Pokémon Blast

Pokémon X/Y (3DS): Team Flare por um mundo mais belo

Acompanhe os planos da Equipe Flare para deixar a região de Kalos a mais bela de todas.



De todas as equipes vilãs já apresentadas, esta é a que mais se diferencia do padrão. Tem até membro da Elite dos Quatro como membro. Aliás, quando falamos em padrão, estamos quase que explicando metade do contexto dessa equipe, que não está para brincadeiras. 

Com seu alto poder aquisitivo, tem como missão impor a todos em Kalos seu alto padrão. Essa é a Equipe Flare. Como a maioria já sabe, a região de Kalos é inspirada na França (basta reparar nas três Pokédex de Kalos, pois cada uma delas é de uma das cores da bandeira francesa) e por isso, muitos aspectos do jogo extraem a essência do povo francês, que é a sua classe, nobreza mas com toques de sutileza. 

Podemos notar esse atributo marcante na equipe vilã a partir de seus uniformes, se é que podemos tratar ternos de cor laranja como uniformes. Como se não bastasse, eles não precisam de dinheiro para dominar o mundo, porque já são muito ricos. Inclusive, seu líder é o desenvolvedor do Holo Caster, maior ferramenta de comunicação da região de Kalos. 

A seguir, veremos com mais detalhes sobre seu plano, que é de ter uma região toda seguindo o mesmo padrão, descartando todos aqueles que forem contra. Boa leitura a todos!

O que é o Team Flare?

Basicamente, temos aqui uma "cópia" da Equipe Rocket, só que com mais dinheiro e roupas maneiras. Não é à toa que todos os encontros do protagonista com a equipe vilã ocorrem em cenários similares aos da Equipe Rocket. Abaixo, segue uma pequena comparação:

  • O primeiro encontro ocorre em uma caverna onde estão localizados os fósseis da região;
  • A segunda aparição é em uma empresa, mais especificamente em uma fábrica de Pokébolas;
  • Experimentos com Pokémon selvagens. 

Capangas da Equipe Flare

Até o esconderijo do Team Flare tem como fachada um estabelecimento comercial. Embora a fórmula tenha sido inspirada na primeira geração, a personalidade de seus integrantes é bem diferente. Enquanto o Team Rocket parece não se importar com o que acontece por onde passam, os laranjinhas realmente querem tornar o mundo em um lugar mais bonito.

Com isso, seu objetivo parece ser meio vazio, seu propósito parece ser superficial demais. Inclusive, essa característica é atribuída, em sua grande maioria, às pessoas que possuem uma condição financeira acima dos demais. Claro que isso não é um padrão, nem todas as pessoas que são super-hiper-mega ricas são mesquinhas, vazias e superficiais.

Ademais, uma das garçonetes presentes no café da equipe fala que há uma taxa de 5.000.000 de Pokedollars para se juntar à equipe. Outro ponto interessante desta equipe é a fórmula usada para nomear seus administradores: Aliana, Bryony, Celosia, Mable e Xerosic possuem as iniciais dos cinco níveis de explosões solares, sendo A, B, C, M, e X, que variam de acordo com o fluxo de energia.

O líder - Lysandre

Normalmente, quando imaginamos um vilão, pensamos sempre em destruição, caos e desordem. Lysandre não é esse tipo de personagem. Aliás, tudo aquilo que ele idealiza é a beleza. Beleza eterna para ser mais preciso. Só que para Lysandre, essa condição não pode ser atingida antes haja um pouco de luta. 

Para isso, ele decide reviver um Pokémon lendário da região de Kalos na tentativa de recriar a arma utilizada por AZ, seu ancestral e dono da famosa Floette. Inclusive, ele oferece ao protagonista, diversas vezes, para que o mesmo se junte à Equipe Flare e o ajude a restaurar a beleza da região. 

Lysandre até consegue forçar seu Gyarados passar pela transformação mas não através do elo que ele possui com seu Pokémon. Na verdade, ele usa uma máquina que simula os efeitos de um bracelete e mega pedra, podendo assim mega evoluir.

Lysandre em Pokémon Generations

Quando é derrotado pelo protagonista, Lysandre deixa claro sua expressão de desgosto ao saber que sua beleza idealizada nunca existirá. Então, decide disparar sua arma e acabar com tudo aquilo que tentou construir. O raio atinge o quartel general da equipe e começa a se despedaçar, aparentemente enterrando ele e todos os membros restantes da equipe. 

Depois desse evento, um dos membros diz que os objetivos de Lysandre eram nobres e que ele fez o máximo que pôde para ajudar as pessoas necessitadas, porém, devido à sua fraqueza, cedeu à "estupidez" humana, resultando em sua derrota.

Por um Mundo Belo

O objetivo da equipe é bem simples: tornar Kalos a mais bela região de todas, mas como fazer isso? Essa é fácil: acordar os Pokémon Xerneas e Yveltal a fim de reconstruir a poderosa arma que destruiu Kalos no passado. Sim, a mesma arma que AZ utilizou 3000 anos atrás para devastar toda Kalos após a morte de sua Floette durante a grande guerra. 

Essa arma na verdade seria usada por Lysandre para erradicar da face da terra, todos aqueles que não concordem com seus ideais ou não queiram seguir seu padrão de vida. Até Malva, uma das integrantes da Elite Four, se juntou à equipe. Isso mostra o quão poderoso e influente Lysandre conseguia ser. De seu café em Lumiose City, era capaz de dar todas ordens, já que essa cidade fica exatamente no meio de Kalos, tendo acesso à diversas cidades da região.

Arma Secreta da Equipe Flare

Através do Holo Caster, Lysandre tenta convencer todos de que seu plano seria a melhor opção para Kalos. O que ele não previu, é que há várias formas de tornar um mundo mais belo e não é necessário força bruta e imposição para que se possa governar.

No fim, Lysandre acaba derrotado, perde sua equipe e vê todo seu plano sendo destruído pela arma que ele mesmo criou. Afinal de contas, será que ele realmente acreditava em seu plano? Ou era apenas um vilão comum que estava buscando o caos e terror, julgando ser uma beleza, como todos os vilões fazem?

Kalos em Paz

Após o término da Equipe Flare, a região de Kalos pode finalmente entrar em período de paz. AZ, o antecessor de Lysandre, reaparece durante a comemoração do campeão da liga de Kalos e reencontra sua Floette, que aparentemente não morreu. Para quem não jogou, essa cena é emocionante, me fez até chorar. 

A partir desse dia, pude experimentar um dos melhores jogos que já tive a oportunidade de jogar e aprendi que agir por impulso ou raiva terá consequências terríveis no futuro, pois Lysandre queria uma Kalos melhor, melhor do que a de AZ de 3000 anos atrás, porém, acabou fazendo a mesma coisa. Em nosso próximo encontro, iremos para uma região ensolarada, com diversas praias para falarmos sobre as duas equipes que criaram uma reviravolta total. Até mais!

Revisão: Pedro Franco
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google