Pokémon Blast

Masuda, Sugimori, e o problema da Game Freak com Pokémon lendários

Há alguns meses, durante a E3, algumas novidades sobre Pokémon X/Y foram divulgadas. Sky Battles, alguns novos Pokémon, até mesmo tivemos ... (por Unknown em 22/10/2013, via Nintendo Blast)

Há alguns meses, durante a E3, algumas novidades sobre Pokémon X/Y foram divulgadas. Sky Battles, alguns novos Pokémon, até mesmo tivemos uma sessão de perguntas e respostas. Naquela época, Patricia Hernandez (redatora do Kotaku US) abriu minha mente para uma preocupação: os lendários de Kalos. Até aquele momento, conhecíamos Xerneas e Yveltal, mas e o trio lendário? Toda geração sempre tem. E isso estava passando a ser um problema.

Para você, o que é uma lenda?

Popularmente o conceito de lenda pode mudar bastante. De uma forma mais simples, podemos aceitar que uma lenda é um evento ou individuo incomum, sobre o qual não temos informações suficientes para afirmar sua realidade ou não. Pode ser apenas uma ficção, mas são histórias tão fortes (e às vezes com indícios) que deixam a dúvida sobre ser realmente apenas bobagem. Então, em geral, uma lenda é algo raro e incomum que deixa dúvidas sobre sua existência.

Quem assistiu a Pokémon: The Origin viu que Red capturou as aves lendárias, mas o contexto deixou bem claro que elas eram Pokémon raros e incomuns, de modo que, quando ele usou Articuno contra Mewtwo, sua surpresa foi "nem mesmo um Pokémon lendário tem chance". Mewtwo, por sua vez, era um Pokémon desconhecido por Green, Prof. Oak, e o próprio Red. Quem tinha algum conhecimento dele era o Dr. Fuji, que apesar de atualmente estar em Lavender, era o responsável pelas experiências relatadas nos documentos da Pokémon Mansion de Cinnabar Island. Nesse contexto, podemos ver que tanto as três aves lendárias quanto Mewtwo não eram Pokémon tão populares e conhecidos por todos, encontrados em qualquer graminha.

A confusão começa quando tentamos considerar o enredo apresentado pela adaptação animada. No segundo filme de Pokémon, aquele do Lugia, Lawrence tenta capturar Articuno, Zapdos e Moltres. Ao realizar tal feito, o clima global é afetado diretamente. Mas esperem: como isso não acontece nos jogos Red/Blue ou em Pokémon: The Origin? Uma explicação que Danilo, do Pokémon Mythology, encontrou é que esses são Pokémon raros, porém há um único dessa espécie que está relacionado com esses efeitos climáticos. O que é uma teoria muito agradável para mim, pois explica Ash enfrentando um treinador com Articuno (se bem que eles eram amigos, não é mesmo?).

Comum e raro não podem coexistir

Em qualquer contexto, algo não pode ser comum e raro ao mesmo tempo. Ou é comum, ou é raro. Em Kanto, fomos apresentados às três aves lendárias, Pokémon incrivelmente raros e até onde podemos entender com dúvidas quanto a veracidade de sua existência. Mewtwo é tido como o Pokémon criado por humanos e mais poderoso. Em Johto, somos apresentados aos cães/feras lendários Entei, Raikou e Suicune. Eles não funcionam de forma semelhante as aves, são como uma lenda urbana sobre três Pokémon que teriam morrido, mas foram salvos por uma ave (outro Pokémon lendário da região) que era tida como um deus daquele local. Johto é bem rica em cultura e folclore.

Até aqui não existia tanta preocupação com essa mitologia, mas em Hoenn somos apresentados a Kyogre, que aparentemente tem o mesmo título que Lugia. E alguns confundem Rayquaza como tendo o mesmo título que Ho-Oh. Em suma, esses são apresentados como lendas locais também, e a partir desse ponto começamos aceitar que os novos lendários serão apenas locais. Mas vejamos, em Kanto tínhamos quatro (sem contar o Mew), as três aves e Mewtwo. Em Johto, temos cinco, os três cães e as duas aves. Em Hoenn, bem, temos seis. Rayquaza, Kyogre, Groudon e os três regis. A preocupação começa a ficar mais séria nesse ponto. Pokémon lendário deveriam ser algo tão incomum e raro, mas a cada nova região que conhecemos temos mais? Vejam Unova: Meloetta, os quatro espadachins, Kyurem, Zekrom, Reshiram, Genesect (podemos considerá-lo lendário?). E Sinnoh não foi muito diferente. Podemos dizer que são regiões com uma cultura mais rica que as anteriores, mas olhando pela realidade, é evidente que cada versão tem trazido mais e mais lendários consigo.

