Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 10: De Aether Paradise à Poni Island

A décima parte desse detonado está repleta de grandes emoções, o resgate de Lillie e mais Ultra Beasts!

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?

Na semana passada tivemos um grandioso embate contra o Team Skull e encerramos a aventura aliados com Gladion indo rumo ao Aether Paradise, onde o jovem diz que Lillie está. Após enfrentar o desafio do Kahuna Nanu no porto de Ula’ula Island, seguimos então direto a Aether Paradise para prosseguirmos com a missão de resgate.

Entrando em Aether Paradise

Siga para cima e para esquerda e encontrará alguns membros da Aether que irão enfrentá-lo ao longo do caminho. Fique atento, pois aqui existem vários treinadores que utilizarão Pokémon do tipo Dragão para te enfrentar.


Ao chegar próximo ao elevador, passe direto e siga para cima até chegar na parede superior do saguão. Aqui você encontra um Rare Candy. Siga pelo lado esquerdo e contorne todo o saguão até descer novamente pela esquerda. Assim, siga o caminho e encontrará um X Sp. Atk. Mais à frente no mesmo caminho você encontra o TM06 - Toxic.


Indo finalmente para o elevador, Hau e Gladion estarão te esperando. Ao subir para o próximo andar, vocês se deparam com o conhecido anteriormente Faba, que está totalmente ofensivo e irá lutar com você. Ele utiliza somente um Hypno de nível 39.


Ao vencer a luta contra Faba, o personagem é obrigado a reconfigurar o elevador para vocês, supostamente levando-os para o local onde Lillie está sendo mantida. Mas claramente era uma armadilha.

No próximo andar, o trio se divide em dois, indo Gladion sozinho averiguar um laboratório enquanto você e Hau vão em direção ao outro. Antes de iniciarem a revista, Hau lhe dá um Max Revive para ajudar em contratempos.


Siga pela direita e passe pela porta para encontrar três guardas da Aether. Para passar deles, você terá que vencê-los separadamente em batalhas, mas nada muito ameaçador. Vencendo, seu caminho mais uma vez estará livre para seguir em frente.

Siga pela direita e passe direto da porta em que Gladion está. Vá para a próxima porta e entre, aqui, Hau te alcança e vocês terão uma batalha dupla contra dois membros da Aether. Depois da batalha, interaja com o computador para pegar informações sobre o Cosmog e a sua relação com as Ultra Beasts.

Novo embate contra Faba

Depois de averiguar a sala, Hau sai para encontrar Gladion. Vá atrás dele e os três terão mais uma conversa. Assim, volte para o elevador e suba de volta para o andar 1F onde diversos membros da Aether cercarão vocês. Aqui você batalha em conjunto com Hau mais uma vez.


Ao terminar a luta, todos os membros fogem do local. Surge então Wicke, que conversa com vocês pacificamente. Aparentemente a personagem não está ligada aos vilões da fundação. Além disso, Wicke também faz algumas revelações sobre a origem de Gladion e recupera a vida de todos os seus Pokémon.


Siga seus aliados e então vai se deparar com Faba mais uma vez. Agora você fará dupla com Gladion na batalha. Após a batalha em dupla, Faba finalmente irá se erguer contra você e um capanga irá ajudá-lo. Dessa forma, Hau também fará dupla com você nesta batalha. Faba e seu aliado utilizam:

  • Ledian nível 38;
  • Slowbro nível 39;
  • Hypno nível 40;
  • Bruxish nível 39.


Com a derrota, Faba finalmente se dobra a vocês e entrega a chave de acesso ao lugar onde realmente Lillie se encontra. Ao passar pela porta à frente, você e seus aliados encontram vários membros do Team Skull, sendo revelado que a Aether Foundation, na verdade, trabalha com os fora-da-lei há muito tempo.

Guzma e a Aether Foundation

Antes de começar qualquer luta por aqui, siga pela direita até o final do caminho para encontrar mais uma Zygarde Cell. Já à esquerda você encontra um Full Heal. Agora você pode seguir em frente e batalhar com todos os membros do Team Skull pelo caminho. 


Ao passar por todos, você vê que Guzma conseguiu vencer Gladion em uma batalha. Agora é a sua vez de encarar o vilão, que desta vez estará bem mais forte do que no último embate entre vocês. Guzma utiliza: 
  • Golisopod nível 41;
  • Masquerain nível 40;
  • Ariados nível 40;
  • Pinsir nível 40.

Foque em golpes do tipo pedra para todos, fogo para Ariados e Pinsir e elétrico para Golisopod e 
Masquerain. Assim, você não terá muita dificuldade em vencê-lo. Quando a luta terminar, Guzma abrirá caminho para que você e seus amigos sigam em frente para, enfim, resgatar Lillie.

