PETA ataca Pokémon: em novo protesto, ONG acusa a série de incentivar a crueldade contra animais

Cansados de tanto açoite, Pikachu e seus amigos decidiram se aliar à Equipe Plasma. Ou ao menos é o que prega a PETA ( People for the Ethic... (por Eduardo Jardim em 08/10/2012, via Nintendo Blast)

Cansados de tanto açoite, Pikachu e seus amigos decidiram se aliar à Equipe Plasma. Ou ao menos é o que prega a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, ou "Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais"), organização não governamental conhecida por suas atuações e métodos radicalistas. Algum tempo depois de acusar o jogo Super Mario 3D Land de fazer incentivo ao uso ilegal de peles de animais com o traje de Tanooki, a ONG aproveita o embalo de Pokémon Black 2 & White 2 para denunciar o abuso e a apreensão de animais. Tudo isso, é claro, completo com um sanguinolento e vomitivo joguinho em Flash.
"Assim como os animais do mundo real, Pokémon são tratados como objetos desprovidos de sentimentos e usados em atos como entretenimento humano e experimentos científicos. A forma como os Pokémon são presos dentro de Poké Bolas é similar à forma como os circos acorrentam elefantes dentro de vagões ferroviários e os deixam sair apenas para apresentar truques confusos e muitas vezes dolorosos que lhes foram ensinados com o uso de bullhooks afiados como aço e estímulos elétricos."
Ignorando por completo dados como o cálculo do nível de afeto entre um Pokémon e seu treinador e fatores narrativos como a livre — e irreversivelmente impune — desobediência de vários Pokémon por seus respectivos donos, a PETA conclui sua apresentação com a frase de efeito da campanha:
"Se a PETA existisse em Unova, nosso lema seria: os Pokémon não são nossos para usar ou abusar. Eles existem por seus próprios propósitos. Nós acreditamos que esta é a mensagem que deve ser remetida às crianças."
Para ajudar a polemizar ainda mais seu protesto, o grupo fez questão de desenvolver Pokémon Black & Blue, uma versão distorcida dos jogos em que os monstrinhos de bolso, todos acorrentados, gravemente feridos e escalpelados, se rebelam contra seus "treinadores" e os desafiam a atípicas batalhas Pokémon. Ao longo do jogo, é possível desbloquear outros Pokémon para o movimento de animais insubmissos e vídeos contendo cenas fortes de maltrato animal. O Nintendo Blast não recomenda o jogo para os visitantes de estômago fraco; de fato, não é recomendado para ninguém.

São poucas as chances de conscientização pela exibição de cenas de crueldade e distorção indevida de mídia, um feito que pode até mesmo causar o efeito contrário — incentivando novos malfeitores. O que eles têm na cabeça?


Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. " A forma como os Pokémon são presos dentro de Poké Bolas é similar à forma como os circos acorrentam elefantes dentro de vagões ferroviários " ← essa foi a coisa mais insana que já li nos últimos 18 anos.

    ResponderExcluir
  2. Essa PETA é insana. Os pokemon são tratados de forma melhor do que os meus pais me tratam! Nunca assistiram o anime, não?

    Se for assim, por que eles não fazem o mesmo com Gintama? Elizabeth também é um animal (ou não...)! E que tal One Piece? Chopper apanha toda hora também! Ou Tom e Jerry! Dois animais se estapendo até a morte! E são piores do que Pokemon, porque eles se cortam, se explodem e mesmo assim continuam lutando. Quel tal a Disney? Um pato e um cão lutando ao lado de um humano e apanhando do Sephiroth a cada remake!

    Sério, essa PETA está marcando a Nintendo por algum motivo. Primeiro foram as roupas do Mario, que nem roupas são (são transformações). Agora são os monstrinhos de bolso, que sempre passaram a idéia de inocência e amizade, sofrendo nas mãos de uma ONG que ão está nem aí pros animais de verdade! Ao invés de se preocuparem com animais reais, vão atrás de seres imaginários!

    ResponderExcluir
  3. Pikemon nao e real como posso maltratar um pokemon? Esse pessoal ta maluco serio alguem batizou o cafezinho deles

    ResponderExcluir
  4. meu gato só usa rest o dia td e se vc provoca ele mto ele qué usa slash e bite kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Agora Pokemos viraram animais por acaso PETA ?

