Jogamos

Análise: Monster Hunter 4 Ultimate (3DS) é maior, melhor e definitivo

Com mecânicas inovadoras, visual impecável e vasto conteúdo, o novo título de Monster Hunter traz tudo de melhor da série para o 3DS.

Monster Hunter é uma série que iniciou seu caminho lá em 2004 com o primeiro título lançado para PS2. Com o passar dos anos e diversos outros títulos lançados, a franquia se tornou conhecida pelo alto nível de desafio, criatividade e realismo das criaturas e pela vasta quantidade de missões a serem completadas. Em 2005, somente no Japão, foi lançado o primeiro jogo da série G, que seria conhecida no Ocidente como Ultimate. Essa série reune tudo de melhor e mais marcante dos jogos anteriores da franquia até então, mas com conteúdos inéditos para somar a experiência do jogo.


Agora, dois anos após o lançamento do último título ocidental da série, a Capcom nos presenteia com um novo título, primeiro exclusivo da família 3DS. Monster Hunter 4 Ultimate traz alguns dos melhores monstros da franquia, com gráficos exuberantes e consegue inovar nas suas mecânicas de combate. Prepare suas armas, vista sua armadura e vamos rumo a novos horizontes juntos!


Finalmente, uma história!

Se a franquia Monster Hunter sempre teve um ponto fraco, esse era o seu enredo. Normalmente fraco, raso e/ou clichê, um ponto negativo em praticamente todo Monster Hunter (vulgo MonHun) era a sua história. Sempre um aventureiro que chega na vila para ajudar os moradores contra monstros gigantes que ameaçam a sobrevivência da aldeia, que precisa de mantimentos e serviços.

Muito desse enredo “padrão” ainda continua em MonHun 4 Ultimate, porém, agora temos algo a mais: a história tem continuação, tem personagens, tem vida. Você é um viajante que pretende se aventurar por novas terras e entrar para a Guilda dos Caçadores. Com a ajuda do velho Caravaneer, você chega ao seu novo lar em grande estilo e, é claro, caçando (ou sendo caçado?).



Daí pra frente a história se desenvolve em dois núcleos: o das caravanas, onde você ajuda os moradores da vila com afazeres e ganha presentes por isso, liberando novos itens nas lojas e recebendo informações novas; e o da Guilda dos Caçadores, onde você ganha os chamados Hunter Ranks (HR) ao completar diversas missões de caça, coleta e/ou captura. O interessante aqui é que ambos os núcleos caminham juntos, e mesmo que a história ainda não seja a ideal, representa um avanço se comparada aos títulos anteriores.

Para iniciantes e veteranos

Outro dos pontos negativos em praticamente todos os títulos de Monster Hunter até agora era o fato de não possuírem uma curva de aprendizagem adequada. Mesmo que o jogo tenha um nível de desafio estupendo, a curva de aprendizagem é necessária para que o jogador se acostume com as mecânicas e controles do jogo, aprenda todas as funções e saiba tudo que precisa para poder, ao menos tentar, vencer os desafios. Felizmente, a ausência dessa curva foi um problema em MonHun até agora, só até agora.



Monster Hunter 4 Ultimate está muito mais didádico do que os seus antecessores, porém, os tutoriais são muito bem encaixados na história, tornando-se natural querer aprendê-los. Além disso, o nível de dificuldade do jogo é adaptado de forma que ao jogar sozinho, você tenha determinado nível de desafio contra os monstros, enquanto que online, dependendo do número de jogadores no time, esse nível é aumentado.

Tudo isso torna o jogo mais completo e aperfeiçoado, sem deixar de lado as características marcantes da franquia: desejo de desafio e alto nível de persistência ainda são necessários para qualquer caçador, entretanto, as aventuras estão muito mais instigantes do que frustrantes, mesmo com a derrota ainda corriqueira.

Mas que bela vista!

Um ponto que diferencia 4 Ultimate do seu antecessor direto, Monster Hunter 3 Ultimate (3DS/Wii U), é o fato do novo título da Capcom ter sido contruído todo focado em uma única plataforma: o 3DS. Isso deu a possibilidade de usar e abusar do potencial do portátil da Nintendo, inclusive apoiando-se um pouco mais nas configurações mais potentes do New 3DS. A Capcom nunca decepcionou com o poder gráfico de seus jogos no portátil da Nintendo, mas 4 Ultimate superou as expectativas de longe.
Os territórios do jogo estão muito mais vastos, detalhados e a novidade são as diferenças de relevo. Agora um único território pode ter três ou quatro andares, os quais contam com galhos, teias de aranha, ossos, pilares para se escalar e diversas outras peculiaridades que tornam o combate em cada área do mapa único. O ambiente nunca foi tão influenciador nos combates da série como é agora.

Como se não bastasse, o 3D que foi utilizado de forma “apressada” em 3 Ultimate, agora esbanja um dos melhores efeitos do 3DS até então. Os cenários, que já são belíssimos, se tornam incrívelmente exuberantes com o efeito 3D (e isso é aumentado proporcionalmente no XL e no New 3DS LL). Só tomem cuidado, com uma paisagem quase impossível de se ignorar, só aprecie quando estiver longe da caça (ou do caçador).


Os combates mais épicos que o 3DS já viu

Mas o que seria de Monster Hunter sem os seus combates, certo? 4 Ultimate mais uma vez acerta em cheio com a mecânica de combate mais fluida, agitada e épica da franquia. A presença das mecânicas verticais (como subir em pedras e barrancos para surpreender o inimigo por cima, atacar enquanto escala, entre outras), possibilita todo um mundo novo de combates, mesmo contra algumas velhas conhecidas criaturas do jogo.