A Mansão de Lusamine

Dentro da casa, reviste o criado-mudo à direita para encontrar mais uma Zygarde Cell. Depois disso, entre na porta central para encontrar Lillie e Lusamine, a presidente da Aether Foundation. Aqui, mais revelações são feitas a respeito dos personagens.


Lusamine se retira do local e Lillie agradece que tenham ido resgatá-la. Mas pede a você mais um favor: que salve Nebby, seu Cosmog. 


Após alguns esclarecimentos sobre o enredo do jogo, Lusamine abre novamente um Ultra Wormhole e uma cinemática deixa claro que o evento afetou não só o local onde vocês estão, mas toda a região de Alola (inclusive, aqui vemos uma incrível cena onde Buzzwhole/Feromosa entram em um embate contra Tapu Koko). 





Nesse momento Guzma chega ao local bem a tempo de ver novamente a UB-01 saindo do buraco de minhoca. Com a quantidade de inimigos ao redor, Hau fica encarregado de enfrentar Guzma, Gladion fica contra a Ultra Beast e você fica encarregado de vencer Lusamine em batalha. A presidente usa cinco Pokémon no nível 41:
  • Clefable;
  • Mismagius;
  • Lilligant;
  • Milotic;
  • Bewear.

Abuse das fraquezas de cada Pokémon, pois alguns deles possuem grandes defesas e podem aguentar até o dano de alguns Z-Moves. Ao vencer a luta, o buraco de minhoca começa a se fechar. Antes disso acontecer, Lusamine e Guzma entram no portal e somem junto com a Ultra Beast. Além disso, Nebby acaba mudando de forma e se transformando em Cosmoem.

Problemas resolvidos?

Com os vilões colocados para correr, Wicke passa a controlar a Aether Foundation com a ajuda de Gladion. Os heróis do momento, então, passam uma noite de descanso no local. No dia seguinte, é apresentada uma mudança na aparência de Lillie, bem mais aventureira e pronta para a ação.


Nesse momento Gladion aparece e entrega para vocês a Sun Flute/Moon Flute. O personagem diz que esse item, ao ser tocado em conjunto com o Sun Flute, faz surgir o Pokémon Lendário de Alola. E, para que vocês possam ir atrás de Guzma e Lusamine, precisarão da ajuda desse lendário.


Gladion também entrega para você a Master Ball, para garantir que você consiga capturar o Pokémon Lendário, quando encontrá-lo. 


Agora você seguirá rumo a Poni Island, a quarta e última ilha da região. Siga então para as docas de Aether Paradise para encontrar Lillie e Gladion próximos a um barco. Hau precisou voltar para Ula’ula pois ainda tinha o Trial Fantasma para terminar.


Assim você chega em Seafolk Village, onde você deve encontrar o(a) Kahuna da ilha o mais rápido possível.

Correndo por Seafolk Village

No porto de Poni Island, antes de ir para o seu objetivo, siga para o segundo barco da esquerda e converse com o homem dentro do barco para receber um Magnemizer e um Electrizer. No mesmo local, converse com a garota do canto e ela lhe dará de graça um Aerodactyl. 


Agora, siga para o seu objetivo. Lillie notará um homem com seu Pelipper em um barco próximo. Ele se apresenta como o líder de Seafolk Village e diz que, se caso você quiser procurar o Kahuna da ilha, é melhor ir falar com Hapu. Ele diz que ela mora na ilha e está cuidando de seu Mudsdale em um vilarejo ali perto.


Ainda no porto, vá até o barco em formato de Steelix à direita e entre nele. Converse com uma das garotas sentadas no sofá e ela lhe pergunta se você é uma pessoa de sorte. Responda positivamente para receber um Lucky Punch


Ainda na casa, saia pela saída de baixo ao invés da que você entrou para encontrar o TM91 - Flash Cannon e um local para pescar. Neste local para pesca você poderá encontrar alguns Pokémon entre os níveis 10 e 43:
  • Magikarp (pode chamar Gyarados);
  • Wailmer (pode chamar Wailord);
  • Dhelmise (raríssimo).
Chegando no Centro Pokémon, caso queira, você pode ensinar o golpe Draco Meteor para algum Pokémon do tipo dragão. Para isso, basta conversar com a garota de azul do lado esquerdo do balcão principal do Centro. Já com o homem de vermelho à direita, você poderá ensinar Dragon Ascent a um Pokémon.


Saindo do Centro, vá para a direita antes de seguir para o objetivo e encontre mais uma Zygarde Cell próxima a alguns materiais avulsos em um espaço que aparentemente servirá para a construção de uma casa. Agora siga para fora do vilarejo.

Explorando Poni Wilds

Agora você está em Poni Wilds, local que o líder de Seafolk Village disse que Hapu provavelmente está. Por aqui você encontra diversos Pokémon entre os níveis 40 e 43, entre eles:
  • Pelipper;
  • Gumshoos (somente de dia);
  • Alolan Raticate (somente de noite);
  • Grambull;
  • Exeggcute;
  • Gastrodon;
  • Wimpod.

Siga para a praia à esquerda farejando com Stoutland para encontrar uma Pearl. Um pouco mais acima, próximo a duas rochas, você também encontra um Max Repel no chão e mais uma Zygarde Cell. Entre na água com Sharpedo ou Lapras para mais alguns Pokémon na mesma faixa de nível dos anteriores:
  • Magikarp (pescando, pode chamar Gyarados);
  • Wailmer (pode chamar Wailord);
  • Relicanth (pescando, raríssimo);
  • Tentacruel (pode chamar Lumineon);
  • Lumineon (pode chamar Pelipper);
  • Pelipper (pode chamar Gastrodon);
  • Gastrodon (pode chamar Tentacruel);
  • Lapras (raro);

Além dos Pokémon aquáticos, por aqui você também pode encontrar uma Pearl String e uma Dusk Stone. Agora, volte para a praia e continue sua exploração para encontrar diversos treinadores pelo caminho.


Siga pela parte de cima para encontrar algumas pedras após uma pilha de frutas. Entre as pedras terá uma Rare Candy esperando por você. Após passar pelas gramas altas e enfrentar mais alguns treinadores, siga para o canto superior direito e passe por outra grama alta para encontrar um Max Potion.

Descendo por esse caminho, próximo a uma placa, você encontrará mais uma Zygarde Cell. Siga o caminho para baixo para mais treinadores e, ao final, você chegará em Ancient Poni Path.

Ancient Poni Path e a última montaria

Você e Lillie encontram o Mudsdale de Hapu e logo em seguida a personagem aparece. Lillie pergunta para Hapu onde vocês podem encontrar o Kahuna da ilha, pois até agora ninguém deu uma dica consistente de onde a pessoa está. É aí que a personagem diz que não existe um Kahuna em Poni Island.

É nesse momento que a avó de Hapu surge para conversar com vocês. A senhora, então, regista Machamp em seu Ride Pager. Machamp é a montaria responsável por empurrar grandes blocos de rocha, no estilo da habilidade Strenght nos games anteriores da franquia.


Depois disso, é dito para que você siga para as Ruins of Hope, onde o guardião dessa ilha repousa. Lillie então vai na frente deixando-o livre para explorar o local. Por aqui você não verá nenhuma novidade entre os Pokémon, se comparado a Poni Wilds.


Siga pela grama logo abaixo do local onde você está e vire para a esquerda. Chegando ao final do beco sem saída, você se depara com uma Adrenaline Orb no chão. Seguindo o caminho de cima, a entrada do Canyon estará impedida. Vire à esquerda deste ponto para encontrar então uma Shiny Stone.

Para a direita, próximo a um monumento estranho, você encontra outra Zygarde Cell. Agora volte para baixo e siga para a direita para continuar a exploração. Por esse caminho, caso tente ir para cima, você será impedido, pois somente após se tornar o Campeão de Alola que você poderá passar por lá.
Siga então para Poni Break Cost, onde você pode encontrar alguns Pokémon entre os níveis 10 e 43, entre eles:
  • Wimpod;
  • Magikarp (pescando, pode chamar Gyarados);
  • Wailmer (pescando, pode chamar Wailord);
  • Sharpedo (pescando, raríssimo);

Aqui, siga pela esquerda, passe pela treinadora e suba a rampa. Vire à direita depois da rampa e, após a grama alta, encotrará o TM79 - Frost Breath. Volte para o caminho principal e, para a direita, verá uma Zygarde Cell próxima a um totem.

Kahuna de Poni Island

Chegue nas Ruins of Hope e, antes de falar com Lillie, pegue a Zygarde Cell que está no caminho. A garota lhe diz que ali é o lar de Tapu Fini, o Pokémon guardião de Poni Island. Então ela entra na caverna e pede que você a siga.


Aqui dentro, vários blocos enormes bloqueiam o caminho. Chegou a hora de usar todos os músculos de Machamp ao seu favor. Empurre o bloco da esquerda para frente até ser possível empurrar o bloco central para a direita. Assim, faça-o cair no buraco e seu caminho estará livre.


Passando pela próxima passagem, Lillie conversa com você e tira Nebby da bolsa. No altar à sua frente, vocês presenciam Hapu ser eleita pelo guardião da ilha a nova Kahuna. Após isso, a Kahuna Hapu dá algumas explicações sobre o “misterioso” Pokémon Lendário, dizendo que a outra flauta necessária para acordá-lo se encontra em Exeggutor Island. 


As duas personagens voltam então para Seafolk Village e você deve encontrá-las lá!

Mas isso fica para a próxima semana!

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google