Discussão

Por que ainda não temos um ginásio do tipo Dark na franquia Pokémon?

Qual seria o motivo para que o tipo Dark ainda não seja a base de um ginásio franquia? A resposta esteve na nossa frente o tempo todo...




Durante anos, enfrentamos os mais variados ginásios em busca das oito insígnias para desafiarmos a liga e nos tornarmos o campeão da região. Todos sabemos que cada ginásio possui uma especialidade, tornando-o único em sua região ou em todas. Agora, e se um tipo específico foi “esquecido”, tornando-se o único a não ser utilizado até então? A seguir, falaremos um pouco mais sobre o tema, que é no mínimo intrigante e muitos fãs se perguntam: por que ainda não temos um ginásio do tipo ?
Esta matéria foi feita com base em pesquisas e teorias montadas a partir dessas buscas, pois até o momento, não há uma posição final da Nintendo e da Game Freak quanto ao assunto.

O que é o tipo Dark?

Não poderíamos começar esta discussão sem antes falar um pouco sobre este tipo. Criado na segunda geração dos monstrinhos de bolso, o tipo  chegou para balancear a força do tipo , que até então era extremamente dominante ofensivamente, tendo apenas a resistência do seu próprio tipo e uma fraqueza, para o tipo , que infelizmente não era utilizada pois o único golpe ofensivo utilizável deste tipo era Twineedle, exclusivo da Beedrill, que possui o tipo  como secundário. Em outras palavras, os Pokémon psíquicos mandavam e desmandavam. Visando equilibrar a balança dos tipos, na região de Johto, foram "descobertos" dois novos tipos,  e , sendo o primeiro imune a golpes psíquicos e o segundo recebendo apenas 50% do dano. Inicialmente, foram criados 6 Pokémon desse tipo, são eles: Umbreon, Houndour, Houndoom, Murkrow, Sneasel e Tyranitar. Por conta da programação dos jogos nessa época, todos os golpes desse tipo eram da categoria Special, embora a maioria dos Pokémon listados acima possuem bases de Attack maiores do que a de Special Attack, tornando seu uso em batalhas menos frequente. Um ponto interessante a ser destacado aqui é que o tipo   é o único que não recebe nenhum tipo de aumento de stat em virtude do ganho de insígnias, pois em Johto, temos como desafiar 16 líderes, sendo que são 17 tipos.

O tipo Dark em relação aos outros

A cada nova geração lançada, mais e mais Pokémon desse tipo foram introduzidos, entretanto, há somente 54 Pokémon desse tipo (mega-evoluções e todas as formas de Alola já inclusas), o que representa um total de 6,7% de todos os Pokémon já criados, tornando o tipo  o sexto mais raro. Isso nos mostra que, mesmo sendo um tipo relativamente antigo, ainda não há muitos representantes, sendo que o tipo , introduzido na mesma geração, possui 55 representantes, apenas um a mais, enquanto que o tipo , criado na sexta geração há cerca de seis anos, já conta com (pasmem) 50 representantes. A fim de compararmos o avanço desse tipo ao longo das gerações, separamos algumas estatísticas para vocês:

A geração que mais adicionou Pokémon desse tipo foi Unova, com 16 representantes, enquanto que a geração que menos adicionou Pokémon desse tipo foi Alola, com apenas 2 representantes (formas de Alola não inclusas por não serem novos Pokémon);

Na quarta geração da franquia em Diamond/Pearl (DS), houve a divisão de categoria dos golpes, passando 99% dos golpes desse tipo para a categoria Physical, deixando apenas o golpe Dark Pulse na categoria Special;

Membros da Elite Four de diversas regiões são representantes do tipo , como por exemplo a Karen em Johto, o Sidney em Hoenn e o Grimsley em Unova. Sem falar que, em todas as Elites em que este tipo está presente, ao menos um dos outros três membros possui fraqueza a ele, tornando-o um dos mais fortes e mais "difíceis" de se vencer. Como podem ver abaixo, há duas tabelas que mostram as vantagens e desavantagens do tipo :

                      Até a quinta geração*:                                              A partir da sexta geração*:
*Imagens: Bulbapedia

Vilania eterna

Agora que sabemos um pouco mais sobre o tipo , podemos apresentar o segundo lado da equação. Não sei se vocês já repararam, mas a maioria das equipes vilãs possui Pokémon desse tipo como seus integrantes mais fortes. Ficou com a pulga atrás da orelha, não é? Vejam abaixo as equipes de alguns dos principais antagonistas da série e que utilizam Pokémon do tipo  como seu principal recurso:

Rocket Executive Archer (versões HeartGold/SoulSilver):
Houndour Lv.35, Koffing Lv.35 e Houndoom Lv.38

Aqua Leader Archie (considerando a versão Alpha Sapphire):
Mightyena Lv.41, Crobat Lv.41, Muk Lv.41 e Sharpedo Lv.43

Magma Leader Maxie*(versões Ruby e Omega Ruby):
*Embora seu Pokémon mais forte seja o Camerupt por conta do tema dos jogos, ele também utiliza um Mightyena.

Galactic Boss Cyrus(considerando a versão Platinum):
Houndoom Lv.45, Crobat Lv.46, Honchkrow Lv.47, Gyarados Lv.46 e Weavile Lv.48.

Team Plasma Ghetsis(considerando as versões Black/White):
Cofagrigus Lv.52, Bouffalant Lv.52, Seismitoad Lv.52, Eelektross Lv.52, Bisharp Lv.52 e Hydreigon Lv.54.

Team Flare Boss Lysandre(versões X/Y):
Mienshao Lv.49, Honchkrow Lv.49, Pyroar Lv.51 e Gyarados (Mega) Lv.53.

Quem apagou a luz?

Com base nas equipes acima, podemos ver claramente que há uma intenção da Nintendo e da Game Freak de transformar esses Pokémon em vilões. E não foi por acaso. Naturalmente, os Pokémon do tipo  são classificados pela Pokédex com descrições ofensivas, embora nem todos sejam totalmente maldosos. Vejam por exemplo o senhor dos pesadelos, Darkrai , que ajudou a manter Dialga e Palkia presos no décimo filme da franquia em “Pokémon - The Rise of Darkrai”, evitando uma maior destruição da cidade Alamos. Dito isso, temos uma ideia do porquê desse tipo ainda não ter dado as caras em um ginásio: associá-lo a um iria diluir a impressão de maldade que eles passam quando utilizados pelas equipes vilãs, sendo que elas são realmente pessoas más. Claro, há outros Pokémon que também são usados por essas equipes e que possuem tipos relacionados ao tema, como o tipo  para representar o quanto são tóxicos e nocivos à comunidade e o tipo , afinal, não são todas as pessoas que curtem ficar perto de insetos, senão, os repelentes não existiriam, certo? Ainda, os ginásios da franquia Pokémon deixam implícito o quesito da evolução como treinador e como pessoa. Ao derrotá-los, nos tornamos mais fortes e capazes de superar os próximos desafios, sendo assim, não seria ético fazer com que uma pessoa evolua com base em ações maldosas ou que visam trapacear os adversários.
Darkrai vs Dialga e Palkia

O futuro do tipo Dark

Nanu e seu Krookodile
Embora não seja o que estávamos esperando, nas versões Sun/Moon e Ultra Sun/Ultra Moon (3DS), o kahuna da ilha de Ula’ Ula e chefe da polícia local, Nanu, é especialista no tipo , sendo o primeiro treinador com essa característica que tem um certo destaque a aparecer no anime. Lembram do trecho em que dissemos que associar esse tipo aos líderes de ginásio não parecia ser ético? Agora, imaginem um policial que só utiliza Pokémon desse tipo? Seria para poder combater o crime com eficácia, tipo, escuridão contra escuridão? Porém, toda moeda tem dois lados e sabemos que vocês também estão pensando: “Ah, então, se ele é um policial e usa os bixo do tipo Dark, ele é corrupto…”. Pode ser isso mesmo. Ficaram assustados? No anime, Nanu revela que é um velho conhecido de Giovanni, chefe supremo da Equipe Rocket, embora o nível de amizade entre os dois não foi revelado até o momento. Será que o Nanu fazia parte da equipe e, ao ver a quantidade de atos maldosos cometidos pelos comandados de Giovanni, decidiu abandonar e recomeçar em Alola, agora como policial? Ainda, por ter feito parte desse processo, não conseguiu abandonar a escuridão e decidiu tornar-se um especialista em Pokémon do tipo ? É pessoal, são muitas questões sem resposta e talvez isso seja um dos pontos que mais intrigam os jogadores e fãs da franquia.
Acharam que era brincadeira?
E vocês? O que acham do tipo ? Quem o tem como favorito, gostaria de ver um ginásio ou mais personagens importantes na série sendo especialistas nesse tipo? Ou não, o tipo Dark realmente pertence aos vilões e não tem espaço entre os líderes de ginásio? Deixem nos comentários a opinião de vocês. Até mais!
Revisão: Arthur Maia
Referências: Bulbapedia


Formado em Sistemas de Informação e atualmente trabalhando com Integração entre Sistemas, Victor Carreta é fã de Pokémon desde os oito anos de idade, quando teve o primeiro contato com a franquia em seu Game Boy Color e desde então, são mais de 20 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha. Começou a tomar gosto por escrever quando estava caçando notícias sobre jogos da Nintendo e por acaso, acessou um tal de Nintendo Blast. Enquanto não está escrevendo, pode ser encontrado pela região de Sinnoh, torcendo por um remake dessa geração, que é a melhor de todas.

Comentários

Google
Disqus
Facebook