Dicas e Truques

120 estrelas douradas? Que nada! Confira nosso guia para as mais de 300 estrelas verdes em SM3DW (Wii U)

No final de novembro, fomos agraciados com o primeiro Mario 3D com suporte a um modo multiplayer substancial, o Super Mario 3D World. Com... (por HugoH2P em 16/12/2013, via Nintendo Blast)

No final de novembro, fomos agraciados com o primeiro Mario 3D com suporte a um modo multiplayer substancial, o Super Mario 3D World. Com dezenas de fases, o jogo não se restringe às tradicionais 120 estrelas douradas às quais estamos acostumados, mas expandindo essa coleta para mais de 350 estrelas verdes, distribuídas através dos estágios normais (três em cada), lutas contra chefões ou inimigos no mapa (creditando uma estrela), as fases do Capitão Toad (contendo cinco delas) e as Mystery Houses (chegando até a incríveis 30 estrelas de uma vez!).
Este guia foi compilado para te ajudar a completar 100% o jogo, afinal é um Multiplayer e quem não vai querer ostentar aquele Save File ranqueado com as 5 estrelas quando for chamar os amigos para jogar, não é mesmo? Se estiver procurando alguma estrela específica, aperte Ctrl/Cmnd + F em seu teclado e digite o número ou o nome da fase (ex: W1-2 ou Koopa Troopa Cave) para poder ser levado diretamente à fase em questão. Se alguma das explicações estiver confusa ou a foto anexada não clarifique suas dúvidas, vá ao fim do mundo em questão para assistir um vídeo contendo a localização de todas as estrelas do mundo em questão.
Desnecessário dizer que este guia contém spoilers, mas sem mais delongas, vamos por a mão na massa e adentrar o primeiro mundo, World 1!

World 1

W1-1: Super Bell Hill

  1. A primeira estrela está localizada no meio do terceiro cano horizontal transparente da fase. Basta segurar pra cima enquanto está no cano que ela é sua.
  2. Logo após a bandeira de checkpoint, alcance o coelho fujão que ele lhe dará a estrela.
  3. Após o coelhinho, suba o morro grande por perto (recomenda-se a Cat Suit) e esbarre no coelho gigante, que lhe dará um Mega Mushroom! Com o personagem gigante, pule do morro e atravesse rapidamente a ponte. Depois de atravessá-la, ande por cima dos blocos cinza gigantes (ou dê uma bundada) para quebrá-los. A estrela está logo embaixo

W1-2: Koopa Troopa Cave

  1. Está entre as plataformas flutuantes infinitas, não tem como perder
  2. Após o checkpoint, entre na caixa roxa. Você terá 10 segundos para derrotar os Koopa-Troopas e pegar a estrela!
  3. A terceira está no meio da torre de Goombas. A Fire Flower ou o ataque da Tanooki Suit dão um jeito fácil nos inimigos, depois é só coletar o prêmio.

W1-A: Charging Chuck Blockade

Basta derrotar os Charging Chucks com dois pulos sobre a cabeça de cada um ou atacando com os Power-ups.

W1-3: Mount Beanpole

  1. Logo no começo, suba no topo da árvore à sua esquerda
  2. No terceiro conjunto de blocos se movimentando horizontalmente, acerte o POW Block para revelar um cano. Entre nele, acione o botão e colete todas as moedas azuis antes de desaparecerem para que a estrela apareça
  3. Quando avistar quatro plataformas feitas de nuvem, use-as para chegar numa nova área. Suba a árvore para encontrar um totem com algo que parece um leme na frente dele. E com a Cat Suit, ataque o leme várias vezes e suba no totem para então pular na nuvem sorridente. Nas “Cloud Zones” o esquema é simples: basta pegar a estrela no bloco no início e tomar cuidado para não cair até o fim da área, onde a estrela verde está localizada.

W1-4: Plessie’s Plunging Falls

  1. A primeira estrela está acima do segundo grupo de inimigos. Pegue o boost de velocidade e pule.
  2. Após a cascata d’água com um 1-Up no topo, mantenha-se à esquerda e vá de encontro à cachoeira estreita (ao melhor estilo “plataforma 9 ¾”) e encontrará um túnel com a estrela verde dentro.
  3. A última estrela dessa fase requer um timming preciso. Na ultima rampa pule no último segundo para poder alcançar a estrela quando estiver em queda livre. É recomendável pegar o máximo de boosts de velocidade no trecho que precede a rampa.

W1-5: Switch Scramble Circus

  1. Após a segunda sequência de painéis a serem pressionados, na área com várias abelhas, não vá direto para a caixa de teletransporte; utilize um dos painéis laterais para dar impulso no seu pulo, pule de uma parede para a outra e alcance a estrela verde no topo.
  2. Na caixa roxa cercada por Biddy-Budds, pegue o poder da Flor de Fogo no bloco ao fundo e quebre a caixa mais ao fundo do lado esquerdo; a estrela estará escondida lá.
  3. A última estrela está no meio da área com o Magikoopa. É só subir na plataforma que se move e ficar parado no meio. O ideal é derrotar o inimigo antes.

W1-Castle: Bowser’s Highway Showdown

  1. Logo no inicio da fase, passe pelo Green Star Ring (o arco verde flutuante com formato de estrela) e colete as 8 moedas verdes. A estrela aparecerá no local da última moeda coletada.
  2. Cat Suit é obrigatório. Na roda com o símbolo de uma pata de gato, ataque-a diversas vezes e então escale a estrutura que se ergueu. Pule para o prédio ao lado e colete a estrela.
  3. No topo da torre de Goombas. Você pode rebater as bolas explosivas neles ou atacar usando algum Power-up

W1-Toad : Captain Toad Goes Forth

Nas fases do Capitão Toad é necessário mover o Gamepad pra controlar o ângulo da câmera ou usar o analógico direito pra controlar a rotação. Como o Capitão Toad não consegue pular, é necessário desviar de todos os inimigos e planejar as rotas com cuidado. Para completar o nível é necessário pegar todas as cinco estrelas espalhadas pela fase, normalmente organizadas sequencialmente , de forma que, ao alcançar a última, você terá passado pelas outras quatro (é só não esquecer de pegá-las!)


World 2

W2-1: Conkdor Canyon

  1. Após o primeiro Conkdor, pegue o poder de gato e escale a estrutura na qual o bloco que o continha estava encostado
  2. Depois de uma área estreita e repleta de Conkdors, você encontrará um Conkdor cercado de blocos cinza. Atraia-o para que ele quebre o bloco mais ao norte, pois a estrela está aprisionada lá.
  3. Ao encontrar o carimbo na entrada da ultima reta com plataformas móveis antes do mastro, continue seguindo para a direita para avistar o Capitão Toad sendo atormentado por um Conkdor. Derrote o inimigo que o Capitão lhe dará uma estrela como recompensa.

W2-2: Puffproad Peaks

  1. Na parte em que você tem que clicar através do Gamepad em diversos blocos para poder escalar uma parede,  ao chegar ao topo, clique no bloco mais a esquerda e segundo, de cima para baixo. Pule nele e então clique no segundo bloco da esquerda para direita na linha superior. Use o bloco recém-clicado para realizar wall-jumps e alcançar a estrela.
  2. No segundo trecho de plataformas que se movem quando assopradas, entre na Cloud Zone e atravesse-a usando o poder de invencibilidade para faturar um 1-Up e pegar a estrela
  3. Na seção com três blocos clicáveis que formam uma escada para uma plataforma com três Piranha Plants, fique sobre o bloco mais alto e assopre o microfone. Com a plataforma móvel sob você, clique no bloco no qual você está para que ele se retraia e a plataforma móvel te leve à última estrela.

W2-3: Shadow-Play Alley

  1. Quando avistar a sombra de uma estrela entre duas moedas, ande na direção da tela para tornar visível um corredor com a estrela de verdade ao seu final
  2. Logo após a área feita completamente de sombra, pegue o vaso com a Piranha Plant e fique perto dos blocos rosados com olhos mal-encarados para que a planta os coma. Entre no bloco roxo que estava protegido, aperte o botão azul para mudar o posicionamento da luz e perceber que a estrela está logo abaixo de você.
  3. Antes de entrar na porta que leva ao mastro do final da fase, continue seguindo a direita para ver o pobre Capitão Toad sendo atormentado pelo Bowser. Siga em direção da câmera para perceber que não passa de uma cópia de madeir do vilão e a destrua. Como gratidão, o Toad lhe dará mais uma estrela

W2-4: Really Rolling Hills

  1. Com o poder do gato, use um dos dois canos transparentes logo no começo da fase e escale a parede para encontrar a primeira estrela verde
  2. Já no subsolo, entre em um cano verde para acessar uma área de painéis pretos que ao serem pisados, ficarão coloridos. Acione todos para que a estrela apareça. Dica: Uma bundada aciona vários painéis de uma vez
  3. Logo após o cano, nas plataformas giratórias com os ratos com espinhos, não se preocupe em seguir em frente, pelo contrário, caia e verá que não é um abismo e sim uma área escondida na qual a terceira estrela se encontra.

W2-A: Big Galoomba Blockade

Não se deixe levar pelo tamanho gigantesco das criaturas, basta um pulo e um toque em cada uma que elas vão dessa pra uma melhor, e mais uma estrela verde será sua! A melhor pedida para esse desafio é o Luigi, pois seus pulos altos são garantia que você ira alcançar o topo do inimigo e não levará dano acidentalmente devido a um pulo mal calculado.

