Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 9: Desafios e momentos finais em Ula’ula Island

A nona parte dessa aventura começa com um resgate corrido! Prepare-se para conhecer as últimas áreas de Ula’ula.

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?


No último episódio conhecemos finalmente o líder do Team Skull, o peculiar Guzma. Além disso, passamos por uma longa jornada através de cinco rotas da ilha e completamos o segundo Trial do local, comandado pela Capitã Acerola. Agora, com o Ghostinium Z na mão, chegou a hora de continuar nossa jornada.

De volta para Aether Foundation

Terminando o Trial, faça o caminho de volta para a instalação da Aether na qual você encontrou Acerola anteriormente. No caminho, pare próximo ao pescador para encontrar mais uma Zygarde Cell. Passe no Centro Pokémon antes, pois quando você chegar na instalação da Aether, se deparará com Plumeria novamente, acompanhada de dois capangas do Team Skull. Hau e Acerola dão conta deles, mas você fica a cargo da administradora da equipe, que usa:

  • Golbat de nível 34;
  • Salazzle de nível 35.


Ao ganhar, Plumeria fala para você ir até Po Town encontrar seu líder, pois ele precisa muito te ver. Só assim eles devolveram o Pokémon roubado. Acerola, então, corre para dentro da instalação. Ao acompanhá-la você descobre que levaram o Yungoos de uma das crianças que lutou com você anteriormente. Hau fala para você então seguir pela Rota 15 até chegar em Po Town, para resolver o problema.


Como forma de ajuda, uma das crianças lhe entrega uma Rare Candy. Assim, saia do local e siga para a esquerda para desbravar a próxima rota.

Uma nova montaria na Rota 15

Logo na primeira grama alta, siga até o final para encontrar uma Hyper Potion no chão. Essa rota não possui tanta novidade entre os monstrinhos, mas entre os que podemos encontrar, todos estão entre os níveis 10 e 33:

  • Pelipper;
  • Gumshoos (somente de dia);
  • Alolan Raticace (somente de noite);
  • Slowpoke 
  • Finneon (surfando);
  • Tentacool (surfando);
  • Magikarp (pescando, pode chamar Gyarados);
  • Wishiwashi (pescando);
  • Bruxish (pescando, muito raro).


Descendo para a praia, ao lado esquerdo da rampa de acesso você encontra uma Zygarde Cell. Logo a frente encontra também um novo personagem, Grimsley, que, após um jogo de cara e coroa, adiciona Sharpedo ao seu Ride Pager. Ele une as habilidades de Tauros e Lapras, possibilitando que você quebre rochas enquanto surfa.


Siga para baixo quebrando as rochas com Sharpedo e percorra o caminho para a ilha central do local. Aqui, após uma batalha contra um treinador, você encontra a TM93 - Charge. Siga então pela água para o norte para encontrar mais treinadores. Seguindo esse caminho, desça na praia da direita e, após enfrentar uma batalha dupla, pegue uma Dive Ball nos fundos da praia.

Terminada a exploração aqui, use Sharpedo novamente e siga para a praia da direita, onde você encontra um Centro Pokémon. Dentro do Centro, fale com uma moça da Aether Foundation que está à esquerda para receber a missão de capturar um Mimikyu.


Saia do centro Pokémon e continue pela esquerda até chegar em um trailer branco. Do lado de fora dele, siga para a direita e, após a grama alta, encontrará um PP Up. Agora siga para a parte lateral do trailer e chegue bem perto até aparecer o botão A na sua tela. Assim, agache para chegar ao outro lado do trailer. Aqui você encontra a TM81 - X-Scissors.


Já dentro do trailer, Sina dirá que estava te esperando e lhe explica sobre o uso possível das Zygarde Cells, bem como algumas informações sobre o Pokémon Zygarde. Caso você tenha coletado todas as células do Pokémon Lendário por todo o caminho que percorremos até aqui, você terá um pouco mais de 10% do total de células dele.


Assim, vá até a máquina com uma pedra dentro e aperte A. Aqui você dá forma ao seu aglomerado de células, criando a forma canina de Zygarde, referente aos 10% da sua forma completa. Isso é possível escolhendo a segunda opção no menu da máquina, em que você une as células sem possuir um Zygarde externamente.

Já para a esquerda do Centro Pokémon, com seu lendário em mãos, você tem acesso à Ula’ula
Meadow.

