Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #245: Método Masuda; Lendários; Barrel Blast e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! E aí, galere pedrástica! Estão aproveitando muitos descontos nessa Black Friday ou até agora para vocês tudo está pela metade do dobro? É, não tem jeito, tem que pesquisar muito porque as ofertas boas estão misturadas com as falsas. Mas parem de gastar um pouco e venham ler a melhor coluna blástica! No N-Blast Responde desta semana temos perguntas sobre Super Smash Bros., Método Masuda, Donkey Kong Barrel Blast (não é nosso XD), jogos do anime Fairy Tail, Xenoblade Chronicles X e mais.


Pedra, você sabe quais são as diferenças do SSB4 dos EUA pro SSB4 PAL? É muita coisa?
Heltinho Minardi, o challenger
Em termos de jogabilidade e conteúdo as versões são exatamente iguais, até mesmo para permitir a comunicação online entre eles. As únicas diferenças são em relação aos idiomas. Como a versão PAL tem opção para vários idiomas da Europa, nessa versão os personagens que falam – como o Sonic e Wii Fit Trainer, por exemplo – tem dublagens para cada um dos diferentes idiomas. Além disso, certos nomes tem algumas diferenças entre as versões. Para citar alguns exemplos, a dupla do Duck Hunt que nas Américas é chamada simplesmente de Duck Hunt, na Europa é chamada de Duck Hunt Duo, o Final Smash do Villager ao invés de Dream Home é chamado de Housewarming Party e o item Soccer Ball é chamado de Football.

Oi Pedra,sou eu. Tenho 4 perguntas.O que é Beat’em up e Metroidvania? Qual o gênero do jogo Contra(NES)? Quais as chances de Bill Rizer no SSB4? Por que os jogos do Mario não têm inovação?
Anônimo "Inovador" da Silva
Oi Anônimo, sou eu. Tenho 4 respostas.

1) Beat ’em up é o gênero de games no qual a jogabilidade consiste basicamente em andar de um lugar a outro dando porrada em todo mundo. É um estilo que ficou muito popular nos arcades, com jogos como aqueles clássicos dos Simpsons ou das Tartarugas Ninja. Também tinha Double Dragon, Battletoads, Final Fight, Golden Axe e muitos outros. Hoje em dia o gênero ainda existe, apesar do nome meio que ter sido substituído por “hack and slash“. Mas a ideia é a mesma: se mover dando porrada em tudo o que aparecer na frente. Dentre estes podemos citar Devil May Cry, God of War e Bayonetta, por exemplo.

Metroidvania, como o nome implica, é um gênero que ficou caracterizado principalmente pelos jogos da série Metroid e Castlevania, consistindo geralmente em um único mapa gigantesco cujas diferentes áreas vão se tornando acessíveis conforme o protagonista consegue novos poderes e habilidades (note-se, entretanto, que os jogos mais novos da série Castlevania, os “Lords of Shadow“, se afastaram um pouco desse estilo, indo para um gênero mais hack and slash, discutido acima). Outros jogos que se encaixam nesse gênero são Cave Story, Guacamelee, Wonder Boy in Monster World, entre outros.

2) Os jogos da série Contra são de um gênero comumente chamado de “run and gun“. É parecido ao beat ’em up no sentido de que o foco da ação é na luta contra inimigos, mas a diferença é que isto é feito através de diferentes tipos de armas de tiro – muitas vezes com poderes e upgrades – e geralmente são jogos que envolvem mais ação do tipo plataforma.

3) Praticamente nulas. Primeiro porque nem sabemos se ainda haverá mais lutadores novos em SSB4. Foi dito que haverá uma última atualização e muitos imaginam que será um último novo lutador, mas não há nenhuma garantia disso e pode muito bem ser apenas um novo pacote de roupas. E segundo que, mesmo se ainda houver lugar para um novo lutador, a popularidade do Bill Rizer está muito longe de o tornar o escolhido para isso.

4) Você claramente não jogou Super Mario Galaxy, Super Mario 3D World ou Super Mario Maker, não é?



Pedra eu consegui um shiny pelo Método Masuda, mas o problema é que eu fiz 7 boxes de eevee, então eu queria saber se tem como dar release em vários poke de uma só vez, tem como?
Anônimo "Masuda" da Silva
Não, infelizmente você terá que soltá-los um por um. Ou então usá-los como cobaias de troca no Wonder Trade pra ver se consegue algo interessante. xD
Breeding por um Shiny!

Pedronita, eu estou afim de jogar Donkey Kong Barrel Blast, mas queria saber se o jogo é bom?
max Wilson
Não, não é bom não. O grande problema é que esse era um jogo que seria originalmente lançado para o GameCube e usaria os DK Bongos como controle, mas por diversos motivos o jogo acabou sendo adiado demais e lançado para o Wii, usando movimentos do Wii Remote/Nunchuck ao invés dos bongôs. Se tivesse sido o jogo originalmente idealizado talvez fizesse mais um uso divertido dos bongôs. Simples, mas divertido.

