Top 10

Top 10: Melhores jogos de ritmo para Wii

Que os jogos musicais surgiram em peso no Wii ninguém discorda. Após vários Just Dance e outros jogos de dança , existem também alguns q... (por Jaime Ninice em 26/10/2012, via Nintendo Blast)

TaikoQue os jogos musicais surgiram em peso no Wii ninguém discorda. Após vários Just Dance e outros jogos de dança, existem também alguns que o convidam a cantar como a série Sing it, e aqueles em que você deve dar o maior suor para conseguir acertar o ritmo certo no milésimo de segundo exato. Os jogos de Ritmo constituem uma parcela de bons lançamentos para o Wii, mas que contém muitas pérolas pouco jogadas ou até mesmo desconhecidas do grande público gamer. Vamos ver os principais jogos que desafiam o lado artístico e matemático do nosso cérebro nestes gêneros pulsantes?

10. Lilt line

WLZEDesenvolvedora/Publisher: diferente cloth / Gaijin Games
Lançamento: 13 de Dezembro de 2010
Do que se trata: Teste sua coordenação motora e leve a “linha” até o fim
Uma ideia simples e interessante. No comando de uma linha, você deve atravessar cenários íngremes e apertar o botão sempre que um obstáculo aparecer na sua frente. Além da parte sonora, Lilt Line se apresenta como uma nova realidade aos games de Puzzle, com objetivos que tomarão a sua habilidade motora e fluidez de reflexos para resolver as situações que aparecerem na frente.

E os cenários não poderiam ser mais difíceis. Rotacionar o Wii Remote e clicar ao ritmo da música não é fácil, o que pode lhe custar horas de ensaio. Predominam neste game sons eletrônicos, com inserção de gêneros que misturam sonoridades desde o Reggae até o Jazz.

9. Pop'n Music

Desenvolvedora / Publisher: Konami
Lançamento: 13 de Novembro de 2009
Do que se trata: Dê uma de DJ em uma colorida discoteca

Pop’n Music é uma série de jogos de ritmo muito popular nos arcades japoneses. Com mais de 20 versões, que já foram portadas para consoles como Gameboy Color, PS2 e PSP, o game tem visual bem colorido e dificuldade de arrancar os cabelos. Infelizmente a série nunca apareceu no ocidente até a versão Wii de Pop’n Music.

popnmusic_02
popnmusic_03

A jogabilidade tradicional da série Pop’n Music sempre consistiu em apertar botões seguindo o ritmo da música. No Wii os controles foram adaptados: ao invés de apertar botões, o jogador tem que sacudir o Wiimote e Nunchuck em direções específicas, enquanto um personagem em uma discoteca aperta botões na tela. Pode não ser a melhor versão da série, mas continua um jogo divertido e desafiador.

8. Nodame Cantabile: Dream Orchestra

mangustoDesenvolvedora / Publisher: Bandai Namco Games
Lançamento: 27 de dezembro de 2007 (Japão)
Do que se trata: Assuma seu posto em uma orquestra ou em pequenos conjuntos no controle de seu Wii Remote e viva a música de concerto!
Baseado no famoso anime japonês, que rodeia a vida de estudantes de música de uma Universidade, suas viagens, concursos e ensaios, Nodame Cantabile o coloca na pele de vários membros da orquestra em execuções variadas de músicas de grandes compositores, como Beethoven, Mozart, Schuman, entre outros.


55Sem título1111

Oito diferentes instrumentos podem ser selecionados na execução de mais de 50 músicas. A forma de controlar cada um deles é peculiar e se utiliza de uma combinação que mais se adequa aos movimentos do instrumento. Cada toque errado resultará em desafinações e aquela expressão de suor, típico de personagens de anime. Recomendado para quem deseja aprender mais sobre o universo da música clássica.