W2-5: Double Cherry Pass

  1. A primeira estrela está escondida em uma caixa à direita do cano transparente com caixas em ambos os lados.
  2. Para revelar a segunda estrela é necessário atravessar um grupo de blocksteppers com ao menos o jogador e um clone intactos. Ao atravessar, faça com que os clones se dividam e cada um pise em um dos botões, revelando assim a estrela verde
  3. A última estrela requer que tenha um total de quatro clones intactos ao final do nível. Pouco antes da bandeira, posicione os quatro personagens em cima da plataforma com um grande número quatro, que se elevará até onde a última estrela está.

W2-Tank: Bowser’s Bullet Bill Brigade

  1. À plena vista, a primeira estrela está logo após o primeiro conjunto de tanques, entre três Piranha Plants que cospem fogo.
  2. A segunda estrela está numa caixa de madeira, no segundo tanque após a primeira estrela.
  3. Para conseguir a última estrela é necessário chegar ao final da fase ainda com o bloco de canhão. Atire no símbolo do Bowser para quebrar a parede falsa e revelar a última estrela.

W2-Box: Mystery House Melee

Aqui não tem segredo: Você enfrentará cinco grupos de inimigos em sucessão. Você terá dez segundos para derrotar cada grupo e pegar a estrela pertinente aos inimigos derrotados.


World 3


W3-1: Snowball Park


  1. A primeira estrela está numa pequena entrada na primeira montanha. Cuidado com os Para-Biddybuds que ficam patrulhando na frente dela
  2. Logo após a parte congelada em frente a bandeira de checkpoint você avistará um coelho. Alcance-o e a segunda estrela será sua.
  3. A última estrela está numa outra entrada, na parede perto do cano que leva ao mastro final. O segredo é subir nas árvores por perto e flutuar com a Tanooki Suit ou usar uma das Proppeler Boxes que tem no começo do estágio.

W3-2: Chain-link Charge

  1. A primeira estrela se encontra no alto da tela, junto a duas argolas douradas. Para alcançá-la pode-se grudar com o poder da Cat Suit na plataforma que se movimenta ou usar a mesma para fazer um Wall Kick
  2. A segunda estrela está no final da primeira porção da fase. Ao invés de ir para a caixa de transporte, siga para a direita. O pulo flutuante da Peach é o ideal para alcançar a estrela, mas, com prática e/ou um pouco de sorte, o ataque aéreo da Cat Suit (apertar e segurar Y no ar) consegue alcançar a nuvem com a estrela
  3.  Após o cano transparente na segunda metade da fase, ataque a engrenagem com pata de gato e escale a plataforma que se ergueu para pegar a última estrela

W3-3: Shifty Boo Mansion

  1. Ao melhor estilo Super Mario 64, pule no quadro do Boo no começo da fase. Você terá dez segundos para alcançar a estrela neste cômodo giratório.
  2. Na área com as estantes de livros, suba no topo da estante mais à esquerda.  Ao tocar cada parte dessas estantes com o pé, elas se expandem ou retraem. Pise em todas até retrair as necessárias para que a estrela apareça
  3. Na última parte interna da fase, antes de sair para a varanda com Boos gigantes, suba no sofá perto da porta. Ele levitará e te levará a um cano verde que nada mais é do que uma ilusão dos Boos para esconder a última estrela.

W3-4: Pretty Plaza Panic

OBS: Como esta fase só tem 100 segundos para ser completada,  fica mais difícil conseguir todas as estrelas de uma só vez!
  1. Assim que a fase iniciar, ande para baixo, em direção à tela, para ver a estrela sob uma plataforma invisível
  2. Na área com a fonte que jorra moedas, encoste no coelho para que ele lhe entregue a segunda estrela
  3. A última estrela está numa Cloud Zone, localizada perto do final da fase. Passe a área e aproveite para coletar os relógios que adicionam mais tempo ao contador. A estrela está no final do local.

W3-A: Magikoopa Blockade

Derrote os três Magikoopas para que a estrela apareça e novas fases sejam abertas.

W3-5: Pipeline Lagoon

  1. Debaixo d’água, na parte em que a água sobe e desce, quando ela estiver no máximo nade para cima para encontrar a primeira estrela.
  2. Com o bloco canhão (para consegui-lo, logo após o checkpoint, procure por uma entrada no teto da área submersa, ele será um bloco “?” junto com o carimbo da fase), nade para baixo e atire na parede rachada para revelar um cano. Entre nele para encontrar a estrela, dezenas de moedas e um relógio para receber tempo adicional
  3. Na seção com três grupos de três Porcus-Puffer indo e voltando, nade para cima no local onde se encontram os três últimos peixes. Entre no canhão de vidro e nade para direita para encontrar a última estrela.

W3-6: Mount Must Dash

  1. Na parte em que o trajeto se divide em dois, pegue o caminho de baixo. Após a primeira sequência de plataformas que caem, não pule e o personagem cairá precisamente na plataforma com a estrela. Não se esqueça de pular na sequência ou vai morrer!
  2. Após o checkpoint, entre no bloco roxo rodeado por Para-Biddybuds. Seu dever é alcançar o coelho mais uma vez.
  3. Para alcançar a estrela, utilize a Peach. Na penúltima rampa (a que dá acesso à ultima caixa laranja que transporta para a última seção da fase), pegue o máximo de velocidade que puder e salte quando estiver no final do painel com a mola. Utilize a flutuada que a Peach consegue realizar para alcançar a altíssima plataforma com a estrela verde final.

W3-7: Switchboard Falls

  1. Ao alcançar uma grande rampa durante a terceira plataforma verde com as setas você irá avistar outra plataforma com relógios e um cano verde.  Pule rápido nela e entre pelo cano. Você se encontrará numa queda livre. Basta seguir a trilha de moedas e arcos dourados que a estrela será sua (ou simplesmente dar uma bundada no meio da tela).
  2. Após escapar das abelhas e adentrar uma cachoeira, pule para alcançar mais uma das plataformas controláveis. Assim que a seta para esquerda sair de debaixo da estrutura, fique em cima dela e se agache para ser levado até a segunda estrela.
  3. Na parte da descida final, depois que acertar o segundo bloco que muda a rota e começar a descer, não desça imediatamente; vá de encontro ao rolo peludo que vem na sua direção, pule-o e continue seguindo para a direita e pra cima. A estrela estará no final dessa subida.

W3-Train: The Bullet Bill Express

  1. A primeira estrela está logo no começo, na parte traseira do trem. É preciso subir a bordo do mesmo rapidamente para pegá-la, caso contrário ela sairá da tela.
  2. A segunda estrela está numa torre de Goombas. Você pode fazer os Cat-Bullet Bills os acertarem caso fique atrás deles, mas também pode diminuir a altura da torre atacando com a rabada da Tanooki Suit disponível no começo do nível.
  3. Em meio às duas seções lotadas de caixas, entre no cano verde e destrua a única caixa presente no outro trem. O pobre Capitão Toad estava aprisionado lá e irá lhe conceder uma estrela pelo ato de heroísmo.

W3-B: A Banquet with Hisstocrat

Uma fase contendo apenas uma luta contra um chefe, seu oponente é um Minhocoçu gigante. A roupa de gato é muito útil na luta então aproveite para pegá-la no bloco à extrema direita, antes da gôndola que leva à luta. Caso não tenha pego, eventualmente um dos lacaios de Hisstocrat aparecerá com um prato contendo um Super Bell. Sem muito segredo, o ponto fraco do chefe é a bandagem na sua cabeça. Você pode pular de prato em prato e depois pular na cabeça de Hisstocrat ou simplesmente usar a Cat Suit para escalar a cobra mais alta e pular direto na cabeça do Rei. Após três ataques, ele se desfaz com uma implosão e deixa a estrela verde da fase como espólio.

W3-Toad: Captain Toad Makes a Splash

Acessado através do cano atrás da Shifty Boo Mansion (W3-3), a fase é um pouco menos linear que a última. Comece adentrando a água para pegar a estrela à direita, perto do cano na horizontal. Agora ande ao fundo e atravesse a parede por um mini-tunel (não se esqueça de mudar o ângulo constantemente para melhor visualizar a situação). Entre pelo cano e não entre na bifurcação, saia pela segunda saída. Colete a segunda estrela e entre na bifurcação antes evitada. Atravesse as plataformas de madeira flutuantes e mergulhe novamente na água, caindo sobre a grama elevada. Siga o caminho, coletando a terceira estrela, e entre no cano transparente para sair no topo da fase. Se jogue pelo buraco na sua frente para cair sobre o botão azul e elevar o nível da água, podendo assim coletar a quarta estrela. Vá para os fundos e dê a volta nas placas de madeira que estão boiando mais uma vez (tomando cuidado com o tubarão-martelo). Suba a rampa e colete a quinta estrela para completar o nível!

World 4

W4-1: Ant Trooper Hill

  1. Ao sair da primeira caverna, suba a parede que está na direita com o poder da Cat Suit.
  2. Antes de subir a bordo das formigas gigantes para passar sobre os espinhos, entre no cano verde que te leva à estrela.
  3. Logo após a segunda estrela, sobre os espinhos; não tem como perder.

