Perfil

Shovel Knight: O guerreiro que é pá para toda obra

Saiba mais sobre o personagem especialista em combater o mal com uma pá.

Uma das características mais marcantes de Shovel Knight (Multi) é a armadura imponente (Stalwart Plate) do protagonista do jogo em adição a uma arma inesperada: uma pá denominada de Shovel Blade. No entanto, as surpresas guardadas pelo personagem não param por aí, uma vez que o jogador progressivamente descobre a bondade inerente ao misterioso guerreiro baixinho. Pronto para escavar pelas características de Shovel Knight?

O resgate à escudeira

 Na campanha inicial de Shovel Knight, Shovel of Hope (Pá da Esperança), o jogador controla o protagonista em sua missão de combater a vilã Encantriz e resgatar sua amada Shield Knight através da reconquista do cenário do jogo. O protagonista e sua companheira eram uma dupla dinâmica que conquistaram grandes feitos ao combinar inteligência com coragem, até que Shield Knight mostrou-se imprudente por conta de seu excesso de confiança e acabou amaldiçoada por um amuleto.


É então que Shovel Knight parte em uma aventura para livrar o mundo do mal e combater uma nova união de guerreiros que servem a Enchantress (Feiticeira), a Order of No Quarter (Ordem Inclemente). Para isso, o guerreiro enfrenta bravamente uma variedade de cenários, inimigos, obstáculos e surpresas contando com mais do que somente sua pá.
Assim como o protagonista, Shield Knight utiliza uma arma um tanto quanto incomum: Um par de escudos assimétricos. Além disso, em seu conceito original, a personagem se resumia a uma donzela simples com um destino trágico, até que os desenvolvedores resolveram que Shovel Knight merecia uma companheira similar aos seus dotes.

Museu ambulante

Shovel Knight adquire relíquias (itens mágicos) conforme progride em sua jornada. Eventualmente, o protagonista encontra baús azuis escondidos por onde passa e, ao abrir estes baús, é abordado por Chester, que exige uma quantia de dinheiro pelo item. Como pode se esperar, o jogador corre o risco de nem sempre encontrar esses baús, ou até mesmo não ter a quantia necessária para comprar o item. Caso isso ocorra, ele terá de visitar a vila principal mais tarde para comprar a relíquia com o vendedor.

Não é à toa que Chester tem grande ambição e cobra quantias significativas pelas relíquias que encontra. Apesar de Shovel Knight ter grande maestria com sua pá, os itens mágicos servem de auxílio essencial em situações específicas. A “Phase Locket”, por exemplo, permite que o jogador se torne invencível por um tempo limitado, ignorando o perigo de espinhos e projéteis velozes. Existem também relíquias que contribuem para a locomoção do personagem, como a “Mobile Gear”, espécie de plataforma móvel e a “Dust Knuckles”, que permite que o personagem destrua blocos de terra e os utilize como uma espécie de propulsão.


Mas, como era de se esperar, guerreiros não costumam ser especialistas em magia, e é por este motivo que Shovel Knight precisa de pontos de magia (expostos no topo da tela) para fazer uso de suas relíquias. Além das relíquias, o protagonista conta com upgrades e armaduras que o tornam mais resistente e poderoso.

Rival 

Todo bom guerreiro tem um oponente para chamar de rival, e Shovel Knight não é exceção. Black Knight também se especializa em batalhar com uma pá, mas utiliza um estilo diferente de luta, realizando ataques aéreos e esquivas ágeis. Pouco se sabe sobre o personagem além de que ele também tem sentimentos significativos pela Shield Knight e o fato de que ele não se juntou à Ordem Clemente.
Black Knight aborda Shovel Knight em diversos momentos de sua jornada, e não se deixa humilhar por suas derrotas, exacerbando confiança, orientação, e, pelo que dizem rumores, uma voz mais fina do que o comum.
A armadura de cor preta de Black Knight indica que o guerreiro nunca serviu a nenhum lorde, reforçando a independência e resistência do rival do protagonista.

Uma ajuda confiável

O fato de a arma principal do guerreiro ser uma pá não desperta a desconfiança das pessoas. Pelo contrário: A personalidade generosa de Shovel Knight conquista os moradores do vilarejo principal, que não pensam duas vezes em pedir ajuda ou em auxiliar o protagonista. Entre estes moradores, o bardo pede que o jogador o traga partituras escondidas ao longo de fases e promete tocar músicas em troca do favor.






Um guerreiro distinto e confiável, sempre em busca de pessoas para ajudar e formas de melhorar sua arte de batalha. Quando alguém precisa de ajuda com o serviço pesado, só existe um nome apropriado para a situação: Shovel Knight.

Revisão: João Pedro Boaventura

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google