E então, chegamos em Kalos

Preocupada, Hernandez abordou Masuda (diretor dos jogos Pokémon) sobre isso. E a resposta dele não foi muito diferente do que esperávamos. Ele admitiu que tem sido mais e mais difícil pensar no design para novos Pokémon. Eles precisam criar coisas novas, algo realmente novo e diferente. E essa criatividade começa a conhecer seus limites com pouco mais que 700 monstrinhos criados. Ken Sugimori é o diretor de arte da franquia Pokémon e o principal responsável por essa parte visual dos monstrinhos. Então, se você não gostou do Pokémon chaveiro (Klefki) culpe-o. Eu nunca fui de me importar com visual dos monstros de bolso e falar coisas estúpidas como "está parecendo digimon", e não é agora que isso vai acontecer. O ponto que estamos levantando aqui é: criar tantos lendários foi difícil. Não apenas no design/visual, mas algumas lendas chegam a contradizer outras. Muitos fãs da franquia hoje não entendem a relação de Lugia, Kyogre, Suicune e Manaphy com o oceano: afinal de contas, quem é guardião dos mares? E coitado do Suicune, pois ele não tem nada a ver com essa confusão.

Com Pokémon X/Y em mãos e pouco depois a lista com todos os 69 Pokémon, tivemos algumas surpresas. Claro que vocês, dependendo de sua experiência pessoal e expectativa, podem ter tido outras visões. Porém, o que eu pensei no momento foi: não temos um trio lendário em Kalos. Não que isso seja ruim (com base em tudo o que foi falado até aqui), mas realmente foi uma surpresa. Eu não esperava por isso. A surpresa maior ainda foram dias depois os relatos de pessoas encontrando Articuno, Zapdos e Moltres. Mas espera aí, essas não são as lendas de Kanto? O que diabos elas estão fazendo em Kalos? Então, temos a base de que são aves, e aves podem migrar de um canto pra outro, e ainda se encontram na região costeira de Kalos. Tudo bem, isso foi bem contextualizado. Se considerarmos a teoria de Danilo sobre serem Pokémon raros e que apenas um tem aquela habilidade climática, tudo bem, podemos aceitar essas aves passeando por Kalos.

Na mesma linha aqui temos Mewtwo: quando encontramos o líder do último ginásio em Pokémon Village, ele fala que naquele lugar ficam os Pokémon que fogem dos humanos. É um local afastado, quase um jardim secreto. E na caverna onde Mewtwo está, o NPC dá a justificativa de que ali estão Pokémon perigosos e apenas treinadores muito habilidosos (Champion) poderiam passar. Faz sentido. Estamos em um lugar em que Pokémon fogem de humanos e há uma caverna onde há Pokémon que provavelmente não são amiguinhos de humano e seriam agressivos.
Em Pokémon X/Y, podemos nos aventurar pela região de Kalos. Encontramos aqui o que possivelmente será uma solução para esse problema com lendários. Vamos lá, não precisamos de tantos lendários. Meu desejo seria que lendários não fossem obtidos nos jogos: fossem apenas distribuídos por eventos, como aconteceu com Mew em Red/Blue. Aí sim eles seriam realmente lendas e raros.

Ask Me-owth

Saudações, treinadores! Aqui estou eu novamente. Semana passada a Pedra fez o favor de me cobrir por aqui justamente pelo motivo que ela apresentou: eu estava jogando Pokémon X/Y. Se você participa do grupo no Facebook, já deve ter visto eu comentando por lá que agora estou a estudar os Style Points e evoluções. Logo devo trazer para vocês um breve guia sobre onde e como capturar todos os Pokémon de Kalos. Há algumas formas de evoluir muito bizarras, como ~Karamanero~ que você precisa estar com 3DS de cabeça pra baixo. Ou Goodra que você precisa estar em um local chovendo. Tenho um amigo que chegou com Sliggoo Lv76 sem evoluir para Goodra por não saber disso. Ou outro que estava com Inkay no Lv50 sem evoluir para Malamar. É, Kalos está bem interessante.

