20 anos de Zelda: Ocarina of Time (N64): relembre os segredos e curiosidades da lenda

Inimigos gigantes, Bottles infinitos, soldado de Hyrule que arremessa bombas, pescaria com o chapéu do Fisherman e muito mais!



Há exatas duas décadas, em 21 de novembro de 1998, The Legend of Zelda: Ocarina of Time era lançado no Nintendo 64 no Japão. O primeiro jogo tridimensional da saga provou que console 64-bit da Big N podia rodar jogos grandes e impressionantes, e definiu conceitos que vemos até hoje na indústria dos games e na própria franquia lendária. Não é à toa que este é um dos títulos mais bem avaliados pela crítica e as vendas exemplificam a qualidade do mesmo: 7,6 milhões de unidades vendidas no Nintendo 64 e mais de 5,2 milhões na versão para Nintendo 3DS!

Ocarina of Time possui viagem no tempo como foco em seu enredo, mas é um jogo atemporal. Nós já falamos aqui no Nintendo Blast sobre o jogo no Nintendo 64 e a remasterização em 3D no 3DS, um detonado completo na Revista Nintendo Blast nº23, sentimos toda a emoção das canções da aventura em um Game Music, e publicamos uma matéria especial sobre o desenvolvimento de Ocarina of Time e a importância do jogo na edição nº 109 da Revista Nintendo Blast. Então, como poderíamos comemorar os 20 anos da lenda com uma matéria diferente?

Foi então que reunimos as principais curiosidades in-game da aventura, aqueles acontecimentos e fatos interessantes que podem ser feitos ou vistos no jogo. Prepare-se para relembrar (ou descobrir, caso ainda não saiba) cenas curiosas, engraçadas e até inesperadas que acontecem em Ocarina of Time. O melhor de tudo é que você não precisará usar uma Ocarina para voltar no tempo e jogar o jogo. Basta continuar lendo.

Gigantes em Hyrule

Sabe aqueles inimigos que aparecerem sem parar? Como os Stalchildren em Hyrule Field, os Leevers em Desert Colossus e as avés Guays em Lake Hylia? Se Link continuar matando vários deles em sequência nesses locais, irá aparecer uma versão gigante desses inimigos. E acabando com esses grandes inimigos, Link ganhará mais rupees do que matando as versões normais.
Parece que alguém andou comendo muito Danoninho


Borboletas do tipo Fairy

O Deku Stick é utilizado poucas vezes em Ocarina of Time. Apesar de causar mais dano que a Kokiri Sword, seu principal uso é acender tochas ou queimar teias, já que se quebra facilmente. Ele é logo substituído pelo poder Din’s Fire ou pelas flechas de fogo. Mas então o que fazer com as Deku Sticks? Ora, você pode pegar uma madeira, aproximar-se de alguma borboleta e esperar ela tocá-la para vê-la se transformar em uma fada!


The Legend of Zelda: Bottle of Time!

Então você é um dos reclamões que acha que quatro Bottles não são o suficiente em Ocarina of Time? Seus problemas acabaram (ou não)! Por causa de um glitch no jogo é possível conseguir quantos bottles você precisar!

Entretanto, é preciso lembrar que esse truque pode fazer com que você não consiga mais progredir no jogo. Isso porque o(s) novo(s) Bottle(s) pode(m) substituir qualquer item do seu inventário. Além disso, se você guardar uma fada nesse Bottle extra, ela não sairá do pote quando você morrer, e o bottle só pode ser usado na forma de Link criança ou adulto. Por exemplo, se você obteve esse Bottle extra quando criança, só poderá usá-lo enquanto estiver nessa forma.

A técnica é simples: pegue um Bottle vazio, aproxime-se de algo que pode ser capturado (fadas, peixes ou insetos) e pressione o botão para pegá-lo. Seja rápido, pause o jogo antes de Link pegá-lo e troque o bottle por qualquer item. Esse item será automaticamente substituído por um novo bottle! Tan tan taaaan taaaaaaan!

Um bom item que pode ser substituído por um Bottle com esse truque é o Claim Check, que você mostra ao Goron gigante no topo de Death Moutain para ele te dar a Biggoron’s Sword, já que após obter a espada nessa sidequest, o item permanece em seu inventário e não é mais utilizado.

