A Link to the Blast

Demise e a origem de todo mal em The Legend of Zelda

O Rei dos Demônios pode ter surgido de um lugar completamente inesperado


Considero Skyward Sword (Wii) meu Zelda preferido. E não apenas pela jogabilidade inovadora que me proporcionou o maior nível de imersão que já senti em um jogo, mas também pela sua história. O game é responsável por resolver muitas dúvidas e esclarecer várias especulações que se criaram ao longo da série. Resumindo, descobrimos que Zelda é na verdade a reencarnação da Deusa Hylia e o vilão Demise é a forma original de Ganondorf que amaldiçoa os heróis com um ciclo interminável de ódio. Mas existe muito mais por trás dessa história que podemos explorar.
CUIDADO: O texto a seguir contém spoilers para quem não jogou Skyward Sword e A Link Between Worlds. Leia por sua conta e risco!

Lorule e a Triforce invertida

Ok, Skyward explica como a história entre Ganondorf, Zelda e Link se originou e se repete ao longo dos séculos com o mal atrás da princesa e da Triforce e seu herói sempre aparecendo para protegê-la. Mas de onde o mal original, Demise, surgiu? O prólogo de Skyward Sword apenas explica que ele e seu exército de demônios surgiram um dia através de fendas na terra, matando pessoas indiscriminadamente em busca do poder da Triforce.
Vindas de "fendas abertas na terra", Demise e seu exército de demônios invadiram o mundo de Hyrule.

O massacre somente termina quando a Deusa Hylia e seus companheiros se ergueram para enfrentá-lo em um combate longo e árduo. Mas espere um pouco, onde eu já ouvi sobre seres saindo através de fendas? É nessa hora que a trama de A Link Between Worlds (3DS) se mistura na nossa teoria, pois é nesse game que, através de fendas abertas entre dois mundos, que Link e outros personagens podem transitar entre Hyrule e Lorule.
Hylia se une às raças da superfície para proteger o mundo, os humanos e a Triforce do mal.

E o que Lorule é senão um mundo paralelo e muito semelhante a Hyrule (mas em tudo parece ser o contrário)? Isso significa então que Demise e seus demônios vieram de Lorule? Talvez a maior prova disso seja a espada de Demise. Se prestarmos atenção aos detalhes, veremos que ela contém uma Tirforce invertida, semelhante à Triforce de Lorule. Podemos ir até mais longe e dizer que sua espada se trata de uma versão paralela da Master Sword, devido a ser o total oposto da mesma.
Pode passar despercebido para alguns, mas o símbolo da Triforce invertida de Lorule é evidente na espada de Demise.

Enquanto a Master Sword possui um design clássico e muito austero e limpo, a espada de Demise (que iremos chamar de Fell Master Sword, “A Master Sword Decaída”) tem um aspecto mais ameaçador e um mais irregular. Além disso, os espíritos que habitam as duas espadas, Fi e Lorde Ghirahim, respectivamente, são completamente opostos. Enquanto Fi é calculista e fria, quase como uma IA, Ghirahim é dominado por emoções como ódio, fúria e êxtase. Mas por que Demise iria deixar Lorule para trás e invadiria o mundo de Hyrule?
Fi e Ghirahim: os espíritos da Master Sword e da espada de Demise. Semelhantes, mas completamente opostos.

Dois lados do mesmo universo

Para responder a essa pergunta, primeiro precisamos levantar uma tese que sustenta nossa hipótese: de que o tempo não corre da mesma forma em ambos os mundos. Isso porque quando da época da chegada de Demise ao universo de Hyrule, o reinado ainda não existia. Tudo o que havia na superfície eram povoados e vilarejos e alguns templos em homenagens à Deusa Hylia e às três divindades Farore, Din e Nayru, além das tribos de criaturas que viviam em paz com os humanos em diferentes regiões.
Hyrule e Lorule: lados diferentes de um mesmo universo.

