Chronicle

Level-5 Chronicle: Parte 2 - As parcerias com a Nintendo

Na primeira parte de nosso especial sobre a Level-5, tratamos um pouco sobre sua história e conquistas desde sua fundação, em 1998. Grand... (por Unknown em 22/12/2012, via Nintendo Blast)

Na primeira parte de nosso especial sobre a Level-5, tratamos um pouco sobre sua história e conquistas desde sua fundação, em 1998. Grande parceira da Sony durante toda sua breve história, a empresa adentrou-se em mares nintendistas ao notar a grande oportunidade que tinha nas mãos com o Nintendo DS, portátil revolucionário de duas telas da Big N. Nesta segunda parte do nosso especial, focaremos na muito bem sucedida parceria estabelecida entre as duas empresas, a qual resultou em títulos de peso que fazem muito sucesso entre a comunidade gamer.

Andando com as próprias pernas


Em outubro de 2006, a empresa deu um dos maiores passos em direção ao sucesso desde sua fundação, oito anos antes: a partir do próximo ano, a Level-5 publicaria seus próprios títulos no Japão, eliminando a necessidade de encontrar uma publisher e dando-lhe maior autonomia na criação e ritmo de desenvolvimento dos jogos. A boa notícia veio acompanhada da confirmação do primeiro jogo que seria publicado pela própria empresa: Professor Layton and the Curious Village era um jogo meio aventura, meio puzzle e seria lançado no ano seguinte para o Nintendo DS. O anúncio causou alvoroço na comunidade nintendista, já que a empresa responsável por títulos respeitados em consoles concorrentes começaria a lançar suas pérolas para o público da Nintendo.

Professor Layton é uma das franquias mais carismáticas da indústria


O game foi lançado no Japão em fevereiro do ano seguinte, e o resultado não poderia ser melhor. Contando com animações espetaculares, uma história intrigante e alto nível de desafio, Professor Layton se tornou um clássico instantâneo e um dos carros chefes do portátil da Nintendo. O sucesso do título foi tão grande que uma sequência – Diabolical Box – já estava sendo produzida e seria lançada em novembro do mesmo ano.

Inazuma Eleven conquistou uma legião de fãs
Como se não bastasse, a Level-5 ainda guardava uma carta nas mangas para 2007. Em agosto, o primeiro título da série Inazuma Eleven, também para Nintendo DS, foi anunciado. O título, que resultou em um anime de sucesso, prometia partidas divertidíssimas, um enredo (elemento atípico em jogos de esportes) e elementos de RPG com o desenvolvimento das habilidades dos jogadores. O game ainda estava em estágios iniciais de produção e seria lançado apenas em 2008. O ano de 2007 ainda marcou a primeira aparição da empresa na Tokyo Game Show, maior evento de games do Japão. A participação da empresa em um evento dessa dimensão comprova que ela estava se tornando cada vez maior, estando cada vez mais apta a competir com os gigantes da indústria.

O estabelecimento das franquias


Logo no início de 2008, o público americano pôde conhecer o primeiro game da franquia Professor Layton. Assim como no oriente, o título foi extremamente bem recebido pela crítica e pelos jogadores, estabelecendo-se como uma das mais fortes do console. O sucesso da nova franquia em todo o mundo fez com que a Level-5 pudesse subir mais alguns degraus em direção ao sucesso. Maior prova disso é que a empresa inaugurou sua divisão focada exclusivamente na produção de títulos para celulares. O primeiro game lançado, como não poderia deixar de ser, foi Professor Layton.

Ainda no mesmo  ano, o Japão recebeu Inazuma Eleven que, como esperado, foi um sucesso de critica e vendas e o terceiro título da série Layton. Unwound Future foi lançado em novembro e seguiu todo o sucesso das outras entradas na franquia.



A rotina de uma grande empresa


Professor Tago foi lançado apenas no Japão
Em 2009, a Level-5 já era uma das mais importantes da indústria japonesa. Maior prova disso é a quantidade de lançamentos da empresa naquele ano: foram nove jogos apenas para os consoles da Nintendo, incluindo sequências e novas franquias. O primeiro título lançado no ano foi Paul Sloane & Des Machales’s Tales, para o DS. O jogo se trata um puzzle por texto com uma história intrigante e cheia de mistérios.  Menos de um mês depois a empresa já lançava outra nova franquia. Baseado em uma série de livros de treinamento mental (algo como Brain Training) com mais de 12 milhões de cópias vendidas no Japão, a série Professor Tago’s Mental Gymnastics consistia em jogos de perguntas e respostas divididas em diferentes temas para exercitar o cérebro dos jogadores. Durante o ano, quatro games da franquia foram lançados e esta se tornou um hit para os gamers nipônicos.

Dragon Quest IX  foi um marco para a série
Mas o melhor ainda estava por vir! Em julho do mesmo ano a empresa lançava no Japão nada menos do que Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies, exclusivamente para o Nintendo DS. O título marca o retorno da série aos consoles da Nintendo e é o primeiro a ser lançado para um portátil e contar com um modo multiplayer. Não é difícil prever que o game foi um grande sucesso e que os entusiastas do ocidente aguardaram ansiosamente o lançamento do título por essa bandas, no ano seguinte. O Japão também recebeu o segundo jogo da franquia Inazuma Eleven, para DS, que contava com duas versões diferentes, algo que se tornou característico na série daí para frente. Para finalizar, o ano ainda foi marcado pela localização e lançamento de Professor Layton and the Diabolical Box nos EUA e a chegada do quarto título da franquia – The Last Specter – no Japão. Este ano pode ser considerado o mais forte da empresa, dada a quantidade de títulos importantes lançados principalmente no Japão. A esta altura, a Level-5 já se tornava uma grande parceira da Nintendo.

