Stage Select

Boos, mistérios e estrelas em Big Boo’s Haunt, um dos estágios mais divertidos e fantasmagóricos de Super Mario 64

Desde que estrearam em Super Mario Bros. 3 (NES) , os Boos sempre possuem fases ou mundos temáticos nos jogos do Mario. Estes fantasmas... (por Alex Sandro de Mattos em 02/11/2013, via Nintendo Blast)


Desde que estrearam em Super Mario Bros. 3 (NES), os Boos sempre possuem fases ou mundos temáticos nos jogos do Mario. Estes fantasmas nada camaradas, mas mais carismáticos do que assustadores, possuíam uma grande mansão em Super Mario 64 repleta de mistérios, inimigos curiosos e muitos segredos e estrelas. Então que tal aproveitarmos a semana de Halloween aqui no Nintendo Blast e relembrarmos a Big Boo’s Haunt, um dos estágios mais divertidos do clássico jogo do encanador bigodudo no Nintendo 64?

É Boo(m) demais!

Big Boo’s Haunt era uma das poucas fases de Super Mario 64 que não era acessada pulando em um quadro. Na verdade, a fase é uma espécie de gaiola que fica escondida em um Boo no jardim do castelo, que exige doze Power Stars para ser acessado. Ao acertar o fantasma com a pequena gaiola, Mario pode entrar nela ao saltar e diminuir de tamanho.

O estágio segue o padrão de uma gaiola e é cercado. Há uma grande mansão de três andares repleta de portas, ponte que cai e segredos, fortalecendo o fator exploração do jogo. Tudo é ambientado para parecer assustador, com uma noite de lua cheia e o vento soprando. Mas Mario está disposto a enfrentar os mistérios para coletar estrelas. Há sete escondidas em Big Boo’s Haunt, sendo que seis delas exigem objetivos específicos e a sétima a coleta de 100 moedas na fase. Vamos relembrar os segredos dessa mansão fantasmagórica:

Uma mansão repleta de segredos, Boos , estrelas e muita diversão!

Big Boomba!

Revelação "Boombástica":
Boo é a esposa de Tezuka
Uma das curiosidades sobre os Boos em Super Mario 64 é que eles foram inspirados — acredite — na esposa do diretor assistente do jogo, Takashi Tezuka. Como Miyamoto explicou certa vez, a esposa de Tezuka é uma pessoa muito calma normalmente, mas um dia ela “explodiu” e enlouqueceu pelo tempo gasto por Tezuka no trabalho. Por isso, enquanto Mario está olhando para os Boos eles se encolhem e quando o encanador se afasta, eles ficam maiores e ameaçadores. Temos mais medo da esposa de Tezuka do que dos Boos, com certeza!
  • Ghostbuster!
Na primeira missão em Big Boo’s Haunt, Mario deve exterminar todos os Boos espalhados pela mansão. No total há cinco fantasmas normais e Mario pode acabar com eles dando bundadas, socos ou chutes, sem estar de frente para os inimigos fantasmagóricos. O interessante é que, cada vez que Mario extermina um pequeno Boo, o Big Boo solta a frase “Ghosts...don't...die! Heh heh heh! Can you get out of here...ALIVE?” (Fantasmas... não... morrem! Heh heh heh! Você pode escapar daqui... VIVO?). Bem ameaçador, mas acabar com Big Boo era moleza!

Não, o Boo não está brincando com Mario.
Ele está prestes a levar uma "Boondada"
  • O “Booraco” é mais embaixo
A segunda estrela de Big Boo’s Haunt é obtida no porão da mansão. Mario deve descer pelo elevador na pequena barraca do lado externo da mansão e entrar pela porta que o leva para uma sala giratória, com quadros que cospem fogo. O encanador precisa enfrentar mais Boos que saem dos quadros e, quando acabar com todos, enfrentar outro Big Boo. A área tem o famoso som Merry-Go-Round, a música de carrossel que, vez ou outra, aparece em reportagens na televisão.



  • Run Mario, Run!
Na terceira missão, Mario precisa descobrir o segredo na biblioteca, que fica no segundo andar de Big Boo’s Haunt. Ao chegar lá, o encanador precisa passar correndo pelos corredores para evitar ser atingido por livros voadores e, ao final da área, resolver um pequeno puzzle acertando a ordem correta dos livros. Ao fazer isso, uma passagem secreta que leva à estrela é revelada.

"Será que tem um Hyrule Historia aqui?"
  • Moedas, moedas vermelhas everywhere!
Assim como em todos os estágios do jogo, a quarta missão exige a coleta das oito moedas vermelhas espalhadas pela mansão. E encontrar as moedas era também um encontro com vários inimigos do jogo como o Mad Piano, um piano com dentes que ataca o encanador e esconde uma das moedas; Killer Chairs, as cadeiras voadoras; e Bookends, os livros voadores com dentes que tentam mastigar Mario. E há até estrelas escondidas sob caixões que se levantam!

Pianos se alimentam de encanadores!
  • Brigando na varanda
Na penúltima missão da fase, o encanador precisa chegar até a varanda e enfrentar mais um Big Boo. Para isso, ele deve ir ao segundo andar e, na área em que há livros, impulsionar-se na parede e subir para descobrir uma porta secreta no último andar da mansão. Aí é só partir pra porrada e acabar com o chefe, certo? Não, a estrela ainda faz o amigável favor de ir ao telhado, obrigando Mario a subir (e evitar escorregar) para pegá-la.

Um gordinho de roupa vermelha no telhado?
Nada do velho Noel, é só o Mario atrás de estrelas
  • Uma grande olhada
No último objetivo de Big Boo’s Haunt, Mario precisa acabar com o Mr. Big I, inimigo olho gigante, no terceiro andar da mansão. Para isso, o herói bigodudo deve usar Vanish Cap, o chapéu que o deixa transparente para passar por obstáculos, no segundo andar e subir ao terceiro da mesma forma que na missão anterior. Com o poder do chapéu, Mario deve transpassar o quadro do Boo e rodar ao redor de Mr. Big I para ganhar a última estrela.

A mansão mal-assombrada em duas telas

Os objetivos de Big Boo’s Haunt são os mesmos em Super Mario 64 DS, mas há a adição de uma nova estrela e particularidades. O sétimo objetivo está no porão, em uma caixa que só Wario pode quebrar. Além disso, traz um minigame chamado Hide and Boo Seek, no qual se deve encontrar Boos riscando a tela inferior do portátil. Ainda na versão de DS, King Boo faz uma aparição e há duas estrelas extras no desafio Big Boo Battle, que é acessado através de uma pintura do Luigi no terceiro andar da mansão.

A versão de DS acrescenta novos desafios
Big Boo’s Haunt era uma das fases mais carismáticas e divertidas de Super Mario 64. Que lembranças você guarda desse estágio? Demorou para descobrir alguns dos segredos da mansão assombrada?
Revisão: Alberto Canen
Capa: Stefano Genachi



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google