Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #290: Mega Man; Castlevania; Birdo; Chibi-Robo e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos pedrásticos de plantão, preparados para a nova aventura de papel do encanador em Paper Mario: Color Splash? Vocês sabem que não sou muito efetiva contra papel, mas o jogo do Wii U parece tão carismático quanto eu! xD No N-Blast Responde dessa semana, respondo dúvidas sobre os modelos do Wii U, os jogos da série Castlevania no Nintendo DS, as fases extras de Donkey Kong Country Returns 3D, o "palavrão" dito por Birdo em Super Mario Advance 2 e muito mais! Leia tudo e depois pode jogar Color Splash! xD


Pedra, qual é a versão do Wii U com mais memória “natural”? Tipo, sem fazer nada pra alterar ela?

Anônimo "Sem Alzheimer" da Silva
Essa seria a versão “Deluxe“, que vem com 32 GB de memória interna (ao oposto da versão “Basic” que vem com 8 GB. Mesmo assim, tenha em mente que 32 GB ainda é uma quantidade de memória bem pequena para quem pensa em comprar apenas jogos digitais (lembrando também que parte dessa memória é usada pelo sistema interno do console). Os tamanhos de jogos variam bastante, mas para você ter uma ideia, o Super Smash Bros. for Wii U ocupa um total de quase 16GB. Ou seja, nem dá para baixar em um console Basic – sem memória extra, claro – e só ele já ocuparia metade do espaço disponível no modelo Deluxe. Por isso, se você pensa em investir em jogos digitais, é melhor pensar em um HD externo, independente de qual modelo escolher.
Olá Pedra, já foi eleita prefeita de Hyrule? Meu voto é seu. Joguei Donkey Kong Country Returns no Wii e tenho vontade de jogar a versão de 3DS, pois li que nela o jogo tem fases a mais. Gostaria de saber, compensa mesmo? Que fases são essas?
Everton Nucci, no "mundo das nuvens"
Não, não… não perderia meu tempo com uma votação para algo tão pouco importante como cargos de prefeitura. Se um dia abrirem votação pra “Líder do Universo”, aí sim vou pensar a respeito. E diga-se de passagem que a minha vitória estaria mais do que garantida, né?!? Sobre a sua pergunta, sim, de fato a versão de Donkey Kong Country Returns para o 3DS traz algumas novidades em relação à de Wii, sendo a principal delas a adição de um novo, nono mundo, chamado Cloud . Esse novo mundo contém 8 novas fases e a fase Golden Temple, que já existia na versão de Wii. Portanto, estamos falando de 8 novas fases no jogo inteiro, além de outras pequenas diferenças (como um coração adicional, novos itens para comprar na loja, entre outras). Daí cabe a você decidir se essas diferenças fazem valer a pena investir na versão nova ou não.

Se você realmente gostou muito do original e tem vontade de jogar tudo novamente, por exemplo, então acho que pode valer a pena sim. Agora, se você está mais interessado mesmo nas fases novas e a ideia de jogar conteúdo repetido não te atrai tanto assim, melhor não gastar, porque estamos falando de mais ou menos 12% de conteúdo novo apenas.
O mundo Cloud… veja que é de “nuvem” e não tem
 nada a ver com Final Fantasy, OK? xD
Pedra, eu sou muito fã da série Castlevania praticamente joguei todos, os do NES (1,2 e 3) os de Super Nintendo (Super Castlevania 4, Dracula X) e os de Game Boy,(Aria of Sorrow e etc), todos jogos incríveis (menos o 2 de NES), mas ainda não joguei os de DS. Gostaria de saber se vale a pena jogar eles?
Anônimo "Castelo da Vania" da Silva
Sim, sem dúvida! Se você gostou do estilo dos jogos de Game Boy Advance – o estilo “Metroidvania”, cuja metade é graças a Castlevania xD –, os de DS também são um prato cheio que você certamente não pode deixar passar. Todos os três – Dawn of Sorrow, Portrait of Ruin e Order of Ecclesia – são muito bons.

Já o Mirror of Fate, do 3DS… bom… esse você pode ignorar. ¬¬”

Amiga Pedra, existe algum jogo legal do Mega Man para 2DS?
Anônimo "Blue Bomber" da Silva
Infelizmente o nosso querido robô azulzinho está encostado há um bom tempo e ele não ganhou nenhum jogo novo no 3DS/2DS. Para o portátil, o único título que você vai encontrar é o Mega Man Legacy Collection, que é uma coletânea dos 6 jogos originais do NES. Outra opção são os jogos que foram lançados para o DS, que são o Mega Man Zero Collection (coletânea dos 4 jogos da série Mega Man Zero, do GBA), Mega Man ZX e Mega Man ZX Advent. São ótimos jogos, caso você não os tenha jogado ainda.

Sábia Pedra, estava por fora do mundo dos jogos de Pokémon desde FireRed (e dos portáteis desde o GBA) até que comprei um New 3DS com Pokémon Y e aí ouvi sobre um tal de Pokémon Bank. Você com sua grande inteligência poderia me dizer o que é isso , para que ele serve e se posso usar no Pokémon Y?
Anônimo "Bancário" da Silva
Bom, se você jogava Pokémon antigamente, você deve estar familiarizado com a dor de cabeça que era transferir Pokémon de um cartucho para outro. Isto era necessário quando você comprava outra versão do jogo e queria transferir os Pokémon ou até mesmo quando queria começar novamente o mesmo jogo, usando o mesmo cartucho, mas sem perder os monstrinhos que já tinha conseguido da primeira vez. Isto costumava ser um processo muito complicado, porque você precisava de outro portátil e outro jogo, para poder fazer as trocas de um para o outro, e depois o processo inverso. E isso sem falar do tempo que isso levava, já que cada Pokémon tinha que ser transferido um por um. Também acontecia quando se queria passar os Pokémon para um jogo da geração seguinte. Isso geralmente era possível com alguma variação do Pokémon Transfer, mas também sempre dava muito trabalho, requerendo dois portáteis, procedimentos lentos, etc.

E o Pokémon Bank veio para acabar com toda essa dor de cabeça! O Bank é um aplicativo que você baixa pela eShop e, com ele, pode armazenar todos os Pokémon que quiser, fora dos jogos. Daí você pode facilmente transferi-los para outro cartucho, seja o mesmo que você já estava jogando, outro da mesma geração, ou até da nova geração. Ele é compatível com todos os jogos lançados a partir da sexta geração, ou seja X/YT, OR/AS e os futuros Sun/Moon. Funciona até mesmo com o Red/Blue/Yellow que foram relançados no Virtual Console do 3DS (só que neste caso serve apenas para armazenar e transferir para os outros jogos novos e não para retirar do Bank). Sem dúvida é uma ferramenta que ajuda muito, mas infelizmente ele tem um custo. O aplicativo é grátis para baixar, mas para poder usar os serviços dele você deve pagar um valor de cerca de R$ 17 por ano. É uma pena que seja pago, mas pelo menos é um valor baixo!

Pedra, ouvi dizer que o Wii tem a versão New Play Control do Chibi-Robo que foi só pros japoneses. Com um Wii americano eu posso ter o jogo? Ou o Wii tem trava de região? Caso não possa jogar além do Wii e do NGC, tem outras formas de jogá-lo?
Anônimo "Robótico" da Silva
Sim, é isso mesmo, o primeiro jogo da série Chibi-Robo, originalmente lançado no GameCube, ganhou um relançamento dentro da coletânea New Play Control do Wii, mas apenas na região japonesa. Sim, o Wii tem trava de região, então se o seu console é americano, infelizmente você não vai conseguir jogar esta versão do jogo. A sua única opção seria conseguir a versão americana do jogo original de GameCube, e jogar no Wii usando a retrocompatibilidade.

Pedra, existe alguma maneira de baixar jogos no 3DS sem estar logado a uma Nintendo ID? Ou baixar os jogos usando uma ID, de alguma maneira removê-la do console e manter os jogos lá… tenho visto vários anúncios “duvidosos” de New 3DS com X jogos ORIGINAIS instalados, e teoricamente sem conta.
Gustavo Bernardino, o duvidoso
Sim, é possível comprar jogos da eShop sem ter criado/vinculado uma conta NNID no 3DS. O único que não dá para baixar desta forma é conteúdo grátis, como jogos free-to-play e demos. Agora, uma vez vinculada uma conta NNID ao 3DS, todos os jogos existentes passarão a estar presos a essa conta, e daí não tem mais como apagar a conta e manter os jogos. Mas, quanto aos anúncios, sim, é possível que sejam vendidos 3DS sem conta NNID e com jogos digitais baixados e instalados.

Pedra, sempre q estou jogando a versão de Super Mario Bros 2 pra GBA, tenho a impressão de que a Birdo fala “F… you” quando é derrotada, o que não seria muito educado num jogo do Mario. Você sabe o que ela diz de fato?
Anônimo "Bem Educado" da Silva
Em Super Mario Advance 2, no qual a Birdo ganhou voz, ela tem diversas frases, e cada “versão” dela – a normal, rosa, a vermelha e a verde –, fala uma coisa diferente quando derrotada. Contudo, acho que isso que você disse se refere à versão vermelha, como pode ser visto no vídeo abaixo:


Realmente, dá mesmo para confundir com isso que você falou… mas fique tranquilo, ela não está falando nenhum palavrão e a frase real é: “How could you?!?” (ou “como você pôde?!?”). Mas que é engraçado ouvir pensando na sua interpretação, isso é (e tenho certeza que muitos que não tinham pensado nisso agora vão passar a interpretar dessa forma também, só de zoeira xD).

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google