Plug and Blast

Mais que um analógico, conheça o que há por trás do Circle Pad Pro

Lançado no início do ano passado na América do Norte, o Circle Pad Pro tenta consertar aquilo que a Nintendo deveria ter sacado há muito... (por Unknown em 12/05/2013, via Nintendo Blast)


Lançado no início do ano passado na América do Norte, o Circle Pad Pro tenta consertar aquilo que a Nintendo deveria ter sacado há muito tempo depois de anos com o DS/DSi no mercado: a falta de um direcional direito para movimentar a câmera. Embora alguns jogos do DS como Super Mario 64 DS consigam proporcionar uma boa experiência com a tela inferior servindo para movimentar a câmera, a verdade é que desde Metroid Prime Hunters (DS) sentimos a falta desse direcionalzinho que, por sua vez, também não apareceu no 3DS.


Eis que surge a luz


Em dezembro de 2011, o Circle Pad Pro foi lançado no Japão junto com o pacote de Monster Hunter 3 Ultimate (3DS) a fim de facilitar a jogatina ao adicionar um direcional no canto direito do 3DS. Um trambolho, na verdade, mas que pode fazer toda diferença para quem ainda não se acostumou com o uso da tela inferior para movimentar a câmera. Realmente o adaptador serviu de muita utilidade para os japoneses e foi lançado para o Ocidente em fevereiro de 2012, pela GameStop, podendo ser encontrado em alguns pacotes como em Resident Evil: Revelations (3DS).


Especificações


O Circle Pad Pro possui um botão R, facilitando o acesso ao R nativo do 3DS; botões ZR e ZL, usados em alguns jogos de tiro ou RPG, porém não obrigatórios; comunicador infravermelho para conectá-lo ao 3DS; direcional direito deslizante, claro, e uma entrada para pilhas AAA com um fator de duração de 480 horas de jogatina. O acessório é grande, grande mesmo, semelhante ao Game Pad do Wii U, porém muito leve. Ele possui borrachinhas para segurar seu 3DS impedindo que ele deslise e caia. Porém, atenção com o uso do 3D que pode ficar prejudicado em alguns jogos, já que a tela do 3DS não fica centralizada com seu rosto devido ao deslocamento que sofre com o uso do acessório, mas é só questão de se acostumar e deixar seu rosto na direção correta da tela, o que pode ser um grande desconforto com o passar do tempo.


Funciona em tudo?


Não, o Circle Pad Pro só funciona em alguns poucos jogos já lançados para o 3DS. Por enquanto temos estes:


Por fim, é um acessório obrigatório? Não, mas ajuda a remendar aquilo que a Nintendo esqueceu de colocar em seu console, porém com ou sem ele, a jogatina no 3DS continua sensacional, afinal, não foi por causa dele que o 3DS conseguiu esse sucesso todo, não é mesmo? E você, caro leitor, possui um Circle Pad Pro? Recomenda seu uso? Ele realmente ajudou em alguns jogos ou só atrapalhou?

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sinceramente, comprei esse acessório para jogar RE: Revelations e achei a jogabilidade até pior, pois já estava acostumado com o esquema antigo, além de ter achado a disposição dos botões superiores e do segundo analógico muito ruim.

    ResponderExcluir
  2. procurei, mas nao achei a informacao... exite pro XL?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google