Como todo fazendeiro bem sabe, é preciso trabalhar muito para alcançar os objetivos. A colheita de nada vale sem que antes seja plantada a primeira semente, e foi justamente Harvest Moon (SNES) quem deu o primeiro passo para a geração dos frutos que a franquia, passados mais de 20 anos, representa hoje na indústria. Ao trazer o estilo e a vida do campo para dentro dos videogames, o criador Yasushiro Wada mal sabia como a simplicidade poderia ser tão viciante.
Em 1996, bem antes do boom das redes sociais, do sucesso dos jogos Colheita Feliz e FarmVille e do surgimento de títulos indies, como Stardew Valley (Multi), a experiência de jogar algo com temática rural era praticamente nula. O próprio SNES já abria espaço para o lançamento do N64 quando o primeiro Bokujo Monogatari (História da Fazenda) foi lançado no Japão, pela Natsume, para o console 16-bits da Nintendo. Crescido no campo, Wada desenvolveu um tipo de simulador em que era possível plantar, criar animais e até mesmo desenvolver relacionamentos em uma pequena comunidade. No ano seguinte, o jogo chegou aos EUA com o nome Harvest Moon.
A vida no campo
No título original de SNES, assumimos o papel de um garoto que recebe do avô a responsabilidade de tornar a fazenda produtiva novamente. Para isso, é preciso gerenciar o tempo entre as várias atividades disponíveis, que simulam de maneira realista a vida no campo. As sementes plantadas precisam de irrigação diária para crescer e permitir a colheita no futuro, assim como os animais, que devem receber comida uma vez por dia para manter o fornecimento de alimentos, como ovos e leite.A rotina do campo simulada nos videogames. Harvest Moon iniciou um ciclo que rende frutos até hoje na franquia |
Harvest Moon oferece um ciclo de pouco mais de dois anos — inclusive com mudanças de estação — para que o jogador consiga reerguer a fazenda. Além do trabalho com animais e colheitas, também é possível estocar mantimentos, como comida e lenha, para suportar os períodos de seca e frio, e até mesmo vendê-los para aprimorar as ferramentas de trabalho (irrigadores, machados, foices, sementes e vários outros). As regiões exploráveis também incluem florestas e montanhas para a coleta de recursos.
Interação social
Um elemento que se tornaria marca registrada na série foi a possibilidade de relacionar-se com os personagens, ampliando a jogabilidade para além dos trabalhos na fazenda. Ao chegar à pequena cidade repleta de moradores, é possível interagir com eles e iniciar missões secundárias, muitas delas acontecendo em certas épocas do ano, quando a população vivencia desastres ambientais ou se prepara para festivais da colheita.Entre ajudas prestadas e confraternizações, conhecemos garotas que podem chegar a ter um relacionamento mais sério com o protagonista. Porém conquistá-las dará mais trabalho que os próprios afazeres da vida rural. Cada uma delas (Ann, Ellen, Eve, Maria e Nina) possui uma rotina e gostos diferentes. Cabe a você descobrir que tipo de presente as agrada ou desagrada, bem como saber em qual lugar da cidade elas estarão no período da noite.
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Você vai passar um bom tempo tentando agradar as garotas em Harvest Moon, cada uma com seus próprios gostos e comportamentos |
Nina, a filha da dona da loja de flores, por exemplo, ama a natureza e irá odiá-lo caso você a entregue uma flor selvagem. Por outro lado, ela adora os bolos que são vendidos na confeitaria a um preço bem salgado. Quem disse que seria fácil bancar o fazendeiro galanteador? Apesar de ter a chance de dançar com as garotas nas noites de festival, o jogo pode penalizá-lo caso se esqueça de terminar o trabalho na fazenda antes de se dirigir à cidade. Grandes poderes trazem grandes responsabilidades.
Simplicidade acima de tudo
A mecânica usada em Harvest Moon para entreter o jogador é extremamente viciante. A câmera superior, ao estilo The Legend of Zelda: a Link to the Past (SNES), torna fácil a movimentação e interação com os elementos do jogo. Os gráficos bem trabalhados representam de forma natural as construções e personagens, sobretudo as mudanças climáticas em cada estação do ano.![]() |
Simplicidade é o que não falta e em pouco tempo de jogo estamos inseridos na vida rural |
O grande mérito do título foi mesclar de forma competente aspectos dos RPGs com um simulador de relacionamentos. Tudo é feito de modo progressivo e essa interação pode render inclusive um casamento e o nascimento de crianças, fatores que mudam completamente a rotina do jogador. Por ser o primeiro Harvest Moon, o jogo de SNES possui um valor imprescindível por inaugurar mecânicas inovadoras que foram responsáveis pelo sucesso da série ao longo dos anos.
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O sistema de relacionamentos permitia casar-se e ter filhos, mudando repentinamente a jogabilidde |
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Sinta-se mais que bem-vindo a Harvest Moon! |
Revisão: Luigi Santana