Dicas e Truques

[Atualizada] Pokémon X/Y (3DS): O melhor time para a região de Kalos

Viajamos até a longínqua região Kalos para enfrentar seus desafios com a melhor equipe para a sexta geração dos monstrinhos de bolso.

 

Ah, Kalos. Nem parece que faz 10 anos que as versões X/Y foram lançadas para o 3DS. Inovando nos gráficos e nas mecânicas, a sexta geração dos monstrinhos de bolso chegou ao plano tridimensional em 2013 e, desde então, alguns pontos foram introduzidos na franquia e tornaram-se peças importantes: estamos falando do tipo FAIRY.

Com a chegada do décimo oitavo tipo, a hegemonia do tipo DRAGON havia acabado (ou pelo menos, posta em xeque) pelo novo tipo ser completamente imune e super eficaz contra os lagartos voadores.

A região de Kalos possui um grupo de líderes de ginásio com tipos interessantes, uma Elite Four também diversa e equipe rival especializada no tipo DARK. Dessa forma, nosso time será capaz de lidar não só com esses desafios, como também com nossos rivais e batalhas em geral ao redor do mapa.

Vale lembrar que, durante a montagem da melhor equipe, não consideramos Egg Moves, mesmo sendo relativamente mais fácil obtê-los devido à reformulação do processo de Breeding, Move Tutors e TMs encontrados após vencermos a Elite Four.

Ainda, não teremos a presença de Pokémon lendários, e todos os membros poderão ser encontrados em ambas as versões. Sem mais delongas, fique com a melhor equipe para Kalos. Boa leitura!

Notas de atualização - Data: 12/10/2023

Revendo esta matéria após seis anos de seu lançamento, e também pelo fato dessas versões completarem 10 anos de lançamento em 2023, resolvi utilizar a equipe apresentada para reviver o dia 12/10/2013.

Durante três semanas de muito estudo e testes, finalmente chegamos na composição ideal para superar os desafios da região de Kalos. A equipe antiga era composta por: Greninja, Venusaur, Crobat, Aegislash e Garchomp.

Ao analisar profundamente a estrutura do time anterior, notei que há certos pontos que não condizem com a realidade ou que não são totalmente verdadeiros. Por esse motivo, pedimos desculpas.

O novo grupo sofreu alterações drásticas em sua composição, e diferentemente da atualização da melhor equipe para as versões FireRed/LeafGreen, houve inclusive alteração no Pokémon inicial.

Delphox

Após rever todos os desafios nas versões X/Y e comparar o desempenho entre Fennekin e Froakie, não há dúvidas: Delphox (forma final de Fennekin), dos tipos FIRE/PSYCHIC, surge como o novo melhor inicial para a região de Kalos. A disputa é muito similar à que ocorre em Alola entre Incineroar e Primarina, ou seja, há pequenas diferenças de performance, mas, no final do dia, a balança pesou para o mais consistente.

Estatisticamente falando, Delphox é um Pokémon com foco no Special Attack e Speed, e com Special Defense acima da média, tornando-a uma excelente atacante. Ao evoluir de Braixen, a raposa de nove caudas fogo também adquire o tipo PSYCHIC, e sua dominância é igualmente proporcional à de Infernape em Sinnoh.


A linha evolutiva de Fennekin possui vantagem direta contra seis dos oito ginásios, algo que Greninja apenas sonha em ter. Veja a seguir o gráfico para demonstração da potência de Delphox na região de Kalos:

  • Viola, líder do tipo BUG perde para o tipo FIRE;
  • Corina, líder do tipo FIGHTING perde para o tipo PSYCHIC;
  • Ramos, líder do tipo GRASS perde para o tipo FIRE;
  • Clemont, líder do tipo ELECTRIC possui um Magneton (também do tipo STEEL) e Heliolisk com a habilidade Dry Skin, sendo ambos fracos contra o tipo FIRE;
  • Valerie, líder do tipo FAIRY possui uma Mawile (também do tipo STEEL) e o tipo FIRE possui resistência ao tipo do ginásio;
  • Wulfric, líder do tipo ICE perde para o tipo FIRE.

