Dicas e TruquesPokémon Blast

Pokémon Let's Go Pikachu/Eevee! (Switch): dicas para tirar o máximo da mais nova jornada Pokémon

Se inteire das novidades para começar com o pé direito o caminho rumo ao Indigo Plateau.


Trazendo várias novidades e mudanças em relação ao modelo tradicional da franquia, a dupla Pokémon Let's Go Pikachu/Eevee (Switch) pode deixar tanto novatos quanto veteranos em dúvida a respeito de algumas de suas mecânicas. Pensando nisso, reunimos algumas das dicas que consideramos mais valiosas para começar com o pé direito a nossa jornada Pokémon. Confira a seguir como tirar o maior proveito de sua mais nova viagem pela região de Kanto!

Temos que pegar (sério)!

Embora tenha servido de slogan para a franquia em suas etapas iniciais, a frase de efeito do “temos que pegar” não descrevia lá muito bem a experiência dos jogos clássicos de Pokémon. A mecânica de batalhas recompensava com pontos de experiência apenas a derrota das criaturas selvagens, e nos títulos do GBC e GBA havia várias restrições práticas que tornavam a tarefa de completar a Pokédex algo reservado apenas para os jogadores mais dedicados.

Isso até mudou um pouco com a chegada da GTS e de outras facilidades, mas o fato é que, até aqui, treinar seus bichos era claramente a prioridade em relação a lotar suas boxes com criaturas repetidas. Porém, em Let’s Go, a coisa muda de figura. Quer dizer, mais ou menos.




Na verdade, assim como em Pokémon GO (Mobile), treinar seus bichos significa encher sua box com criaturas repetidas. Mesmo com os trailers e informações divulgando essa mudança de foco, o fato é que os jogadores acostumados a obter o poder através de batalhas podem acabar subestimando as mecânicas de recompensa do jogo no quesito. Por sorte, o sistema de captura torna a experiência algo rápido e — o mais importante — muito divertido. 

Com as batalhas sendo esparsas em alguns trechos da história, nada melhor do que investir seu tempo em capturar todos os pokémon que puder para obter as duas fontes principais de poder para suas criaturas: Exp. Points e Candies. Além, é claro, do fato de que, com a Pokédex reduzida a aproximadamente 150 criaturas (contra as assustadoras 802 de Pokémon Sun & Moon, por exemplo!), talvez essa seja a sua chance de ter uma bela Living Dex perfeita!

Use e abuse dos Catch Combos

Na hora de capturar os monstrinhos, no entanto, é bom ser seletivo. Inspirando-se nas tradicionais mecânicas de chaining vistas, de uma forma ou outra, desde Pokémon Diamond & Pearl, os Catch Combos são provavelmente a novidade mais útil para se habituar logo de cara.

É algo muito simples: quanto mais pokémon da mesma espécie forem capturados em sequência, maior se torna o combo e, assim, se incrementam seus diversos benefícios. Por exemplo, a captura sequencial continua a ser a base para a busca dos cobiçados pokémon shiny.


Porém, não é só nessa ocasião que um Catch Combo vem a calhar. Outros benefícios do sistema são os multiplicadores de recompensa: quanto mais extenso o combo atual, a quantidade de Candies, Berries e Exp. Points recebidos será maior. A mesma captura que de início rende dois doces regulares e uma Berry pode acabar rendendo dezenas de Candies XL e variantes mais raras de Berries (Silver Berries e Gold Berries). 

Catch Combos extensos também garantem que as criaturas selvagens venham com IVs (Individual Values, o poder inato dos stats de cada pokémon) maiores, de forma semelhante ao que acontecia nas SOS Battles de Sun & Moon. O limite de IVs máximos são de 4 stats, seguindo a progressão abaixo:
  • Combo 0 - 10: 0 Max IVs garantidos
  • Combo 11-20: 2 Max IVs garantidos
  • Combo 21-30: 3 Max IVs garantidos
  • Combo >31: 4 Max IVs garantidos
Ao final de uma captura, uma tela mostrando o status atual de seu catch combo confirmará que a sequência não foi quebrada. Para manter o combo, basta continuar a capturar pokémon da mesma espécie, atentando para:
  • Não fechar o jogo ou desligar o console;
  • Não capturar outra espécie de pokémon;
  • Não deixar que qualquer pokémon encontrado fuja. Ou seja, se a coisa começar a encrencar (por exemplo, após mais de duas tentativas mal-sucedidas de captura), é melhor o próprio treinador utilizar o comando Run Away e escapar antes que o monstrinho o faça. Pode fugir tranquilo: se é o treinador quem abandona a captura, o Catch Combo não é quebrado.
Ao contrário do que ocorria nos esquemas de chaining dos jogos portáteis, é permitido deixar a área, visitar Centros Pokémon e até mesmo batalhar com outros treinadores sem quebrar um combo. Caso dispare sem querer uma batalha com outra espécie que não a desejada, basta o jogador fugir primeiro para não quebrar sua sequência.