Mas ao ser “guardado” para o Wii, ele se tornou um jogo ultrapassado, simples demais e totalmente prejudicado pelos controles, já que os movimentos do Wii Remote são bem menos confiáveis que as batidas nos bongôs. Acontece muito frequentemente dos movimentos serem interpretados de forma errada, resultando em comandos que você não queria executar. Isso, somado a uma jogabilidade mínima (pense em um jogo de corrida onde os personagens se controlam sozinhos, a não ser por pequenas mudanças de um lado para ou outro e aumento de velocidade) faz de Barrel Blast um dos piores jogos do gorilão, sem dúvida. Para saber mais, leia a análise do jogo no Nintendo Blast.

Existem games do Anime/Mangá Fairy Tail??
Toni Miyamoto, parente do pai do Alfacinho
Sim, na verdade existem 6 jogos. Três deles foram lançados para o PSP: Fairy Tail Portable Guild, Fairy Tail Portable Guild 2 e Fairy Tail Zeref’s Awakening; 2 para o DS: Fairy Tail Gekitotsu! Kardia Daiseidou e Fairy Tail Gekitou! Madoushi Kessen; e mais um para iOS/Android: Fairy Tail Brave Saga. Todos eles são de luta, exceto pelo último, que é um puzzle RPG. Entretanto, como você já deve imaginar, nenhum deles foi lançado fora do Japão.

Pedra, o jogo Xenoblade Chronicles X terá os textos traduzidos para o espanhol? Não consegui descobrir essa informação ainda.
André Cristiano da Cunha, el español
Apenas na versão PAL europeia, a qual tem opções de legendas em inglês, alemão, espanhol, italiano e francês. Mas na versão americana só há opção de legendas em inglês.


Pedra, o que caracteriza os Pokémon lendários? Em termos desde de “historinhas” dos jogos até os stats, o que eles tem sempre em comum? E, uma pergunta a mais, se permite: O que se sabe até agora sobre o Volcanion?
Anônimo "Envolcanio" da Silva
Bom, geralmente o que classifica oficialmente um Pokémon como lendário é, como você disse, a história do jogo, já que são sempre Pokémon extremamente raros e que não podem ser encontrados de formas convencionais. Eles também sempre têm poderes que os relacionam aos enredos do jogo, como por exemplo o poder sobre a terra e sobre os mares de Groudon e Kyogre, respectivamente, na geração III ou os poderes sobre a vida e a destruição de Xerneas e Yveltal, respectivamente, na geração VI.

Eles não possuem stats em comum, mas uma característica que todos os lendários compartilham é que nenhum deles pode ser cruzado, nem mesmo com o Ditto e, portanto, não podem se reproduzir. A única exceção é o Manaphy que pode ser cruzado, mas o resultado será um Phione e não outro Manaphy. Por fim, entre os lendários temos também o sub-grupo de Pokémon míticos, que são ainda mais raros e que geralmente só podem ser obtidos através de eventos, como é o caso do Mew e do Celebi, por exemplo.

Sobre o Volcanion, nada se sabe ainda sobre a sua história, já que ele ainda não foi oficialmente revelado. Mas como ele já foi descoberto por meio de hacks, várias das suas características já são conhecidas, como por exemplo a sua exclusiva combinação dos tipos água e fogo e também o seu movimento exclusivo, chamado Steam Eruption, que é um ataque do tipo água super forte (poder 110) e que pode queimar o oponente.
Pokémon Rosquinha! XD

Pedra, pretendo comprar um Wii U em breve, e li que a eShop canadense é a melhor, devo registrar meu Wii U nela logo de cara? Tem alguma desvantagem? Eu poderia usar o cartão MasterCard da conta Super, que já utilizei para comprar na eShop do 3DS, para realizar compras nela?
Ricardo Holzmeister, o Mestre do Cartão
Sim, atualmente a eShop canadense é a que mais compensa para os brasileiros, já que além de ser possível usar cartões de crédito internacionais brasileiros (sim, como o da Conta Super que você mencionou), o dólar canadense hoje se encontra bem mais barato que o americano. Em todo caso, o Wii U permite criar até 10 contas simultâneas no mesmo console, podendo elas serem até de países diferentes, então não é necessário tanto cuidado pra criar a conta, como é no caso do 3DS que só permite uma. Você pode, por exemplo, usar uma conta canadense apenas para comprar um game e jogá-lo usando uma conta brasileira.
E como tem brasileiro daí, hein! XD

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google