Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 3: A Exibição do Choque Elétrico

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!


Se está acompanhando o nosso detonado passo a passo, a essa altura do campeonato, você certamente:
  • Conheceu e se afeiçoou ao seu rival, desbravou a floresta de Viridian e ganhou sua primeira insígnia ao derrotar Brock na primeira parte;
  • Explorou o Mt. Moon, desafiou e se saiu vitorioso em uma batalha pela segunda insígnia contra a líder Misty e conquistou a Nugget Bridge na segunda parte.
Dessa forma, chegou a hora de utilizarmos as passagens para o S.S. Anne que ganhamos por ajudar Bill a se separar de um Nidorino, bem como desafiarmos o Tenente Surge pela terceira insígnia do jogo — isso além de fazer o nosso parceiro de jornada aprender uma nova técnica secreta. Vamos lá?

Route 5 e 6 — Por baixo da cidade interditada

Siga sempre para o sul, onde você verá um barranco com uns matinhos. Neles é possível encontrar:

Rattata Jigglypuff
Pidgey
Pidgeotto Abra Growlithe
(LGP)
Vulpix
(LGE)
Chansey
(aparição rara)

Descendo os morros, você poderá pegar as três Great Balls dando sopa. A casinha no fim do caminho é o Day Care, onde é possível deixar seus Pokémon para ganhar níveis automaticamente. Saindo da construção, à esquerda você verá uma Poké Ball com Ether. À direita, uma com três Nanab Berries. Aproxime-se da casinha no sudeste e verá seu rival.



Ele te explicará que a entrada para Saffron (esse portão ao sul) está bloqueada. É necessário passar por baixo dela pelo Underground. Seu rival te dará três Revives. Pois bem, entre na construção onde vocês ficaram na frente batendo papo. Desça a escadaria e vá seguindo pelo túnel em direção ao sul. Você encontrará um Repel e um Lure em seu caminho. Ao fim, suba as escadas e você chegará na Route 6.

Rattata Jigglypuff
Pidgey
Pidgeotto Abra Growlithe
(LGP)
Vulpix
(LGE)
Psyduck
Chansey
(aparição rara)

Há vários treinadores dispostos a batalhar nessa simpática rota, como a Picnicker Nancy (Nidoran♀Lv. 15; Jigglypuff Lv. 15), o Camper Ricky (Sandshrew Lv. 15; Nidoran♂ Lv. 15), o Gentleman Edward (Eevee Lv. 16), o Sailor Elijah (Tentacool Lv. 16), a Picnicker Isabelle (Charmander Lv. 15) e o Camper Jeff (Bellsprout Lv. 15).

Nesse mesmo local também é possível encontrar uma Super Potion no noroeste, próximo ao portão que também está bloqueado. Do lado oposto, escondido, há um Rare Candy. Perto do Gentleman há um Guard Spec. Por fim, há um Paralyze Heal chamando atenção ao sul do laguinho, no canto sudoeste do mapa.

Quando fizer tudo o que for possível, siga para o sul e você chegará em Vermilion.


Todos a bordo do S.S. Anne

Primeiramente, como de costume, recupere seus Pokémon. Em seguida, fale com a policial próxima ao Pokémon Center. Se você tiver capturado mais de sessenta Pokémon, ela te dará um Squirtle no mesmo esquema dos iniciais anteriores, com atributos melhores do que a média em relação aos encontrados na natureza.

Em seguida, vá para a seção nordeste da cidade. Você verá um lote vazio sendo preparado para construção. Aperte A na frente dos contêineres e lá encontrará um Full Heal. Agora vá para o sudoeste da cidade. Lá sentado está um treinador da classe Black Belt. Se você trouxer cinco Growlithes (LGP) ou cinco Meowths (LGE), você ganhará dele um Persian ou Arcanine, respectivamente. Além de serem Pokémon exclusivos da versão oposta, eles também servem de montaria, substituindo a função da bicicleta dos jogos anteriores, que é acelerar a locomoção normal do personagem. Além disso, também é possível ir ao Pokémon Fan Club (ainda na região sudoeste da cidade) e ouvir o que o presidente tem a dizer — por aturá-lo, ele te recompensará com mais uma vestimenta para seu Pokémon, o Pikachu Set.