Basicamente, as batalhas de ginásio são um passeio no parque para Delphox. O segredo está na combinação de tipos e de seus movimentos de cobertura. Sendo assim, seu moveset refletirá essa dominância.


Começamos com Flamethrower, poderoso STAB e aprendido por nível. Psychic ou Psyshock também recebem bônus de tipo, tendo como preferência o segundo movimento, a fim de causar mais dano em Pokémon especialmente defensivos, como Florges e Dragalge.

Para finalizar, Shadow Ball e Grass Knot arredondam sua cobertura, ajudando contra algumas fraquezas e também em confrontos espelhados do tipo PSYCHIC. Calm Mind pode ser usado no lugar de Shadow Ball para aumentar as capacidades ofensivas e defensivas em um único turno.

Venusaur

Venusaur é dado de presente pelo professor Sycamore em nossa primeira visita à cidade de Lumiose. Como o tipo FAIRY foi criado na sexta geração, Venusaur recebeu um buff direto por ser também do tipo POISON, que é muito eficaz contra as fadinhas.

Além disso, os golpes venenosos passaram a ser considerados mesmo para os demais tipos, algo que até a quinta geração era raro. Por exemplo, Sludge Bomb esteve presente desde a segunda geração, e Pokémon como Gengar ou o próprio Venusaur sempre tiveram acesso. Porém, dificilmente o usavam em virtude do custo-benefício ser baixo. Por vezes, era mais interessante dobrar outro tipo de movimento e passar longe do STAB POISON.

A situação fica ainda melhor quando consideramos sua megaevolução, recebendo um aumento em seus atributos base e a troca de sua habilidade para Thick Fat, reduzindo o dano de golpes dos tipos FIRE e ICE pela metade. Como ambos são suas fraquezas, agora passam a causar dano neutro, facilitando seu trabalho de absorver golpes.

Todas essas façanhas vão ao encontro do propósito de ter Venusaur no time: um Pokémon resistente, capaz de se curar e que também pode causar muito dano, já que a transformação incrementa seu poderio ofensivo de forma substancial.

Sendo assim, seu moveset será composto por Energy Ball e Sludge Bomb como opções de STAB. Até que estejam disponíveis, Petal Dance e Venoshock dão conta. Para cobertura, teremos Bulldoze, que reduz a velocidade do alvo em um estágio, facilitando o trabalho de colegas mais lentos.

Outro fator importante nesse movimento é a capacidade de Venusaur enfrentar Pokémon dos tipos FIRESTEEL, dois tipos que possuem resistência aos seus STABs.

Para finalizar, Synthesis proporciona recuperação imediata de HP, mantendo Venusaur sempre saudável. Como um Pokémon primariamente defensivo e com grandes resistências, é de suma importância que o sapo de grama esteja sempre com o HP o mais alto possível, pois assim, poderá mitigar mais dano e permanecer mais tempo disponível para sua equipe.

Gyarados

Com a introdução da mecânica de compartilhamento de experiência coletiva (Exp.Share como Key Item), o processo para se ter Gyarados na equipe tornou-se menos cansativo e frustrante, já que não precisamos mais trocar Magikarp a cada batalha para ganhar um pouco de experiência. Assim que atinge o Lv.20, a carpa mágica se transforma num monstro muito forte, capaz de vencer o jogo praticamente sozinho.

Dos tipos WATER/FLYING, Gyarados é sinônimo de força desde a primeira geração e, a partir da mudança de categoria dos movimentos lá na quarta geração, ganhou a atenção dos treinadores graças ao seu altíssimo Attack (base 125), boa cobertura neutra e STAB do tipo WATER, algo que não acontecia nas três primeiras gerações.

Sua habilidade, Intimidate, reduz o Attack do adversário em um nível, e com isso, o Pokémon atrocidade funciona tanto ofensiva quanto defensivamente, já que sua Defense é mais baixa em relação à sua Special Defense. A redução do Attack também ajuda seu time, já que Pokémon mais frágeis poderão ter uma chance de sobreviver a um golpe em momentos críticos da batalha.

