Dicas e Truques

Pokémon - O melhor time para Kalos (X eY)

Viajamos até a longínqua região Kalos para enfrentar seus desafios com a melhor equipe para a sexta geração dos monstrinhos de bolso.



Ah, Kalos. Nem parece que fazem 5 anos que essa geração chegou aos nossos consoles. Muitos a criticam por ser curta e fácil. Já outros rasgam elogios por ser encantadora e charmosa. Baseada na França, as versões  e  mudaram completamente o padrão de batalha que conhecíamos, tanto graficamente (por sinal, um dos mais bonitos do Nintendo 3DS) como em termos de jogabilidade, com a herança que a franquia carrega e criação de novos elementos que foram instaurados para tornar nossa aventura ainda mais dinâmica como a adição de um novo tipo, , que é imune ao tipo  e tem como principal representante nessa geração o Pokémon lendário Xerneas, mascote da versão . Uma destas novas funcionalidades, e talvez a que teve o maior impacto nessa geração, foi a introdução de uma segunda forma de evoluir nossos Pokémon: estamos falando das Mega-Evoluções, que deram uma boa “quebrada” no jogo por terem stats de Pokémon lendários, embora sejam um fator importante para o nosso sucesso durante a campanha. Falando em aventura, a jornada por Kalos se mostra um tanto quanto fácil, sem grandes desafios. Isso porque ganhamos o Exp. Share, que fica ativo automaticamente para todos os membros da equipe. Querem mais? O tão famoso Lucky Eggtambém pode ser obtido cedo, próximo ao quarto ginásio. Parece que as versões X e Y, da forma como foram feitas ou imaginadas, tentaram abranger todos os tipos de jogadores, o casual/iniciante e o gamer/veterano. E é exatamente o que esta equipe fará também: escolhemos os 6 Pokémon, dentre tantas opções que temos nesta vasta Kalos, que se saem melhor contra os líderes de ginásio, rivais (são cinco agora, que exagero), equipe vilã, Elite Four e campeã, e como um bônus, o treinador AZ. Este guia não contará com a presença de Egg Moves, mesmo sendo relativamente mais fácil obtê-los devido à reformulação do processo de Breeding, Move Tutors e TMs encontrados após vencermos a Elite Four. Como sempre, também não contará com a presença de Pokémon lendários e todos os membros poderão ser capturados em Kalos, em suas três secções de Pokédex (Central, Costal e Mountain) e em ambas as versões. Sem mais delongas, fiquem com a melhor equipe para Kalos. Boa leitura!

Greninja

Este provavelmente é o único Pokémon unânime dentre os treinadores como melhor inicial. Com grandes stats ofensivos e uma cobertura de dano excelente, o Greninja será nossa escolha de inicial, sendo responsável por praticamente vencer nossas batalhas mais difíceis, como a Elite Four por exemplo. O Greninja é, de longe, um dos Pokémon mais completos de todo o jogo e talvez seja o mais completo em toda a Kalos. Isso sem contar a habilidade Protean, que não será utilizada para este guia por não poder ser naturalmente obtida antes da Elite.

Nature - Hasty (+Spe, -Def)
Sua Speed acima dos padrões lhe permite atacar antes da maioria de seus adversários, e com bons golpes à sua disposição, tanto no lado Physical como no lado Special, nosso sapo ninja (Gamabunta é você?) pode escolher qual golpe de cobertura utilizará para amenizar suas fraquezas. Por ter dois tipos,  e , virtualmente, de todos os Pokémon que poderemos enfrentar durante nossa jornada em Kalos, há poucos que são capazes de pará-lo sem que esteja paralisado ou que tenha resistência da maioria de seus golpes, tornando-o uma máquina de vencer batalhas.  Entretanto, suas defesas são bem baixas a ponto de um golpe neutro com STAB ser capaz de nocauteá-lo, ainda mais se for super efetivo. Desta forma, utilizaremos a Nature Hasty, mantendo seus stats ofensivos o mais alto possível enquanto atacamos antes de nossos adversários, dada uma maior Speed.
Sugestão de Moveset para Greninja