7. Wii Music

WiiMusic_LogoDesenvolvedora: Nintendo
Lançamento: 20 de Outubro de 2008
Do que se trata: Domine dezenas de instrumentos nesse simulador musical

O mote “qualquer um pode fazer música” resume a real intenção de Wii Music: um game no qual qualquer pessoa pode fazer música. Para isso basta pegar o Wiimote e o Nunchuk, escolher um dos mais de sessenta instrumentos disponíveis e mover os controles, imitando a execução do instrumento. É uma experiência divertida e relaxante, sem a competitividade de outros títulos do gênero.

wiimusic_02
wiimusic_03

Wii Music não foi bem recebido, com avaliações bem negativas por parte da crítica especializada. A maior reclamação foi a falta de profundidade do título. Mesmo assim o game vendeu mais de dois milhões de cópias até o momento. Como foi desenvolvido por Shigeru Miyamoto, vale ao menos uma espiada.

pinball_amigo16. Samba de Amigo

Desenvolvedora / Publisher: Gearbox Software, Escalation Studios / Sega
Lançamento:23 de setembro de 2008
Do que se trata: Junte suas maracas e comece a pular ao ritmo do carnaval!
Samba, praia e diversão! Esses são os elementos típicos de um bom carnaval brasileiro. Lançado originalmente para o Dreamcast, em que você utilizava maracas como controle, a versão para Wii incorpora o uso dos seus controles a toda festa e o resultado é um dos mais divertidos possíveis. As músicas vão desde Jazz a Axés e Frevos efervescentes. Músicas como “Macarena” e “Papa Loves Mambo” são só alguns exemplos.

Samba-de-Amigo19

Durante as execuções, você deverá fazer poses, chacoalhar os controles no ritmo e posições certas, ao que ganhará pontos para o Rank final. Com 44 músicas, além de DLCs, diferentes modos de jogo, modos multiplayer variados e visuais extremamente coloridos, Samba de Amigo é aquele jogo festivo, cheio de coisas acontecendo na tela, com muitos personagens dançando, confetes correndo, tudo envolto em clima latino e bem divertido.

STJJAF_0bec2d8a_95. Taiko no Tatsujin

Desenvolvedora / Publisher: Bandai Namco Games
Lançamento: 11 de Dezembro de 2008 (Japão)
Do que se trata: Batucar tambores nunca foi tão divertido

Taiko no Tatsujin, ou “o mestre dos tambores” em uma tradução livre, é mais uma série de ritmo originada de arcades japoneses. Neste game os jogadores acompanham a música batendo nos tradicionais tambores japoneses “taiko” com baquetas. São somente dois tipos de movimentos: batida no centro e na borda do tambor. Não se deixe enganar pela quantidade reduzida de comandos, as sequências são bem complicadas, deixando o jogo com uma dificuldade mais elevada.

taiko_02
taiko_03

A série foi lançada para inúmeros consoles, sendo que o Wii recebeu quatro versões até o momento. Para se aproximar o máximo da experiência dos arcades, um controle especial em forma de tambores foi desenvolvido para ser utilizado em conjunto com o game. Infelizmente nenhum dos episódios foram lançados no ocidente.

4. Guitar Hero / Rock Band

Desenvolvedora: Vicarius Vision / Harmonix
Lançamento: 28 de Outubro de 2007 (Guitar Hero III) / 22 de Junho de 2008 (Rock Band)
Do que se trata: Transforme-se em um grande astro do rock
Extremamente populares por alguns anos, as séries Guitar Hero e Rock Band sempre foram referência quando o assunto é jogos de ritmo. Com jogabilidade fácil de se entender, mas difícil de se dominar, os dois games são excelente para reuniões de amigos, principalmente se os participantes não forem gamers.

guitarrockband_01guitarrockband_02

Inúmeras versões de ambos games estão disponíveis para Wii, assim como uma infinidade de acessórios para deixar a experiência mais realista. A febre passou e hoje os instrumentos de plástico acumulam poeira dentro dos armários. Entretanto é impossível não lembrar da importância das séries para o mundo dos games.

