Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #210: Big N e DeNA; melhor Zelda de Wii e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Galere pedrástica de plantão, o N-Blast Responde desta semana está na área! Quem aí já está aproveitando (e brigando em) Mario Party 10? E quem está triste com o adiamento do novo jogo da MINHA série para Wii U? Hoje respondo dúvidas sobre a parceria da Nintendo com a DeNa no mundo mobile, jogos e aplicativos de Pokémon na Apple Store, problemas com o efeito 3D do 3DS, a disputa entre Twilight Princess e Skyward Sword, remake de Sinnoh e ainda tem mais!

Oi Pedra aqui é o Pedro! Descobri porque o alfacinho finge de mudo. No livro ‘Menino do Mato’ de Manuel Barros ele faz a seguinte exclamação: “E como eu poderia saber que o sonho do silêncio era ser pedra!” Bem Pedra, o que você acha da Big N estar aderindo às plataformas mobile? Pachter estava certo?
Anônimo "Pedro" da Silva
Olá, amigo Pedro (será que você tem algum parentesco comigo?). Ahhh, realmente, isso explica tudo! Ele não fala nada na esperança de ser igual a MIM! … Apesar de que eu falo bastante, né… mas enfim, está muito claro que ele tem inveja do meu sucesso, da minha beleza e do meu glamour!

Sobre a parceria da Nintendo e DeNA, acho que isso terá um impacto bem grande sobre o futuro da Nintendo… agora, se vai ser para o bem ou para o mal, ainda é cedo para dizer. Por enquanto, acredito que é uma decisão acertada. Por mais que os gamers mais hardcore desprezem os jogos de smartphones e tablets por serem casuais ao extremo e geralmente com pouca complexidade, não dá para ignorar a força que eles têm atualmente no mercado de games. Ora, não é nenhuma novidade que os dispositivos móveis já superaram de longe os consoles e portáteis neste mercado. Viver apenas da fidelidade de gamers mais dedicados está ficando cada vez mais arriscado. Então, faz todo sentido a Nintendo se aproveitar da popularidade dos smarthones e tablets.

Por um lado, eles podem fazer isso para divulgar mais as suas séries e personagens, dando apenas um gostinho delas e chamando mais atenção para os jogos mais importantes nos consoles e portáteis – que, aliás, é exatamente o que eles disseram que pretendem fazer. Por outro lado, dependendo de quão substancial forem estes jogos mobile, os jogadores podem acabar sentido que é uma dose Nintendo boa o suficiente e passarem a ver menos necessidade de comprar consoles dedicados. Então tudo depende de como a Nintendo vai levar as suas séries e jogos para o mundo mobile… mas a empresa sempre teve um cuidado enorme em “emprestar” as suas franquias para outras desenvolvedoras, então acho que há boas chances do resultado desta pareceria ser muito bom. E quem sabe o MEU aplicativo seja o primeiro a ser lançado!!! =D

Olá pedra encantadora :D Bom, gostaria de perguntar a você se qualquer jogo do 3DS dá certo no 2DS? Não entendo nada sobre jogos então me diga! Estou indecisa entre o 2DS e 3DS…Ah eu vi no Google uma foto do Nintendo 1DS, ele existe?
Princesa Zelda (sempre pedindo conselhos pra mim)
É você, princesinha? Deixa eu aproveitar pra de dar um conselho então: fique longe do Alfacinho verde, que ele só causa problema! Da próxima vez que precisar alguém pra salvar Hyrule, peça para alguém realmente confiável… como EU!

Bom, sobre sua pergunta, sim, qualquer jogo do 3DS funciona no 2DS perfeitamente. A única diferença entre os dois – além das estéticas, claro – é que o 2DS não tem o efeito 3D. No mais, eles funcionam de forma idêntica. Agora, fique atenta apenas com os jogos que sejam exclusivos ao New 3DS, que não funcionarão nem no 2DS nem no 3DS original. Mas por enquanto o único jogo que só funcionará no novo modelo é o Xenoblade Chronicles 3D, que ainda será lançado no mês que vem.

Quanto ao 1DS, não, isso é pura trollagem. xD
Um Nintendo DS quebrado ao meio vale por 1DS? xD
Pedra, comprei um wii usado, comecei jogando o Skyward Sword e fiquei maravilhado. Que jogo incrível! Só que após zerá-lo fui jogar Twilight Princess e não consigo não compará-lo com SS e me decepcionar. Parece q os controles são toscos, gráficos feios, etc. Como faço para abstrair e curtir o jogo?
Anônimo "Mal-acostumado" da Silva
Bom, certamente há uma grande diferença na qualidade gráfica. Afinal, estamos comparando um jogo que foi lançado perto do fim do ciclo de vida do Wii, com outro que na verdade é um jogo de GameCube portado para o Wii. E, naturalmente, os controles fazem bastante diferença também.