Venusaur

“Ai mas tem Charizard, as megas dele são muito roubadas,  por que ele não foi escolhido?” Simples: o melhor inicial para Kalos é o Greninja, que sofre muito contra os tipos  que foram introduzidos nessa geração, sem contar que um de nossos rivais terá o Chesnaught, que é capaz de barrá-lo com certa facilidade. Fora que a Mega X é exclusiva da versão X e a Mega Y é exclusiva da versão Y. Todos sabemos o grande potencial que ambas tem no “in-game”, entretanto, não terão seu lugar ao sol, desta vez. Por esses motivos, escolhemos o melhor inicial de Kanto para ajudar em nossa jornada: Venusaur . Sua combinação de tipos,  e , possui resistências importantes, ainda mais se contarmos sua forma Mega, que possui a habilidade Thick Fat, “eliminando” suas fraquezas para os tipos  e .

Nature - Quiet (+SpA, -Spe)
Sem considerar sua Mega-Evolução, o Venusaur possui stats balanceados e será utilizado como o tanque do time. Embora seja um Pokémon muito poderoso no papel e possuir uma Mega-Evolução, nas batalhas importantes, o Venusaur não consegue desempenhar tão bem essa função. Para se ter uma ideia, contra a Elite e campeã, somente o Sieboldpode ser vencido com certa facilidade. Por isso, sua Nature será Sassy, servindo de tanque para golpes mirados seus companheiros, principalmente da categoria Special e pelo fato de sua Speed não ser o foco.
Sugestão de Moveset para Venusaur

Aegislash

Não tinha como não colocar o Pokémon mais “broken” de toda a sexta geração. Se levarmos em consideração a quantidade de resistências que os tipos  e  combinados possuem é insano, num total de 9 resistências e 3 imunidades. É muita coisa para um Pokémon que nem lendário é. Isso inclui seis batalhas contra líderes de ginásio ( e ) e alguns Pokémon da Elite Four e campeã, tornando-se praticamente intocável contra Korrina, líder do terceiro ginásio de Shalour City e especialista no tipo , pois o único ataque disponível para acertá-lo é Rock Tomb, ou seja, é o Pokémon perfeito para se utilizar no modo campanha.

Nature - Quiet (+SpA, -Spe)
O ponto negativo do Aegislash (se é que podemos chamar isso de negativo) é que os NPCs não agem como jogadores normais, logo, ficamos muito dependentes de King’s Shield para voltarmos para a forma defensiva, pois como seus stats ofensivos são trocados com os defensivos, na forma de lâmina, se formos atingidos por um golpe super efetivo, certamente deixará o Aegislash em uma posição BEM desconfortável. Dada a situação, sua Nature será Quiet, mantendo seu Attack e Special Attack altos para causar um bom dano, não reduzir suas defesas e garantindo que receberemos o golpe na forma de escudo, absorvendo menos dano no processo, atacando em sequência com todo o potencial possível.
Sugestão de Moveset para Aegislash

Crobat

Outro representante do tipo  e integrante de uma melhor equipe no passado, o Crobat será nossa escolha para Pokémon do tipo . É, não será o recém-chegado Talonflame e muito menos Staraptor. Por que? Essa é fácil: o tipo  do Talonflame mais atrapalha do que ajuda e não teremos o famoso “Brave Bird para todo lado” por conta de sua principal habilidade, Gale Wings, ser obtida somente após a Elite. Já o Staraptor só aprende seu golpe mais forte, Brave Bird, no Lv.51 sem contar que a equipe cobre muito do que ele faz. Por outro lado, o Crobat pode aprender Acrobatics, um golpe STAB com 110 pontos de base caso estivermos sem um item. Seus stats são equilibrados e sua Speed é uma das melhores disponíveis, tornando-se uma opção flexível nas batalhas.