Enquanto isso, a inovadora mecânica de montar nos monstros por um determinado tempo só se descreve com uma palavra: incrível! A emoção que se sente ao conseguir montar um Rathian, e a surpresa em ver que você consegue montar alguns monstros inimagináveis é um dos pontos altos das batalhas no novo MonHun. E a trilha sonora vem como complemento indispensável para a imersão do jogador no clima épico do jogo.

Com as novas Insect Glaive e Charge Blade, mostradas já na versão demo do jogo, a coletânea de tipos de armas sobe para 14, incluindo todas as outras presentes em 3 U. Com isso as possibilidades de jogo só aumentam, enquanto os veteranos podem se deliciar com duas armas inéditas. Somando todos esses atributos com o ambiente do game, o qual já falamos anteriormente, temos combates épicos, perseguições alucinantes, fugas horripilantes e um nível de combate épico que nenhum outro Mon Hun conseguiu até hoje.



Os melhores monstros para matar e morrer!

Como o próprio título do jogo diz, já falamos do “Hunter”, chegou a hora de falarmos do “Monster”. 4 Ultimate traz a maior coletânea de criaturas da franquia, com incríveis 96 monstros diferentes (seu antecessor tinha “apenas” 73), a coletânea de criaturas “clássicas” inclui espécimes das mais variadas gerações: desde Akantor, Fatalis e Rathalos; até Zinogre, Brachydios e Deviljho.

Além dos clássicos, as pérolas novas do jogo esbanjam criatividade tanto em seus designs quanto na forma como lutam. Kecha Wacha e Nerscylla, por exemplo, são ótimos escaladores e dotados de muita agilidade, enquanto que Tetsucabra traz surpresas quanto às formas de ataque, e o tubarão Zamtrios possui diversas formas e habilidades. Isso sem nem citar os novos Elder Dragons do jogo, que aparecem bem mais para frente na aventura.

Com quase cem monstros na lista, os equipamentos são, no mínimo, cinco vezes em maior quantidade, isso sem contar as infinitas combinações possíveis de botas, calças, braceletes, peitorais, capacetes e armas. Com incontáveis materiais para coletar, tanto dos monstros quanto do ambiente, evoluir no jogo passa longe de ser uma contagem de pontos: você vai ter que colocar a mão na massa se quiser os melhores equipamentos.

A cada geração a família MonHun só aumenta!

Tudo fica melhor com amigos

A maior de todas as críticas frente ao 3 Ultimate de 3DS era o fato dele não possuir um multiplayer online, tal qual a sua versão de Wii U. Entretanto, Monster Hunter 4 Ultimate resolve esse problema com a possibilidade de criar salas online com seus contatos, além de continuar com o tradicional modo local. A jogatina online não apresenta problemas e flui como se fosse uma conexão local.

Até quatro pessoas juntas contra essas criaturas... a batalha só fica mais épica!
O único problema em jogar online é a comunicação: chat de voz é inexistente, enquanto que o chat escrito só é permitido na sala de espera, não durante as lutas. Fora isso as missões online são muito divertidas e rendem centenas (e até milhares) de horas de jogatina para além do modo offline, que já é imenso.

Além do mais, o streetpass do 3DS complementa a experiência multiplayer. Agora as pessoas que você encontrar na rua com o streetpass poderão lhe trazer itens mais básicos, como poções, ervas e minerais, algo simplório mais que agrada bastante, enriquecendo ainda mais a experiência do jogo.

Definitivamente, o melhor Monster Hunter

Com uma qualidade além da imaginada pelos jogadores, Monster Hunter 4 Ultimate é a prova de que a Capcom ainda ouve seus fãs e tenta melhorar seus produtos baseado nos erros do passado. Quase tudo que Monster Hunter 3 Ultimate escorregou, 4 Ultimate apresentou com excelência. É impressionante como o jogo roda bem até nos primeiros modelos de 3DS, sem quedas de taxas, bugs ou qualquer coisa do gênero.



A tela tátil do 3Ds foi muito bem utilizada para controles rápidos, acesso ao mapa e outras funcionalidades básicas. Os controles do jogo estão bem mais dinâmicos e exatos, além da movimentação ser muito mais fluida, o que possibilita lutas muito mais ativas e épicas. Tudo isso faz de Monster Hunter 4 Ultimate o melhor MonHun para se começar a jogar.

Monster Hunter é uma franquia que cada vez ganha mais espaço no Ocidente, assim como o 3DS já ganhou. Combinando ambos em um jogo com tantos pontos positivos, não é difícil imaginar quantas horas a fio caçadores e caçadoras passarão jogando esse que já é um dos melhores títulos lançados para 3DS este ano.

Agora é afiar suas armas, consertar a armadura, pegar aquelas poções extras e partir para a caçada! Espero todos no Gathering Hall para caçarmos uns bons e velhos monstros!


Prós

  • História mais justificada que os antecessores;
  • Tutoriais básicos auxiliam novos jogadores;
  • Um dos melhores gráficos do 3DS;
  • Vasta quantidade de equipamentos e armas;
  • Maior coletânea de monstros de toda a franquia;
  • Caravana melhora a experiência single-player;
  • Multiplayer online funciona perfeitamente;
  • Trilha sonora instigante;
  • Controles da tela tátil tiram a obrigatoriedade do Circle Pad;
  • Novas mecânicas de combate melhoram a jogabilidade;
  • Conteúdo inédito original e criativo.

Contras

  • Não existe chat de voz para o multiplayer online;
  • Mesmo melhor que os antecessores, história ainda é um tanto rasa.




Monster Hunter 4 Ultimate — 3DS — Nota: 9.5

Revisão: Alberto Canen
Capa: Daniel Silva


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google