Na versão do 3DS, também é possível obter o Bottle extra desta forma, mas também há outro método:
  • Coloque uma garrafa vazia em um dos botões (X, por exemplo);
  • Coloque o item a ser substituído em outro botão (Y, por exemplo);
  • Pegue um inseto ou peixe na garrafa, mas NÃO a guarde; Faça um salto para trás (para trás + A) e, durante o salto, pressione os botões dos itens (no exemplo, X depois Y) antes de tocar o chão.
Ao fazer isso corretamente, Link irá despejar o inseto ou peixe e o item terá se transformado em uma garrafa. E possui as mesmas limitações do outro método, portanto, cuidado.

Ocarina of Time e os efeitos variados

Em Ocarina of Time é possível tocar 13 canções diferentes com o instrumento que dá nome ao jogo. Um deles, o Scarecrow's Song (que falaremos mais sobre ele a seguir), é opcional. Das 12 canções restantes, seis delas, que você aprende com Sheik, são de teletransporte, enquanto outras seis possuem utilidades variadas além do que o jogo realmente mostra.

Zelda's Lullaby é a canção essencial no título e deve ser tocada inúmeras vezes, principalmente quando há alguma marca ou símbolo da Triforce. Mas se você der espadadas em placas de madeiras e destruí-las, pode tocar Zelda's Lullaby para, magicamente, ver as peças se unindo e restaurá-las. Ou você pode tocar esta canção próximo a alguma Gossip Stone, da nossa querida seção N-Blast Responde, para que uma fada saia da pedra! Já ouvimos o termo "tirar leite de pedra", mas Ocarina of Time eleva esse conceito e faz você tirar fadas de pedras.

E por falar em tirar leite — mas não de pedra —, Epona's Song faz com que Link ganhe leite de graça. Sim, isso mesmo! Se você achava que a canção só servia para chamar Epona, saiba que ela tem uma segunda utilidade. Se Link tocar Epona's Song próximo a alguma vaca, o animal irá mugir, falará para o herói que este som traz lembranças do pasto e te dará leite caso haja um bottle vazio no inventário. E você aí gastando rupees com poções para recuperar vida…
Link é contrabandista de leite. Mas a vaca está feliz e é isso que importa
Saria's Song, que Link aprende com sua amiga em Sacred Forest Meadow, é essencial em dois pontos da aventura: para fazer Darunia dançar em Goron City e para Mido permitir ao herói, já adulto, passar por um trecho de Lost Woods. Mas Link pode se comunicar com Saria ao tocar essa canção. O herói pode conversar com sua amiga e receber dicas do que precisa ser feito ou onde precisa ir. Além disso, tocar Saria's Song para a Skull Kid em Lost Woods rende ao herói um Piece of Heart.

Passar do dia para a noite ou vice-versa em Ocarina of Time pode até ser útil na sidequest da Biggoron's Sword, na qual o Goron gigante demora três dias para terminar sua espada. Mas Sun's Song possui outros usos no jogo. Se você notar, há momentos em que Navi fica verde e voando em círculos sobre alguns locais. Tocar esta canção nesses lugares faz com que uma Big Fairy apareça e recupere corações e a barra verde de magia de Link. E se você morre de medo dos ReDeads e Gibdos, saiba que tocar Sun's Song faz que esses temidos inimigos fiquem paralisados por um curto período de tempo. Esta é uma dica para você que ganhou um abraço surpresa do ReDead próximo à saída do Ganon's Castle enquanto estava fugindo com Zelda do local no final do jogo.
"Keep the Sun's Song in your heart"
Song of Time é a canção necessária para abrir a Door of Time no Temple of Time. Mas a canção também é útil para mover grandes blocos cúbicos que possuem o símbolo da Door of Time em várias dungeons. Nos momentos em que é preciso tocar a canção, Navi também fica verde e voando sobre os locais.