W4-2: Piranha Creeper Creek

  1. Após entrar na caverna, pule na caixa roxa. Isso vai te levar para uma área secreta aonde você terá que pular consecutivamente em cabeças de Piranha Creepers para alcançar a estrela. O segredo é ir com a Peach ou o Luigi e após pressionar o botão de pulo pela primeira vez não largá-lo mais até chegar ao topo.
  2. Ao fundo de uma pequena seção com água e duas Piranha Creepers.
  3. Na ultima seção, com as plataformas giratórias e o rio de ácido, passe pelo Green Star Ring e colete as oito moedas.

W4-A: Brolder Blockade

Aqui não tem segredo, basta dar um pulo em cima dos inimigos para que fiquem imóveis e depois segure-os para jogá-los na lava ou contra os outros inimigos.

W4-3: Beep Block Skyway

  1. Ainda na primeira seção da fase, sobre uma sequência de blocos azuis. Recomenda-se a Peach - para flutuar pra longe após pegar a estrela - ou o Toad - para alcançá-la mais rapidamente.
  2. Após o checkpoint, na terceira e última seção da fase, escape dos Boomerang Bros e entre no cano verde. Você terá alguns segundos para coletar todas as moedas se quiser liberar a segunda estrela. A dica é coletar o máximo de clones até este ponto para facilitar o trabalho.
  3. Após o escorregador feito de blocos, contanto que dois personagens tenham sobrevivido, coloque-os sobre as duas plataformas com um “P” gigante e colete seu prêmio.

W4-4: Big Bounce Byway

  1. A primeira estrela está no topo de uma montanha, guardada pelos inimigos que se transformam em trampolins. Dos três, apenas um se transformará no trampolim, o resto irá se desfazer. Descubra qual resistirá, posicione-o perto da estrela e pule em cima dele para alcançá-la.
  2. Continue segurando o trampolim até depois do checkpoint (cuidado, pois se ele começar a tremer é sinal que voltará a forma de inimigo!). Posicione-o ao norte da bandeira, perto de “plataformas-cogumelo“ que sobem e descem. Pule no trampolim e fique quicando de uma plataforma para a outra até alcançar a estrela.
  3. Numa caixa roxa, antes da plataforma-cogumelo gigante que se move. Você terá 10 segundos para destruir os inimigos e alcançar a estrela no topo. O segredo é, ao pular no trampolim verdadeiro, dar uma bundada, para garantir que conseguirá subir a uma altura suficiente.

W4-5: Spike’s Lost City

  1. Dentro do primeiro cano verde em seu caminho. Basta fazer todos os painéis azuis se tornarem amarelos
  2. Após a longa rampa com os Spikes jogando rolos espinhudos em você, pegue o poder da Cat Suit (se não o possui, pegue as oito moedas do arco vermelho que ele aparecerá). Agora use o poder para escalar a parede que era paralela à rampa que acabou de subir e encontre a estrela no final da mesma.
  3. A última está em uma das plataformas com os rolos espinhudos que vem e vão, não tem como perder.

W4-B: Fire Bros. Hideout #1

Desse mundo em diante, haverão esconderijos dos Fire Bros espalhados no mapa de seleção de fases. Com um por mundo, geralmente é um cano que leva ao confronto ou então uma pequena pedra escondida em algum lugar do cenário que, ao interagir, se torna um cano que te transporta ao combate. Sem muitos segredos nessa primeira vez, basta pegar o cano verde perto da fase anterior (W4-5 ; Spike's Lost City) e entrar na fase para derrotar três Fire Bros. e clamar uma estrela verde para sua coleção.

W4-Castle: Lava Rock Lair

  1. Pule em um dos monstros de pedra e depois jogue-o na plataforma marcada com um “P”. Posicione seu personagem na outra plataforma idêntica e atravesse a recém-criada ponte para coleta a estrela.
  2. Após o primeiro cano horizontal, siga para a direita e entre na caixa roxa. Rapidamente, ataque ambos os monstros e jogue-os nas plataformas e suba na restante. Você terá 10 segundos para fazer isso e também coletar a estrela. Cuidado para não jogar um monstro perto do outro ou ambos quebrarão!
  3. Na ponte com váriosGoombas e blocos, pegue um dos monstros de pedra e siga com ele até o final. Suba na grade de metal, pule e jogue o monstro para que ele se sacrifique pegando a estrela para você. O ideal é usar o Luigi pois seu pulo alto é garantia de que o monstro alcance a estrela.

W4-Box - Mystery House Mad Dash

Nesta Mystery House, Toad é a melhor pedida. Será uma sequência de dez pequenos desafios que envolvem correr, pular e desviar de obstáculos para alcançar a estrela no final de cada uma das dez seções. Ao final, mais dez estrelas verdes serão creditadas à sua conta!




WORLD 5


W5-1: Sunshine Seaside

  1. Assim que a fase começar, vá para a direita. Quebre a estatua de areia em formato de Goomba mais a direita para libertar a primeira estrela verde.
  2. Procure por um buraco com água mais profunda na lâmina d’água que se estende por toda a fase. Mergulhe para entrar em um cano. Na nova área, ilumine todos os painéis ao pisar neles (tal qual em Really Rolling Hills).
  3. Vá para a direita até encontrar uma parede. Escale com o poder da Cat Suit para encontrar o pobre Capitão Toad em mais uma desventura. Livre-o dos Biddybuds para ser recompensado com a ultima estrela da fase.

W5-2: Tricky Trapeze Theater

  1. Você já vai avistar a estrela no começo da fase, à sua direita, conforme viaja na plataforma flutuante.
  2. Depois do checkpoint, pegue o Mega Mushoroom(no meio da plataforma giratória) e destrua todas as Piranha Plants. Ao ficar menor, siga para a direita, passando pelas plataformas que caem, e entre no cano. Colete todas as moedas azuis antes que o tempo acabe para conseguir a estrela.
  3. Perto do final da fase, pule em um trapézio e espere ele balançar para trás para passar pelo arco de um Green Star Ring. Na sequência, seja rápido e preciso no timming para poder pegar todas as oito moedas verdes para que a estrela se revele.

W5-3: Backstreet Bustle

  1. Essa estrela foi uma das que mais atrasou este guia. Assim que a fase começar, vá para a esquerda até encontrar uma rachadura no chão. Dê uma bundada para revelar a estrela.
  2. Com quatro personagens, suba na plataforma com o número quatro, que se elevará para que alcance mais uma estrela.
  3. Com três ou mais personagens, suba na outra plataforma, a de numero três, que te levará até a estrela restante.

W5-A: Chargin’ Chuck Blockade Is Back

Tal qual da primeira vez, basta derrotar os Charging Chucks. Dessa vez 5, ao invés de três. Fazendo direito, dá até pra ganhar algumas vidas ao pular de um para outro.

W5-4: Sprawling Savanna

Antes de tudo, “vista-se”, com uma Cat Suit.Além de ser necessária para conseguir algumas estrelas, ela facilitará muito sua vida nessa extensa fase.
  1. Quando chegar em uma parede alta com um cano transparente na vertical, posicione-se mais à esquerda do cano, pule e escale-a para alcançar um vão com a estrela.
  2. Na área aberta que compõe a savana que nomeia a fase, procure os coelhos pequenos. Um deles tem um brilho esverdeado. Alcance-o para que ele lhe entregue a segunda estrela.
  3. Logo antes do mastro de fim de fase existem duas plataformas giratórias. Passe pelo arco com formato de estrela e colete as oito moedas enquanto desvia das formigas para coletar a estrela final.

W5-5: Bob-ombs Below

  1. Seguindo à direita, e pelo caminho de baixo, jogue uma bomba na parede formada por blocos roxos para pegar a estrela que está logo atrás.
  2. Após o checkpoint, siga a direita para encontrar uma plataforma giratória com um coelho. Como sempre, bastá pegá-lo para conseguir a estrela.
  3. Continue seguindo à direita até chegar em um cano na horizontal. Entre no cano e rapidamente segure o direcional para baixo para mudar a direção e cair perto de uma nuvem sorridente. Pule nela para ser lançado em uma área secreta cujo objetivo é acender todos os painéis para recriar uma versão 8-bits de um certo alguém. Bombas, bundadas e Pow-Blocks facilitam o trabalho.

W5-6: Cakewalk Flip

  1. No segundo conjunto de plataformas que mudam de acordo com o pulo, na esquerda. Cuidado com a planta carnivora! Mate-a com uma rabada tanooki e não pulando!
  2. Após o checkpoint, continue em frente e entre pelo primeiro cano verde que aparecer (ele terá uma Piranha Plant no topo). Dentro do lugar, aperte o botão para que uma bola caia. Pule nos momentos certos para guiar a bola até o botão no canto inferior esquerdo e a estrela aparecerá. Você pode sair e entrar no cano para tentar novamente.
  3. Após o cano da segunda estrela, siga a direita e passe pelo arco verde. Colete as oito moedas para conseguir a ultima estrela. Caso esteja com clones nesta parte o processo será mais fácil

W5-7: Searchlight Sneak

  1. Use o inimigo trampolim para alcançar a estrela. Ela está localizada na 3ª ponte alvejada por Bullet Bills, ainda na primeira parte da fase.
  2. Logo após o checkpoint, use as Bullet Bills que serão atiradas em sua direção para destruir a rachadura em uma parede à esquerda do arco vermelho (que gera as oito moedas vermelhas que rendem um power-up). Com a parede demolida, entre na caixa e se prepare para subir a escadaria até a estrela rapidamente, ou a mesma será destruída pelos tiros inimigos.
  3. Depois de pegar a segunda estrela, continue a direita até começar a progredir verticalmente ao subir escadas. No segundo lance , você verá a estrela aprisionada. Use os tiros teleguiados para explodir os blocos que cercam a estrela e a adquirir.

