Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 8: Guzma e o segundo Trial de Ula’ula Island

A oitava parte dessa jornada tem o primeiro embate com Guzma, mais rotas de Ula’ula Island e o Trial dos Pokémon Fantasma!

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?


Em nosso último encontro exploramos o início da grande Ula’ula Island e já emendamos o nosso primeiro Trial da terceira ilha, onde garantimos o Electrium Z e, de quebra, o Steelium Z. Agora, como combinado, precisamos voltar para o Grande Jardim em Malie City. Mas por que não explorar um pouco o monte antes, não é mesmo?

A descida do Mount Hokulani

Agora, siga para sul e desça a estrada do monte para encontrar alguns treinadores. À direita você encontra as primeiras áreas com grama alta do local. Por aqui você encontra monstrinhos entre os níveis 25 e 28. Entre eles:
  • Fearow;
  • Minior;
  • Ditto;
  • Skarmory;
  • Beldum;
  • Cleffa (somente de noite).
Chegue até o final da área com grama alta e verá no chão o TM72 - Volt Switch. Siga pela estrada para a esquerda e verá também uma Fast Ball no chão. Continue descendo até a estrada farejando com Stoutland para encontrar a terceira Rare Candy do jogo. Continue descendo por mais algumas curvas e chegue a outra área com grama alta, onde é possível encontrar uma Heavy Ball no chão. 


Nessa grama alta, siga para baixo/direita e, após um treinador, desça um platô para encontrar uma Max Potion, retornando para a estrada em seguida. Logo a frente, não é mais possível dar continuidade à exploração pois o acesso é restrito ao ônibus. Dessa forma, converse com a pessoa e você voltará para a Rota 10.

Um rápido embate com Guzma

Volte para Malie City e vá até o jardim novamente. Chegando lá você se depara com Professor Kukui em um impasse com dois capangas do Team Skull. É aí que você vê pela primeira vez Guzma, o líder da equipe de Alola. Kukui desafia Guzma a te enfrentar e assim você se vê em um combate contra o vilão. Ele usa: 
  • Golisopod no nível 31;
  • Ariados no nível 30.
Cuidado com Golisopod, que é do tipo Água/Inseto. Golpes Voadores são os mais efetivos aqui. Ao vencê-lo, você recebe de Kukui o Z-Crystal exclusivo do seu Pokémon inicial de Alola. É aí que Lillie e Acerola aparecem e, após devolver a máscara para Kukui, você descobre que Hau não está no jardim. 


Acerola lhe informa que o próximo Trial te espera seguindo pela Rota 11, chegando até Tapu Village. Assim, ela sai de cena e vai às compras com Lillie. Você pode seguir livremente agora. Vá para o ponto da Rota 11 que antes estava bloqueado. A mulher te avisa que o próximo Trial é do tipo Fantasma (Ghost) e, como você já possui o Electrium Z, é permitido que você passe.

A Rota 12 e Blush Mountain

Ao dar os seus primeiros passos na nova rota, Hapu aparece e adiciona um Mudsdale ao seu Rider Pager. Siga em frente e já será necessário utilizar a nova montaria. Com o cavalo de terra você pode galopar por cima de terrenos rochosos. Atravessando-o, você encontra um item no canto superior, um Burn Heal. Logo ao lado, próximo a uma pedra, encontra mais uma Zygarde Cell. Todos os Pokémon desta rota estarão entre os níveis 26 e 29, entre os quais temos:
  • Alolan Geodude;
  • Mudbray;
  • Torkoal;
  • Elekid (Pode chamar Electabuzz ou Chansey).
Seguindo em frente, você possui dois percursos possíveis: seguir pelo caminho estreito da esquerda ou a estrada normal da direita. Siga pela esquerda, passe pela grama alta e enfrente uma treinadora para conseguir um Elixir logo depois. 