Song of Storms, a canção que causa um paradoxo temporal no jogo, precisa ser tocada para fazer chover e esvaziar o poço em Kakariko Village (?), mas também possui outras utilidades. Em Desert Colossus, há um local que Link pode criar um oásis com várias fadas após tocar Song of Storms. Assim como Zelda's Lullaby e Sun's Song, Link pode tocar esta canção próximo a Gossip Stones ou nos locais em que Navi fica verde para que uma Big Fairy apareça ou tocar sobre um pé de feijão para três fadas aparecerem. Além disso, Song of Storms pode revelar buracos no chão e é uma alternativa caso você não queira gastar bombas ou quando ainda não possui o Hammer. Mas ainda estamos pensando como a água da chuva pode esvaziar um poço…

The Legend of Masks?

Ocarina of Time não é Majora’s Mask, mas também possui máscaras que, inclusive, possuem alguns efeitos. Excluindo as máscaras de Zora, Goron e Gerudo, todas as outras possuem alguma utilidade especial.

A Keaton Mask, por exemplo, ao ser usada em Forest Stage, uma área acessada por buraco no chão em Lost Woods em que há dezenas de Deku Scrubs, pode fazer com que esses seres dancem, deem rupees para Link ou ataquem-no. Usando a Skull Mask, os Keeses (morcegos) não atacarão Link e, se usar a máscara na área com Deku Scrubs, receberá um upgrade para carregar mais Deku Sticks.


A Spooky Mask emite um brilho estranho durante a noite quando o Link está usando-a, mas isso não acontece no remake para o 3DS, apenas na versão original do jogo. E mostrar esta máscara para certos personagens faz com que você tenha diálogos curiosos. Mostrando para Dampé no cemitério em Kakariko Village, o coveiro perguntará se Link sabe de onde vem essa máscara e comenta que o herói não a usaria mais se soubesse de tal informação. Já o cientista em Lake Hylia confirma: a máscara é feita de uma madeira que já foi parte de um caixão!

A Bunny Hood, por sua vez, ao ser usada em Hyrule Field, evita que os Stalchildren, as pequenas caveiras, apareçam durante a noite. Já a Mask of Truth permite que o herói fale com as Gossip Stones e receba dicas e curiosidades que as pedras fofocam. Além disso, usar a Mask of Truth no buraco com Deku Scrubs em Lost Woods, faz com que Link receba um upgrade para poder carregar mais Deku Nuts. E você aí pensando que as máscaras eram só para vender, não é?

As Gossip Stones contam fofocas de Hyrule quando
Link conversa com elas usando a Mask of Truth


Espantalhos pra que te quero!

Ocarina of Time traz uma variedade de personagens que podem ser úteis, mas que os jogadores ignoram. Por exemplo, há um misterioso vendedor de Bombchus em Haunted Wasteland, o deserto antes de Desert Colossus, sobre um tapete voador que pode se tornar a única fonte de se conseguir essas bombas no jogo, apesar de serem totalmente dispensáveis. Há também os espantalhos em Lake Hylia.

Ao falar com os espantalhos Bonooru e Pierre enquanto criança, Link pode criar uma canção própria que será chamada Scarecrow’s Song e, aparentemente, essa canção não possui muita utilidade. Mas se engana quem pensa isso. Voltando para Lake Hylia sete anos depois, Link só encontrará um dos espantalhos. Tocando Scarecrow’s Song para Bonooru, este se lembrará do herói e dirá que tocar essa canção em determinados locais (indicados por Navi que fica verde nesses momentos) fará com que Pierre apareça.


Pierre é essencial para os jogadores conseguirem coletar todos os Tokens deixados pelas Gold Skulltulas e Pieces of Hearts. Ele aparece em dungeons como Forest Temple, Shadow Temple, Spirit Temple e Fire Temple, sendo neste último para acessar uma área nova com um baú com 200 rupees, e até sobre o laboratório de Lake Hylia. Basta Link tocar Scarecrow’s Song quando Navi ficar verde e usar o Hookshot ou Longshot para ser levado até o local onde o espantalho apareceu. Você nunca se perguntou por que a Dodongo's Cavern é a única dungeon que Link completa quando criança que pode ser acessada com o herói adulto? É que há uma Gold Skulltula te esperando, mas que só é alcançada com Scarecrow’s Song.

