra metade raptada, claro. Por isso, Hyrule ganha o ponto final e o Blast Battle de hoje!

Reino do Cogumelo 2 x 3 Hyrule

Dois reinos muito parecidos

Apesar das diferenças óbvias entre os dois principais reinos do universo Nintendo, é notável que eles são muito parecidos em diversos aspectos. Até mesmo no governo, liderado por nobres princesas, eles compartilham similaridades. No Blast Battle de hoje, Hyrule ganhou por uma ligeira diferença. No entanto, ambos seriam ótimas opções de locais para se viver, dependendo do seu estilo de vida, é claro. Se você gosta de uma vida cheia de aventuras, em um local mais rústico e que é regido pela magia, Hyrule é a melhor opção; mas se você prefere o mundo da fantasia, muitos esportes, vizinhos amistosos e uma princesa que está sempre em outro castelo, o Reino do Cogumelo é para você. Agora é a hora de você dar a sua opinião. Discorda do resultado do Blast Battle de hoje? Concorda com tudo? Não consegue decidir? Não gostou? Sua opinião é o que vale por aqui, e gostaríamos de vê-la nos nossos comentários. Até a próxima!

Revisão: Luigi Santana


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Um dos melhores Blast Battles que eu já li! Os argumentos foram baseados na política regente do local, habitantes e geografia! Muito bons os argumentos expostos!
    E concordo, a Peach não faz nada a não ser brincar e ser seqüestrada. Mesmo que a Zelda passe metade do tempo sendo seqüestrada que nem a Peach, pelo ela faz isso enquanto rege seu reino e, por várias vezes, chega até a enfrentar o campo de batalha por ele! Só por essa Hyrule já merece a vitória!
    Agora eu gostaria de ver um Blast Battle triplo: Zelda x Peach x Elincia (de Fire Emblem Path of Radiance e Radiant Dawn), contando com a evolução das personagens ao longo da história e a importância que cada uma possui para seu reino! Não podemos nos esquecer que a Peach é sempre seqüestrada sem esforço, mas Zelda luta antes de ser tomada por Ganon, e Elincia encara o campo de batalha, muitas vezes sendo a unidade mais poderosa do exército! Adoraria um Blast Battle triplo!

    ResponderExcluir
  2. @yamiryuu_zero Ótima dica, está anotada aqui. Seria a estreia do formato de batalhas triplas. E realmente, a Peach está longe de ser a governante ideal, haha.

    ResponderExcluir
  3. This is Mushroom Kingdom !! ou não né ... '-'

    ResponderExcluir
  4. Hyrule é sem graça. Reino do Cogumelo manda!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google