Nature - Jolly (+Spe, -SpA)
Com a chegada do tipo , ter duas formas de lidar com essa nova ameaça é sempre bem-vindo, ainda mais se levarmos em consideração que a Mega Gardevoir é bem mais rápida do que o Venusaur e ainda é do tipo . Mesmo sendo um pouco difícil treinar o Zubat no começo e ganhar happiness suficiente para evoluir o Golbat em Crobat, precisaremos dele para utilizarmos o HM.02 - Fly. Por isso, sua Nature será Jolly, permitindo que o Crobat ataque 99,9% das vezes primeiro, com um dano moderado e tenha defesas medianas.
Sugestão de Moveset para Crobat

Heliolisk

Assim que as versões X e Y saíram, os 69 novos Pokémon foram apresentados para o mundo e um deles foi velociraptor elétrico, Heliolisk. A princípio, parece que ficou faltando uma evolução para ele, pois ele aparenta estar “incompleto”. Porém, não se deixe enganar: o Heliolisk é um dos Pokémon que consegue causar grandes quantidades de dano com apenas dois golpes: Surf e Thunderbolt. Pera aí, Surf? Isso mesmo, ele é capaz de aprender esse golpe, que o auxilia contra adversários do tipo , imunes ao tipo .

Nature - Timid (+Spe, -Atk)
Infelizmente, seu moveset será totalmente Special, pois seu segundo tipo  é bom, porém os golpes deste que podem ser aprendidos pelo Heliolisk são todos da categoria Physical. Mesmo sendo um excelente Pokémon para se ter no time, o Heliolisk é incrivelmente frágil no lado físico, pois sua base de defesa é seu atributo mais baixo, sem contar poucas resistências úteis, portanto, caso o cenário não seja favorável, troque imediatamente. Sua função será o famoso “hit-and-run” ou bate e corre. Por isso, sua Nature será Timid, diminuindo seu já não usado Attack para aumentar sua Speed, principal ferramenta ofensiva do Heliolisk.
Sugestão de Moveset para Heliolisk

Garchomp

É um prazer ter o Garchomp no time. Em Kalos, mesmo com o tipo  presente, seu movepool é excelente e consegue cobrir diversas lutas durante a jornada. Com stats ofensivos fantásticos e boas defesas para um Pokémon ofensivo, o Garchomp é um dos membros mais fortes da equipe, sem sequer levarmos em consideração sua mega-evolução. Seus dois tipos,  e  se saem muito bem contra treinadores importantes e que, quando combinados, não possuem resistências simultâneas.

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)
Contra os líderes de ginásio que enfrentaremos assim que o tivermos no time, seu desempenho  não é dos melhores, podendo, entretanto, ser utilizado como um grande causador de dano. Se preferir, o Garchomp ainda pode ser utilizado como a Mega Evolução do time, embora o Venusaur seja o mais indicado para essa posição por conta dos benefícios proporcionados. Devido à sua orientação ofensiva ser seu principal atributo, suas opções de Nature ficam entre Adamant para causar mais dano ou Jolly para atacar antes, porém com menor intensidade.
Sugestão de Moveset para Garchomp

Opcionais

Gyarados: Assim como em Sinnoh, o Gyarados é uma boa opção para se vencer o jogo. Embora seu treinamento seja um pouco lento, vale muito a pena tê-lo no time. Inclusive, foi um dos Pokémon agraciados com uma mega evolução, tornando-o ainda mais ameaçador. Tudo muda ao mega-evoluirmos, pois a alteração da habilidade Intimidate para Mold Breaker poderá impactar diretamente no andamento da batalha e cabe ao jogador decidir quando a combinação / do Gyarados será mais efetiva do que a combinação / do Mega Gyarados;

Tyrantrum: O Tiranossauro Rex da região de Kalos é muito forte. Tipo, muito forte. Sua habilidade, Strong Jaw, aumenta o poder de golpes como Thunder Fang e Crunch, e para variar, ele pode aprender todos esses. Seu Attack é simplesmente fantástico e raramente não irá nocautear o adversário diretamente Isso tudo pois seus dois tipos,  e  são muito bons ofensivamente, sem contar seu vasto movepool, com golpes que podem suprir facilmente qualquer deficiência de dano. Porém, ele é lento e certamente receberá um golpe antes de poder atacar;

