Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 2: A Sereia de Cerulean

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!

Você já se afeiçoou ao seu inicial, desbravou a floresta de Viridian e derrotou Brock, o mestre dos Pokémon de pedra na primeira parte do nosso detonado. Dessa forma, continuaremos a nossa jornada por Kanto pelas entranhas do Mt. Moon, onde finalmente conheceremos um pouco mais sobre a organização criminosa que age na região.

Prepare-se para Encrenca no Mt. Moon

Logo antes de se aventurar na escuridão da dungeon, você verá um Meowth dormindo em cima da entrada. Dentro da caverna, você logo encontrará duas figuras sem nome que você logo reconhecerá da série animada. Eles estão procurando seu Meowth fujão, que logo aparece. Também dizem que há fósseis enterrados em algum lugar da caverna e vão embora na sequência.

Opcionalmente, antes de segui-los, pegue o caminho para a esquerda. Em um canto ao sul, há uma Potion dando sopa. Vá para o noroeste e você encontrará o Bug Catcher Kent (Butterfree Lv. 7). Logo além dele pegue as cinco Great Balls.



Volte para a entrada e continue a leste da placa. Vire a curva para o norte e enfrente a Lass Evelyn (Bellsprout Lv. 8). Continue seguindo em frente e faça a curva. Você verá a moça de cabelo vermelho de mais cedo.

Novamente, de maneira opcional, desça as escadas (se não quiser, apenas siga-a para o norte). Caminhe em direção ao sul, faça a curva para oeste e desça novamente. Nessa sala, passe o Rocket e, dentro da cratera, aperte A para conseguir uma Moon Stone. A essa altura do campeonato, você tem um Nidorino ou uma Nidorina (os respectivos Nidoran evoluem no Lv. 16) e é possível usar tal pedra para evoluí-los para Nidoking ou Nidoqueen. Também é possível usá-la para evoluir um Clefairy, Pokémon encontrado na própria caverna.

Ainda na mesma sala, suba o morro e pegue o Rare Candy. Use-o para aumentar o nível de um Pokémon, mas cheque primeiro se ele já não precisa de pouca experiência para o próximo, assim você não desperdiça o item à toa. Ele fica no compartimento Candy Jar, na Bag. Você provavelmente já deve ter derrotado o Rocket Grunt (Rattata Lv. 9), então suba a escada de novo e faça todo o caminho de volta.

Chegando novamente no local onde você viu apenas a moça que fugiu, vá para o sul. O caminho se bifurca, pegue o do oeste. Derrote o Super Nerd Jovan (Grimer Lv. 10) e pegue o Awakening ao seu lado. Dê a volta pela parede de pedra e enfrente o Youngster Robby (Mankey Lv. 8). Seguindo ao sudeste dele, há um Ether, usado para recuperar os PPs dos golpes dos Pokémon (quantidade de vezes que podem ser usados). Siga para o norte até achar um Repel, que quando usado, diminui a quantidade de Pokémon que aparecem pelo mapa.



Finalmente acabamos nossas tarefas opcionais. Siga para o leste e derrote a Lass Miriam (Clefairy Lv. 8). Faça a curva e desça as escadas novamente para mais atividades opcionais. No novo mapa, desça mais um lance. No topo do morro, há um Nugget, cuja utilidade, assim como os Mushrooms, é ser vendido. Antes de voltar pelas escadarias, aperte A na cratera para mais uma Moon Stone.

Voltando ao térreo, você encontrará o Youngster Josh (Sandshrew Lv. 8) na curva em U. Continuando pelo espaço aberto, derrote o Hiker no meio do caminho (Geodude Lv. 10; Geodude Lv. 10). Ao nordeste, é possível encontrar uma Pearl — já sabe, venda-a. O homem próximo às escadas lhe dará Poké Balls. Fale com ele caso as suas tenham acabado. Desça a escadaria em direção ao sul. Na curva, você verá o Meowth. Siga-o e desça as escadas.

No novo mapa, vá ao norte rapidamente e pegue o Revive. Volte e agora siga para o leste. Desça a rampa e enfrente o Grunt (Drowzee Lv. 9). Suba o novo morro, não deixe de pegar a Potion e continue para o sul. Você verá os Rockets de roupa branca novamente. Continue para o sul, faça a curva para o oeste e, ao fim do caminho, para o norte. Fazendo a curva, pegue o Revive à sua frente antes de enfrentar o Grunt (Zubat Lv. 9).



Suba o morro e você verá o Super Nerd Miguel. Derrote-o. Será moleza se, por algum acaso, tiver capturado e treinado um Onix ou Geodude. Caso tenha o Nidoking ou Nidoqueen que comentamos antes, também.

Super Nerd Miguel Recompensa: $400
Pokémon Nível Tipo Golpes
Voltorb 10 Electric -Light Screen
-Tackle
-Thunder Shock
Magnemite 10 Electric/Steel -Supersonic
-Tackle
-Thunder Shock

Ao fim da luta, ele te dará a opção de escolher entre o Helix Fossil, que revive o Omanyte, ou o Dome Fossil, que posteriormente reviverá em um Kabuto. Fique tranquilo caso mude de ideia. Após o fim do game será possível pegar o não escolhido de outra forma.



Após decidir e seguir pelo seu caminho, você será abordado pela dupla de antes. Eles se apresentam como Jessie e James e engajam uma batalha em dupla contra você.

Team Rocket Jessie & James Recompensa: $1152
Pokémon Nível Tipo Golpes
Ekans 12 Poison -Wrap
-Acid
Koffing 12 Poison -Poison Gas
-Tackle

Assim que você os colocar para decolar, você poderá descer o morro e subir os lances de escada para finalmente vencer a caverna. Antes disso, caso seja do seu interesse, certifique-se de que você capturou todos os Pokémon disponíveis:

Zubat Geodude Onix Paras Clefairy Chansey (aparição especial)

Ao ver a luz do dia novamente, você se deparará com o restante da Route 4. Desça o morro e pegue o Paralyze Heal. Em seguida, suba-o de volta e siga pela direita. Suba novamente a elevação de terra e pegue as cinco Poké Balls em seu topo. Desça os barrancos até ver o caminho de terra. Siga até ver o item ao seu sul — é mais um Repel. Continue seguindo para o leste, desça o barranco em direção ao mato e atravesse-o. Nele é possível encontrar exatamente os mesmos Pokémon da Route 3.
Continuando, antes de seguir o caminho de terra sobre o morro, pegue as Great Balls escondidas no arbusto à direita. Logo em seguida, você chegará em Cerulean.


Cerulean City

Primeiramente, você já deve ter ido direto ao Pokémon Center recuperar seus Pokémon. Agora, você pode optar por fazer as seguintes ações na ordem que quiser — ambas são necessárias para prosseguir na história:

1) Desafiar Misty, a líder de ginásio.

Para superar o segundo desafio pela insígnia, será necessário derrotar Misty, que é especialista em Pokémon do tipo água. Se você manteve na equipe aquele Pokémon de planta que capturamos na Viridian Forest, ele será de grande ajuda. Entretanto, o inicial já é suficiente também. No caso do Pikachu, é possível que ele já tenha acesso ao Thunderbolt — aprende no nível 21. No caso do Eevee, por sua vez, o golpe Buzzy Buzz, do tipo elétrico, será bem útil. Para aprendê-lo, vá até o Pokémon Center e fale com o moço de vermelho à esquerda da mesinha (ele também ensina Bouncy Bubble, de água, e Sizzly Slide, do tipo fogo). Com o mesmo NPC, o Pikachu aprende o golpe Zippy Zap, um golpe de prioridade que costumeiramente o faz atacar antes do oponente.



Outra possibilidade é pegar um Bulbasaur de presente na casa à esquerda ao Pokémon Center. Fale com a garota e, caso você já tenha capturado mais de trinta Pokémon, Bulbasaur será seu. É uma boa ideia cuidar desse com carinho porque os atributos dele são normalmente melhores do que um que tenha sido capturado aleatoriamente na Viridian Forest.

Devidamente equipado com golpes elétricos e de planta, siga para o ginásio. O homem na porta irá pedir para ver um Pokémon que esteja pelo menos no nível quinze. Mostre algum e ele deixará você prosseguir. Novamente, a recomendação é que, pelos pontos de experiência extra, você desafie os treinadores antes de chegar na líder. Dessa forma, é só seguir reto pelo caminho na piscina e derrotar a Beauty Lily (Goldeen Lv. 16), a Beauty Violet (Shellder Lv. 16) e a Beauty Daisy (Seel Lv 16). Em seguida, fale com a Misty.


Gym Leader Misty Recompensa: $3040 + TM29 — Scald
Pokémon Nível Tipo Golpes
Psyduck 18 Water -Water Gun
-Confusion
Starmie 19 Water/Psychic -Scald
-Psywave
-Rock Throw

A dica aqui é apenas tomar cuidado com o Psywave do Starmie e com o Confusion do Psyduck, caso esteja usando um Pokémon do tipo Grass que também seja Poison (como o Bulbasaur). Além disso, a velocidade do Starmie pode ser um problema, por isso que golpes com prioridade são úteis, como Zippy Zap e Quick Attack. Quando Misty for derrotada, ela te entregará a Cascade Badge, além do TM29, que contém Scald.

2) Vencer o desafio da Nugget Bridge e resolver o problema de Bill

Caso ainda não se sinta confortável para enfrentar o desafio, realizar essas atividades paralelas podem render alguns pontos de experiência suficientes para te fortalecer. Siga para o norte e verá uma ponte. Assim que se aproximar, seu rival aparecerá e te desafiará para uma batalha. Tome cuidado, caso algum dos Pokémon dele fique com a vida baixa, ele irá recuperá-la usando uma Potion.

Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa:: $520
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgey 12 Normal/Flying -Quick Attack
-Sand Attack
-Gust
Oddish 12 Grass/Poison -Absorb
-Acid
-Poison Powder
Eevee 13 Normal -Quick Attack
-Tail Whip
-Double Kick


Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa:: $520
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgey 12 Normal/Flying -Quick Attack
-Sand Attack
-Gust
Oddish 12 Grass/Poison -Absorb
-Acid
-Poison Powder
Pikachu 13 Electric -Thunder Shock
-Double Team
-Quick Attack

Depois de derrotá-lo, siga pela ponte. Você irá enfrentar uma série de treinadores agora: Bug Catcher Cale (Venonat Lv. 9), Lass Ali (Psyduck Lv. 10), Youngster Timmy (Sandshrew Lv. 10), Lass Reli (Meowth Lv. 10) e Camper Kevin (Growlithe Lv. 11). Caso o caldo engrosse, é possível retornar para a cidade e recuperar seus Pokémon no PokéCenter sem problema algum.

O último treinador da ponte é um Rocket Grunt disfarçado. Ele te entregará um Nugget, mas não deixará você passar sem uma batalha.

Rocket Grunt Recompensa:: $308
Pokémon Nível Tipo Golpes
Zubat 11 Poisonl/Flying -Bite
-Absorb
-Wing Attack
Koffing 11 Poison -Smog
-Tackle

Agora você está na Route 24. Se você for para a esquerda, poderá enfrentar o Camper Shane (Spearow Lv. 11). Seguindo ao sul no matagal, poderá encontrar três Razz Berries. No mesmo matinho é possível achar os seguintes Pokémon:

Psyduck Venonat Pidgey Oddish
(LGP)
Bellsprout
(LGE)
Meowth
(LGE)
Squirtle
(aparição rara)

Siga para o norte, você verá um indivíduo solitário. Fale com ele e, se você tiver capturado ao menos cinquenta Pokémon, ele te dará um Charmander. Assim como o Bulbasaur de Cerulean, esse Charmander terá atributos um pouco melhores do que os de um selvagem capturado normalmente. Na sequência, siga para o leste para adentrar na Route 25. Os Pokémon encontrados no matagal são exatamente os mesmos da Route 24. O item que está lá dando sopa é um X Sp. Def, que pode ser utilizado nas batalhas para aumentar temporariamente o atributo em questão de um Pokémon específico.

Agora você passará por uma espécie de labirinto de treinadores. O primeiro, logo na entrada, é o Hiker Franklin (Onix Lv. 14). Siga para a direita e você enfrentará o Youngster Chad (Diglett Lv. 12), que virá pelo sul. O próximo é o Bird Keeper Joey (Pidgeotto Lv. 15). Continuando em direção à sua direita, derrote o Youngster Dan (Ekans Lv. 12; Rattata Lv. 12) e o Hiker Nob (Geodude Lv. 14; Machop Lv. 14).

Atravessando para a próxima seção, derrote a Picnicker Kelsey (Goldeen Lv. 13) e continue seu caminho o mais grudado possível na parede ao sul. Isso fará com que o Camper Dustin (Squirtle Lv. 13) desobstrua a passagem quando for te abordar e libere o acesso ao TM16 — Thunder Wave



Continue em direção ao leste, derrote a Lass Haley (Oddish Lv. 12; Pidgey Lv. 12) e pegue o Ether à esquerda dela. Continue seguindo e derrote o último treinador da nossa sequência, Fisherman Wayne (Magikarp Lv. 14; Krabby Lv. 14).

Entre na casa. Ajude Bill a se separar do Nidorino — só assistir a  cutscene. Ele te dará os S.S. Tickets. Saindo da casa, há um Coach Trainer esperando.

Coach Trainer Kareem Recompensa: $1600 + TM15 — Seismic Toss
Pokémon Nível Tipo Golpes
Machop 16 Fighting -Seismic Toss

Atravesse pelo espaço de terra entre os lagos. À direita existe um Lure. Siga para o oeste alinhado à cerca viva. É um atalho para voltar para Cerulean. Se decidir entrar na casa ao sudoeste, falar com o homem, com as três bicicletas e, em seguida, com o homem de novo, você ganhará cinco Heart Scale, que terão sua utilidade no fim do game com um NPC responsável por fazer os Pokémon relembrarem golpes que esqueceram.

Depois de derrotar a líder de ginásio e com os S.S. Tickets em mãos, vá para a casa ao nordeste. Você verá um Squirtle incomodando a policial. Ela irá persegui-lo e você poderá entrar na casa. Saia dela pelo buraco na parede e fale com o Grunt.

Team Rocket Grunt Recompensa: $420 + TM10 — Dig
Pokémon Nível Tipo Golpes
Raticate 15 Normal -Super Fang
-Quick Attack
-Bite

Sobre a batalha, cuidado com o Super Fang — trata-se de um golpe que consome sempre metade da barra de vida restante do alvo. Quando derrotado, ele dará a você o TM10, que contém Dig e será bem útil no nosso próximo desafio de ginásio.


Na próxima parte do detonado, chegaremos em Vermillion, ajudaremos um capitão de um navio com problemas, seremos bloqueados por um Pokémon sonolento e derrotaremos o terceiro líder de ginásio da nossa jornada. Até lá!
Revisão: Vinícius Fernandes e João Paulo Benevides.
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google