Faça bonito nas capturas 

Com o sistema de capturas baseado no visto em Pokémon GO, uma mecânica que retorna diretamente do game da Niantic é a de recompensar o jogador pela técnica e precisão na hora de acertar as criaturas com as pokébolas. Cada manobra bem realizada adiciona à chance de captura bem sucedida, além de oferecer um multiplicador de experiência que pode fazer uma captura render até 8000% (!) dos Exp. Points regulares.



Quanto menor for o círculo colorido no momento do contato, maior o bônus de qualidade obtido (Nice, Great, Excellent). Outros fatores também entram na avaliação, que traz os seguintes bônus de experiência:
  • Combo Throw: de x1.1 (Combo Catch 2-10) a x3 (Combo 41-50), com bônus adicional de +x0.5 para cada 10 combos.
  • Excellent Throw: x2
  • Great Throw: x1.5
  • Nice Throw: x1.1
  • Size Bonus (pokémon tamanho L ou S): x1.5
  • Size Bonus (pokémon tamanho XL ou XS): x4
  • Synchronized Bonus (captura sincronizada em modo 2-player): x2
  • Technique Bonus: x1.1

De olho nas finanças

Antes de sair jogando pokébolas para cima e aos baldes, vale lembrar que você é apenas um humilde treinador da cidade de Pallet tentando encontrar seu lugar ao sol. Ou seja: cuidado com os gastos, já que seus Pokédollars são sempre contados. As jornadas de captura provavelmente irão drenar seus recursos financeiros em duas fontes: Poké Balls e Lures.

Como é tradicional, os treinadores derrotados educadamente presenteiam o jogador com quantias variáveis de dinheiro, além da novidade de se “complementar o troco” com Poké Balls. O motivo logo fica claro: ganhar experiência no jogo depende necessariamente de capturar pokémon selvagens, atividade que consome Poké Balls, que por sua vez custam dinheiro. Ou seja: ao contrário dos jogos com batalhas aleatórias contra pokémon selvagem, ganhar experiência custa dinheiro em Pokémon Let’s Go!!



Sem os itens Luck Incense e Amulet Coin ou o golpe Happy Hour, e sem o Vs. Seeker para propiciar revanches contra os treinadores, o jeito acaba sendo recorrer a estratégias mais simples para sair do vermelho:
  • Há uma senhora em Pewter, no canto superior esquerdo da cidade, que presenteia o jogador com uma Big Pearl por vigiar seu Slowpoke. A atividade de babá mais fácil da história pode ser repetida uma vez a cada dia.
  • O golpe Pay Day gera um valor equivalente a 5x o level do usuário a cada vez que é utilizado. O valor é recolhido ao final da batalha. O movimento característico do Meowth pode ser ensinado a vários pokémon — incluindo Pikachu e Eevee — através do TM 57, obtido após a vitória contra o Coach Trainer que se encontra próximo à entrada do Mt. Moon.
  • Enquanto estiver andando pelo mapa, preste sempre atenção à cauda de seu pokémon inicial: fazendo o papel do antigo Itemfinder, ela indica a proximidade de um item oculto ficando em pé e abanando com mais força conforme o treinador se aproxima dele. Big Pearls, Stardust e Nuggets podem ser obtidos dessa forma.
  • Em último caso, é possível até mesmo lucrar vendendo Candies em excesso — desde que se gaste o mínimo possível com as Poké Balls e se use Catch Combos altas o suficiente. Porém, dada a utilidade das guloseimas, não é uma opção lá muito atraente.

Ajudinha amiga

A função 2-players é outra das novidades de Let's Go. Embora seja bastante básica, há dois momentos nos quais a ajuda do Support Trainer vem a calhar. Em uma batalha acirrada com perspectiva de derrota, é possível o treinador auxiliar ingressar em um momento de necessidade, trazendo o próximo pokémon da Party e garantindo um turno adicional, que pode ser utilizado tanto diretamente quanto para suporte com itens de cura e boosts.



