Dicas e Truques

Pokémon Red/Blue (GB): O melhor time para a região de Kanto

Saiba agora como vencer todos os desafios nas versões Red e Blue de Pokémon, utilizando o melhor conjunto possível.

 
Ah, Kanto. Tantas memórias que fica até difícil lembrar de quantas horas passamos nessa região, treinando e batalhando com nossos Pokémon. Competitivamente, a primeira geração dos monstrinhos de bolso tem por volta de nove escolhas viáveis. É, só isso. Mas e o que isso tem a ver com essa matéria? Nós explicamos: para o competitivo, buscamos sempre aqueles Pokémon que possuem os melhores stats e golpes fortes, ou seja, os melhores. Entretanto, primeiro precisamos passar por todos os ginásios e desafios do jogo para termos condições de batalhar contra outros jogadores, e escolher os melhores Pokémon para "zerarmos" o jogo não é uma tarefa fácil, ainda mais se escolhermos apenas aqueles que gostamos mais, deixando de lado sua efetividade em batalha.

Nesta matéria, selecionamos os Pokémon que, na nossa visão, possuem o melhor desempenho contra os líderes de ginásio, time do rival, equipe vilã e os membros da Elite Four. Além disso, todos os integrantes da equipe podem ser capturados nas duas versões dos jogos e que aprendem somente os golpes encontrados até a Elite Four, ou seja, sem trocas entre as versões. A equipe não contará também com a presença dos lendários, a fim de que esse time possa ser utilizado por treinadores novatos ou aqueles mais veteranos.

Inicial

Levando em consideração os tipos dos oito ginásios presentes em Kanto, muitos pensam que o Squirtle é o melhor inicial por conta do tipo WATER ter uma grande cobertura. Entretanto, as duas fraquezas desse tipo, GRASS e ELECTRIC, são tipos dominantes de dois ginásios dessa região, sendo necessário o uso de TMs que são obtidos mais pro final do modo campanha para que o Blastoise possa ter algum uso, sem contar que Pokémon como Lapras, Starmie e Slowbro são mais efetivos. 

Por esse motivo, nossa escolha para Pokémon inicial será o Bulbasaur, que possui vantagem contra metade dos ginásios, são eles: ROCK, WATER, ELECTRIC e GROUND, pode aprender o HM.01 - Cut, um dos necessários para se avançar no modo campanha e é o primeiro a atingir sua forma final, pois o Ivysaur evolui para Venusaur no Lv.32, além de não depender exclusivamente de TMs para causar dano nos líderes de ginásio e membros da Elite Four, uma vez que o tipo GRASS é muito forte em Kanto e Razor Leaf terá grandes chances de causar dano crítico em alvos mais lentos que o Venusaur, pois nessa geração, o dano crítico era calculado com base na Speed, além do seu segundo tipo POISON lhe render algumas resistências úteis durante a jornada.

Sugestão de Moveset para Venusaur

Nidoking

Tido como um dos melhores Pokémon para o começo e metade do modo campanha, o Nidoking é um excelente Pokémon para se ter no time - muito por conta de estar disponível logo após vencermos o Brock - ter dois tipos, GROUND e POISON, assim como a Nidoqueen, que possui bases de seus stats um pouco inferiores, porém também é utilizável. Em outras palavras, temos acesso a um Pokémon em sua forma final antes do segundo ginásio e no Lv.16, legal não? 

Ainda, é capaz de aprender Thrash no Lv.23, um golpe do tipo NORMAL muito forte para o começo do jogo, capaz de derrubar de 2 a 3 Pokémon do adversário antes de ficar confuso. Como se isso já não fosse suficiente, o Nidoking possui um conjunto de golpes (movepool) muito diversificado e pode aprender diversos TMs, minimizando os poucos que são aprendidos por nível. Durante o modo campanha, podemos substituir Thrash pelo HM.04 - Strength, mantendo a cobertura neutra que o tipo NORMAL oferece, que mesmo causando menos dano, permite empurrarmos as pedras nas cavernas.

Sugestão de Moveset para Nidoking

Jynx

Na primeira geração, o tipo PSYCHIC era dominante dentre os 15 tipos existentes por conta das altas bases dos Pokémon desse tipo, apenas um golpe BUG ofensivo (Twineedle) e somente uma resistência, no caso, o próprio tipo, tendo Alakazam, Exeggutor, Starmie e Slowbro como exemplos dos Pokémon mais fortes dessa geração. Contudo, escolhemos um Pokémon que é bem divertido de se jogar, sem deixar de lado a performance durante a campanha. Seu nome é Jynx. 

Acessível logo que chegamos em Cerulean City através de uma troca (Poliwhirl), a Jynx possui muitos pontos positivos e que se sobressaem dentre os outros Pokémon do tipo PSYCHIC, que é ter ICE como seu tipo secundário, tornando-a muito forte em todos os aspectos, sendo capaz de derrotar três membros da Elite Four sozinha (Bruno, Agatha e Lance), grande parte do Team Rocket e metade do time do campeão, Blue, utilizando apenas Psychic e Ice Beam. Como podem ver, a Jynx era BEM balanceada...

Sugestão de Moveset para Jynx

Dodrio

Como precisamos nos locomover rapidamente entre as cidades, faz-se necessário ter um Pokémon para utilizar o HM.02 - Fly. Em Kanto, temos quatro opções para essa vaga. O Dodrio se destaca dentre os demais Pokémon do tipo FLYING na primeira geração por dois motivos: é capaz de aprender Drill Peck, um dos golpes voadores mais fortes dessa geração, perdendo apenas para Sky Attack, e também aprende Tri Attack, considerado um dos melhores golpes normais. 

