Blast from the Past

Blast from the Past: Sonic 3 & Knuckles (Mega Drive/VC)

Da mesma forma que o nosso ouriço azul nunca fica parado, o terrível e perigoso Dr. Robotnik , também conhecido como Dr. Eggman , não desi... (por Unknown em 22/03/2013, via Nintendo Blast)

Da mesma forma que o nosso ouriço azul nunca fica parado, o terrível e perigoso Dr. Robotnik, também conhecido como Dr. Eggman, não desiste de tentar vencer seu adversário corredor e se apoderar das poderosas Esmeraldas do Caos. Assim, mais uma aventura veloz, alucinante e épica de Sonic e seu fiel amigo Tails está prestes a começar! Hora de desbravar novos mundos na velocidade do som, encarar novos  inimigos e de conhecer um poderoso campeão que pode causar muitos problemas e, ao mesmo tempo ser um valoroso aliado, nessa jornada espetacular da era dos 16-bits.

Uma longa aventura eletrizante!

Antes de começar a falar sobre esse fantástico jogo é preciso comentar sobre as origens desse grande título. Sonic 3 & Knuckles é fruto de uma genial fusão de Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Esses dois títulos, ambos lançados em 1994 pela SEGA, fizeram um sucesso arrebatador e, quem tinha a felicidade de jogar as duas aventuras percebia claramente que as histórias dos dois jogos em algum momento pareciam se conectar. Pois é, elas não pareciam: elas na verdade eram parte de um só jogo. Originalmente, seria lançado apenas  Sonic 3 & Kuncles mas, por decisões de marketing, a SEGA decidiu dividir o projeto e lançar dois títulos separadamente. Felizmente, através da tecnologia do Lock-on, era possível acoplar o cartucho de Sonic & Knuckles ao de Sonic 3 no Mega Drive e unir as duas aventuras formando um único game. Era algo realmente único e ousado na época e que garantiu a muitos jogadores experienciar uma das jornadas mais espetaculares da história de Sonic e seus amigos.

Do que o Knuckles tá se matando de rir?
A história por trás de Sonic 3 & Knuckles é a mesma de quase todas as aventuras do ouriço azul: após derrotar Dr. Eggman e destruir sua estação, o Death Egg, em Sonic 2, a estação espacial do vilão cai na misteriosa Angel Island. Lá, o vilão descobre a existência de uma fonte de poder impressionante: a Master Emerald. Essa joia gigantesca é também a fonte de criação das Esmeraldas do Caos e, com o poder dela, Dr. Eggman certamente seria capaz de reconstruir sua estação e seu exército de rôbos e finalmente vencer Sonic. Felizmente, a Esmeralda é protegida por um guardião: Knuckles, o Equidna. Sabendo que Sonic e Knuckles poderiam lhe causar problemas, o vilão engana o poderoso guardião lhe dizendo que Sonic pretende roubar a Master Emerald. Assim, ao chegar na ilha, junto de Tails, caçando Dr. Eggman, Sonic esbarra em Knuckles e tem as Esmeraldas do Caos capturadas por ele. Então, com mais esse problema, o ouriço azul não perde tempo e parte para uma corrida frenética por um território desconhecido.


Depois de passar por selvas densas, túneis submersos e até uma noite de carnaval nem um pouco agradável (com Knuckles e Dr. Eggman sempre atrapalhando seu progresso), os dois companheiros finalmente alcançam o local onde Knuckles se escondia: o palácio que guarda a Master Emerald. Sonic trava uma batalha com o forte Equidna e sai vitorioso. Nesse momento, aproveitando a distração dos heróis, o vilão rouba a poderosa joia e parte para sua estação. Knuckles percebe que foi enganado e se junta a Sonic e Tails para derrotar Dr. Eggman e reaver seu objeto sagrado. Depois de enfrentar mais desafios e máquinas perigosas, em uma batalha épica pelo espaço, Sonic faz uso das Esmeraldas do Caos e, transformado em Super Sonic, derrota o vilão e resgata a Master Emerald. Enfim os heróis podem respirar aliviados... por enquanto.

A batalha final no espaço!


Esse enredo mirabolante é unido a um design belíssimo dos estágios, uma jogabilidade fluida que já era marca da franquia e uma trilha sonora de tirar o fôlego. Os cenários eram realmente incríveis e repletos de detalhes (algo surpreendente para um jogo de 16-bits) e a conexão que havia entre cada uma das zonas era um incremento da história, pois ao final de cada nível, uma animação mostrava como Sonic e seus amigos chegavam até o próximo desafio. O visual de estágios como os jardins de Marble Garden Zone, a floresta de cogumelos gigantes de Mushroom Hill Zone ou a incrível e perigosa estação Death Egg são de encher os olhos. A jogabilidade simples turbinada pela velocidade de Sonic teve a melhoria dos novos power-ups do ouriço. Monitores contendo os Elementary Shields espalhados  pelos estágios proporcionavam novas habilidades ao ouriço e ajudavam o jogador a conseguir mais pontos ou atravessar uma parte complicada da aventura:
  • Aqua Barrier : Uma das maiores alegrias dos jogadores e fãs do ouriço azul! Com esse escudo, Sonic podia respirar embaixo d’água, além de poder quicar como se fosse uma bola de basquete e alcançar lugares mais altos.
  • Flame Barrier: Esse escudo de chamas protegia Sonic do fogo e lava. Ótima solução para chefões que disparam ataques com chamas ou para simplesmente atravessar caminhos traiçoeiros. Também era possível se lançar como um míssel de fogo, durante um pulo em meio do ar.
  • Thunder Barrier: Com essa proteção, o ouriço era capaz de atrair anéis a uma curta distância como se fosse um ímã gigante! Além de proteger Sonic de ataques elétricos, o escudo fazia o herói ser capaz de realizar um Double Jump, soltando faíscas no ar.