3. Let’s Tap

Desenvolvedora / Publisher: Prope / Sega
Lançamento: 16 de junho de 2009
Do que se trata: Comande uma verdadeira festa eletrônica batendo na mesa sem parar.
Let’s Tap é um jogo no mínimo criativo, a começar pela maneira de jogar. Em Rhythm Tap, coloque seu Wii Remote em uma superfície e siga o ritmo da música que aparece na tela, batendo a cada instante que a barra de compasso passar sobre os círculos. A seleção musical é bastante variada com temas inspirados na Bossa Nova, Jazz, Rhythm and blues, entre outras.

954367_20090617_790screen032954367_20090617_790screen052

Este game pode se tornar um viciante, com dificuldades que se prolongam em cada nível. Alcançar a pontuação máxima exigirá ritmos bem precisos, combinação de toques e combos que se juntam ao continuar acertando cada nota. Outros modos de jogo, além do musical, também estão inclusos e utilizam a mesma maneira de jogar em corridas e junção de blocos, para citar alguns.

“Coconut Airport”

2. Bit.Trip Complete

Desenvolvedora / Publisher: Gaijin Games / Aksys Games
Lançamento: 13 de Setembro de 2011
Do que se trata: Acompanhe Commander Video em uma série de desafios ritmicos
Bit.Trip é uma série de jogos de ritmo com visual retrô lançados para WiiWare. Cada jogo tem uma mecânica única, como a jogabilidade baseada em Pong em Bit.Trip Beat ou a corrida infinita e repleta de obstáculos em Bit.Trip Runner, sempre tendo ritmo como mecânica central. Além da parte gráfica inusitada, os games têm outra característica em comum: a dificuldade elevada.

bittrip_01bittrip_02

A compilação, chamada de Bit.Trip Complete, inclui todos os seis jogos da série. A novidade fica por conta de vários novos níveis, excelente incentivo mesmo para quem já conferiu todos os games.

Rhythm_Heaven_Logo1. Rhytm Heaven Fever

Desenvolvedora/Publisher: Nintendo
Lançamento: 13 de Fevereiro de 2012
Do que se trata: Torne-se o rei do ritmo em mais de 80 minigames criativos!
O primeiro lugar não poderia deixar de ser esta série que já apareceu em diversos consoles e que foi lançado recentemente para o Wii. Fever reúne uma série de minigames variados que desafiam sua habilidade e testam seu ritmo em mais de 50 minigames.

216849-rhythm heaven is feverRhythm-Heaven-Fever-Screenshot
rhythm-heaven-fever-love-rap-13683-400x250rhythm_heaven_fever_wii

A diversidade criativa e riqueza de extras que o game contém o fazem manter no topo deste gênero. Com músicas de primeira e personagens carismáticos, tem tudo para agradar a qualquer classe de jogadores. Deixe se levar pela magia dos acontecimentos e pelos REMIXes motivadores e viva o prazer de embarcar nesta aventura!

Menção Honrosa: The World of Golden Eggs: Nori Nori Rhythm Kei

img_1286155_43023760_0Desenvolvedora/Publisher: Artoon / AQ Interactive
Lançamento: 26 de junho de 2008 (Japão)
Do que se trata: Siga o ritmo neste game absurdamente estranho e proteja seus ovos dourados!
Quando você achava que já tinha visto de tudo, eis que surge este jogo. Baseado em um desenho japonês de mesmo nome, Nori Nori Rhythm Key é composto por vários minigames que pegam carona em Rhythm Heaven Fever e Wario Ware inc. Mega Microgames, porém um pouco mais simples e visualmente bizarro. As músicas e objetivos não animam muito, mas vale pela engenhosidade das situações altamente estranhas. Se errar no ritmo o faz perder ovos de ouro, bom, não é preciso dizer mais nada.


E você, caro leitor, o que achou da lista? Quais games já havia jogado e se identificou mais? Conte-nos nos comentários.
Colaboração: Farley Santos
Revisão: Mateus Pampolha

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. sem duvida, o melhor deta lista é Bit trip complete, seguido de: Lets tap e Samba de amigo....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google