Vamos às perguntas!

Vamos falar sobre os vários finais de Pokémon Red/Blue/Yellow

Pedro Cavalcante: Mas a 5ª geração não se passa 10 anos após a 4ª?

Sheen: Não, é pouco tempo depois. Assim, a história de Red/Blue/Yellow é quase que ao mesmo tempo de Ruby/Sapphire/Emerald. Então, se passam três anos, temos a história de Gold/Silver/Crystal e Diamond/Pearl/Platinum. Black/White é pouco depois dessas últimas histórias. E Black2/White2, como o título indica, são 2 anos depois. Minha duvida agora é entender sobre X/Y, pois nas televisões do jogo falam sobre o Pokémon World Tournament de Unova e há um NPC pouco acima de Cyllage City que fala ter encontrado Colress alguns anos atrás.

Renato Duque: Fiquei curioso pra saber qual foi o time de 6 que vc usou em seu primeiro jogo, vc se lembra?

Sheen: Ahn, na Blue? Se a memória não me pregar uma peça, chuto dizer que foi Venusaur, Nidoking, Gengar, Vaporeon, Arcanine e mais um que não vou conseguir lembrar. Eu tinha um amigo com Red para trocar Pokémon, então lembro que peguei algumas coisas com ele. Lembro que Gengar, Nidoking e Pikachu foram meus primeiros Pokémon Lv100 (Pikachu da Yellow) e em Silver foi Umbreon e Tyranitar.

Um novo mundo de aventuras e em Johto e ginásios realmente desafiantes

Rafael Luik: Vim pela música de abertura do anime! Cadê? rsrs

Sheen: Cá está. Eu gosto da versão em inglês do filme, não sei por quê, já que assisti a isso dublado quando era criança.

Se você é um treinador Pokémon, você pode entender a utilidade do 2DS

Caio Amorim: Porque apenas o Pikachu no jogo X e Y tem a voz original, e os outros continuam a grunhir? Eu não gostei de saber disso, ficaria legal todos com vozes originais... Saberia explicar o porque? Ou a nintendo já falou algo? :/

Sheen: Sobre o Pikachu, esse é um ponto curioso. Nintendo divulgou que todos os Pokémon tiveram sua voz refeita e mostram Pikachu. O que vamos esperar? Algo do nível do Pikachu, mas temos aquilo. Parece que "refeita" foi referente apenas ao trabalho digital do áudio. O que na minha humilde opinião nem deveria ser anunciado como "uma glória do jogo", é algo mais que básico. O que a Nintendo divulgou foi isso: Pokémon tiveram as vozes refeitas, e realmente tiveram, mas nos iludiram com o exemplo do Pikachu que foi o único que ficou realmente legal. Quer uma visão pessoal? Sabe o caso dos jogos do Kirby? Que ele é todo fofinho e coloridinho no oriente, mas pro mercado ocidental eles deixam ele com cara de malvado para poder atingir um público maior? Pode ter sido isso. "Vamos deixar eles com grunhidos pois são monstros". Mas eu não sei quem é que pensa isso lá dentro, pois Pokémon é uma franquia muito carismática. Não deixando o Tyranitar falando "kawaii desu ne" estaria tudo bem.

Curiosidade da Semana

Hoje falamos sobre teorias e lendários. Acredito que seja relevante falar sobre o Ditto. Há teorias pela internet de que Ditto é, na verdade, uma tentativa falha de clonar Mew ou criar Mewtwo. O principal ponto desse argumento é Ditto ter o mesmo peso (massa) que Mew e eles serem os únicos Pokémon a aprender Transform. E posso dizer que isso faz sentido, não apenas por esse ponto da massa de ambos, mas pelo habitat de Ditto. Em Red/Blue, Ditto pode ser encontrado na Pokémon Mansion, mesmo lugar onde encontramos as pesquisas sobre Mew. Mais adiante podemos encontrar Ditto em qual outro lugar? Cerulean Cave, onde está Mewtwo. Assim como lendários, Ditto não está envolvido em nenhum egg group, não tem sexo. A explicação para ele ser encontrado em outros locais além da Pokémon Mansion e Cerulean Cave em outras regiões, é o simples ponto de que podem ter sido capturados e levados para outros locais ou migração natural.

Revisão: Bruno Grisci
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google