As várias possibilidades de personagens para se jogar a aventura era outro ponto importante do título. Dessa vez, era possível escolher entre Sonic, Sonic e Tails, apenas Tails ou apenas Knuckles. Alguns detalhes da história mudavam um pouco, dependendo do personagem escolhido. Por exemplo, ao se escolher Knuckles, o Equidna somente enfrentava Dr. Eggman no final do jogo e tinha que lidar com suas cópias robóticas em batalhas complicadas no final de cada nível. Ao se escolher Sonic, Sonic e Tails, ou apenas Tails, as estratégias de batalhas mudavam um pouco, mas era sempre interessante escolher a pequena raposa de duas caudas para se ver quão longe se podia voar em um determinado local.

A trilha sonora é um grande destaque dessa aventura. Apesar de muitas especulações, o famoso Rei do Pop, Michael Jackson , de fato compôs uma parte da trilha sonora do jogo. O astro somente não concluiu seu trabalho por causa dos escândalos de pedofilia que lhe cercavam na época. Mesmo assim, ao ouvir as melodias e sons alucinantes que permeiam cada fase da aventura do ouriço de tênis vermelhos, pode-se perceber o tom marcante da batida em “bits” desse grande astro da música.

A música de Carnival Night Zone era bem divertida

Amigo ou inimigo?

Knuckles pode parecer um personagem bem irritante durante a aventura, pois ao se escolher Sonic ou Tails, ou ambos, o Equidna sempre aparece naquele momento crucial da jornada para atrapalhar os heróis. Por sua causa, as Esmeraldas do Caos são lacradas em outra dimensão. Um lugar que, diferente dos desafios dos jogos anteriores, não permite recuperar as joias mágicas com facilidades. Para atravessar o desafio das bolinhas coloridas é preciso grande coordenação motora e agilidade para não esbarrar em uma esfera vermelha e amaldiçoar todas as gerações passadas e futuras do Equidna guardião!

Correndo nas nuvens! (literalmente)
Mesmo assim, Knuckles é um dos personagens mais importantes da franquia do ouriço azul. Sem a ajuda dele, os heróis jamais teriam  chegado a Sky Sanctuary Zone, sem dúvida a zona com o visual e a música mais belos do jogo (tanto que foi homenageada com um remake em Sonic Generations), para poder continuar a caçada ao temível Dr. Eggman. O novo companheiro de Sonic se juntaria a ele ainda nas futuras aventuras da série e, por mais truculento e irritado que esse Equidna vermelho possa ser, ele tem um bom coração (e também punhos que são capazes de arrebentar pedras gigantes).

Sonic 3 & Knucles pode ser considerada, sem exageros, a melhor aventura do ouriço azul (depois de Sonic 2, claro) e,  com certeza, uma das mais épicas e bonitas também. O jogo surpreende por seus visuais deslumbrantes, por sua música contagiante e por uma história que consegue conectar tantos níveis diferentes e criar uma jornada emocionante e excitante. Seja correndo nas cavernas de gelo de Ice Cap Zone, ou cruzando as profundezas escuras de Sandopolis Zone, ou mesmo voando pelo espaço como Super Sonic em Doomsday Zone, esse título é uma grande obra de arte eletrônica que jamais deve ser esquecida.

Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Para mim, Sonic CD humilha e esgama Sonic 3 & Knuckles e é melhor do que qualquer jogo do Mario lançado para NES/SNES.
    Sonic foi uma série inovadora e especial, pois conseguiu inserir o conceito de velocidade em um jogo platform. Em Sonic CD, isso acontece de forma extremamente inteligênte e dosada, pois você precisa encontrar alguns caminhos específicos para ganhar velocidade, mudar de caminho ou viajar no tempo.
    Em nenhum jogo da série, o Level Design foi tão importante e especial, pois o jogador precisa usar a cabeça para poder viajar no tempo e explorar outros caminhos. E quando escrevo isso, estou querendo dizer que vai muito além dos jogos da franquia principal.
    É tão brilhante que, para quem tenta pegar as placas de tempo em um primeiro momento e tentar viajar no tempo, simplesmente parará em algum obstáculo e não conseguirá viajar. Tosco? Não, simplesmente pensado para você procurar no cenário alguma rota livre que te possibilite a transição. E, em algumas zonas, fazer isso é um desafio a parte.
    Três motivos para Sonic CD ser o jogo mais hardcore da série:
    1) Level Design: Sonic CD tem o melhor level design da série. É o jogo com o maior número de caminhos, com a melhor distribuição de itens e é desenhado de forma extremamente inteligente.
    2) Arte: Sonic CD representa literalmente a essência de Sonic The Hedgehog, inserindo todo o conceito artístico de Sonic 1 com um toque de surrealismo.

    ResponderExcluir
  2. Dias que não voltam mais... Esse foi um Game incrível mesmo, e pra mim só não é melhor que o Sonic 2 por causa da relevância que ele tem pra mim, foi o primeiro Game do ouriço que joguei...

    É incrível como esse Game conseguiu ser tão inovador e pie no chinelo muitos jogos "fantásticos" que vejo por aí... ;)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google