Agora retorne por onde veio e siga o caminho da direita. Após uma batalha dupla, você encontra logo a frente uma segunda Zygarde Cell. Continue por esse caminho atravessando a parte rochosa com Mudsdale e vire a direita para conseguir uma Hyper Potion. Passando por mais um caminho rochoso e enfrentando alguns treinadores, vire à direita e, próximo a grama alta encontrará um X Attack


A missão principal nos guia para o caminho a sul, mas antes vamos para a esquerda rumo a Blush Mountain. Por aqui você encontra diversos Pokémon, no caso da versão Sun, você pode encontrar também um dos Pokémon exclusivos do game, Turtonator. Ao todo por aqui você pode encontrar:
  • Alolan Geodude;
  • Mudbray;
  • Elekid (Pode chamar Electabuzz ou Chansey);
  • Togedemaru;
  • Turtonator (exclusivo de Sun);
  • Torkoal;
  • Charjabug.

Siga o caminho para encontrar mais alguns treinadores. Pela direita, próximo a uma pedra, verá um brilho. Este se trata de mais uma Zygarde Cell. Já para a esquerda desse ponto, passe pela grama alta e encontrará uma Sun Stone. Nesse mesmo lado, um pouco mais acima, pode encontrar uma Timer Ball no chão, próxima a uma cerca.


Na única grama alta da direita, fareje com Stoutland para achar um Zinc. Agora entre em Geothermal Power Plant e converse com o cientista próximo a um Magnemite para receber o TM63 - Embargo. Já no canto esquerdo da instalação você esbarra mais uma vez com Oak, que lhe dá uma Lure Ball agora.

Terminada a coleta de itens, retorne para a Rota 12 e siga para baixo. À sua esquerda desça para a região chamada de Secluded Shore. Aqui siga para o canto inferior e, próximo a uma parede, verá mais uma Zygarde Cell. Nesse local, caso surfe com Lapras, você pode encontrar:
  • Finneon;
  • Tentacool;
  • Pelipper;
  • Magikarp (Pescando, pode chamar Gyarados);
  • Wishiwashi (Pescando);
  • Bruxish (Pescando, muito raro).

Farejando próximo ao local onde você encontra a Zygarde Cell, encontre uma Big Pearl enterrada. Volte à Rota 12 novamente e, no canto inferior esquerdo, depois de outra grama alta, você encontra um PP Up. Seguindo pela esquerda você finalmente encerra essa Rota, chegando na de número 13.

 Da Rota 13 à Tapu Village

Ao entrar na Rota, Hau te encontra e diz que venceu o Trial elétrico. Ele também te dá um Max Potion no final da conversa. Nessa hora, Gladion surge e diz que o Team Skull está procurando um Pokémon chamado Cosmog. Ele mostra nessa conversa que não é exatamente mau, pois pede para que vocês mantenham o Pokémon que acompanha Lillie longe da equipe de arruaceiros.


Após essa cena você novamente fica livre para explorar a Rota. Aqui você encontra Pokémon entre os níveis 10 e 30, todos por pescaria, incluindo:

  • Magikarp (Pode chamar Gyarados);
  • Bruxish (Muito raro);
  • Wishiwashi.
Seguindo reto pela esquerda você encontra no chão uma Moon Stone. Já para baixo, próximo a um treinador, terá outra Zygarde Cell. Continue para baixo até a água e vire à direita para encontrar uma Guard Spec. Para o norte o seu caminho estará bloqueado até que vença o Trial Fantasma, então siga para o caminho da esquerda para chegar em Tapu Village.


Hau fala rapidamente com você e libera novamente o caminho. Aproveite e passe no Centro Pokémon do local para finalmente recuperar seus Pokémon depois de toda essa jornada. Caso tenha um Haunter sobrando, você poderá trocá-lo com um treinador dentro do centro por um Alolan Graveler, que, ao ser trocado, evoluirá para um Alolan Golem, compensa bastante a troca então corra atrás de um Haunter extra para o negócio.


Em frente ao Centro Pokémon, próximo a uma cerca, você encontra mais uma Zygarde Cell. Em toda a região de Tapu Village você encontra Pokémon entre os níveis 28 e 31, entre os quais temos:

  • Gumshoos (somente de dia);
  • Pelipper;
  • Snorut;
  • Alolan Vulpix (Pode chamar Alolan Sandshrew);
  • Absol;
  • Alolan Raticate (somente de noite).


Antes de ir para o seu objetivo, você pode se adiantar um pouquinho e explorar um pouco da Rota 14, ao sul de Tapu Village. Como nós somos entrões de carteirinha, vamos lá antes de chegar ao próximo Trial exatamente.

Uma passadinha na Rota 14

Essa rota é bem desolada, entre os Pokémon que você encontra por aqui fora do Trial temos:

  • Finneon;
  • Tentacool;
  • Pelipper;
  • Magikarp (Pode chamar Gyarados);
  • Bruxish (Muito raro).

Logo à esquerda da entrada você encontra uma Pearl farejando com Stoutland. Siga farejando pela praia para a direita e encontre também uma Big Pearl. Chegue ao final da praia pela direita e você encontra mais uma Zygarde Cell. Agora suba pelos escombros no início da rota para encontrar um Max Potion.


Além disso, use Lapras para chegar até o farol destruído no meio da região do oceano. No centro dos escombros você encontra a TM30 - Shadow Ball. Sem mais o que fazer por aqui, vamos para o objetivo, pois já, já, estaremos aqui novamente.

Defendendo novamente Lillie

Agora, siga para a Rota 15 e chegue até o objetivo demarcado no mapa. Aqui você entra em outra das instalações da Aether Foundation. Hau aparece para falar com você na hora que duas crianças os desafiam para batalhas separadas. A criança que batalha contra você usará um Elekid de nível 30, nada ameaçador.

Quando a luta termina, Acerola aparece e aqui revela que é a capitã do Trial Fantasma. Agora você está livre para andar novamente. Siga pela porta da esquerda e encontra mais uma Zygarde Cell. Sem mais o que fazer dentro da base, saia e verá Lillie sendo abordada por um capanga do Team Skull, que pede para ver o que ela tem na bolsa (no caso, Nebby).


Você entra no meio da situação e começa um embate contra o capanga, que utiliza um Drowzee de nível 33 para combatê-lo. Após sua vitória, que não será difícil, Lillie lhe agradece lhe dando cinco Luxury Balls.


Nesse momento, Acerola sai correndo da casa e pede para que você a acompanhe até seu Trial na Rota 14 (falei que já voltaríamos para lá). Caso queira, passe no Centro Pokémon antes. Agora siga para a entrada do Trial na única parte da Rota que você não podia acessar antes.


Na entrada do Trial, Acerola atualiza seu PokéFinder para que ele permita a visualização de Pokémon Fantasma. Assim, entre no Supermercado Abandonado para iniciar realmente o desafio.

O Trial “Fatal Frame”

Vá para perto dos caixas e uma esteira se moverá sozinha. Use o PokéFinder e mire para o alto para ver o que causou o distúrbio paranormal: um Gastly. Tire uma foto dele e a batalha será iniciada. Após vencê-lo, siga para baixo, onde uma rápida aparição de um Pikachu indica o caminho a seguir. 


Aqui você vê um carrinho de supermercado fazendo movimentos estranhos. Repita o processo de antes e verá, dessa vez, um Haunter pronto para batalhar. Siga na direção que o Pikachu indica e passe pelos corredores para ver dois balões de gás. Novamente use o PokéFinder para ver um Gengar dessa vez.


Após a luta, siga pela porta da esquerda para um quarto fechado. Aqui, use o PokéFinder e mire em suas costas para ver ninguém menos que Mimikyu, o Pokémon Totem desse Trial, o qual é enfrentado no nível 33.


Tome cuidado pois a combinação de Fada e Fantasma de Mimikyu é bastante problemática. Abuse apenas de golpes do tipo Fantasma e do tipo Aço, pois são os que dão dano dobrado nele. Fora isso, esse monstrinho é imune a ataques do tipo Normal, Dragão e Lutador, além de ser resistente contra Insetos. Fique atento pois ele é um dos Pokémon Totem mais fortes até então.


Vencendo-o você sai automaticamente do Trial e mostra a foto de Mimikyu para Acerola. Ela lhe parabeniza pelo feito com a Ghostinium Z e mais 10 Dusk Balls. Agora você é livre para explorar todo o local e garantir o seu próprio Mimikyu. 


A próxima parte da jornada, enquanto isso, fica para a próxima semana!

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google