Um rápido passeio pela neblina

Seguindo pelo caminho de madeira, logo em frente você encontra mais uma Zygarde Cell (a busca continua!). Continue seguindo para encontrar diversos treinadores pelo caminho. Por aqui você encontra Pokémon selvagens entre os níveis 31 e 34, sendo eles:
  • Oricorio (do tipo fogo);
  • Ledian (somente de dia);
  • Ariados (somente de noite);
  • Ribombee;
  • Cotonee (pode chamar Petilil).
Siga pela área florida no centro do caminho e, dentro dela, vá pela direita para encontrar uma Repeat Ball. Continue pelo caminho de madeira e vire à esquerda dessa vez. Aqui você enfrenta mais treinadores e encontra depois da grama alta um X Sp. Def


Logo depois desse acesso tem uma pequena escada de madeira também para a esquerda. Desça por ela para pegar um Red Nectar entre as flores e também uma Adrenaline Orb no final dessa pequena área. Agora chegou a hora de conhecer a última rota numerada do jogo!

Desbravando a Rota 17

Nesta rota você encontra diversos Pokémon dos níveis 31 a 34, entre os quais temos:
  • Fearow;
  • Gumshoos (somente de dia);
  • Alolan Raticate (somente de noite);
  • Ledian (somente de dia);
  • Ariados (somente de noite);
  • Pancham (pode chamar Pangoro);
  • Alolan Graveler;
  • Skarmory.
Siga pela direita, passando pela grama alta, e suba pela rampa de terra. Aqui, à sua esquerda, fareje com Stoutland para encontrar um X Attack. Subindo mais uma rampa, vire à esquerda para ver um Lemonade no chão e, depois disso, siga pelo caminho até um capanga do Team Skull. Após batalhar com ele, passe pela grama alta atrás dele e verá um Full Heal também no chão.


Seguindo pela esquerda desse ponto, você começa a descer alguns platôs. Quando chegar na primeira das bifurcações entre os platôs, desça pelo da direita para encontrar uma Zygarde Cell no próximo nível. Agora desça o seguinte da esquerda para encontrar outro membro do Team Skull.


Suba todo o caminho de novo e agora desça somente pelos platôs da direita. Em um deles você encontrará a TM84 - Poison Jab. Sem mais o que fazer por aqui, siga a estrada principal e encontre diversos treinadores dos Skull pela frente. 


Logo no início do muro à sua esquerda terá mais uma Zygarde Cell brilhando no chão. Caso queira, antes de chegar ao seu objetivo, siga o caminho pelo canto direito até o final e encontrará uma pilha de frutas Berry. 

Em seu objetivo, você começa uma batalha em dupla contra os dois membros do Team Skull que estão de guarda na porta de Po Town. Após sua vitória, Nanu aparece e conversa com você. Aqui começará sua invasão à base do Team Skull!

A Invasão em Po Town

Dentro da cidade, os capangas do time não deixarão você passar pelas barricadas distribuídas ao longo da cidade. Assim, siga pela direita para encontrar um Max Repel no chão. Em seguida, vá para a esquerda e passe pelo buraco na cerca-viva. Passando pela casa, os capangas te veem e irão batalhar com você, prepare-se, pois, por aqui, você encontrará muitos deles querendo batalhar.


Com mais uma parte do caminho livre, você pode seguir para o Centro Pokémon à direita. Entretanto, caso você queria curar seus Pokémon aqui, deverá pagar 10 créditos, pois o Centro está completamente sob o comando do Team Skull. Agora você tem duas opções de caminho. Pela direita, terá uma batalha dupla e uma Rare Candy logo depois.

Já pela esquerda você dá continuidade ao seu caminho. Continue invadindo para mais membros do Team Skull pelo caminho. Siga pela esquerda para superar a última barricada após o capanga de pé em cima de um carro. 

Aqui, siga para a direita e passe pelo buraco na cerca da parte de baixo para encontrar uma Smoke Ball. Nessa reta, siga para cima e encontre próximo a um carro amarelo outra Zygarde Cell. Assim, sem mais o que fazer por aqui, entre em Shady House. 