    ResponderExcluir
  6. LOL Sasuke meu gato também, se provocar ele, ele usa seus poderosos Bite e Slash xD Aconteceu isso agora, estou com cheio de arranhados e metade estão sangrando D: Pedi pra minha mãe me levar pro Pokécenter mais ela não quer T-T vou denunciar ela pro PETA ... NÃO PERA

    ResponderExcluir
  7. Uma instituição que se diz protetora dos animais? Serio? E por que não fazem algo efetivo contra os maus tratos que os bichos sofrem, ao invés de expor isso de forma agressiva e imunda, como fizeram com o "jogo" que criaram, só pra manchar uma franquia animada?

    Os lideres dessa ONG precisam tomar vergonha na cara ao manipular a imagens de seres tão inocentes como os animais de nossa fauna dessa forma, gastando a a verba que vem do bolso de quem esta realmente preocupado com a biodiversidade, pra tentar de forma totalmente desastrosa e frustrada derrubar uma franquia animada que tem como fundo amizade, companheirismo e integração do ser humano com a natureza em perfeita sincronia...

    Por que não expõem a caça desenfreada de baleias na costa japonesa? Pq não falam publicamente sobre a morte de diversos cães abandonados ao redor do mundo, sobretudo no Oriente ?

    Sabe por que não fazem isso? Pq esse bando de merda dessa ONG maldita soh sabem coçar o rabo ganhando dinheiro de iniciativa democrática e publica, de forma indireta, de min e de vc, financiando irrelevancias!

    Os donos dessa iniciativa eh que deveriam ser caçados, se querem realmente proteger os animais, comecem a se centrar em meios legais de como punir quem realmente faz mal a criaturas puras que só merecem nosso carinho.

    ResponderExcluir
  8. Eu não concordo com isso,mas sinceramente achei o joguinho legal e achei que fizeram uma boa pesqisa sobre o game antes de jogar as críticas,como fizeram com o jogo Bully só pelo nome o povo já cai matando sem nem saber do que se trata.
    Eles pesquisaram bem sobre o conteúdo do jogo e sobre os perdonagens, etc.O resultado ficou legal.
    Eu AMO pokémon mas não sou do tipo de pessoa que critica qualquer crítica sobre o que eu gosto,se a crítica tiver bons argumentos eu respeito.

    ResponderExcluir
  9. Eu não concordo com isso,mas sinceramente achei o joguinho legal e achei que fizeram uma boa pesqisa sobre o game antes de jogar as críticas,como fizeram com o jogo Bully só pelo nome o povo já cai matando sem nem saber do que se trata.
    Eles pesquisaram bem sobre o conteúdo do jogo e sobre os perdonagens, etc.O resultado ficou legal.
    Eu AMO pokémon mas não sou do tipo de pessoa que critica qualquer crítica sobre o que eu gosto,se a crítica tiver bons argumentos eu respeito.

    ResponderExcluir
  10. Eu não concordo com isso,mas sinceramente achei o joguinho legal e achei que fizeram uma boa pesqisa sobre o game antes de jogar as críticas,como fizeram com o jogo Bully só pelo nome o povo já cai matando sem nem saber do que se trata.
    Eles pesquisaram bem sobre o conteúdo do jogo e sobre os perdonagens, etc.O resultado ficou legal.
    Eu AMO pokémon mas não sou do tipo de pessoa que critica qualquer crítica sobre o que eu gosto,se a crítica tiver bons argumentos eu respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com o que vc disse (só não gostei do joguinho...)

      Entretanto, essa ONG poderia investir em coisas mais construtivas, há tanta impunidade DA VIDA REAL acontecendo bem debaixo do nosso nariz com os animais, o que se necessita é de ações mais voltadas pra mídia e para as ações criminosas!

      Eu gosto de Pokemon e sou fã dos games, mas de longe quis defender a serie. Meu comentário foi mais um desabafo, pq achei infundada as dissertarivas dadas...

      Fói que nem vc disse, criticar a critica não é bom, se ela tiver bons argumentos, respeito. Mas sei lá, achei desnecessário o que disseram... Hehehe :p

      Excluir
  11. A peta ta comparando um elefante com um Pokémon '-'

    ResponderExcluir
  12. mano quem em sam conciencia jogaria essa merda?!!! peta daqui apouco me gato ta usando bite e meu cachorro retalhar?!! agora os animais vao evoluir HAHAHA ja quem quiser testar o jogo pode eu testei o jogo joguei mas e uma MERDA!!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google