Perfil

Tom Nook: o ícone da burguesia animal

O famoso guaxinim (ou tanuki) da série Animal Crossing tem muita história para contar.


Ah! A doce melodia da série Animal Crossing. Retomar as atividades dessa querida franquia após o anúncio de um novo Animal Crossing para o Switch parece bem promissor, não? Para tanto, enquanto aguardamos mais informações sobre essa aclamada série, nada mais justo conhecer um pouco mais sobre Tom Nook, que apareceu durante o último Nintendo Direct, um personagem muito especial que desempenha um dos papéis mais importantes em todos os jogos.

Guaxinim ou Tanuki?

Curiosamente, Tom Nook é chamado de guaxinim nas versões ocidentais do jogo, enquanto na versão japonesa ele é um tanuki — espécie de cão-guaxinim japonês. Em todos os jogos da série Animal Crossing, ele é o gerente da loja da cidade. Após a expansão final, a de Nookington, ele empregará Timmy e Tommy, que há boatos deles serem filhos adotivos ou sobrinhos de Tom, de acordo com o rumores de outros villagers, que trabalharão no segundo andar de quase todos os jogos da série principal. No entanto, em Animal Crossing: New Leaf (3DS), Nook ampliou sua empresa de imóveis para um novo patamar, abrindo o Nook's Homes, enquanto Timmy e Tommy administram a loja da cidade.

O avental que Tom Nook usa desde Animal Crossing (GC) sobre a metade inferior é inferido para ser por modéstia, uma referência às lendas do tanuki. Tais lendas sobre tanuki referem-se ao folclore japonês e a uma das habilidades deles, que é de criar ilusões transformando folhas em outros objetos — uma clara referência aos objetos da versão para 3DS. Já em New Leaf, Tom Nook usa uma camisa branca com uma gravata vermelha e um colete verde sobre ela. Sempre que estiver fora do Nook's Homes, como quando o jogador vai escolher o novo local ou no The Roost, Nook é visto com uma jaqueta amarela por cima do suéter.


Em Animal Crossing: Wild World (DS) e Animal Crossing: City Folk (Wii), quando o jogador chega pela primeira vez na cidade, Tom Nook vai cumprimentá-lo e apresentá-lo à sua nova casa. Como nada é perfeito, ele vai dar uma cotação para o novato sobre a hipoteca inicial da casa, contratando o jogador para trabalhar meio expediente em sua loja para ajudar a pagar o empréstimo. Eventualmente ele vai ficar sem tarefas para o jogador e vai deixá-lo livre, dando mais opções para encontrar outros métodos para adquirir Bells para pagar o resto da dívida. Após o trabalho, o jogador pode comprar na loja de Tom Nook e pode vender itens para ele.

Em New Leaf, diferente das outras versões, Tom Nook se tornou um agente imobiliário. A responsabilidade de receber novos jogadores foi dada a Isabelle. Como nos jogos anteriores, Tom será responsável por administrar a construção da casa do jogador e fornecer a hipoteca que deverá ser paga através da máquina ABD nos Correios. Sua agência imobiliária se chama Nook's Homes, que também oferece serviços de personalização e renovação de residências.


O escritório de Tom Nook também funciona como sede da organização de inspeção residencial em Animal Crossing: Happy Home Designers (3DS), administrada por Lyle. Tom Nook também ajuda o jogador a procurar um lote para construir sua casa quando o primeiro passo é feito. Quando o novo prefeito escolhe a localização de sua futura residência, ele armará uma tenda para o jogador usar como moradia temporária enquanto ele está arrecadando fundos para pagar sua casa. A agência de Tom Nook também é responsável pela construção das casas nas quais os vizinhos moram, além de ajudá-los a entrar e sair da cidade.

Bells, Bells e mais Bells

Tom é conhecido por ser muito motivado pelo trabalho, principalmente porque muitos anos atrás ele deixou para trás seus amigos, incluindo a mais importante, Sable, para viajar para a cidade grande. Seus sonhos de sucesso foram rapidamente quebrados pela difícil vida moderna. Assim, após fracassar na sua ambiciosa missão, ele retorna à cidade do jogador para montar sua loja. Nook não parece mais ser tão amigo de Sable quanto costumava ser, embora os dois frequentemente se mencionem ao jogador.

Tom Nook parece ter uma reputação variada entre os moradores, com alguns especulando que ele é, na verdade, um homem de terno. De fato, ao perguntar ao Dr. Shrunk sobre uma emoção, ele fala sobre como todos nós usamos máscaras, e então diz que Tom Nook "usa um terno de guaxinim, mas serve ao mesmo propósito geral". Pode parecer cômico, mas muitos dirão que ele tem um passado conturbado, insinuando atividades ilícitas já que, de fato, ele parece ter uma história com Redd — que descreve Tom Nook como um "guaxinim em um avental" e o trata como um rival de negócios. Interessantemente isso é sugerido em Happy Home Designer, quando o jogador fala com Tom em sua casa e ele diz que trabalhou com uma raposa no passado e foi uma péssima experiência.


Além disso, Tom Nook foi satirizado em inúmeros artigos, muitas vezes comparado a um chefão da máfia ou de outra forma um animal mau. A IGN o listou como o 72º vilão dos videogames, sugerindo que Tom Nook tem um rosto fofo, porém o "coração frio e morto de um megalomaníaco cujo único desejo é ganhar Bells rapidamente". Tom Nook também foi personificado como um personagem desonesto, assim como um gângster, incluindo uma questão dos quadrinhos da web VG Cats, que o mostra desbancando o personagem do jogador por seu dinheiro de aluguel.


Outras aparições

Tom Nook teve, também, sua aparição em outros jogos relacionados ao mundo da Nintendo. É importante mencionar sua breve aparição em Animal Crossing: Pocket Camp (iOS/Android), em que é possível comprá-lo após 45 dias de jogo para o seu acampamento por 250 Leaf Tickets. Além do mais, Tom Nook aparece como Trophy em Super Smash Bros. Melee (GC) com a seguinte descrição:
"Esse cara é o simpático lojista do bairro que gentilmente ajuda o jogador a montar sua primeira casa. Ele tem um nariz para negócios e seu serviço ao cliente é inigualável. Durante o curso do jogo, sua loja começa em uma loja de esquina, se expande para se tornar uma loja de conveniência e, finalmente, torna-se um próspero supermercado."
Já em Super Smash Bros. Brawl (Wii), em Super Smash Bros. for Wii U e em Super Smash Bros. for 3DS, Tom Nook aparece no plano de fundo do estágio inspirado em Animal Crossing, chamado Smashville, e aparece durante o Final Smash do lutador Villager nas versões de 3DS e Wii U. Por fim, Tom também aparece na edição especial de Monopoly da Nintendo para colecionadores, sendo, obviamente, o personagem mais caro da franquia Animal Crossing no jogo de tabuleiro.


Para finalizar, não podemos esquecer da importante aparição de Tom Nook no primeiro anúncio oficial do próximo jogo da série Animal Crossing para o Nintendo Switch, exibido durante o Nintendo Direct de setembro de 2018. Durante o vídeo, Tom aparenta estar muito ocupado com as grandes mudanças que, felizmente, acontecerão no próximo game agendado para 2019.

Capa: André Akama

É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google