No modo Master Quest de Ocarina of Time, a Scarecrow’s Song é obrigatória para progredir em certas dungeons. Outro detalhe curioso é que você pode ouvir a sua canção criada na tela de The End do jogo. Basta esperar um pouco para ouvir a Scarecrow’s Song que você criou ser tocada em cinco diferentes instrumentos. Você não ouvirá a canção se não tiver criado a música ou se tiver jogado no 3DS, já que a tela de The End é exibida por um curto tempo no remake.


Hookshot com mais utilidades do que Bombril

Alguns itens em Ocarina of Time possuem algumas utilidades interessantes. O inofensivo Deku Nuts, que é usado para paralisar certos inimigos, pode causar danos na cauda de Ganon durante a batalha final. A Lens of Truth pode ser utilizada no minigame Treasure Chest Contest em Hyrule Market para ver o que há dentro dos baús (mesmo sendo contra as regras, você pode ganhar o Piece of Heart apelando para a lente). O Ice Arrow (a flecha de gelo), mesmo sendo um item sem uso obrigatório na aventura, é o poder da flecha que causa mais danos e pode ser usada para congelar as mãos de Bongo Bongo, o chefe do Shadow Temple.

Mas nenhum item supera o multiuso Hookshot. Um dos itens mais queridos dos jogos da série Zelda, o Hookshot é bem versátil: é utilizado para o herói alcançar lugares inacessíveis e até pode recebe um upgrade para Longshot no temível Water Temple. Um detalhe interessante é que o Hookshot pode grudar nos alvos próprios para o item e em praticamente todos os objetos de madeira do jogo, como baús, tochas, galhos, árvores, pontes e vigas, nos espantalhos e é a única arma que Link pode utilizar embaixo da água.

Você não quer subir toda aquela escada de madeira gigante ou não quer escalar aquela trepadeira enorme? Encurte a subida usando o Hookshot para grudar no local mais alto possível da escada ou da trepadeira. Quer pegar aquele item distante ou o token deixado pela Gold Skulltula? Use o Hookshot para trazê-los até você. Simples e prático. Mas há um porém: existe uma Gold Skulltula acima da casa de Impa em Kakariko Village quando Link está adulto. Como alcançar o telhado se não há um alvo e nada de madeira próximo à casa ou até mesmo uma galinha para o herói bater e morrer poder planar carregando a pobre ave? Mas – pasmem – há uma galinha em Kakariko Village quando Link é adulto!


Tudo o que você precisa fazer é subir no telhado de Granny's Potion Shop, pegar o Longshot e mirar no pequeno tronco que existe no moinho de vento de Kakariko Village. Lá terá uma pequena passagem com uma galinha te esperando para você utilizá-la para alcançar o telhado da casa de Impa. Mas pra que fazer tudo isso se o Hookshot/Longshot gruda nos telhados das casas na vila? Sim, fomos crianças infelizes até descobrirmos que o item grudava nas telhas…

Soldado Bomberman em Castle Courtyard

Os soldados de Hyrule são temperamentais. Alguns apenas dizem as horas, outros não querem papo com Link e há aqueles que jogam o herói para fora do castelo quando este tenta invadir para conversar com Zelda. Mas há outros que são mais, digamos, gentis. Por exemplo, o soldado que fica próximo ao portão de grade em Hyrule Castle, após Link ser descoberto várias vezes tentando entrar no castelo, aceita ser "subornado" por 10 rupees para deixar o portão aberto por achar o herói inofensivo e ainda diz a clássica frase "KEEP IT A SECRET FROM EVERYONE", inclusive com letras maiúsculas. Há ainda o guarda próximo ao portão em Kakariko Village, no caminho que leva à Death Mountain, que pede uma máscara para Link e ri do herói quanto este a coloca. E fica extremamente bravo e até bloqueia a passagem para a montanha se o herói não vender a máscara para ele.