Snorlax: Esse aqui é sem palavras. Podemos capturá-lo ANTES DO SEGUNDO GINÁSIO e certamente será muito utilizado durante a jornada. Como já sabem, o tipo  pode aprender golpes dos mais diversos tipos e com o Snorlax não é diferente, servindo como o coringa da equipe, assim como foi apresentado na melhor equipe para Red e Blue. Com a mudança introduzida em Black e White, os TMs agora não possuem quantidade, portanto, podemos ensinar ao majestoso Snorlax qualquer golpe poderoso que ele possa aprender sem nos preocuparmos em guardar um determinado TM para outro membro da equipe, aumento drasticamente sua efetividade;

Linoone/Bibarel: Muitos devem ter adivinhado: “HM-Salve”. Vocês não poderiam ter pensado outra coisa, pois, o que estes dois tem a oferecer sendo que podemos ter o grande Snorlax (sem risadinhas) como opção? Kalos possui muitas áreas que podem ser acessadas somente com o uso de HMs e notem, no plural. Algumas rotas requerem 3 ou até mesmo 4 deles, um absurdo. Para não ocupar os membros principais com tantos golpes “desnecessários”, teremos estes dois como opção e deixaremos pela preferência do jogador;

Outros iniciais

Finalmente um Pokémon do tipo  possui mais pontos positivos do que negativos durante a jornada e passou raspando em ser o melhor inicial dessa região. O Chespin, dentre todos os Pokémon do tipo  existentes em Kalos, destaca-se por conta de sua evolução final, Chesnaught possuir  como seu segundo tipo, que é muito bom ofensivamente e é um dos tipos dominantes em Kalos, mesmo com o tipo  em alta. Sua equipe terá a função de barrar esse tipo e ainda ajudar contra outros Pokémon que podem causar um certo problema. São eles:

Chesnaught: Hammer Arm, Seed Bomb, Spiky Shield e Leech Seed;
Charizard: Flamethrower, Fly, Earthquake e Focus Blast;
Aegislash: Gyro Ball, Shadow Ball, King’s Shield e Sacred Sword;
Florges: Psychic, Moonblast, Toxic e Calm Mind;
Lapras: Surf, Ice Beam, Thunderbolt e Psychic;
Garchomp: Earthquake, Dragon Claw, Crunch e Fire Blast;


Infelizmente, o pior dos iniciais de Kalos é a Fennekin. Não que ela seja totalmente ruim e sim porque não há muitos pontos positivos, por conta do tipo  não ser bom no geral em Kalos. Nem mesmo ter  como segundo tipo ajudou a Delphox a se destacar dentre as três opções para um Pokémon inicial. Assim como foi feito na geração passada, sua equipe será composta por membros que cobrem estas falhas e, na maioria dos casos, serão mais utilizados do que nosso inicial. São eles:

Delphox: Flamethrower, Psychic, Calm Mind e Shadow Ball;
Blastoise: Water Pulse, Dark Pulse, Ice Beam e Flash Cannon;
Aegislash: Gyro Ball, Shadow Ball, King’s Shield e Sacred Sword;
Crobat: Acrobatics, Cross Poison, Fly e X-Scissor;
Gogoat: Leaf Blade, Brick Break, Bulldoze e Bulk Up;
Heliolisk: Thunderbolt, Volt Switch, Surf e Focus Blast;
O que acharam desta equipe? Sentiram falta de um Pokémon do tipo  na equipe principal? Outras megas poderiam ser utilizadas, tanto no time ideal como opcional? Deixamos escapar algum Pokémon que se sai melhor do que estes em Kalos? Escreva nos comentários suas considerações ou até mesmo a equipe utilizada por você durante a jornada. Em nosso próximo encontro, falaremos sobre a ensolarada Alola e a melhor equipe para as versões Sun e Moon. Até mais!
Revisão: André Carvalho

Victor Hugo Carreta escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook