Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #358: Pokémon no Switch; Mario Kart nos smartphones; jogos difíceis; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores na MINHA página no Facebook. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos pedrásticos de plantão, dá pra acreditar que já estamos em fevereiro? Lá se foi um mês do ano de 2018, mas ainda teremos 11 meses de muitas jogatinas (e de minha coluna também xD). Muitos leitores já estão enviando as suas dúvidas na MINHA página do Facebook, então não deixe de participar também! No N-Blast Responde desta semana, temos perguntas sobre Minecraft no New 2DS, DLCs de Super Smash Bros. for Wii U e 3DS, servidores de jogos online, Mario Kart nos smartphones, Pokémon no Switch e muito mais!


Olá Pedra, tudo bem? A versão de Minecraft do New 3DS funciona no New 2DS? Porque eu vou comprar um New 2DS novo e eu gostaria de jogar Minecraft nele.
Anônimo "2D" da Silva
Sim, tranquilo! Todos os jogos para New 3DS funcionam normalmente no New 2DS, com a única diferença, claro, de não ter o efeito 3D. Então pode comprar sem medo de ser feliz!

Olá D.Pedra, consegui comprar o Super Smash Bros.for Wii U agora, como passo meus personagens DLCs, Miis costumes,etc. de 3DS para Wii U? Existe um jeito de comprar conteúdos no Wii U e depois passar para o 3DS mesmo tendo contas diferentes de outras regiões??
Super Lerio, partindo pra briga
Usar contas de regiões diferentes não é problema. Contudo, os DLCs da versão de Wii U e 3DS são diferentes. Por isso, ou você tem que comprá-las separadamente, ou você tem que comprar o bundle que inclui os pacotes para ambas versões por um preço com desconto. Se você tiver comprado esse bundle, então o código para download da outra versão aparece na nota fiscal digital (se for esse seu caso, pode perguntar mais detalhes de como encontrar isto, se quiser). Agora, se você comprou apenas o DLC para o Wii U, infelizmente isso não servirá para o 3DS e você terá que comprar para essa versão também.

Veja na imagem um exemplo. Como você pode ver à esquerda da imagem, há três preços: um para o DLC do Wii U exclusivamente, um para o do 3DS e um terceiro, com desconto, para ambas as versões.

Pedra, quem mantém os servidores dos jogos online ativos não são as próprias desenvolvedoras dos mesmos? Por exemplo, a Rockstar mantendo o GTA Online ativo, etc. Então por qual motivo Sony, Nintendo e Microsoft estão querendo cobrar pelo direito de jogar online, sendo que nem ao menos são elas que os mantém operantes? Já vi justificativas por aí de que seria para melhor a qualidade dos servidores, mas pra mim isso não faz o menor sentido.
‎Tiago Theisen‎ vs. cobranças de assinaturas
Realmente, na maioria dos casos, as empresas responsáveis dos jogos são as que mantêm os servidores para esses respectivos jogos. Contudo, a conexão também tem que passar pelos servidores das empresas donas dos consoles. No caso dos jogos da Nintendo, por exemplo, você não se conecta diretamente aos jogos, você primeiro se conecta à Nintendo Network e por lá você se conecta aos jogos online. Os desenvolvedores dos jogos cuidam da parte online específica dos seus jogos, mas é a Nintendo (ou Sony, ou Microsoft) que cuida do que é específico às redes de seus próprios consoles (perfil do usuário, lista de amigos, compras, etc.).

Claro, com certeza há muita ganância por trás, mas o fato de que as donas dos consoles têm um custo grande para manter esses serviços online não é mentira, ainda mais se você pensar em questões de segurança, que é algo extremamente crítico e extremamente difícil de proteger totalmente (basta lembrar do ataque que a Sony sofreu há alguns anos, em que muitas contas de usuários foram hackeadas). Então quando eles falam que cobrar pelos serviços online ajuda a deixar eles melhores... há pessoas com $$ nos olhos, sim, mas não deixa de ser verdade.
Mario largou os encanamentos e agora trabalha na manutenção de servidores xD

Bom dia, Dona Pedra! Qual sua opinião sobre a dificuldade elevada nos games? Por exemplo, alguns jogos são tão difíceis que na minha opinião acabam perdendo o prazer da jogatina, pois a gente passa muita raiva e só tem o desejo de se livrar da fase. (obs: estou passando por isso nesse exato momento jogando donkey kong coutry returns).

‎Thiago Batalha‎, batalhando contra a dificuldade
Eu acho que o ideal é ter um bom equilíbrio na dificuldade, já que ao mesmo tempo que um jogo extremamente difícil pode ser muito frustrante, um jogo que você termina sem nada que desafie as suas habilidades pode muito bem se tornar monótono. Acho que a melhor forma de conseguir esse equilíbrio é deixando o conteúdo mais difícil como opcional. Dessa forma, os que são mais novatos e querem simplesmente terminar o jogo sem sofrer demais podem fazer isso, e os mais veteranos e/ou sado-masoquistas, podem enfrentar uns desafios mais descabelantes se assim quiserem. Isso pode ser obtido por seleção de dificuldade ou por fases e desafios extras pós-jogo. Ou ambos, hehe.

Não sei com o que você está sofrendo exatamente no DK Country Returns, mas eu acho que esse é um jogo que conseguiu esse equilíbrio muito bem. Terminar o jogo — no sentido de vencer o chefe final — é desafiante, mas não há nada assim para arrancar os cabelos. Agora, completar ele 100% — ou melhor, 200% xD —, aí sim é para fazer qualquer marmanjo chorar... mas só enfrenta isso quem quer passar por algo realmente desafiador. Super Mario Odyssey é outro bom exemplo. Chegar nos créditos finais até que é bem fácil, principalmente para veteranos... mas muitas das Power Moons que aparecem depois disso podem deixar qualquer um maluco.

Olá grande Pedra, como a linha principal do Pokémon vindo pro Switch você acha que trará o Pokémon Bank também ou perderemos todos nossos monstrinhos de bolso?
‎Carlos Eduardo Oliveira‎, o Pokébancário
Eu acho bastante provável que os monstrinhos possam ser transferidos, sim, já que até hoje, a cada nova geração da série Pokémon, a Game Freak sempre criou alguma forma de transportar os monstrinhos da geração anterior (exceto pela 3ª geração, mas podemos culpar as limitações dos portáteis da época). Apesar do Switch não ter nenhum tipo de retrocompatibilidade com o 3DS, esse transporte seria perfeitamente possível através do Pokémon Bank, como você mesmo disse. Bastaria eles lançarem uma versão do Bank para o Switch e acessarmos ele com a mesma conta do 3DS. Ou seja, é totalmente possível... resta torcer agora para não nos decepcionarem.

Meritíssima Pedra mais do que preciosa, poderia me responder se há como obter pontos no programa My Nintendo através dos amiibo?? Desde já "Gradecido"!
‎Beniel Santos‎, querendo platinar o My Nintendo
Não, infelizmente isso não é possível. Os pontos de ouro do My Nintendo só podem ser obtidos através das compras de jogos, sejam digitais ou físicos. Outros produtos fora jogos não valem pontos — nem amiibo, nem consoles (o que é uma pena, já que na época do Club Nintendo era possível registrar os consoles para ganhar pontos também).

Oi Pedra. Já sabe da novidade? A Nintendo confirmou que vai ter uma versão de Mario Kart para smartphones. O que você acha dessa notícia?
‎Wandrey Phelipe‎, futuro piloto de kart mobile
Sim, claro que sei! Que tipo de Pedra Fofoqueira eu seria se não soubesse de todas as últimas novidades? Hehe...

Bom, eu achei essa uma ótima notícia. A estas alturas, nós já vimos que a Nintendo está sabendo levar suas franquias para o mundo mobile com excelência, haja visto o ótimo trabalho que já fizeram com Pokémon GO, Super Mario Run, Fire Emblem Heroes e Animal Crossing: Pocket Camp. São versões simplificadas o suficiente para funcionarem muito bem como jogos mobile e também para não colocar em risco as versões de console, mas também com conteúdo suficiente para uma diversão duradoura, além de ser muito bom para atrair atenção para as respectivas franquias, levando mais pessoas a se interessarem pelos jogos e consoles da Nintendo. É intrigante pensar como eles vão transportar Mario Kart, mas não tenho dúvidas de que farão um ótimo trabalho mais uma vez.

Agora convenhamos: Mario de novo?!? Cadê o jogo da MINHA série pra mobile, e mais especificamente, cadê o MEU jogo?!?!??!? ¬¬"

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas na página do N-Blast Responde no Facebook para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google