Nessa geração, todos os golpes do tipo FLYING e NORMAL eram classificados como golpes físicos e como Tri Attack é um golpe deste tipo, aplica ainda mais dano, pois recebe STAB (Same Type Attack Bonus), que é o atributo do jogo que aumenta o poder de um golpe em 50% caso seja do mesmo tipo do usuário e ainda pode aplicar os efeitos de PARALYZE, BURN ou FREEZE, tornando-se uma arma muito potente ao redor de Kanto. Entretanto, seu movepool se resume a três golpes, deixando Dodrio refém de Pokémon do tipo ROCK, como o Rhydon.

Sugestão de Moveset para Dodrio

Snorlax

Dificilmente encontraremos um Pokémon com as mesmas características do Snorlax na região de Kanto ou em qualquer outra. Possui bases altas de HP, Attack e Special tornando-se um dos melhores Pokémon do tipo NORMAL dessa geração, rivalizando apenas com Tauros. 

Um detalhe interessante de seu tipo é possuir um movepool tão vasto quanto do Nidoking, funcionando como um coringa, ou seja, seus golpes visam minimizar as fraquezas de seus companheiros enquanto também pode ser utilizado de forma independente. 

Vale lembrar que, nos jogos da primeira geração, caso o golpe Hyper Beam nocauteou o adversário, não há turno de recarga, portanto, podemos atacar normalmente no turno seguinte e ainda mudar o golpe, e como Hyper Beam e o Snorlax são do mesmo tipo, esse golpe terá 225 pontos de base, causando muito dano em alvos neutros, tornando-o em uma espécie de tanque ofensivo. Surf ajuda-o contra os Pokémon do tipo ROCK que resistem seus golpes STAB e Rock Slide pode ser usado contra Lorelei, afinal, 60% do seu time é composto por Pokémon do tipo ICE, que nessa geração ainda era Special.

Sugestão de Moveset para Snorlax


Raichu

Ao contrário do que muitos pensam, o Raichu é um bom Pokémon para se ter no time, mesmo sofrendo uma dura comparação com Jolteon, que possui stats melhores para um Pokémon do seu tipo. O motivo de escolhermos o Raichu? Simples. A maioria dos treinadores presentes na região de Kanto são Bird Keepers, especialistas no tipo FLYING e por isso precisamos de um Pokémon do tipo ELECTRIC na equipe. 

Até aí os dois possuem vantagem contra esses treinadores, entretanto, o que diferencia o Raichu do Jolteon é que podemos encontrar o Pikachu logo no começo do jogo em Viridian Forest, servindo como usuário do HM.05 - Flash (importante para atravessar o Rock Tunnel) e começar o treinamento antes, pois o Pikachu já aprendeu Thundershock quando o capturamos, ao contrário do Jolteon, que só aprende esse golpe o Lv.31, embora ambos possam aprender Thunderbolt a partir do TM.24 assim que vencemos o Lt.Surge em Vermilion. 

Como esses dois Pokémon atingem suas formas finais utilizando a Thunderstone, disponível no Department Store em Celadon City e por possuírem o movepool parecido, ambos são opção para essa vaga no time, embora o desempenho do Raichu seja levemente superior.

Sugestão de Moveset para Raichu

Outros Iniciais

Blastoise

Se quiserem começar com o Blastoise por não gostarem do Venusaur ou por gostarem mais do inicial do tipo WATER, preparamos uma equipe voltada para suprir as necessidades desse inicial, que por sinal é bem balanceado. A equipe será composta por:

Blastoise: Surf, Ice Beam, Toxic e Strength;
Raichu: Thunderbolt, Mega Punch, Thunder Wave e Flash;
Dugtrio: Earthquake, Rock Slide, Slash e Cut;
Dodrio: Drill Peck, Tri Attack, Fly e Quick Attack;
Snorlax: Body Slam, Hyper Beam, Earthquake e Psychic;
Alakazam: Psychic, Recover, Double Team e Reflect.

Charizard

O mesmo vale para o "dragão" do tipo FIRE, que é considerado o pior inicial para essa região por depender muito de seus colegas de equipe para ser efetivo, embora seja o mais popular por conta do Charizard ser "bad ass". A equipe será composta por:

Charizard: Flamethrower, Slash, Dig e Cut;
Nidoking: Earthquake, Thunderbolt, Ice Beam e Strength;
Raichu: Thunderbolt, Mega Punch, Thunder Wave e Flash;
Dodrio: Drill Peck, Tri Attack, Fly e Quick Attack;
Snorlax: Body Slam, Hyper Beam, Submission e Psychic;
Lapras: Surf, Ice Beam, Thunder e Body Slam.

O que acharam do time? Difícil de treinar? Com ele, o jogo ficou muito fácil? Discorda de algum membro? Deixamos escapar algum? Deixe seu comentário com sua sugestão/posição sobre esse time. Em nosso próximo encontro, teremos a versão 2.0 deste time. Dessa vez, iremos nos aventurar em Pokémon Yellow,  que é a versão baseada no anime e contará com uma equipe diferente por conta do inicial ser o Pikachu. Até mais!
Revisão: João Paulo Benevides


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google