A chegada definitiva


O ano de 2010 poderia ser lembrado por diversos lançamentos como a chegada de Dragon Quest IX e Professor Layton and the  Unwound Future nos EUA, mas o que mais marcou a história da empresa foi a sua chegada definitiva ao ocidente. Em setembro, ela finalmente inaugurou seu escritório nos EUA, tornando possível uma maior aproximação com o público das américas. Não demorou muito para a empresa criar suas contas em redes sociais e interagir cada vez mais com seus fiéis consumidores. Voltando ao outro lado do mundo, em dezembro eram lançados Ni no Kuni: Dominion of the Dark Djinn e Inazuma Eleven 3 Ogre Version, ambos para DS. Ni no Kuni , nova franquia e muito aguardada no ocidente conta a história de Oliver, um garoto que acabara de perder sua mãe em um trágico acidente e deve, com ajuda de um estranho ser chamado Drippy, partir em uma jornada pessoal para enfrentar seus demônios e se tornar um homem. O jogo nunca foi lançado por aqui, mas uma versão para Playstation 3 está a caminho e está prevista para janeiro do ano que vem.

Os quartéis da Level-5 nos Estados Unidos


Em 2011, Inazuma Eleven chega ao Nintendo Wii e ao 3DS, para a alegria da nação (literalmente, pois os jogos nunca saíram do Japão, exceto pelo primeiro, que chegou no resto do mundo anos depois de seu lançamento). Como de praxe, estes lançamentos alavancaram as vendas dos dois consoles e a franquia já estava mais que estabelecida no país. Quanto à principal série da empresa nos consoles Nintendo, Professor Layton, mais duas versões foram lançadas, Miracle’s Mask no Japão, para 3DS e Last Specter nos EUA.

Ao infinito e além!


A Level-5 decide buscar novos públicos
Este ano de 2012 também foi marcado por lançamentos para o 3DS. Buscando novos públicos, a empresa lançou Girls RPG Cinderlife, para o 3DS. O game é um simulador em que você deve se tornar uma pessoa popular e bem sucedida, sendo um jogo completamente voltado ao público feminino e limitado ao mercado japonês. Há pouco mais de dois meses, o primeiro título da série Layton no 3DS chega por aqui. No Japão ainda foi lançado o promissor Time Travellers, game de aventura que conta com uma profunda e emblemática história. O jogo deve vir para ocidente no ano que vem.

Guild01: exemplo de parceria que funciona
Mesmo com tantos jogos de qualidade, a Level-5 ainda guardava a maior das surpresas para este ano: Guild01. O título é uma coletânea constituída por quatro jogos completos e criados por desenvolvedores japoneses renomados como Goichi Suda (Liberation Maiden) e Yoot Saito (Aero Porter). O jogo foi lançado em mídia física em maio deste ano no Japão e está sendo lançado aos poucos, digitalmente, no eShop das Américas e da Europa. Até agora já foram lançados três títulos, sendo cada um deles muito diferentes entre si. O sucesso deste pacote fez com que uma sequência, com novos desenvolvedores, fosse anunciada.

Time Travelers ainda não tem data para sair por aqui
Com tantas parcerias e games de qualidade, a Level-5 é hoje uma das developers mais respeitadas no Japão, e todos os seus títulos são aguardados com muita ansiedade pela comunidade gamer. Diversos jogos já estão em produção para o ano que vem e a expectativa é que, com o exponencial crescimento desta  ainda jovem empresa, a qualidade de seus produtos seja cada vez maior! A Level-5 é um exemplo a ser seguido por desenvolvedoras de todo o mundo. Em apenas 14 anos de existência a empresa estabeleceu diversas franquias de sucesso, firmou  fortes parcerias com gigantes da indústria como Sony, Nintendo e Square Enix, sendo que a última lhes confiou uma de suas maiores franquias. Tudo isso enquanto ainda se estabelecia no andar com suas próprias pernas, em uma época em que a indústria japonesa está se tornando um nicho cada vez menor. Tal feito não é para qualquer um, o que torna a Level-5 uma das principais desenvolvedoras da atualidade.

Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tem um erro nesse post, Inazuma Eleven não é baseado no Anime e sim o Anime baseado no jogo =)

    ResponderExcluir
  2. Ah tem mais, Inazuma Eleven saiu sim do Japão, o primeiro jogo da franquia foi relançado praticamente em todas as regiões dois anos depois do lançamento do original.

    ResponderExcluir
  3. Alessandra, obrigado pelas correções! Já foram efetuadas ;)

    ResponderExcluir
  4. GENTE MUITOS BABADOS PARA CONTAR PRA VCS, EU SEI QUE ISSO NÃO TEM NADA HAVER COM A MATERIA MAS O WII U JA CHEGOU (JA DISSE ISSO ANTES) AQUI NA CIDADE NO VALOR DE 1.399 DILMAS NA VERSAO BASIC, SO TO DIZENDO ISSO PQ NAO SEI SE JA CHEGOU NA CIDADE DE VCS......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff aqui eu vi por 1.889 dilmas(ta meio carinho isso ai né??!!)

      Excluir
    2. ta no mesmo valor de um ps360 aqui, mas isoo e so no comecinho do lançamento, daqui a 5 meses as coisas mudam =/

      Excluir
  5. Eu queria muito(sei que isto é sonhar demais)que fizessem uma continuação de Rogue Galaxy,sério esse jogo é um épico dos épicos MUITO ÉPICO MESMO,pra mim o melhor jogo do ps2 e isso não é exagero quem nunca jogou deveria jogar sem pensar duas vezes.........oh god precisava escrever isso aqui

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google