A outra função é a mais bacana: na hora de capturar, não deixe de experimentar a captura a dois. Apesar de gastar o dobro de pokébolas, são várias as vantagens:
  • O Synchronized Bonus garantirá o dobro de Exp. Points e recompensas de captura. 
  • O uso sincronizado de duas pokébolas garante melhores chances de captura, ajudando a garantir a estabilidade de Catch Combos de espécies especialmente ariscas (como Gastly, Abra e Zubat).
  • Além disso, é possível economizar através da combinação de pokébolas: uma Poké Ball + uma Ultra Ball simultâneas podem garantir melhores chances de captura do que duas Ultra Balls lançadas em sequência. A pokébola que fica registrada é sempre a de maior potência (Ultra > Great > Premier > Poké).


Para convocar o Support Trainer, basta chacoalhar o segundo Joy-Con em qualquer momento em que a opção permanece disponível (marcada por um círculo verde com duas silhuetas no canto direito da tela). Para os treinadores solitários, vale lembrar: também dá pra tirar esses benefícios utilizando os Joy-Cons simultaneamente, um em cada mão.

Go! Go! Go!

Uma das funções aguardada por muito jogadores é a prometida integração com Pokémon GO. O GO Park, local onde se pode importar as criaturas capturadas no game de realidade aumentada, se encontra no lugar na antiga Safari Zone, em Fuchsia City — ou seja, somente após os quatro primeiros Gym Leaders terem sido vencidos. Apesar da relativa demora, a espera provavelmente recompensará o jogador que não abandonou (ou que está diposto a voltar para) o game mobile.



Com o auxílio de Pokémon GO, o jogador pode superar alguns dos obstáculos envolvidos na tarefa de se completar a Pokédex, em especial para a obtenção de monstrinhos exclusivos da outra versão do jogo. São eles:

  • Exclusivos de Pokémon Let's Go Pikachu: Oddish, Gloom, Vileplume, Sandshrew, Sandslash, Growlithe, Arcanine, Grimer, Muk, Scyther, Mankey, Primeape.
  • Exclusivos de Pokémon Let's Go Eevee: Bellsprout, Weepinbell, Victreebell, Vulpix, Ninetales, Meowth, Persian, Koffing, Weezing, Ekans, Arbok, Pinsir.

Após transferir o seu primeiro pokémon para o GO Park, você receberá em Pokémon GO um item chamado Caixa Misteriosa. Ao utilizá-lo no jogo, o novo pokémon lendário Meltan poderá aparecer por meia hora. Como a caixa só abre uma vez a cada 7 dias, o ideal é capturar o máximo de exemplares o possível da estranha criatura. Essa é a única maneira — bem fácil! — de se obter o lendário até agora.

Explore o mundo de Pokémon!

Por fim, uma coisa que não mudou desde os jogos antigos: explore cada canto do cenário, fale com todos os personagens que encontrar. Além de se inteirar mais sobre essa versão repaginada de Kanto, não é raro que um NPC aparentemente  sem importância presenteie o jogador com algo valioso.



Para não estragar as surpresas, deixamos aqui apenas essas recomendações gerais:
  • Não deixe de desafiar os Coach Trainers, treinadores "avançados" que se espalharam pelo mapa do jogo e testam as habilidades dos treinadores viajantes. Normalmente um pouco mais poderosos do que os demais treinadores da área em questão, eles normalmente presentearão você com uma valiosa TM.
  • Atenção especial também aos Pokémon Centers. Vários deles trarão NPCs muito importantes, como Move Tutors, pessoas interessadas em trocar espécies raras e até mesmo videntes capazes de ajudar com sua má sorte. 
  • Falando em má sorte — o tradicional vendedor de Magikarps talvez não seja tão má pessoa assim...
  • Após ter capturado 30 tipos diferentes de Pokémon, não deixe de se dirigir até a saída mais à direita da Route 11. No segundo andar do prédio de guarita, um ajudante do Professor Oak estará pronto a oferecer um upgrade importantíssimo para sua Pokémon Box.

Por isso, ande por tudo e fale com todos! Na pior das hipóteses, os diálogos do jogo são ótimos e cheios de momentos engraçados, além de referências para os fãs da série.



Por enquanto ficamos por aqui, mas em breve voltaremos para falar sobre os Candies, outra mecânica que veio direto de Pokémon GO e mudou totalmente a forma como se dá o treinamento e crescimento dos stats dos monstrinhos de bolso.

Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.

é gamer pra todo jogo, mas tem predileção por títulos retrô e um bom e velho JRPG. Sonic, Donkey Kong Country, Ratchet & Clank, Final Fantasy e Disgaea são algumas das séries que formaram a paixão pelos games, desde que ganhou seu Mega Drive, muitos (nem tantos!) anos atrás. Além de escrever para o Nintendo Blast e Game Blast, pode ser encontrado tagarelando no Plano Crítico.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google