W5-B: Fire Bros. Hideout #2

Use o cano à esquerda da fase 5-5 para ir ao subsolo e enfrentar um Fire Bro no topo de uma pilha de Goombas. Basta subir em uma das plataformas flutuantes e depois atacar diretamente o inimigo para resgatar mais uma estrela verde!

W5-Castle: King Ka-thunk’s Castle

  1. Após os Chargin’ Chucks, passe pelo arco verde e colete as oito moedas com seus pulos precisos para que a primeira estrela se revele.
  2. A estrela está ao final da primeira seção com os [“]quadrados espinhudos[“] que caem pra fora do cenário. Ela está no centro de um deles, basta um pulo certeiro no meio de tal objeto/criatura que está com a estrela para adquirí-la.
  3. Ao alcançar o bloco laranja que lhe leva ao chefe King Kathung, não entre diretamente nele. Isto é, suba a parede à sua esquerda para coletar mais uma estrela.

W5-Toad: Captain Toad Plays Peek-a-Boo

Nessa fase as coisas começam a complicar. Comece entrando na porta roxa e, ao sair, siga para a esquerda e fique em cima do bloco brilhante. Clique no tal bloco para elevá-lo e alcançar a primeira estrela verde. Desça a rampa e entre na porta da esquerda para pegar a estrela número dois. Entre na porta ao lado e siga pela ponte de madeira até cair. Continue pelo caminho vermelho e clique para deslizar o bloco brilhante que impede sua passagem. Após o bloco, siga em frente e caia para a direita, na direção de mais dois blocos brilhantes. Suba no primeiro, clique, passe para o segundo e clique novamente. Ande na ponte até o bloco brilhante que antes atrapalhava o seu caminho. Fique no topo dele e faça com que ele se mova para pegar a estrela número três.
Volte para o bloco e passe pelo mini túnel. Espere o vão entre os fantasmas aparecer para entrar no meio do círculo e pegar a quarta estrela. Suba a rampa e contorne a fase pelas plataformas que caem. Fique no topo da ultima plataforma e espere que ela desça e eventualmente suma para cair sobre a ultima estrela verde e completar o nível. Não se esqueça de correr ou o Boo Gigante irá lhe alcançar!

WORLD 6

W6-B: Fire Bros. Hideout #3

Procure por uma pequena pedra no local da foto. Clique o botão “A” do gamepad e Mario a transformará em um cano, que vai te levar para mais um confronto com os Bros. Dessa vez serão dois Boomerang Bros, dois Fire Bros e dois Hammer Bros. Impossível? Quase se os projéteis de um não machucassem os outros. É só desviar de alguns projéteis que metade dos irmãos serão acertados por eles, depois é só matar o resto e pegar mais uma estrela verde!

W6-1: Clear Pipe Cruise


  1. No segundo cano invisível (um grande, cheio de bifurcações e bolas com espinhos) a estrela está aprisionada entre dois obstáculos. Entre no cano e siga para a direita para conseguir uma estrela de invencibilidade. Siga para a esquerda agora e vá ao encontro dos obstáculos para destruí-los e clamar a estrela verde.
  2. Numa sequência de canos com dois grupos de Fuzzies o percorrendo. Entre no cano e aperte o direcional para cima para pegar a estrela, mas não desça imediatamente, dê mais uma volta ou então será machucado pelos inimigos.
  3. Com a Flor de Fogo, logo após a bandeira do checkpoint, destrua as bombas e entre no cano invisível que levará a um canhão para uma Cloud Zone. Sem muito tempo para pensar, não largue do botão da corrida, pegue o vaso com a Piranha Plant e vá comendo tudo em seu caminho até chegar na estrela verde.

W6-2: Spooky Seasick Wreck

  1. Jogue os dois Bullies pra fora do segundo barco que encontrar para conquistar a primeira estrela verde da fase.
  2. Na parte dentro de um navio inundado, localize um grupo de Pewpas rodando em círculos logo antes da caixa de teletransporte (o segundo grupo que tem na área). Entre na roda e depois afunde em direção à luz verde para coletar outra estrela.
  3. A ultima estrela está numa grande plataforma instável que inclina de acordo com o peso. Os Boos não facilitam muito o seu trabalho. Tente ser rápido e preciso.

W6-3: Hands-on-Hall

  1. Vá até o terceiro andar da fase e abra um conjunto de portas duplas (clicando nelas pelo GamePad). Embora não encontre nada, entre no cômodo para que as paredes do fundo girem e revelem a primeira estrela.
  2. No telhado, pegue uma das caixas-helicoptero ( Propeller Box), pule para pegar a estrela e use o voo da caixa para se salvar. Seja rápido ou você não ganhará altura o suficiente para se salvar.
  3. No corredor com os inimigos que cospem rolos em sua direção, escape de todos e, no final, não entre na caixa de tele transporte. Siga em frente e bata no gongo (com boomerang, rolando ou clicando na tela) para que uma outra caixa apareça e te leve a um confronto contra um inimigo. Derrote o inimigo em 10 segundos e terá a estrela em suas mãos.

W6-4: Deep Jungle Drift

  1. Na segunda seção a bordo do bote de madeira, mantenha-se nele para entrar num cano iinvisível e coletar a estrela. Pegar essa estrela significa que você terá que jogar a fase novamente caso queira coletar o carimbo.
  2. Após o checkpoint, suba nas grades para encontrar um Green Star Ring. Espere a câmera avançar mais um pouco antes de passar por ele para, quando as moedas aparecerem, poder planejar sua rota sem nenhuma surpresa desagradável.
  3. Depois da grande descida com o bote, espere até encontrar a caixa de teletransporte mas NÃO ENTRE!. Vá de encontro com a parede pela qual o bote entra e escale-a para pegar uma estrela verde. Faça-o rápido ou não conseguira voltar ao bote para entrar na caixa e completar a fase.

W6-A: Prince Bully Blockade

Para derrotar o Príncipe dos Bullies, você precisará jogá-lo contra um dos canos nas paredes da fase e então pular em sua cabeça para que ele seja sugado e volte como uma pequena lata de metal. Corra em sua direção para acertá-lo. Repita o processo mais duas vezes tomando cuidado com os ocasionais cuspes de fogo e você conseguirá a ponte que te levará à mais fases.

W6-5: Ty-foo Flurries

  1. Na sequência de Ty-Foos que te sopram para a morte instantânea (logo antes da rampa repleta de mais alguns deles), use o bloco “?” como uma plataforma para dar um mortal e alcançar a estrela. Luigi é recomendável para alcançá-la.
  2. Pegue um dos patins de gelo (ou seria “patim” já que é só um?) com um dos Goombas e atravesse os espinhos à esquerda para alcançar a Mystery Box. Você terá dez segundos para entrar em um dos “Patim de Gelo” e atravessar uma pista de obstáculos. É ligeiramente dificil e para salvar alguns segundos, não ande até os patins e sim pule até um deles. É mais rápido e você não desliza. 
  3. A terceira estrela está sobre um fosso com uma ocasional corrente de vento. Calcule o tempo e se jogue um pouco antes da rajada para que a ventania te empurre em direção à segurança ao mesmo tempo que adquire a ultima estrela verde da fase.

W6-6: Bullet Bill Base

  1. Comece a subida vertical da fase até visualizar a seta mandando você ir para a direita. Ao invés de seguir o comando, suba a estrutura na qual a seta se encontra até o topo para localizar a primeira estrela verde
  2. Após o checkpoint, suba a estrutura que contem outra seta apontando para a direita (nunca confie nessas setas de primeira!) e entre na Mystery Box.  Você terá dez segundos para grudar na esteira vertical com o poder de gato e alcançar a estrela.
  3. Preste atenção numa sequência de esteiras verticais na parede, perto do fim da fase. Comece subir a mais da esquerda (pois tem uma plataforma no meio do caminho para descansar e conseguir mais altura) e depois utilize a esteira na horizontal para chegar mais rápido na plataforma à direita, onde se encontra a última estrela.

W6-7: Fuzzy Time Mine

  1. Abaixo de uma plataforma de nuvem, a qual se desfaz com uma pequena bundada.
  2. Após a pequena sequência horizontal da fase, quando começar a inclinar a subida, a estrela estará flutuando sobre uma gangorra, quase coberta pelos Fuzzies.
  3. Na parte final da subida vertical, a estrela está no vão que fica tampado por plataformas que te esmagam. Rapidez é essencial para pegá-la, voltar pra plataforma e pular sem ser esmagado.

W6-Tank: Bowser’s Bob-omb Brigade

  1. Escondida em plena vista, jogue um Bob-Omb nos blocos amarelos embaixo dela para que formem uma escada para alcançá-la.
  2. Fácil de perder, pegue uma bomba logo antes da pista se dividir em duas filas de tanques. Use o Bob-Omb para destruir o bloco cinza no tanque da direita
  3. A estrela flutua à direita da ponte perto do fim da fase. Dê uma bundada no bloco “?” gigante para criar uma ponte até ela.

