[Atualizada] Pokémon X/Y (3DS): O melhor time para a região de Kalos

Viajamos até a longínqua região Kalos para enfrentar seus desafios com a melhor equipe para a sexta geração dos monstrinhos de bolso.

em 17/10/2018

 

Ah, Kalos. Nem parece que faz 10 anos que as versões X/Y foram lançadas para o 3DS. Inovando nos gráficos e nas mecânicas, a sexta geração dos monstrinhos de bolso chegou ao plano tridimensional em 2013 e, desde então, alguns pontos foram introduzidos na franquia e tornaram-se peças importantes: estamos falando do tipo FAIRY.

Com a chegada do décimo oitavo tipo, a hegemonia do tipo DRAGON havia acabado (ou pelo menos, posta em xeque) pelo novo tipo ser completamente imune e super eficaz contra os lagartos voadores.

A região de Kalos possui um grupo de líderes de ginásio com tipos interessantes, uma Elite Four também diversa e equipe rival especializada no tipo DARK. Dessa forma, nosso time será capaz de lidar não só com esses desafios, como também com nossos rivais e batalhas em geral ao redor do mapa.

Vale lembrar que, durante a montagem da melhor equipe, não consideramos Egg Moves, mesmo sendo relativamente mais fácil obtê-los devido à reformulação do processo de Breeding, Move Tutors e TMs encontrados após vencermos a Elite Four.

Ainda, não teremos a presença de Pokémon lendários, e todos os membros poderão ser encontrados em ambas as versões. Sem mais delongas, fique com a melhor equipe para Kalos. Boa leitura!

Notas de atualização - Data: 12/10/2023

Revendo esta matéria após seis anos de seu lançamento, e também pelo fato dessas versões completarem 10 anos de lançamento em 2023, resolvi utilizar a equipe apresentada para reviver o dia 12/10/2013.

Durante três semanas de muito estudo e testes, finalmente chegamos na composição ideal para superar os desafios da região de Kalos. A equipe antiga era composta por: Greninja, Venusaur, Crobat, Aegislash e Garchomp.

Ao analisar profundamente a estrutura do time anterior, notei que há certos pontos que não condizem com a realidade ou que não são totalmente verdadeiros. Por esse motivo, pedimos desculpas.

O novo grupo sofreu alterações drásticas em sua composição, e diferentemente da atualização da melhor equipe para as versões FireRed/LeafGreen, houve inclusive alteração no Pokémon inicial.

Delphox

Após rever todos os desafios nas versões X/Y e comparar o desempenho entre Fennekin e Froakie, não há dúvidas: Delphox (forma final de Fennekin), dos tipos FIRE/PSYCHIC, surge como o novo melhor inicial para a região de Kalos. A disputa é muito similar à que ocorre em Alola entre Incineroar e Primarina, ou seja, há pequenas diferenças de performance, mas, no final do dia, a balança pesou para o mais consistente.

Estatisticamente falando, Delphox é um Pokémon com foco no Special Attack e Speed, e com Special Defense acima da média, tornando-a uma excelente atacante. Ao evoluir de Braixen, a raposa de nove caudas fogo também adquire o tipo PSYCHIC, e sua dominância é igualmente proporcional à de Infernape em Sinnoh.


A linha evolutiva de Fennekin possui vantagem direta contra seis dos oito ginásios, algo que Greninja apenas sonha em ter. Veja a seguir o gráfico para demonstração da potência de Delphox na região de Kalos:

  • Viola, líder do tipo BUG perde para o tipo FIRE;
  • Corina, líder do tipo FIGHTING perde para o tipo PSYCHIC;
  • Ramos, líder do tipo GRASS perde para o tipo FIRE;
  • Clemont, líder do tipo ELECTRIC possui um Magneton (também do tipo STEEL) e Heliolisk com a habilidade Dry Skin, sendo ambos fracos contra o tipo FIRE;
  • Valerie, líder do tipo FAIRY possui uma Mawile (também do tipo STEEL) e o tipo FIRE possui resistência ao tipo do ginásio;
  • Wulfric, líder do tipo ICE perde para o tipo FIRE.

Basicamente, as batalhas de ginásio são um passeio no parque para Delphox. O segredo está na combinação de tipos e de seus movimentos de cobertura. Sendo assim, seu moveset refletirá essa dominância.


Começamos com Flamethrower, poderoso STAB e aprendido por nível. Psychic ou Psyshock também recebem bônus de tipo, tendo como preferência o segundo movimento, a fim de causar mais dano em Pokémon especialmente defensivos, como Florges e Dragalge.

Para finalizar, Shadow Ball e Grass Knot arredondam sua cobertura, ajudando contra algumas fraquezas e também em confrontos espelhados do tipo PSYCHIC. Calm Mind pode ser usado no lugar de Shadow Ball para aumentar as capacidades ofensivas e defensivas em um único turno.

Venusaur

Venusaur é dado de presente pelo professor Sycamore em nossa primeira visita à cidade de Lumiose. Como o tipo FAIRY foi criado na sexta geração, Venusaur recebeu um buff direto por ser também do tipo POISON, que é muito eficaz contra as fadinhas.

Além disso, os golpes venenosos passaram a ser considerados mesmo para os demais tipos, algo que até a quinta geração era raro. Por exemplo, Sludge Bomb esteve presente desde a segunda geração, e Pokémon como Gengar ou o próprio Venusaur sempre tiveram acesso. Porém, dificilmente o usavam em virtude do custo-benefício ser baixo. Por vezes, era mais interessante dobrar outro tipo de movimento e passar longe do STAB