Mais um fator positivo ao se usar Gyarados é a cobertura neutra que seu movepool proporciona. Infelizmente, a maioria dos golpes disponíveis é da categoria Special. Aqueles que são físicos, são utilizados com maestria pela serpente marinha, causando toneladas de dano nos adversários.

 
Para simplificar as coisas, seu moveset será direto e reto: dano, dano e dano. Waterfall recebe STAB e será o principal golpe. Enquanto não tivermos essa técnica, Aqua Tail será usado. Para cobertura neutra e super efetiva, teremos Ice Fang e Earthquake, pois quando combinados, causam dano dobrado em metade dos tipos (9 em 18).

Para finalizar, teremos Dragon Dance, capaz de aumentar a Speed e Attack de Gyarados em um nível e, após uma utilização, praticamente nenhum Pokémon irá sobreviver. Ao somarmos sua habilidade com este movimento, temos em Gyarados um Pokémon autossuficiente e que requer pouco suporte, ou seja, um aliado para absorver golpes do tipo ELECTRIC supre sua necessidade.

Lucario

Na geração das megaevoluções, a Game Freak decidiu presentear os jogadores com duas possibilidades, sendo a primeira um membro do trio de iniciais de Kanto e a segunda o Pokémon Aura: Lucario. Se o chacal de Sinnoh possui um grande poder ainda em sua forma base, imagine após sua transformação.

A brincadeira começa com sua combinação de tipos, STEEL/FIGHTING, capaz de aplicar uma grande pressão ofensiva enquanto possui diversas resistências úteis. Todas essas qualidades são ainda melhores assim que alcança sua megaevolução, tornando-se um dos monstrinhos mais fortes de todo o jogo.

Diferente de Gyarados, Lucario (e sua forma mega) não precisa de técnicas como Swords Dance ou Nasty Plot: com bases altas de Attack e Special Attack (110/115), o chacal aplica toneladas de dano em ambos os espectros e, desse modo, poucos Pokémon podem barrá-lo. A coisa fica ainda melhor ao megaevoluir, pois sua habilidade nessa forma é Adaptability, que dobra o efeito de STAB (bônus do mesmo tipo) de seus golpes.

Sendo assim, Lucario terá um moveset voltado para seus dois golpes de STAB, já que são incrivelmente fortes nessa geração, ainda mais considerando sua habilidade na forma mega. Aura Sphere e Flash Cannon foram escolhidos para aproveitar o alto Special Attack, tanto da forma base (125) como mega (140).

Aura Sphere nunca erra e tem poder base 90, enquanto Flash Cannon possui poder base 80, e 10% de chance de diminuir a Special Defense do alvo. Ambos se completam e, por esse motivo, Lucario raramente usará seus golpes de cobertura.

Como precisamos de quatro movimentos, teremos ainda Extreme Speed, golpe de prioridade +2 e de poder base 80, e Dragon Pulse, causando dano consistente na maioria dos tipos e suas resistências são vencidas pelos golpes STAB de Lucario.

Flygon

Buscando alternativas para a utilização dos HMs, surgiu a necessidade de termos um monstrinho capaz de transitar rapidamente pelas cidades com a técnica Fly. Ao buscarmos os Pokémon que naturalmente utilizam esse movimento, como Talonflame e Staraptor, nos deparamos com o mesmo dilema da região de Sinnoh. Não entendeu? Calma, a gente explica!

O tipo FLYING possui vantagem contra os tipos BUG, FIGHTING GRASS. Agora, se compararmos essas vantagens em relação à tipagem de nosso inicial, fica evidente a redundância de cobertura, uma vez que os tipos de Delphox também causam dano super efetivo no trio citado. Por esse motivo, optamos por um Pokémon que "voa", mas que não seja do tipo FLYING: seu nome é Flygon.

 
A libélula dracônica de Hoenn é dos tipos GROUND/DRAGON e por diversas vezes comparada com Garchomp, outro monstrinho com a mesma tipagem. A missão de Flygon, no entanto, não é apenas causar dano, assim como o tubarão terrestre. Na verdade, a utilidade é seu ponto forte, pois sua habilidade Levitate garante imunidade ao tipo GROUND, ajudando sua equipe também na defesa.

Diferente dos demais Pokémon do tipo GROUND, tanto Vibrava como Flygon são capazes de vencer certos monstrinhos usando golpes do tipo DRAGON, que possui apenas uma resistência e uma imunidade.

A partir dessa premissa, temos em Flygon um Pokémon de fácil uso e adaptação. O moveset terá Dragon Claw e Earthquake como opções de STAB e são ótimas ferramentas de dano por conta da grande cobertura neutra que ambos possuem. Para viajarmos rapidamente entre as cidades teremos Fly, que também pode ser usado em batalha e possui certa usabilidade.

Fechamos com U-Turn, golpe do tipo BUG e que além de causar dano, força a troca com um companheiro de time, permitindo a rotação da equipe e adequação em relação ao adversário em campo.

Exploud

Com o avanço das gerações, Exploud evoluiu em termos de usabilidade. A cada região, novas armas foram incluídas em seu vasto arsenal, algo que o tipo NORMAL é especialista, ou seja, a cobertura de dano é ampla e eficaz.

Desde a terceira geração, o Pokémon sonoro desempenha o papel de um atacante misto e de grande HP. Essa propriedade favorece a absorção de golpes por seus colegas, já que o tipo NORMAL possui fraqueza apenas para o tipo FIGHTING, além de imunidade ao tipo GHOST.

Assim que Loudred atinge o Lv.40, começa o processo de evolução e um dos golpes mais fortes do jogo está à nossa disposição. Estamos falando de Boomburst. Este poderoso golpe requer o item Heart Scale e acesso a um NPC na cidade de Dendemille, que fica próxima à cidade de Laverre, palco do sexto ginásio.

Seu moveset terá, obviamente, Boomburst, golpe do tipo NORMAL e de 140 pontos de base. Golpes sonoros ultrapassam Substitute, portanto, se algum adversário esperto usar essa técnica, receberá o mesmo dano como se não estivesse nesse estado. Para cobertura, teremos Surf, movimento necessário para navegação e ótima ferramenta de dano no geral.

 
Continuando, temos Shadow Ball para vencermos Pokémon de tipo GHOST imunes a Boomburst, já que a habilidade Scrappy está disponível apenas no pós-jogo e por breeding. O movimento derradeiro será Ice Beam um dos melhores ofensivamente falando. 

Com esses quatro movimentos, Exploud é capaz de vencer tranquilamente três dos quatro membros da Elite Four, já que causará bastante dano e não cairá facilmente.

Opcionais

Azumarill

Agora em posse do tipo FAIRY, Azumarill está melhor do que nunca. Ao combinarmos o tipo WATER, sua habilidade Huge Power e um moveset extremamente ofensivo, são poucos aqueles que ousam enfrentá-lo.

Ainda que não tenha um movimento como Dragon Dance, sua habilidade lhe garante poder imediato, e por ter bases defensivas sólidas para um Pokémon ofensivo, certamente irá aguentar alguns golpes antes de causar toneladas de dano.

Blastoise

Segunda opção para a posição de aquático do grupo, Blastoise tem a seu favor a megaevolução. Se antes era um Pokémon com capacidades defensivas como ponto forte, agora é uma máquina de nocautes.

A mudança de habilidade contribui para isso, já que Mega Launcher aumenta o dano de golpes como Water Pulse e Dark Pulse, sem contar em sua altíssima base de Special Attack (135) em comparação aos meros 85 pontos de sua forma base.

Melhores times para a  região de Kalos

Melhor time X/Y - Greninja

Melhor time X/Y - Chesnaught

Melhor time X/Y - Delphox

O que você achou da reformulação? Ainda acredita que Greninja seja o melhor inicial? Caberia um Pokémon do tipo FAIRY no elenco? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema!

A seguir, confira a melhor equipe para as versões Sun/Moon.

Revisão: Cristiane Amarante


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google