Há um soldado Bomberman em Ocarina of Time. Em Castle Courtyard, após Link passar pelos guardas e chegar ao local onde está a princesa Zelda, há duas janelas, uma de cada lado da área. Na janela do lado direito, podemos ver o clássico Easter Egg das fotos de Mario, Peach, Luigi e Bowser na parede. Mas do lado esquerdo há uma janela aberta. Se Link disparar um Deku Seed com seu estilingue na janela, um soldado aparecerá e dirá para Link não causar problemas. Como resposta, o soldado arremessa uma bomba contra o herói! Esta cena curiosa só pode ser vista uma única vez já que, após isso, a janela é fechada.

A morte ao vivo de um soldado em Back Alley

Ocarina of Time é, certamente, o título da franquia que mais sofreu mudanças e censuras. Para citar alguns exemplos, o símbolo dos Gerudos originalmente era muito similar ao emblema islâmico e até o tema de Fire Temple, que era parecido com um canto islâmico, foram alterados. Entretanto, uma das principais mudanças certamente foi a cor do sangue de Ganondorf, que originalmente era vermelho e na versão final ficou verde nas duas cutscenes no fim do jogo, tudo para evitar que o game fosse classificado como Teen (para maiores de 13 anos) pela ERSB, a organização que determina a classificação etária. Por causa do sangue verde, o jogo foi classificado como Everyone (para todas as idades).
Essa fumacinha verde também é sugestiva, hein?
Mas isso não impediu que fosse possível ver a morte de um personagem ao vivo em Ocarina of Time. Acredite: dá para ver um soldado de Hyrule morrendo. Essa cena só pode ser vista por um curto período de tempo e antes de Link se tornar adulto. Logo após Zelda escapar do castelo com Impa, este soldado pode ser encontrado em Back Alley. Ao ver Link, o soldado gravemente ferido comenta sobre a traição de Ganondorf com a Família Real de Hyrule e avisa para o herói ir depressa até Temple of Time. Estas são as últimas palavras do soldado:
"Unnngh... você é o garoto da floresta... ? Eu-Eu-Eu tenho algo para te c-c-contar... Ganondorf, o rei dos Gerudos, traiu nosso rei... a babá de Zelda, Impa, sentiu o perigo e escapou do castelo com nossa Princesa... A Princesa estava... esperando por um garoto da floresta... que é você... Ela queria dar algo para o garoto... Se você o recebeu da Princesa, depressa... vá para o Temple of Time..."
Logo após falar esta frase, o soldado morre. E Navi ainda comenta que "ele não está se mexendo mais...". Um soldado que morreu por sua lealdade, uma cena fortíssima.

A melhor isca é sempre um... chapéu!?

Não há nada melhor e mais relaxante em Ocarina of Time do que ir até Lake Hylia e pescar em Fishing Pond. Um dos melhores minigames presentes nos jogos da série, a pescaria é divertida e pode render bons prêmios fisgando os maiores peixes. Além de Piece of Heart e a Golden Scale (para Link poder ficar mais tempo na água após imergir), é possível até encontrar uma isca ilegal chamada Sinking Lure para atrair os peixes do local. Porém, usando essa técnica, o herói de roupa verde não receberá os prêmios.

Mas se você é um jogador atento, deve notar que, ao voltar ao Fishing Pond com Link adulto, o Fisherman estará usando um chapéu, acessório que o mesmo não utilizava no passado. Então, você pode fazer uma traquinagem: lançar a vara no pescador e fisgar o chapéu dele! Sim, é possível fazer isso! E então descobrimos o segredo: o Fisherman está careca e usa o chapéu para esconder sua falta de cabelos. Que deselegante, hein Link?

Link ainda pode mostrar que, mesmo se passando sete anos, ele continua aprontando como criança. É possível arremessar o chapéu preso à vara no lago! É claro que, ao falar com o Fisherman, ele fica bravo com a atitude de Link e cobra rupees pelo fato ter molhado seu chapéu, mas ele ainda pede ao herói para que mantenha segredo e não conte a ninguém que está careca. Apostamos que Link nunca falou com ninguém sobre isso...
E você, conhecia algumas dessas curiosidades em The Legend of Zelda: Ocarina of Time? Se não, com quais delas você se surpreendeu? E se você duvida e quer ver com os próprios olhos, basta ir jogar esse clássico para conferir. Afinal, sempre é o tempo certo para se jogar Ocarina of Time.



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google