Dentro de Shady House

Ao entrar na casa, siga para a esquerda e saia para a área da piscina. Por aqui, você encontra uma Ice Stone próxima ao guarda-sol. Diversos Skull estarão espalhados pela casa, então prepare-se para batalhar bastante por aqui. Golpes elétrico, lutadores e noturnos serão mais efetivos na maioria dos combates. 

De volta ao interior da casa, entre pela porta abaixo da escada e siga por todas as portas da direita para encontrar um bilhete no chão. O papel diz que a senha do mês dos Skull é Tapu Cocoa e lembra também que um membro do Team Skull sempre deve responder as perguntas com “No!” ao final. Na mesma sala, você acha também um Heal Powder


Volte para o saguão principal e entre no primeiro quarto do corredor à esquerda. Aqui você encontra um Max Revive. Já no segundo quarto da esquerda, você verá outro bilhete com mais uma senha: Beat Up. 

Subindo para o segundo andar, entre na primeira porta da esquerda para pegar o TM36 - Sludge Bomb. Já na segunda porta dessa mesma parede, encontre duas capangas do time para enfrentar. Na terceira porta da mesma linha, há um Iron no chão. Nessa mesma sala, próximo à televisão da direita, você encontra um terceiro bilhete com a senha: Golisopod.


Saindo para o saguão do segundo andar novamente, vá para sul e encontre um capanga Skull bloqueando uma saída. Aqui você descobre que os três bilhetes davam as respostas para as três senhas necessárias para entrar no quarto de Guzma. Mas lembre-se: sempre que ele lhe perguntar alguma coisa, responda com “no”.


Fale com o capanga novamente e responda as perguntas na seguinte ordem: Beath up; Golisopod; Tapu Cocoa; No!. Com o caminho livre, continue seguindo pela direita e, antes de entrar pela janela, encontra uma Escape Rope no telhado.


Entrando pela janela e passando por mais uma porta sem problemas adicionais, você finalmente encontra Guzma. O líder dos Skulls está com o Pokémon raptado e irá enfrentá-lo imediatamente. Ele usa:
  • Golisopod nível 37;
  • Ariados nível 36.

Depois da luta você recebe vê o Yungoos sendo libertado. Guzma e o seu capanga que estava na sala vão embora deixando-o sozinho ali. Assim, interaja com o baú à direita para receber a Buginium Z, o Z-Crystal referente a golpes do tipo Inseto.

A Fúria de Gladion e o Kahuna Nanu

Siga o caminho de volta para Po Town e você encontra Nanu na saída do casarão. Ele recupera os pontos de vida da sua equipe em agradecimento pelo resgate. Em seguida Acerola, sua sobrinha, chega e também agradece pelo seu feito heróico. 


Sem as barricadas de antes, você está livre para voltar pelas rotas ou usar o Charizard rumo à Aether House onde Acerola estava antes com Lillie. Chegando lá, você descobre que, enquanto você invadia Po Town contra Guzma, Plumeria retornou a Aether House e sequestrou Lillie e Nebby.


Nesse momento Gladion entra furioso no local, perguntando sobre tudo o que aconteceu e questionando se você sabe o que está em jogo ali e quem Lillie realmente é. Em fúria, o garoto irá batalhar com você utilizando:
  • Golbat nível 37;
  • Type:Null nível 38;
  • Sneasel nível 37.

Após a batalha o jovem se acalma um pouco e te chama para ir até o porto de Malie a fim de resolver todo o problema. Já no porto, Nanu surge e revela ser o Kahuna de Ula’ula, sendo o terceiro Kahuna conhecido por você no jogo. Então ele oferece de fazer o desafio da ilha ali mesmo, batalhando com você.

Nanu é especializado em Pokémon do tipo Noturno, logo ele usa:
  • Sableye nível 38;
  • Krokorok nível 38;
  • Alolan Persian nível 39.
Foque em golpes lutadores e do tipo água para diminuir um pouco a dificuldade da luta. Cuidado também pois o Alolan Persian de Nanu utiliza um Z-Move noturno. Ao vencer a luta, você recebe do Kahuna Nanu o Darkinium Z, Z-Crystal do tipo noturno, como símbolo de que você completou o Trial da terceira ilha de Alola. Logo depois disso, Hau finalmente alcança vocês.

Conversando entre vocês, Gladion revela que vocês irão para Aether Paradise, pois Lillie com certeza estará lá. 

O motivo disso tudo, assim como os desafios de Aether Paradise, só na próxima semana!

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google