W6-C – Motley Bossblob’s Big Battle

Mais um chefe especial, Motley é um mago que utiliza de uma substância que parece mercúrio para ficar gigante. Antes de enfrentá-lo, siga à direita para pegar uma Double Cherry. Para derrotar o inimigo, basta evitar os pulos dele enquanto estiver gigante. Após se desfazer, por mais tentador que seja pegar mais uma Double Cherry, concentre-se em atingir o inimigo menor rapidamente antes que fique cercado pelas bolhas de mercúrio. Repita o processo mais duas vezes, pegue a estrela, suba no mastro e prepare-se para ir ao World-Castle!

W6-Box: Mystery House Throwdown

Essa sequência de Mystery Boxes focam nas suas habilidades com bola. Embora seja sempre uma bola de baseball, simulamos boliche no primeiro desafio, seguido de baseball e basquete. No quarto desafio, o importante não são os Biddybuds e sim acertar o POW Block. Algumas pessoas preferem ir até lá e acertar pessoalmente o bloco do que tentar fazê-lo com as bolas. No ultimo, timing é essencial, corra para as bolas mais próximas  e atinja as paredes nas quais os Twhomps começaram a subir. Não há tempo para erro. Jogar em multiplayer facilita muito nesse tipo de fases.

World Castle


WCastle-1 – Fort Fire Bros.


  1. Em um cano com  formato de “H”; cuidado com o Fire Bro jogando bolas de fogo para evitar que você a consiga
  2. Em uma área bônus  logo atrás docheckpoint. Controle a trajetoria da bola com pulos para que a estrela apareça
  3. Passe pelo anel da estrela verde e colete as oito moedas tomando cuidado com os Blocksteppers.

WCastle-2 – Switchblack Ruins


  1. Logo no começo, acenda as 4 tochas com a Fire Flower para revelar a estrela número um.
  2. Após o checkpoint,  não vá em direção aos painéis azuis. Ao invés disso, continue seguindo à direita para encontrar uma passagem secreta que leva à segunda estrela
  3. Na sala com um cano verde, pule na parede ao fundo para revelar um bloco invisível  e use-o para alcançar a última estrela.

WCastle-3 – Red-Hot Run

  1. Pegue a via da direita quando o caminho sofrer uma bifurcação pela segunda vez e você passará direto pela estrela.
  2. Depois do canhão, passe pelo arco da estrela verde e dê um giro completo ao redor do buraco para pegar as oito moedas. Não tente dar meia volta para pegar a estrela; dê mais uma volta completa e conseguirá pegá-la
  3. Na seção final da corrida o caminho se divide em três. O do meio é o mais difícil, com plataformas que caem e obstáculos giratórios com espinhos.Adivinhem onde a estrela está? Exatamente. Siga no caminho do meio com muito cuidado e colete-a. Os altos pulos do Luigi são garantia de (quase) sempre pular alto o suficiente para se evitar os espinhos. Só cuidado para não pular longe demais e perder a plataforma.

WCastle-4 – Boiling Blue Bully Bell

  1. Ative as moedas verdes ao passar pelo arco e colete-as sobre as plataformas que afundam na lava.
  2. Entre na Mystery Box ao longo de um caminho que afunda na lava e com espinhos rotatórios. Você terá dez segundos para derrotar o Bully e pegar a estrela.
  3. Ao final das plataformas cilíndricas, num cilindro adjacente. Cuidado com os rolos de espinho!

WCastle-A – Brolder Blockade Is Back

O nome não deixa claro, mas quem voltou não foram simples Brolders, mas sim seu chefe. E agora com Splorchs, inimigos que deixam uma trilha de magma que te machuca, para ajudar na tarefa de te derrotar. Por sorte, o esquema continua o mesmo, basta atordoar seus lacaios e jogá-los contra o chefe

WCastle-B – Prince Bully Blockade Is Back

Com a volta do Prince Bully - agora nas cores azuis - a tarefa continua a mesma: basta empurrá-lo para os canos e depois acertá-lo. Cuidado, entretanto, com o fogo dele, agora soltando mais bolas simultâneamente e esperando menos para fazê-lo.

WCastle-C – Fire Bros. Hideout #4

O cano se encontra paralelo à fase Castle-4 (Boilling Blue Bully Bell), mas na forma de um pequeno bloco. Aperte “A” em frente ao bloco para transformá-lo em um cano e ir para o quarto confronto contra os “tartarugas irmãos”. Dessa vez são sete deles, todos Fire Bros. Por mais intimidador que seja, basta desviar das bolas de fogo que ao menos metade será atingida pelos projéteis dos irmãos.

World Castle-5 – Trick Trap Tower

  1. Após passar o primeiro Thwomp e o primeiro Parabone, quando for pegar o elevador para o terceiro andar da torre, pule na parede à esquerda e a escale com o poder do gato. Contorne a estrutura para encontrar a primeira estrela. Bônus: O carimbo está logo acima de você!
  2. Ao alcançar o topo da torre, derrote os três Magikoopas para receber a segunda estrela.
  3. Na segunda torre, você terá que procurar as “moedas-chave” para abrir a caixa de teletransporte. Entre a terceira e a quarta, existem alguns blocos marrons quebráveis na parede. Destrua-os e siga o caminho secreto até a terceira estrela verde

WCastle-6 – Rammerhead Reef

  1. Atrás de três caixas de madeiras encostadas na parede
  2. Em uma passagem estreita aonde é preciso nadar verticalmente para prosseguir, lotada com os tubarões-martelo, uma das criaturas tem a segunda estrela agarrada em sua cauda.
  3. Com a Flor de Fogo, jogue algumas bolas no cano transparente para destruir as bombas dentro e poder entrar seguramente para coleta a terceira estrela verde

WCastle-7 – Simmering Lava Lake

  1. Na primeira área, onde aparecem os Splorches (os inimigos feitos de lava), suba em na plataforma aonde eles aparecem e lance o bumerangue para coletar a primeira estrela. O pulo flutuante da Peach também dá conta do recado.
  2. Ainda com a Boomerang Suit, ative o anel da estrela verde e use o bumerangue para coletar as oito moedas.
  3. Após o checkpoint, fique em uma plataforma com um Splorch e com gêiseres de lava em ambos os lados. Espere a lava ceder e vá de encontro a estrela. Espere a lava subir e descer novamente antes de tentar retornar para o caminho principal.

WCastle-Castle: Bowser’s Lava Lake Keep

  1. Essa é uma das estrelas que mais requer precisão. Está em um fosso de lava, a poucos centímetros acima do magma fervendo. Pule na parede oposta à estrela e deslize nela até encostar no astro verde. Assim que o fizer, não perca tempo e aperte o botão de pulo para realizar um wall jump.
  2. Numa “pegadinha do Malandro”, a Cat Suit, embora não sendo o poder nativo da fase, é essencial para pegar essa estrela. Na parte com as bolas explosivas que devem ser rebatidas para quebrar os blocos e liberar um botão, não aperte o botão! Ao invés disso, use os poderes de gato para escalar a ponte que ainda está na vertical e pegar a estrela que está no topo.
  3. Entre Podoboos de um lado e Podoboos  do outro (as lavas que ficam pulando), a estrela está bem longe do alcance. Caso tenha o poder do bumerangue é hora de usá-lo, senão, basta seguir em frente para adquirir um no próximo bloco “?” e dar meia volta para pegar a estrela verde final.

WCastle-Toad – Captain Toad Gets Thwomped

A fase em sí é bem linear, mas é necessário um bom timing para não levar um tiro e nem ser esmagado. Siga a esteira e entre no vão atrás do primeiro Thwomp para pegar a estrela. Continue contornando a fase e entre no segundo vão, na parede após os dois Thwomps. Suba no Thwomp dentro do vão e espere ele se erguer para chegar ao “segundo andar” e coletar outra estrela. Suba em cima de mais um Twhomp (aquele que está junto com outro) para alcançar o terceiro andar. Atravesse a esteira com os canhões de Bullet Bill e vire para a esquerda para conseguir a terceira estrela. Atravesse a esteira para o outro lado e pegue a quarta estrela verde no topo de um Twhomp. Entre em um mini-túnel para pegar carona em mais um Twhomp e então apostar corrida com uma Bullet Bill até a ultima estrela verde no final de uma estreita reta.

World Bowser

WBowser-1: Spiky Spike Bridge

  1. Após a primeira Warp Box (a caixa que te transporta para outra área da fase), siga até encontrar o Fire Bro. e, ao invés de seguir em frente, vire e para a esquerda. Use o poder de gato para escalar a parede ao final da reta e coletar a primeira estrela
  2. Em uma ponte cor de laranja com espinhos que se movem, derrote mais um Fire Bro. e escale a parede atrás do mesmo para entrar em uma Mystery Box. Escale a parede, aperte o botão, escale a parede novamente e faça um homing attack (pular e pressionar e segurar o botão de ataque) para alcançar a outra parede sem ter que escalá-la e pegue a estrela. Tudo tem que ser feito em 10 segundos e o poder de gato é essencial.
  3. Na última seção da fase, ao chegar em uma plataforma grande com diversos Parabones, siga à esquerda para atravessar uma ponte que cai e uma plataforma com espinhos que se movimentam para pegar a terceira estrela.

WBowser-2: Plessie’s Dune Downhill

  1. A primeira estrela está a plena vista. Basta pular em um dos inimigos para alcançar uma altura suficiente para enconstar nela
  2. A segunda estrela está no topo de um dos Para-Biddybuds do único conjunto de Para-Biddybuds presentes na fase.
  3. Destrua a estátua do Bowser sozinha (em meio a uma sequência de saltos para plataformas inferiores) e vá de encontro a ela para destrui-la e fazer a estrela aparecer em outra seção da pista, entre dois painéis de aceleração.

WBowser-3: Cookie Cogworks

  1. Após a Mega Piranha Plant, suba em uma das engrenagens e pule para a outra. Quando chegar no topo irá avistar a estrela. Use o bumerangue, um pulo longo ou a flutuada da Peach para alcançá-la.
  2. A Mystery Box da fase se esconde abaixo de uma plataforma patrulhada por dois conjuntos de Ant Troopers. Você terá dez segundos para correr ao longo de uma plataforma giratória 
  3. Dessa vez, não vá direto para o mastro de fim de fase. Passe direto sem encostar nele e dê um pulo longo (correr + agachar + pular) em direção à uma ilha flutuando no fundo. Qualquer personagem que realize tal movimento irá alcançá-la. Depois basta pegar o coelho e, na sequência , a estrela verde, entrar no cano e terminar o nível.

WBowser-Train: The Bowser Express

  1. No topo do primeiro vagão com o qual você se depara; sem mistérios.
  2. Passe pelo anel da estrela verde e colete as oito moedas enquanto desvia do pêndulo espinhoso.
  3. Ao alcançar a frente do trem, verá um dos Irmãos Martelo protegendo o cano que leva à batalha com a Pom Pom. Na plataforma abaixo tem um “Irmão Fogo” escondido em uma passagem, com a terceira estrela logo atrás.

WBowser-4: Footlight Lane

  1. Não tente andar, pois nessa parte não há caminho invisível. É necessário saltar sobre o abismo, logo após alguns Parabones, para coletar a estrela.
  2. Ative o Green Star Ring e colete todas as moedas enquanto desvia dos rolos espinhudos.
  3. Na última seção com caminho invisível, procure pela bifurcação que te leva até a Mystery Box do nível (bundadas revelam porções grandes de caminho invisível temporariamente). Dentro da caixa, espere o Twhomp cair para que o caminho se ilumine e você planeje sua rota até a terceira estrela verde. Lembrando que o limite de dez segundos ainda se aplica!

WBowser-5: Deepwater Dungeon

  1. Após uma seção vertical estreita no começo da fase, pule na parade à esquerda e escale-a com a Cat Suit para entrar em um vão e coletar a primeira estrela do nível
  2. Ao desmontar de Plessie, escale as paredes para alcançar uma pequena beirada. Escale novamente para chegar nos blocos que caem com a segunda estrela esperando para ser coletada.
  3. Atravesse a seção com blocos de água móveis e ignore o cano verde. Suba a parede na qual ele se encontra para ser lançado em uma Cloud Zone. Destrua os inimigos para uma vida extra e colete a estrela no final da área.

WBowser-6: A Beam in the Dark

  1. Após a primeira plataforma móvel, orientando-se pelo espelho, ande em direção à câmera para encontrar a primeira estrela.
  2. Depois do checkpoint , a bordo de mais uma plataforma que se move, mantenha-se a direita para pular em uma Mystery Box. Você, como sempre, terá apenas 10 segundos para dar cabo dos fantasmas usando o bloco que emite o feixe de luz.
  3. Um Boo Gigante guarda a última estrela. Contanto que ainda tenha o bloco de luz, basta iluminá-lo por alguns segundos para coletar a estrela.

WBowser-7: Grumblump Inferno

  1. Depois de uma descida bem íngreme, a segunda plataforma te leva até a primeira estrela. Espere na plataforma estável o Grumblump (o bloco) ficar alinhado com você antes de pular.
  2. Ao ver o Green Star Ring corra e passe por ele o quanto antes. Splorches aparecem na plataforma e dificultam seu trabalho deixando a trilha de lava que te machuca. Cuidado ao tentar coletar as moedas.
  3. Na última seção os Grumblebumps com formato de paralelepipedo irão ficar na vertical enquanto rolam. Na segunda vez que ficar na vertical, você pode facilmente alcançar a estrela, contanto que esteja no topo do Grumblump.

WBowser-A: Motley Bossblob’s Encore

Com o mesmo padrão de movimentação anterior - e uma cor dourada - a única diferença na luta é que Bossblob agora solta ondas de choque toda vez que encosta o chão. E acredite, essa “pequena” diferença é diferença o suficiente para te dar uma ligeira dor de cabeça.

WBowser-B: Hisstocrat Returns

Dessa vez a Rainha Hisstocrat é quem lhe desafia e ela é um pouco mais ágil que seu marido. A única diferença é a presença de poderes de fogo: como as bolas que caem do céu quando ela brota do chão e as chamas que ela cospe para destruir os pratos no topo de seus lacaios.

WBowser-Box: Mystery House Claw Climb

Nessa Mystery House faça um favor a si mesmo e selecione o Toad para enfrentá-la. Serão dez desafios consecutivos que requerem agilidade e precisão e testam a sua maestria com o poder principal do título, a Cat Suit. Você terá que escalar, arranhar e utilizar o ataque teleguiado para conseguir todas as estrelas.

WBowser-Castle: The Great Tower of Bowser Land

Finalmente chegamos à última fase!…
  1. Depois de percorrer os prédios sob uma chuva de lava, antes de entrar no cano invisível, se jogue da parte inferior esquerda do prédio para cair sobre uma estreita plataforma contendo a primeira estrela.
  2. Na roda gigante com Bullies em cada plataforma, faça questão de empurrá-los em direção ao abismo para que a estrela então apareça.
  3. Após Meowser (o Bowser com a Cat Suit) começar a te perseguir, passe pelo arco em formato de estrela e colete as oito moedas para pegar a última estrela.

World Star 


WStar-1: Rainbow Run


  1. Pule em cima de alguns blocos destrutíveis que estão sobre uma das plataformas coloridas que giram verticalmente e então escale a parede atrás deles. Entre pelo cano e guie cada uma das duas bolas até os botões pulando nas horas certas. Guie uma de cada vez.
  2. Após passear no Plessie, pule num bloco invisível rente à parede no lado esquerdo para coletar uma Flor de Fogo e use-a para acender as tochas. Entre no Cloud Cannon que acaba de aparecer e ilumine todos os painéis da próxima área para coletar a estrela
  3. Passe pelo Green Star Ring e coleterapidamente as oito moedas enquanto desvia dos Pipsqueaks com espinhos.

WStar-2: Super Galaxy


  1. Ao se deparar com uma comprida plataforma vermelha, comece a avançar e mude para a plataforma azul à direita. Pule em cima do bloco e pule novamente para coletar a estrela.
  2. Numa seção quadriculada feita de quadrados azuis e vermelhos a estrela estará à esquerda.
  3. Para alcançar a terceira estrela você terá que atravessar dois andares de plataformas rotatórias. Vá pelo caminho de baixo e então retorne para entrar na caixa de transporte e ser levado ao fim da fase.

WStar-3: Rolling Ride Run

OBS: Rosalina já é um personagem selecionável. Recomendo o uso dela nas fases seguintes até o final do jogo. Se quiser dificultar mais ainda, vá de Mario ou Toad.
  1. Logo após pegar a Boomerang Flower, localize a Mystery Box e entre nela. Você terá que correr para fazer o lugar girar e poder alcançar a estrela. Não pule ao menos que seja necessário.
  2. Dá pra ver a estrela da bandeira do checkpoint. Reposicione a plataforma giratória para poder alcançá-la mais facilmente.
  3. Na fase existe um bloco invisível com uma Double Cherry. Ele se encontra ao final de uma plataforma com o primeiro Conkdoor que aparecer após o checkpoint. Sobreviva ate o fim da fase e suba na plataforma com o número dois para ser levado até a terceira estrela verde.

WStar-4: The Great Goal Pole

Nessa fase, ao invés de correr até o poste, é o poste que corre de você! Dale reversal russa!

  1. A primeira estrela está bem no caminho, sobre uma ponte de blocos Donuts (os que caem). Basta estar correndo que vai ficar bem.
  2. A segunda está numa ponte de Donut Blocks que te leva a lugar nenhum. Pegue a estrela, dê meia-volta e emende em um long jump para voltar a solo seguro.
  3. Na ultima reta da pista, formada somente por Donut Blocks, após algum tempo uma escada feita deles aparecerá à sua esquerda. Suba nela e continue correndo até alcançar a estrela. Na sequência, aproveite a altura extra para pegar o mastro no topo, visto que ele nunca para de correr (a fase não tem um fim propriamente dito; é infinita)

WStar-5: Super Block Land


  1. Passe direto da caixa que te transporta para outra seção da fase e ataque os blocos “?” gigantes para criar um caminho até a Mystery Box. Em dez segundos, atinja os blocos para formar uma escadaria até a estrela.
  2. A estrela está dentro de um bloco cinzento perto da bandeira de checkpoint. Jogue uma bomba para quebrá-lo mas faça isso de longe ou o chão que você está pode quebrar também!
  3. Perto da caixa que lança Bob-Ombs, use uma das bombas para destruir os blocos gigantes e  então descubra um outro bloco “?” gigante que cria uma escadaria até a estrela final da fase.

WStar-6: Honeycomb Starway


  1. Acerte o bloco vermelho com um ponto de exclamação usando o bumerangue para criar uma ponte até a estrela.
  2. Na seção repleta de Para-Biddybuds, derrote todos para que a estrela se revele.
  3. Está sobre painéis de lava. É necessário ter sobrevivido com a Boomerang Suit até aqui para poder pegar a estrela ao lançar o seu projétil

WStar-7: Gargantuan Grotto


  1. Ao avistar uma parede formada de blocos rosa com olhos, assopre no GamePad e rapidamente entre no vão atrás dos mesmos e realize wall jumps para alcançar a estrela.
  2. Com o cogumelo gigante (para obtê-lo, basta procurar uma área escondida acima dos blocos de tijolos na parte submersa), caminhe até ver os trampolins-cogumelos. Dê uma bundada nos mesmos para ser impulsionado verticalmente e quebrar os blocos cinzas que antes protegiam a segunda estrela verde.
  3. Ao invés de entrar no cano verde logo após a estrela dois, nade para cima na região do citado cano para encontrar um segundo, que leva a uma área secreta. Com o cogumelo gigante do local, aperte o botão e colete as moedas para faturar a terceira estrela.

WStar-8: Peepa’s Fog Bog


  1. Localize o Capitão Toad atormentado por fantasmas. Siga para o lado oposto (para a direita) e dê uma bundada num local brilhante em frente a um túmulo para que uma Super Star apareça. Capture-a e utilize dos momentos de invencibilidade para derrotar os fantasmas e receber a estrela.
  2. Ao avistar dois Snow Pokeys com Mystery Boxes dos dois lados, entre na da direita. Apesar do instinto de correr pra pegar a estrela, segure uma bola de neve e a arremesse de longe, pois, ao entrar em contato com a névoa, a estrela desaparece.
  3. A ultima estrela está no meio do caminho, mas flutuando sobre o pântano venenoso. Lance um bumerangue ou jogue uma bola de neve para adiquirí-la.

WStar-9: Cosmic Cannon Cluster


  1. Depois de (a muito custo, creio eu) subir a parede formada por canhões, siga para a direita (é necessário estar usando um bloco-canhão) para explodir a parede rachada e coletar a primeira estrela.
  2. Enquanto submerso, destrua os blocos de tijolo em uma parede na parte inferior, logo antes a um cano invisível na parte de cima da tela para entrar em uma área escondida e faturar a estrela verde número dois.
  3. A última estrela verde da fase está perto da reta final. Se posicione em virado para ela, carregue o tiro do canhão (segurando o botão da corrida) e então dispare, para que o tiro “colete-a“ para você.

WStar: Captain Toad Takes a Spin

A fase do Capitão Toad relembra suas aventuras em Galaxy e apresenta uma forma não linear para coletar as estrelas. Ao apertar cada um dos “botões P”, a fase gira em 90 graus. Vá girando a fase e escapando dos inimigos para coletar as estrelas. Não há um roteiro definido nem muito mistério. A dica é apertar o primeiro botão por perto e, na sequência colete a estrela na parede, aperte o botão que está ali e repita o processo. Isto é, em cada parede, primeiro colete a estrela e, na sequência, aperte o botão.


World Mushroom

WMushroom-1: Night Falls on Really Rolling Hills

Começando com apenas trinta segundos no relógio, não pense muito e simplesmente corra pela fase enquanto coleta mais relógios e estrelas.
  1. Passe pelo arco verde nos rolos giratórios e colete rapidamente as moedas.
  2. Quando entrar no subsolo e a rota se dividir, vá por cima e, quando os caminhos estiverem prestes a se encontram novamente, tente localizar uma plataforma-nuvem semi-invisível. Pule nela e então num vão secreto aonde a estrela se encontra.
  3. Logo após a 2ª estrela, entre no cano verde mais próximo e ilumine todos os painéis para que a terceira estrela apareça. É bom entrar com ao menos uns 30 segundos sobrando no relógio.

WMushroom-2: Spiky Mount Beanpole


  1. Após pegar o primeiro poder de gato na fase, suba a plataforma atrás do Spike (o inimigo que lança rolos espinhudos) e agarre o astro esverdeado.
  2. Após a primeira estrela, siga norte, até achar blocos que podem ser quebrados. Quebre-os, entre no cano e colete as moedas azuis antes que o tempo se esgote para que mais uma estrela se revele.
  3. No topo da montanha existem três árvores. Suba até o topo da do meio e pule para alcançar a plataforma-nuvem logo acima, onde a terceira estrela repousa.

WMushroom-3:Deep-Black Jungle Rift


  1. Suba as grades logo no começo da fase. Siga no topo delas para adquirir a primeira estrela.
  2. A segunda se encontra flutuando sobre a água venenosa, mas uma ponte invisível paira diretamente abaixo dela. Basta andar em sua direção.
  3. No final da fase, não entre na Warp Box e, ao invés disso, pule no topo das caixas recostadas na parede. Faça então um wall jump para alcançar a terceira estrela.

WMushroom-4: Trouble in Shadow-Play Alley


  1. Você irá passar diretamente pela estrela, flutuando acima de você. Ao adquirir o poder da Boomerang Flower, retorne e lance o bumerangue para coletá-la.
  2. A segunda estrela está no extremo oposto do mesmo cômodo da primeira. Sem segredos, basta percorrer o local até a outra ponta.
  3. Após eliminar a torre de Goombas, passe pela passagem abaixo e então suba de volta para alcançar a terceira estrela verde.

WMushroom-5: Back To Hands-On Hall


  1. A primeira estrela esta em um cano invisível no terceiro andar da parte interna da fase. Carregue uma bola de baseball ( ou o poder de fogo) e atire-a no cano para destruir a bola de espinhos. Entre no mesmo e colete a estrela verde.
  2. Ao sair na área externa, pegue a Propeller Box e, só então, passe pelo Green Star Ring. Duas das oito moedas se encontram no buraco aonde, anteriormente nos mundos iniciais, se encontrava uma estrela verde.
  3. Acerte o único gongo na área externa e então entre na Warp Box que irá aparecer. No confinado espaço, colete as moedas e a terceira estrela.

WMushroom-6: Gigantic Seaside Wreck


  1. Logo no começo da fase você irá dar de cara com o Green Star Ring. Recomendo eliminar o Octoomba (só morre com bundada) antes de passar pelo arco e tentar coletar as moedas.
  2. Ao alcançar a Warp Box ao final da primeira área, não entre nela imediatamente. Antes, percorra a plataforma instável no canto superior direito da plataforma na qual a Warp Box se encontra. A estrela está ao final da mesma.
  3. Após pegar o Mega Mushroom, na seção com a estreita plataforma que se inclina e os Ty-Foos que tentam te assoprar, atravesse rapidamente toda a seção e pule, ainda gigante, debaixo da estrela verde para poder alcança-la. Mais a frente ainda há Mega Mushrooms, você também pode coletá-los e depois retornar.

WMushroom-7: Broken Blue Bully Belt

OBS: Timing é essencial nessa fase devido às plataformas distantes entre sí  e com pouco tempo entre suas subidas e descidas.
  1. Está à plena vista. O ideal é flutuar até lá com a Peach direto da plataforma grande e, de lá, até a outra plataforma grande, sem pular em nenhum outro dos blocos que afundam na lava.
  2. Novamente, Peach é a melhor opção. Na sequência com plataformas que afundam e rolos que giram, pule e flutue com a princesa do reino dos cogumelos até a estrela no centro de giro do primeiro conjunto dos rolos com espinhos.
  3. Não bastasse o alto teor de dificuldade da fase, para alcançar essa estrela, é necessário ter chegado ao cano que leva ao fim da fase intacto e, ainda por cima, com o poder de tanooki. Pegue velocidade, pule e flutue até alcançar a estrela sobre uma nuvem à direita da plataforma com o cano.

WMushroom-Box: Mystery House Brawl

Tal qual a Mystery House Melee (sacou a referência?), essa Mystery House conta com dez lutas contra diversos inimigos. Alguns são os mesmos que os desafios da casa citada, mas com mais inimigos (e os mesmos dez segundos). O ideal é ir com uma Flor de Fogo e a Rosalina, visto que as bolas de fogo permitem você atingir inimigos ao longe sem precisar ir até eles ou pular, e a Rosalina, após perder o poder de fogo ao ser atingida pela primeira vez, ainda conta com seu Spin Jump, que serve para danificar inimigos.


World Flower

WFlower-1: Switch Shock Circus

  1. Logo após o início da fase. Ande na direção oposta à escada à sua frente e entre na Mystery Box para coletar a primeira estrela. Basta ativar os quatro painéis na parede. O ideal é dar uma bundada, acertar os de cima e escorregar grudado na parede até os debaixo.
  2. Passe pelo arco em formato de estrela na escalada logo após o Hammer Bro. Essa é uma das coletas de moedas mais difíceis. Você terá poucos segundos e será necessário muita precisão. Derrote todos os Flitzz antes de passar pelo arco e, após fazêlo, você não vai poder dar mais de um pulo em cada plataforma cogumelo caso queira alcançar tudo à tempo.
  3. Logo antes do Mastro, quebre as caixas por perto para descobrir bolas de baseball e depois as arremesse em direção à terceira estrela verde.

WFlower-2: Floating Fuzzy Time Mine

  1. Pegue o poder de gato em um dos blocos “?” logo no começo da fase. A estrela está posicionada bem acima.
  2. A Estrela está aprisionada num bloco gigante. Não tente quebrá-lo; ataque ou dê uma bundada no bloco POW por perto para que o bloco seja destruído.
  3. Na segunda seção vertical da fase, passe pelo arco e colete as oito moedas. Espere os Fuzzies chegarem perto do arco antes de passar por ele, para que a câmera enquadre boa parte - se não todas- das moedas verdes.

WFlower-3: Piranha Creeper Creek After Dark


  1. Acenda todas as oito piras ao longo da primeira seção (antes de entrar no cano) para que a primeira estrela se revele.
  2. A segunda estrela segue o mesmo padrão mas com uma dificuldade muito maior. Acenda as doze piras na segunda área para que o astro verde apareça.
  3. Na seção do mastro do final da fase, acenda as três tochas na escadaria que leva ao mesmo e colete a estrela que aparecerá sobre uma Piranha Creeper,

WFlower-4: Faster Fort Fire Bros.

  1. No começo do nível, no topo da torre de Goombas
  2. Perto dos Thwomps, pule nos canos invísiveis para poder subir em cima deles e alcançar a estrela no começo da parede atrás dos mesmos.
  3. Dê uma bundada no local brilhante perto do POW Block vermelho para revelar a última estrela verde.

WFlower-5: Sprawling Savanna Rabbit Run

  1. Alcance o coelho gigante para receber a estrela. Ele é muito rápido. Certifique-se de passar no máximo de painéis de aceleração durante a caça e evite pular, pois você é desacelerado e perde terreno.
  2. Na plataforma de nuvem, acima do cano invisível.
  3. Com o toad, aperte o botão protegido por dois Conckdors na última seção da fase e a estrela aparecerá.

WFlower-6: Shiftier Boo Mansion

  1. Ao nível começar, siga para a esquerda e contorne o Big Boo para pegar a estrela. Uma opção é atraí-lo mais pra frente antes de tentar contorná-lo
  2. Pule no sofá logo após o quadro em branco para ser elevado até um 1-Up e siga por uma sequência de nuvens semi-invisívels até a estrela.
  3. No final do corredor comprido, após a porta, onde o chão cai em direção ao abismo.

WFlower-7: Pipeline Boom Lagoon

  1. Nas cavernas debaixo d’água, a estrela se encontra atrás de uma parede de blocos que necessitam serem quebrados pelo canhão.
  2. Ao alcançar os blocos com espinhos, nade para cima e entre na passagem para uma área com mais blocos espinhudos e, em compensação, a segunda estrela.
  3. Seguindo o caminho principal, acima da área bloqueadas por blocos de pedra, se encontra o Green Star Ring. Basta coletar as oito moedas para aquirir mais uma estrela para a coleção.

WFlower-8: Blast Block Skyway

  1. Acima de um bloco “?” em cima de um conjunto de Beep Blocks azuis. Utilize o poder de Tanooki e o pulo do Luigi para pular da plataforma normal diretamente pro topo do bloco “?”
  2. Antes de pegar o checkpoint, passe pelo arco verde em formato de estrela e colete as oito moedas. É necessário assoprar no microfone para elevar uma das plataformas para conseguir todas as moedas
  3. A estrela esta exatamente no meio dos blocos de cores diferentes na segunda metade do escorrega formado por Beep Blocks, que te deslizam rumo ao fim da fase.

WFlower-9: Towering Sunshine Seaside

  1. Acenda as quatro tochas no canto esquerdo da praia para que a primeira estrela apareça (existem Fire Flowers num bloco “?” por perto).
  2. Um pouco à esquerda de onde começa a fase, basta entrar em um cano transparente e caminhar sobre as plataformas invisíveis.
  3. No canto direito extremo da praia, sobre três Goombas sonolentos.

WFlower-10: Honeycomb Skyway

  1. Não muito longe do começo, a estrela flutua sobre um bloco em movimento e é protegida por uma Piranha Plant que cospe fogo. O bumerangue é necessário.
  2. A segunda estrela paira sobre a boca de um cano transparente.
  3. Novamente será necessário o bumerangue. Primeiro a estrela está flutuando no ar e, em poucos segundos, uma plataforma de lava se move para debaixo dela.

WFlowerr-11: Spiky Spike Bridge Sneak

  1. À esquerda do Fire Bro tem uma ponte laranja e que emite ondas de espinhos. Pule para o meio da ponte, onde não há espinhos. A estrela está num pilar ao final da ponte em questão.
  2. Após o checkpoint, você irá se deparar com uma ponte que manda ondas de espinhos. A estrela está atrás do Fire Bro na primeira ponte adjacente à esta. Escale a parede até o topo, escorregue pela latera e então pule e use o ataque guiado da Cat Suit para retornar com segurança ao solo.
  3. A úlitma estrela se encontra na outra ponta da plataforma grande formada de espinhos e completamente iluminada pela luz de alerta que os levanta. Use o ataque guiado da Cat Suit para atravessar a área utilizando-se dos poucos espaços que são seguros. O Spin Jump da Rosalina também funciona, mas é necessario pular do topo dos blocos.

WFlower-12: Boss Blitz

Como o nome deixa a entender, você terá 500 segundos para derrotar os chefes que já foram vencido anteriormente sendo estes King Kathunk, Boomboom, Pompom, Boss Brolder, Motley Bossblob (agora avermelhado) e King e Queen Hisstocrat (os dois últimos são enfrentados simultaneamente)
As estrelas são recompensadas ao derrotar alguns dos cinco chefes (Hisstocrat, Bossblob e Boss Brolder). A dica para a fase é derrotar os Hisstocrats primeiros pois no confronto contra eles é possível adquirir a Cat Suit, que facilita na luta contra os demais inimigos.

World Crown

Chegar até aqui significa que você se aventurou por todos os onze mundos anteriores e os completou com sucesso, coletando todas as stamps e estrelas, bem como agarrando o mastro ao fim das fases no topo e içando a bandeira dourada. Lógicamente, foi testada sua proeza em saltos, mortais, habilidades com os power ups, timing e reflexos… mas não como neste mundo! Por mais que aparente ser pequeno - contando apenas com três fases - esse mundo é de arrancar os cabelos. Recomendo fazer o truque para angariar vidas infinitas no World1-2 antes de enfrentar os próximos desafios.

WCrown-Crown: Champion’s Road

Essa fase é o teste final da sua habilidade como jogador. Não importa o personagem, ela será sempre difícil. Recomendo tentar algumas vezes até pegar o contexto da fase (até perder umas quarenta vidas, ao menos) e retornar à mesma com o poder do tanooki, que facilita muito em termos de precisão e, principalmente, na parte com os Beat Blocks.

  • Primeira Seção:

Plataformas  móveis com Octoombas 
Subida vertical com Fire Bros
Mini-pits (buracos que podem ser passados sem pular contanto que esteja correndo) com Chargin’ Chucks 
Sequência de Beat Blocks com tempo um (isto é, aparecem e desaparecem, sem os três beeps antes). A primeira estrela está no final desta seção; antes do canhão.

  • Segunda Seção:

Três Magikoopas a serem derrotados enquanto [temos que escapar de Firebars e chão que desaparece ao ser pisado
Trajetória com pêndulos com espinhos, plataformas móveis e grupos de Fuzzies.
A segunda estrela está logo antes da Warp Box.

  • Terceira Seção:

Escalada alternando pulos sobre Ant Troopers e wall jumps.
Progressão vertical pulando em cabeças de Piranha Creepers
Bloco móvel de água com obstáculos no percurso
Pista formada por painéis de aceleração com buracos e robôs que emitem ondas de choque. Aqui também é necessário coletar as cinco chaves para liberar a Warp Box final. A estrela se encontra no meio do caminho, logo antes da última área com painéis de aceleração.

WCrown: Captain Toad’s Fiery Finale

O último desafio do Capitão Toad testa a sua precisão e seu timing de uma forma um tanto quanto não-convencional, isto é, através de sopros! A própria fase é bem linear, o importante é não ter pressa e esperar a lava subir e descer antes de mover de uma plataforma para a outra. A gula pode custar caro aqui se tentar correr da lava, pois, além de não pular, o Capitão Toad é um tanto quanto lento. Seguindo o curso natural da fase e assoprando nas horas corretas, a última aparição do Capitão Toad é ligeiramente decepcionante por ser mais fácil que algumas anteriores.

WCrown: Mystery House Marathon

O “Marathon” no título não é por nada: são trinta desafios em sequência, caso queira tentar completar essa última Mystery House. Embora a maioria remeta a desafios antigos, os mesmos foram repaginados com mais obstáculos para dificultar a vida do jogador. A dica mais eficiente é, ao final da estrela numero dezenove (a da área de madeira que gira conforme você anda), troque o poder de gato pelo da Fire Flower (caso não tenha perdido), pois assim ficará mais fácil derrotar os Bullies que protegem a estrela número vinte. Essa Mystery House, ao contrário das demais, possui uma stamp na reta final rumo à última estrela verde do jogo.

E se você chegou até este ponto, dou-lhe os meus sinceros parabéns. Caso precise de ajuda com as stamps (os carimbos), consulte o nosso guia que deve ser publicado também ainda essa semana. No mais, espero que tenham aproveitado bastante o excelente título e lembrem-se que, para ostentar as cinco estrelas no save file é necessário passar todas as fases - incluíndo as Mystery Houses e a Champion Road - com os cinco personagens disponíveis.
Até o guia de estrelas para o próximo grande Mario 3D!

*MEOW*



Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Capa: Felipe Araujo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ainda não joguei, logo não me interessei pelo guia (SPOILERS!!!!), mas 300 estrelas!!! E tinha gente reclamando de conteúdo? É de tirar o chapéu.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google