De acordo com o que podemos especular após a cena pós-créditos de Skyward Sword, Zelda decide permanecer na superfície ao lado de Link para proteger a Triforce, fundando, anos mais tarde, o que viria a ser o reino de Hyrule. Podemos até dizer que o próprio local onde a Master Sword é selada no final do game, Sealed Grounds, o antigo Templo de Hylia, iria se converter no Temple of Time séculos mais tarde, como vemos em Ocarina of Time (N64).
As evidências são fortes de que Sealed Grounds (o antigo Templo de Hylia na superfície) se tornaria o Temple of Time, séculos mais tarde.

Portanto, Lorule pode ser muito mais antiga do que imaginamos. Segundo o que a princesa Hilda conta em A Link Between Worlds, os sages de Lorule decidiram que para evitar os confrontos movidos por ambição, vaidade e um derramamento de sangue maior entre seu povo, o melhor seria destruir a Triforce. E foi esse o motivo de o mundo ter se desestabilizado e as fendas temporais terem se aberto. A Triforce invertida era o alicerce de Lorule e, sem ela, o mundo estava condenado à destruição. No fim, Demise foi para Hyrule atrás da Triforce, da mesma forma que Yuga iria a mando de Hilda mais tarde.
A princesa Hilda conta que seus ancestrais destruíram a Triforce de Lorule para evitar mais tragédias. Esse seria o principal motivo de Demise ter invadido o outro universo.

Se pensarmos bem, a mitologia de Lorule deve ter sido semelhante à de Hyrule, portanto, o reino deve ter tido a sua versão da Deusa Hylia. Se a Hylia de Hyrule criou a Goddess Sword (que mais tarde se tornaria a Master Sword) com o espírito de Fi para guiar seu herói para proteger a Triforce, em Lorule o mesmo pode ter acontecido. A “Deusa Hylia” de Lorule criou a Fell Master Sword com o espírito de Ghirahim e a entregou a Demise para que ele protegesse a Triforce. O que pode ter acontecido foi que os desejos de ambição subiram à cabeça do Rei dos Demônios e, quando ele tentou tomar a Triforce para si, ela foi destruída e ele não teve outra opção senão ir para outro mundo em busca dela. E assim a lenda do demônio, da deusa reencarnada e do seu herói começa.
Seria Demise a "versão" de Link de Lorule, ou seja, o herói escolhido pela Deusa desse universo?

Um Deus demônio?

Depois de explorar todos os pontos que essa teoria podia nos presentear, falta abordar um assunto que se encaixaria como uma luva na ideia de que Demise veio de Lorule. E se o Rei dos Demônios for na verdade a versão de Hylia de Lorule? Não é tão difícil imaginar isso, afinal, nos primeiros combates, apenas Hylia era capaz de lutar no mesmo nível que Demise. Além disso, o nome do Rei dos Demônios tem como uma tradução livre do inglês “morte”. Mas não, não estamos falando de “A Morte”, mas sim um conceito mais abstrato, como se se tratasse da essência do próprio mal, o demônio supremo.
No início, somente Hylia era capaz de encarar o poder de Demise. Mais tarde, o primeiro Link foi bravo e forte o suficiente para destruí-lo completamente.

No final de Skyward Sword, Link e os jogadores têm uma amostra desse poder maligno de Demise. O ódio que ele sente pelos humanos e todos aqueles que ele considera fraco é tão grande que, ao ser derrotado por um deles, ele é capaz de lançar uma maldição tão poderosa que cria um laço inquebrável entre ele, o herói e a deusa por toda a eternidade. Um ciclo de reencarnações sem fins que sempre terminará em derramamento de sangue. Já que Lorule é o completo oposto de Hyrule, nada mais sensato do que imaginar que Demise é o oposto de Hylia. O Deus do Mal e a Deusa do Bem que lutam pelo controle de um artefato sagrado perigoso demais para ser manuseado por mortais.
Demise: Deus ou apenas um demônio poderoso de outro universo?


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google