Fire Emblem: Awakening poderia ser o último da série caso vendas não fossem satisfatórias

Hoje o tradicional site espanhol especializado em Fire Emblem, Fire Emblem: Wars of Dragons, divulgou uma entrevista feita o mês passado ... (por Lucas Palma Mistrello em 23/05/2013, via Nintendo Blast)


Hoje o tradicional site espanhol especializado em Fire Emblem, Fire Emblem: Wars of Dragons, divulgou uma entrevista feita o mês passado pela revista da Hobby Consolas, também da Espanha, com os desenvolvedores de Fire Emblem: Awakening. Na entrevista foi feita a seguinte pergunta: "Fire Emblem já é uma série com muitos anos de vida, você tem a sensação que fica cada vez mais difícil lançar um jogo novo?", a resposta de Hitoshi Yamagami, um dos diretores do Grupo 1 da Nintendo EAD, e veterano na equipe desde o NES, sendo um dos desenvolvedores de Famicom Wars (posteriormente renomeada Advance Wars) foi chocante:
"Sem dúvida. Na verdade, as vendas estavam caindo. O gerente de vendas da Nintendo, o senhor [Shinji] Hatano, havia nos dito que este poderia ser o último Fire Emblem. Devido a essa queda constante, nos disseram que se as vendas deste título ficassem abaixo de 250.000 cópias, deixaríamos de trabalhar na saga. Lembro-me que quando voltei da reunião pensei: 'Meu Deus! O que vamos fazer? Chegou ao fim!' Nossa reação foi clara e direta: se este será o último Fire Emblem, devemos colocar nele tudo que sempre quisemos colocar! E assim que nasceu este novo projeto."

Felizmente Fire Emblem: Awakening quase conseguiu bater este número na própria semana de lançamento, quando vendeu 242.600 unidades no Japão, em Abril de 2012. A última vez que apareceu na lista dos mais vendidos, no final de junho do ano passado, já haviam sido comercializadas 417 mil cópias, e estima-se que atualmente esteja na casa de 500 mil na terra do sol nascente. Por aqui, no ocidente, o jogo vendeu bem e apareceu na listas dos mais vendidos nos EUA em fevereiro e no Reino Unido no mês passado.


Fire Emblem: Awakening, o 13º jogo da série, foi universalmente aclamado pela crítica e pelo público, e é o jogo nativo do 3DS mais bem avaliado no MetaCritic, portal que agrega várias análises, por ambos os públicos e recebeu no Nintendo Blast a nota 9,0. O próximo jogo da série será um crossover com o universo de Shin Megami Tensei, em desenvolvimento para o Wii U, ainda sem data de lançamento.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fizeram o jogo com os personagens sem os pés. Eu acho que eles não estavam querendo continuar esse jogo. :S

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que o game vendeu bastante. Adoro essa série, e odiaria ver ela desaparecer!

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras, imperdível.... Incrível... Esse é um dos melhores Games do 3DS!

    Mas tá muito difícil encontrar ele em lojas físicas... :/

    ResponderExcluir
  6. Aparentemente, boa parte das vendas no Japão foi na versão para download da Eshop. Contando as mídias físicas, o jogo está a ponto de alcançar 01 milhao de copias no total mundial. Nada mau pra um jogo de estratégia !!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google