Por um lado temos os movimento precisos do Motion Plus e pelo outro temos um dos primeiros jogos de Wii, com “controles por movimento” totalmente precários e desnecessariamente cansativos. Eu até prefiro a versão de Twilight Princess do GameCube, pra poder usar o controle tradicional e não ter que ficar chacoalhando o Wii Remote à toa. Mas não por isso Twilight Princess é um jogo ruim. Afinal, outros jogos da MINHA série – como Ocarina of Time, ou Majora’s Mask – também têm gráficos mais antiquados e controles tradicionais e não por isso deixam de ser excelentes jogos. Twilight Princess também é assim. Se você se deixar “desacostumar” dos gráficos bonitos e controles inovadores de Skyward Sword, você vai descobrir em Twilight Princess um jogo realmente muito bom.

Pra falar a verdade, entre os dois, eu até gosto mais de Twilight Princess. O mundo dele é mais aberto, há mais exploração – Skyward Sword é extremamente linear e a localização de praticamente tudo é literalmente apontado pro jogador – e eu acho a Midna mil vezes mais interessante que a Fi. É claro que essa é a minha opinião pedrástica e há muita gente que prefere Skyward Sword, mas apenas quero dizer que não é pelas “diferenças técnicas” que Twilight Princess não mereça uma chance. Sem contar que em Skyward Sword você pode me encontrar em minha bela forma (e com chifres... ainda descubro quem foi o designer que me colocou chifres... ¬¬').
Você pode conferir o nosso Blast Battle aqui para comparar os dois títulos e tirar sua conclusão
Rolling Stone, tenho um 3DS (comprei usado e veio sem SD) e quero usar a E-Shop quase que exclusivamente para Virtual Console e jogos exclusivos da loja virtual. Ou seja: não pretendo baixar retail games lançados fisicamente (pois prefiro midia fisica).Qual tamanho de cartão SD você recomenda comprar?
Anônimo "SD" da Silva
Bom, nesse caso os jogos não vão ocupar tanto espaço da memória e com um cartão SD de 4GB você já terá o suficiente para poder baixar e guardar muitos jogos.

Pedra, como acho o Pokémon na Playstore? E me indica todos os jogos que a Nintendo colocou na store?
Anônimo "Not Found" da Silva
Você não vai achar. xD Atualmente não existe nenhum jogo nem aplicativo oficial de Pokémon na Google Play Store. Aliás, se por acaso você achar alguma coisa relacionada a Pokémon por lá, passe longe, porque certamente será um aplicativo não-oficial de baixa qualidade.

Onde sim há jogos e aplicativos oficiais de Pokémon, é na App Store, para baixar em iPhones/iPads. Lá você pode encontrar um aplicativo da Pokédex, uma versão free-to-play de Pokémon Trading Card Game, um joguinho grátis e bem simples para conhecer mais sobre os monstrinhos e um aplicativo para assistir episódios da série de TV.


Pedra eu sou vesgo (será que não tem um nome mais bonitinho pra isso, enfim….) por ser vesgo eu tenho medo de que quando eu comprar o New 3ds eu não consiga ver o 3D, e ai tem nada ver, ou realmente pode atrapalhar? Obrigado desde já.
Lucas e o dilema do 3D
Bom, outro nome para isso é “estrábico”, mas você decide se é mais bonito que “vesgo” ou não. xD Mas eu te compreendo porque sofro de "cyclopismo" e não tem um nome mais bacana pra isso... ¬¬'

Quanto a isso afetar a capacidade de ver o efeito 3D do 3DS, é difícil dizer. Algumas pessoas conseguem ver mesmo com deficiências visuais, enquanto que outras que até tem a vista “normal” não conseguem. É algo que varia muito e só dá pra comprovar testando. Aliás, o New 3DS está com o efeito 3D melhorado, usando uma técnica chamada “Super Stable 3D”, que permite que o efeito seja visto de mais ângulos, então pode ser que isso te ajude a conseguir usá-lo. E, de qualquer forma, mesmo que você não consiga ver o 3D, isso é apenas a cereja no topo do bolo, você pode muito bem aproveitar o 3DS e seus excelentes jogos sem nem sequer ligar o efeito (na verdade, até mesmo muitas pessoas que conseguem ver o efeito preferem jogar com ele desligado). Agora, se você realmente está dependendo de conseguir ver o 3D pra decidir se comprar ou não, o melhor é pedir pra testar em alguma loja para comprovar.
O recurso Super Stable 3D é um dos destaques do New 3DS
Grande Pedra, me responda, será que teremos um remake de Sinnoh? Pois já temos remakes de Kanto, Johto e Hoenn que seguem a linha do tempo do anime dos jogos de Pokémon,enfim,vamos ter um remake de Sinnoh?
Anônimo "Sinal de Sinnoh" da Silvoh
Pela lógica, sim, os próximos remakes deveriam ser os de Pokémon Diamond/Pearl/Platinum, mas como esses já são jogos mais recentes, de DS, imagino que se eles realmente forem ser relançados, ainda vá ser só mais no futuro, daqui a uma ou até duas gerações da série. Quem sabe no tal Nintendo NX??
Sinnoh confirmed! Ok, ainda não...
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google