Como o caminho para o ginásio está bloqueado por uma árvore, siga para o leste e desça a ponte quando avistá-la. Siga pelo caminho e o marinheiro te abordará pedindo a sua passagem. Ao entregá-la, ele te dará não apenas a permissão para prosseguir, mas também o Sailor Set, a roupa de marinheiro. Entre no S.S. Anne e você logo se deparará com Blue e seu rival mais uma vez. Você receberá um Shalour Sable, que tem o mesmo efeito de um Full Heal.



A partir daqui, é possível explorar o navio tranquilamente de forma livre. A recomendação é que você entre em todos os quartos possíveis para conseguir experiência dos treinadores e itens extras que podem ajudar em sua jornada, mas nada realmente essencial. Dentre os lugares curiosos estão a cozinha do navio (você pode encontrar um TinyMushroom se fuçar na lata de lixo do local) e o convés, onde é possível assistir a uma cutscene entre você e seu parceiro. Além disso, a primeira cabine à direita da entrada do S.S. Anne conta com uma moça que irá recuperar seus Pokémon como um Centro Pokémon, sem a necessidade de sair do navio, caso a energia deles fique muito baixa.

O nosso objetivo, contudo, é a cabine do capitão. Você pode acessá-la diretamente se, da entrada do navio, seguir à sua esquerda e subir a escadaria no fim do corredor. Nisso, siga para o sul, vire a curva para a direita e então vire novamente a curva para o norte. Os aposentos onde queremos chegar ficam após a escadaria no fim do corredor. Nisso, seu rival aparece e te desafia para uma luta.

Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa: $1260
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeotto 20 Normal/Flying -Quick Attack
-Sand Attack
-Wing Attack
Oddish 20 Grass/Poison -Razor Leaf
-Acid
-Sleep Powder
Eevee 21 Normal -Quick Attack
-Bite
-Double Kick


Rival (Let’s Go Eevee) Recompensa: $1260
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeotto 20 Normal/Flying -Quick Attack
-Sand Attack
-Wing Attack
Oddish 20 Grass/Poison -Razor Leaf
-Acid
-Sleep Powder
Pikachu 21 Normal -Thunder Shock
-Quick Attack
-Double Team

Agora, atenção! A sugestão a partir daqui é que você já tenha explorado todo o navio, visto que sair dele após o evento que acontecerá a seguir o fará zarpar e não será mais possível ter acesso ao local. Caso esteja preparado, pode entrar e falar com o capitão. Ele te ensinará a primeira das nossas Secret Techniques — Chop Down. Agora é possível cortar as árvores espalhadas pelo mundo do jogo — inclusive, obviamente, aquela que tampa a entrada do ginásio de Vermilion.



Quando se sentir confortável e achar que não há mais nada a se fazer no S.S. Anne, saia do navio e assista à cutscene dele zarpando. Estamos de volta ao porto. Fale com a moça lá parada. Ela é Mina, personagem originalmente apresentada em Pokémon Sun/Moon (3DS). Se estiver com todos os Pokémon com a energia cheia, fale com ela novamente para engajar uma batalha. Os Pokémon dela são todos do tipo Fairy. Dessa maneira, você não terá problema se atacá-la com ataques do tipo Poison ou Steel.

Pokémon Trainer Mina Recompensa: $2640 + Bottle Cap
Pokémon Nível Tipo Golpes
Jigglypuff 21 Normal/Fairy -Sing
-Double Slap
-Disable
Mr. Mime 22 Psychic/Fairy -Psywave
-Light Screen
-Reflect

Ao derrotá-la, além da recompensa em dinheiro, você receberá também uma Bottle Cap, utilizada para melhorar os atributos dos Pokémon ao máximo quando estiverem no nível 100, após o fim do jogo.

Explorando a Rota 11 e derrotando o líder de Vermilion

Agora é possível seguir direto e batalhar contra o líder de ginásio de Vermilion, Lt. Surge, ou explorar a rota ao leste da cidade, recheada de treinadores e novos Pokémon a serem capturados. Indo pelo caminho além do porto e da Diglett’s Cave (que está interditada), você logo chegará numa espécie de bosque. Lá é possível encontrar os seguintes Pokémon:

Rattata Raticate Jigglypuff Pidgey Pidgeotto Drowzee Mr. Mime Chansey
(aparição especial)

Você pode explorar a rota da forma como preferir ou acompanhar o nosso guia. O primeiro treinador da nossa lista é o Coach Trainer Will:

Coach Trainer Will Recompensa: $2100 + 5 Pikachu/Eevee Candy
Pokémon Nível Tipo Golpes
Rattata 21 Normal -Super Fang
-Crunch
-Quick Attack

A recompensa são cinco Pikachu Candy (em Let’s Go Pikachu) ou cinco Eevee Candy (em Let’s Go Eevee). Utilizá-los nos Pokémon em questão melhora todos os atributos em um ponto.

Com Will derrotado, siga para o norte pelo caminho de terra e enfrente o Youngster Eddie (Nidorino Lv. 16). Siga pelo caminho em direção ao leste e derrote o Gentleman Wilco (Vulpix Lv. 18). Dê a volta por ele e volte para ao oeste e, em seguida, sul, atravessando o trecho sem a estradinha. Siga para o oeste novamente e derrote o Sailor Dirk (Poliwag Lv. 18; Machop Lv. 18). Siga para o leste e logo verá no meio do mato uma Poké Ball com uma Super Potion. Há também uma Lure dando sopa à direita do Gentleman.

Seguindo do matinho de onde você achou a Lure, enfrente o Engineer Bernie (Magnemite Lv. 18; Voltorb Lv. 18). Ao sul derrote o Engineer Braxton (Voltorb Lv. 18). Continuando pelo caminho de terra, você logo verá o Sailor Yasu (Slowpoke Lv. 18) à sua frente e o Gamer Hugo (Diglett Lv. 26), se virar a curva em direção ao norte. Atrás dele também há um Super Repel — daí, siga para o sudeste e derrote a Lass Tomoe (Jigglypuff Lv. 16; Nidorina Lv. 16).



Antes de entrar no portão da próxima rota, pegue as cinco Great Balls que estão à direita da construção (sentido de quem entra). Lá dentro, suba para o segundo andar e fale com o homem de jaleco. Caso você tenha capturado ao menos trinta Pokémon ele liberará a função de IV Judge. Tal recurso serve para conferir os atributos — de “not so good”, o mais baixo, a “best”, o mais alto — apertando o Y no summary do Pokémon específico, acessado  no menu Party ou na Pokémon Box.

Caso queira, ainda é possível  atravessar o pedágio em direção à Route 12 e ter um pequeno vislumbre do Snorlax dormindo no meio do caminho. Dito isso, volte à Vermilion para finalmente encararmos nosso terceiro desafio de ginásio.



Depois de cortar a árvore com o Chop Down (é só apertar A na frente dela e confirmar), você poderá entrar no prédio. Apesar de não haver nenhuma restrição em relação a Pokémon, como aconteceu nos desafios anteriores, há um pequeno quebra-cabeça a ser resolvido aqui.

A ideia é encontrar os dois botões escondidos nas latas de lixo que, quando apertados, liberam o caminho. Facilitando para você: “fale” com a lata de lixo à direita da que está pintada de azul. Na sequência, faça o mesmo com a que está à direita dessa com a qual você acabou de interagir (à frente da vermelha).



Com o caminho aberto, derrote, caso não tenha feito ainda, o Sailor Dwayne (Magnemite Lv. 22), o Gentleman Tucker (Pikachu Lv. 22) e o Rocker Baily (Voltorb Lv. 22; Voltorb Lv. 22) — cuidado com o primeiro Voltorb dele que sabe usar Self-Destruct, o qual pode fazer algum estrago. Dito isso, pode ir bater de frente com o chefão:


Gym Leader Lt. Surge
Recompensa: $4160 + TM36 — Thunderbolt
Pokémon Nível Tipo Golpes
Voltorb 25 Electric -Thunderbolt
-Swift
-Light Screen
Magnemite 25 Electric/Steel -Thunderbolt
-Sonic Boom
Raichu 26 Electric -Thunderbolt
-Quick Attack
-Double Kick


A melhor opção aqui é utilizar o Dig, cujo TM conseguimos na saída de Cerulean. De resto, não há mais muita dificuldade. Com a vitória você recebe, além do TM36 — Thunderbolt, a Thunder Badge e um autógrafo do tenente.

A essa altura do campeonato, a Diglett’s Cave já se encontra acessível. Vá até ela, é a caverna na saída da cidade, logo antes da Route 11. Caso esteja na dúvida, Misty te deixará bem na porta.


Em busca dos Digletts!

Entre na caverna dos Digletts, desça as escadas e simplesmente siga na diagonal em direção ao noroeste até encontrar a escadaria no lado oposto do túnel. No caminho, você tem a chance de encontrar os seguintes Pokémon:

Zubat Diglett Dugtrio Chansey
(aparição especial)

Ao sair do túnel, você se verá novamente numa ala isolada da Route 2. Vá em direção à sua esquerda e corte a árvore com o Chop Down. Vá ao norte em direção à Pewter e siga para o museu. Em vez de entrar nele, dê a volta pela direita, corte a árvore e entre pela porta lateral. Fale com o homem ao lado do recipiente de vidro. Ele te dará um Old Amber, que poderá se tornar um Aerodactyl da mesma maneira que o fóssil que você pegou no Mt. Moon poderá lhe render um Kabuto ou um Omanyte.

Volte para a entrada do Diglett’s Cave. Se contornar a caverna pela direita, você encontrará três Great Balls. Agora, vá para o sul. Você logo dará de cara com um ajudante do Professor Oak. Ele ensinará ao seu Pikachu outra técnica secreta: Light Up. Saindo da casa onde você está, seu rival te abordará e te convidará para voltar para Cerulean. Se houver interesse, pode escolher “Yes”. Caso você queira explorar mais algumas áreas opcionais que renderão outros selecione a opção “No”.



Caso você tenha escolhido ficar, continue para o sul e atravesse o portão. Você sairá  numa área onde é possível encontrar uma Super Potion e uma Leaf Stone — no presente momento, é possível que você tenha um Weepinbell (LGE) ou um Gloom (LFP), o que permite utilizar tal item para evoluí-los para um Victreebel ou um Vileplume, respectivamente. A pedra também te dá a opção de evoluir um Exeggcute para Exeggutor, mas só poderemos capturar o Pokémon Ovo na reta final do jogo.

Ainda sem voltar para a caverna dos Digletts, corte um dos arbustos à esquerda e siga para o sul. Você estará de volta a Viridian. Está se sentindo nostálgico? Pois bem, aproveite que você já sabe o Chop Down e use-o para cortar o arbusto a oeste da cidade, do outro lado do caminho de asfalto à esquerda do Pokémon Center. A pokébola em questão contém o TM11 — Will-O-Wisp. Serve para infringir a condição burned (queimado) no Pokémon oponente.

Terminando nossos afazeres, volte para a Diglett’s Cave pelo caminho por onde veio e retorne a Vermilion pelo túnel. De lá, siga para o norte, passe novamente pelo túnel subterrâneo e continue mais uma vez para o norte de volta para Cerulean. Com o Chop Down, você tem acesso à rota ao leste da cidade, anteriormente bloqueada por um arbusto.
Na próxima parte do detonado, atravessaremos o Rock Tunnel, visitaremos a Pokémon Tower e faremos nosso quarto desafio de ginásio. Até lá!
Revisão: Vinícius Fernandes e João Paulo Benevides.
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.
João Pedro Boaventura é jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Não perde a chance de usar conceitos acadêmicos para discutir sobre videogame. Se você realmente gosta das groselhas que ele escreve, pode ler mais um pouco de suas asneiras em seu blog particular.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook